Whatsapp icon Whatsapp

Palmas

Palmas é capital estadual mais nova do Brasil. Está situada na porção central do estado do Tocantins. A cidade possui um clima tipicamente Tropical e uma vegetação de Cerrado.
Bandeira de Palmas.
Bandeira de Palmas.

Palmas é a capital de Tocantins. A cidade está localizada na porção central do estado, em uma zona de clima Tropical e vegetação de Cerrado. A capital tocantinense foi construída com o objetivo de sediar as funções político-administrativas do estado.

Na atualidade, tornou-se o principal centro econômico e demográfico do Tocantins. A cidade de Palmas conta com uma população de 300 mil habitantes e uma economia voltada para o setor terciário. O município é governado pela lógica dos Três Poderes e possui uma infraestrutura urbana muito desenvolvida. A cultura palmense é formada pela reunião das influências das populações que contribuíram para a construção da cidade.

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Resumo sobre Palmas

  • A cidade de Palmas foi criada, em 1989, como a capital do estado de Tocantins. É a capital estadual mais jovem do Brasil.
  • O maior rio da cidade de Palmas é o Tocantins, um dos principais cursos de água do território brasileiro.
  • Palmas possui cerca de 300 mil habitantes. É a menor cidade em população entre todas as capitais estaduais brasileiras.
  • O município tem a sua base econômica no setor terciário, com destaque para a administração pública, o comércio e os serviços.
  • A capital tocantinense é uma cidade planejada. A divisão administrativa de Palmas é formada por um total de 45 bairros.
  • Os principais equipamentos de cultura de Palmas são o Museu Histórico do Tocantins, o Teatro Fernanda Montenegro e o Centro de Convenções Parque do Povo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Palmas

  • Localização

    • País: Brasil
    • Unidade federativa: Tocantins
    • Região intermediária: Palmas
    • Região imediata: Palmas      
    • Região metropolitana: Região Metropolitana de Palmas   
    • Municípios limítrofes: Aparecida do Rio Negro, Lajeado, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo, Novo Acordo, Porto Nacional e Santa Tereza do Tocantins.
  • Geografia

    • Área total: 2227,3 quilômetros quadrados
    • População total: 306.296 habitantes
    • Densidade demográfica: 102,90 habitantes/quilômetro quadrado
    • Gentílico: palmense  
    • Clima: Tropical
    • Altitude: 260 metros
    • Fuso horário: UTC -3
  • Histórico

    • Fundação: 20 de maio de 1989

Veja mais: Porto Velho – capital cuja criação está relacionada à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

História de Palmas

A história da cidade de Palmas está vinculada ao processo de criação do estado de Tocantins, região que antes era a parte norte do estado de Goiás, e foi separada do território goiano em 1988. Portanto, com a criação do novo estado, havia a necessidade de construção de uma nova capital, ou seja, uma cidade que cumpriria as funções político-administrativas do governo tocantinense. Desse modo, foi criada, em 1989, a cidade de Palmas como a capital do estado de Tocantins. O município substituiu a cidade de Miracema, capital provisória do território tocantinense ao longo de um ano.

Ademais, Palmas é uma cidade planejada, ou seja, foi construída mediante um projeto urbanístico específico, fato comprovado pela disposição das ruas e estruturas da cidade, devidamente dispostas ao longo do território municipal. Sendo assim, Palmas é capital mais jovem dos estados brasileiros. A sua construção possibilitou o desenvolvimento do estado do Tocantins, em especial, por meio da atração de população e do desenvolvimento econômico da região da capital. Na atualidade, Palmas é a principal cidade do Tocantins.

Geografia de Palmas

Palmas é a capital do estado do Tocantins, localizado na região Norte do Brasil. A capital tocantinense está situada na porção central do território estadual. O sítio urbano local está assentado em uma zona geográfica bastante diversa quanto as suas características naturais.

O relevo de Palmas é bastante heterogêneo, formado por áreas de planície, com destaque para o leito do rio Tocantins, e também por formações de maior altitude, como a região da serra do Lajeado. O referido rio, inclusive, é o maior de Palmas e um dos principais cursos de água de todo o Brasil. O rio Tocantins conta com várias praias de água doce, como a praia da Graciosa, um importante ponto turístico da cidade de Palmas.

Foto da praia da Graciosa em Palmas.
A praia da Graciosa é uma das principais de Palmas.

O clima de Palmas é tipicamente Tropical. Há uma clara definição entre duas estações, uma mais quente e chuvosa, e outra mais amena e seca. O município é marcado pelo baixo índice de umidade, em especial, durante a estação mais seca, fenômeno que contribui para a ocorrência de queimadas. A ocorrência da continentalidade é um dos fatores que contribuem para a baixa umidade presente em Palmas.

Já a estação mais chuvosa é marcada pelo elevado volume de precipitações, em geral, geradas pelo acúmulo de umidade. Por sua vez, a vegetação de Palmas é de Cerrado. A cidade, ainda, conta com várias áreas de preservação ambiental. No mais, também é considerada um centro urbano muito arborizado.

Mapa de Palmas

Mapa do Tocantins com destaque para Palmas.

Demografia de Palmas

A população de Palmas é composta por cerca de 300 mil habitantes, portanto, é a menor cidade em população entre todas as capitais estaduais brasileiras. Desse modo, o município é caracterizado demograficamente como pouco populoso e também pouco povoado, em razão da diminuta densidade demográfica. Mesmo assim, a cidade Palmas é a maior cidade em número de habitantes do estado do Tocantins. A Região Metropolitana de Palmas, formada pela capital e por mais 15 municípios tocantinenses, é a principal aglomeração urbana do Tocantins.

O município de Palmas possui um Índice de Desenvolvimento Humano Elevado. A cidade conta com uma boa qualidade de vida. Os indicadores sociais palmenses são considerados bastante satisfatórios quando comparados às demais capitais estaduais brasileiras. A população local desfruta de boas condições de emprego e renda. Ademais, o índice de desigualdade social não é tão elevado como em outras cidades do mesmo porte. As taxas de violência urbana também são consideradas baixas para a padrão brasileiro.

A população local foi formada, principalmente, por imigrantes que chegaram à região logo após a fundação da capital tocantinense. A maior parte dos habitantes é composta por grupos de nordestinos, nortistas e também goianos, que buscaram em Palmas melhores condições de emprego e renda. A capital do Tocantins registra um crescimento urbano elevado, muito em razão da forte entrada de imigrantes no município. Esse cenário perdura até os dias atuais, em especial, por meio da dinamização da economia local.

Leia também: Qual a diferença entre população relativa e população absoluta?

Economia de Palmas

A economia de Palmas tem apresentado um crescimento contínuo e consistente nas últimas décadas. O município tem a sua base econômica no setor terciário, com destaque para a administração pública, o comércio e os serviços. A capital tocantinense é o centro das operações dos serviços públicos do estado e conta com uma ampla rede de comércio disponível para a população, portanto, é o principal centro das atividades terciárias do estado de Tocantins.

Por sua vez, o setor secundário é marcado pela presença de indústrias de médio e pequeno porte, como fábricas de plásticos, alimentos, bebidas e demais derivados de bens primários. O município conta com distritos industriais e oferece benefícios para a instalação de empresas. Já o setor primário é caracterizado pela agropecuária, com destaque para a cultura de grãos diversos e também para a prática da criação de gado.

Infraestrutura de Palmas

A cidade de Palmas possui uma estrutura urbana bastante desenvolvida, em especial, devido ao planejamento do sítio urbano do município. Nesse sentido, a cidade apresenta altas taxas de serviços públicos para a população, como energia, água e esgoto. Ademais, há uma grande oferta de instituições de saúde e educação. A Universidade Federal de Tocantins (UFT), por exemplo, está sediada na cidade. Já o Hospital Geral de Palmas é a principal equipamento de referência na área de saúde do estado de Tocantins.

A cidade possui um crescimento urbanístico considerado ordenado, logo, são poucas as áreas de ocupação irregular na capital tocantinense. O município de Palmas conta com 45 bairros.

O rio Tocantins é uma presença constante na paisagem da cidade.
O rio Tocantins é uma presença constante na paisagem da cidade.

Por sua vez, Palmas é um importante centro logístico do norte brasileiro. A cidade está situada nas margens da Ferrovia Norte-Sul, considerada uma das mais importantes de todo o Brasil. O município conta, ainda, com o rio Tocantins, responsável pelo transporte hidroviário na cidade, principalmente de bens primários. Há também o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, principal ligação da cidade com o centro-sul brasileiro.

Ademais, destaca-se que Palmas está situada no Matopiba, região caracterizada pelo desenvolvimento de atividades agropecuárias, como a criação de animais e a plantação de grãos. Portanto, a sua localização privilegiada culmina na realização de vários investimentos em infraestrutura na cidade.

Governo de Palmas

A cidade de Palmas é governada pela lógica de Três Poderes. Desse modo, há o Poder Executivo, formado pelo prefeito e sua equipe; o Poder Legislativo, composto por 19 vereadores; e, também, o Poder Judiciário, formado pelas unidades de justiça locais. Os cargos representativos do Executivo e do Legislativo são escolhidos por meio das eleições municipais, ou seja, são de escolha livre da população local.

Cultura de Palmas

A cultura de Palmas reúne vários elementos das populações migrantes que formaram os hábitos cotidianos dos locais. Nesse contexto, destacam-se as contribuições de nordestinos e nortistas para os aspectos culturais da capital tocantinense. Ademais, a cidade conta, ainda, com vários equipamentos culturais que valorizam a identidade local, como o Museu Histórico do Tocantins, o Teatro Fernanda Montenegro e o Centro de Convenções Parque do Povo.

As principais festas de Palmas estão atreladas à realização de festejos juninos e de exposições agropecuárias. Os ritmos mais admirados pela população local são o forró, o sertanejo e os ritmos paraenses, como o brega. Já a culinária da cidade é caracterizada por pratos compostos por peixes de água doce, como a peixada. No esporte, destaca-se principalmente o futebol. A cidade de Palmas já sediou os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI).

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bandeira de Belém.
Belém
Saiba mais sobre as principais características do território belemense. Leia sobre a história de fundação de Belém e a sua importância para o ciclo da borracha.
Bandeira de Boa Vista.
Boa Vista
Conheça a história de fundação e desenvolvimento urbano de Boa Vista. Veja os principais dados geográficos, demográficos e econômicos da capital roraimense.
Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
A cidade de Rio Branco é o principal centro político, econômico e demográfico do estado do Acre.
Rio Branco
Veja quais são os principais elementos físicos e humanos da cidade de Rio Branco. Saiba mais sobre o papel do extrativismo florestal na fundação da capital do Acre.
Tocantins
Clique e veja todos os aspectos gerais do estado do Tocantins. Conheça sua história, política, economia e sociedade, além de sua diversidade ambiental e natural.
video icon
Guia de Profissões
Guia de Profissões | Engenharia da Computação: como é o curso e a profissão?
Quer ter mais informações sobre o curso de Engenharia da Computação e a profissão? Confira uma entrevista com o engenheiro da computação Renato Gomide, que fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.