Whatsapp icon Whatsapp

Reações com óxidos básicos

Reações com óxidos básicos são fenômenos químicos em que essas substâncias, ao serem misturadas a certos tipos de compostos, formam sais inorgânicos e água.
O sal sulfato de magnésio pode ser obtido em reações com óxidos básicos
O sal sulfato de magnésio pode ser obtido em reações com óxidos básicos

Reações com óxidos básicos (compostos inorgânicos binários que apresentam como principal característica formar bases quando misturados com água) ocorrem sempre que essas substâncias são colocadas em um mesmo recipiente com os seguintes compostos:

Reações de óxidos básicos com ácidos inorgânicos

Quando um óxido básico reage com um ácido inorgânico, sempre ocorre a formação de um sal inorgânico e água (H2O). O sal é composto pelo metal presente no óxido e pelo ânion presente no ácido, como podemos observar nos exemplos a seguir:

1º Exemplo: reação entre o óxido de sódio e o ácido clorídrico.

Na2O + HCl → NaCl + H2O

Nessa reação, o óxido básico apresenta o cátion sódio (Na+1), que interage com o ânion cloreto (Cl-1) do ácido, formando o cloreto de sódio (NaCl). Já o cátion hidrônio da água forma com o óxido (O-2) a água (H2O).

2º Exemplo: reação entre o óxido de magnésio e o ácido sulfúrico.

MgO + H2SO4 → MgSO4 + H2O

Nessa reação, o óxido básico apresenta o cátion magnésio (Mg+2), que interage com o ânion sulfato (SO4-2) do ácido, formando o sulfato de magnésio (MgSO4). Já o cátion hidrônio da água forma com o óxido (O-2) a água (H2O).

Reações de óxidos básicos com óxidos ácidos

Quando um óxido básico reage com um óxido ácido, sempre ocorre a formação de um sal inorgânico. O sal formado possui o cátion do óxido básico e o ânion formado pela interação do óxido ácido com a água, como podemos observar nos exemplos a seguir:

Obs.: Para compreender qual o sal formado nesse tipo de reação, é fundamental ter conhecimento sobre o ácido formado pela reação entre o óxido ácido e a água.

1º Exemplo: reação entre o óxido de potássio e o dióxido de enxofre.

K2O + SO2 → K2SO3

Obs.: Quando o dióxido de enxofre interage com água, ele forma o ácido sulfuroso (H2SO3), o qual apresenta o ânion sulfito (SO3-2).

Nessa reação, o óxido básico apresenta o cátion potássio (K+1), que interage com o ânion sulfito (SO3-2) proveniente do óxido ácido, formando o sulfito de potássio (K2SO3).

2º Exemplo: reação entre o óxido de estrôncio e o dióxido de carbono.

SrO + CO2 → SrCO3

Obs.: Quando o dióxido de carbono interage com água, ele forma o ácido carbônico (H2CO3), o qual apresenta o ânion carbonato (CO3-2).

Nessa reação, o óxido básico apresenta o cátion estrôncio (Sr+2), que interage com o ânion carbonato (CO3-2) proveniente do óxido ácido, formando o carbonato de estrôncio (SrCO3).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale ressaltar que, quando um óxido básico reage com um óxido ácido denominado anidrido ácido, ocorre a formação de dois sais diferentes, como nos exemplos a seguir:

3º Exemplo: reação entre o óxido de lítio e o anidrido nitroso-nítrico.

Li2O + N2O4 → LiNO2 + LiNO3

Obs.: Quando o anidrido nitroso-nítrico interage com água, ele forma os ácidos nitroso (HNO2) e nítrico (HNO3), os quais apresentam os ânions nitrito (NO2-1) e nitrato (NO3-1), respectivamente.

Nessa reação, o óxido básico apresenta o cátion lítio (Li+1), que interage com os ânions nitrito (NO2-1) e nitrato (NO3-1), provenientes do óxido ácido, formando os sais nitrito (LiNO2) e nitrato de lítio (LiNO3).

4º Exemplo: reação entre o óxido de bário e o anidrido cloroso-clórico.

2 BaO + 4 ClO2 → Ba(ClO2)2 + Ba(ClO3)2

Obs.: Quando o anidrido cloroso-clórico interage com água, ele forma os ácidos cloroso (HClO2) e clórico (HClO3), os quais apresentam os ânions clorito (ClO2-1) e clorato (ClO3-1), respectivamente.

Nessa reação, o óxido básico apresenta o cátion bário (Ba+2), que interage com os ânions clorito (ClO2-1) e clorato (NO3-1), provenientes do óxido ácido, formando os sais clorito [Ba(ClO2)2] e clorato de bário [Ba(ClO3)2].

Reações de óxidos básicos com óxidos anfóteros

Quando um óxido básico reage com um óxido anfótero, sempre acontece a formação de um sal inorgânico. O sal formado possui o cátion do óxido básico e o ânion formado a partir do metal presente no óxido ácido, como podemos observar nos exemplos a seguir:

Obs.: Para compreender qual o sal formado nesse tipo de reação, é fundamental ter conhecimento sobre o ânion formado pelo metal presente no óxido anfótero.

1º Exemplo: reação entre o óxido de sódio e o óxido de zinco.

Na2O + ZnO → Na2ZnO2

Obs.: O metal zinco, presente no óxido de zinco, forma o ânion zincato (ZnO2-2).

Nessa reação, o óxido básico apresenta o cátion sódio (Na+1), que interage com o ânion zincato (ZnO2-2) proveniente do óxido anfótero, formando o zincato de sódio (Na2ZnO2).

2º Exemplo: reação entre o óxido de bário e o óxido de alumínio.

BaO + Al2O3 → Ba(AlO2)2

Obs.: O metal alumínio, presente no óxido de zinco, forma o ânion aluminato (AlO2-1).

Nessa reação, o óxido básico apresenta o cátion bário (Ba+2), que interage com o ânion aluminato (AlO2-1) proveniente do óxido anfótero, formando o aluminato de bário [Ba(AlO2)2].

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Classificação dos Sais
Entenda mais a respeito da classificação dos sais através deste texto.
Classificação dos ácidos
Descubra quais são os quatro critérios de classificação dos ácidos e como determinar a sua força.
Classificação dos óxidos
Classificação dos óxidos, compostos binários, oxigênio, Óxidos básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros, óxidos anfóteros, óxidos mistos, peróxidos, carga elétrica, caráter iônico, caráter covalente, ametais.
Classificação e nomenclatura dos sais
Conheça a classificação dos sais em neutros, ácidos, básicos, duplos, hidratados e alúmen, além de compreender como é realizada a nomenclatura em cada caso.
Fórmulas dos sais
As fórmulas dos sais são formadas através da troca das cargas dos íons, passando-as aos índices, mas de modo invertido.
Obtenção de sais
Qual o produto da junção de um ácido e uma base?
Reações com óxidos ácidos
Clique e conheça quais são os reagentes e também os possíveis produtos utilizados nas reações com óxidos ácidos.
Reações químicas com óxidos
Clique e aprenda quais são as reações químicas que envolvem a participação dos óxidos e os possíveis produtos formados em cada uma delas.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.