Filipinas
As Filipinas são um país formado por um conjunto de ilhas dispostas no oceano Pacífico. O país está situado no Anel de Fogo do Pacífico, zona tectonicamente instável do planeta. A colonização das Filipinas ocorreu primeiramente por ação da Espanha, e, posteriormente, por meio da ocupação dos Estados Unidos. Por essa razão, a cultura filipina tem forte influência espanhola e estadunidense.
As Filipinas têm uma economia em crescimento, fortemente voltada para a exportação de bens duráveis. A infraestrutura local tem apresentado melhorias nas últimas décadas. Mesmo assim, no país é comum a presença de grandes ocupações irregulares. As Filipinas são um país muito populoso e detêm elevada taxa de natalidade. Os filipinos são governados por um regime presidencialista.
Leia também: Novos Tigres Asiáticos — grupo de países de industrialização recente do qual as Filipinas fazem parte
Resumo sobre as Filipinas
-
As Filipinas são um país formado por um conjunto de ilhas banhadas pelo oceano Pacífico e localizadas no Sudeste Asiático.
-
Historicamente, o país foi colonizado por duas potências marítimas, Espanha e Estados Unidos.
-
Seu clima é tipicamente tropical. O país é muito suscetível à ocorrência de tufões, terremotos e vulcões.
-
São um país muito populoso e povoado. A aglomeração urbana de Manila é uma das maiores do mundo.
-
Sua economia tem como destaque a produção industrial de bens duráveis voltada para a exportação.
-
Sua infraestrutura tem como base uma ampla rede de transportes e comunicações. Porém as cidades do país sofrem com o crescimento urbano desordenado.
-
Sua cultura tem forte influência dos seus colonizadores, como a presença da religião católica e da língua inglesa.
Dados gerais das Filipinas
-
Nome oficial: República das Filipinas
-
Gentílico: Filipino
-
Extensão territorial: 300.000 quilômetros quadrados
-
Localização: Sudeste Asiático
-
Capital: Manila
-
Clima: tropical
-
Governo: república presidencialista
-
Idioma: filipino
-
Religiões:
-
cristianismo 80%;
-
islamismo 6%;
-
outras 14%.
-
-
População: 111.000.000 habitantes
-
Densidade demográfica: 372 habitantes/quilômetro quadrado
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,718 (elevado)
-
Moeda: Peso filipino
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 406 bilhões
-
PIB per capita: US$ 3620 dólares
-
Gini: 44%
-
Fuso horário: UTC+8
-
Relações exteriores:
- Divisão administrativa: três agrupamentos de ilhas, sendo elas: Luzon, Visayas e Mindanau.
História das Filipinas
As ilhas das Filipinas eram ocupadas por diversas populações tradicionais asiáticas, que sobreviviam de atividades como pesca e caça. A partir da exploração e posterior colonização do continente asiático, as ilhas locais foram invadidas por exploradores espanhóis. As Filipinas formaram um importante entreposto comercial da Espanha no continente asiático.
A dominação espanhola suscitou inúmeras revoltas locais, marcadas pelo desejo de independência. Porém a disputa entre Espanha e Estados Unidos pela posse das ilhas do arquipélago adiou os planos de independência filipina. As ilhas foram dominadas pelos estadunidenses, sendo que a independência do país ocorreu somente em 1946.
Leia também: Imperialismo na Ásia — as ações de dominação das potências ocidentais em torno dos países asiáticos
Etimologia das Filipinas
O nome das Filipinas foi uma homenagem dos exploradores espanhóis ao rei Felipe II da Espanha, ou seja, é resultante do processo de colonização espanhola no país.
Geografia das Filipinas
As Filipinas possuem uma geografia muito diversificada, marcada pela influência do oceano, notadamente por meio dos elevados níveis de umidade. O clima e a vegetação locais são tipicamente tropicais, com grande biodiversidade de espécies.
A ocorrência de tufões, assim como de terremotos e vulcões, é recorrente no território filipino. O país integra o Anel de Fogo do Pacífico, uma região tectonicamente instável do planeta, marcada pelos eventos sísmicos.
Em termos de localização, as Filipinas não fazem fronteira terrestre com nenhum país, mas sim fronteira oceânica com China, Malásia e Vietnã. As estimativas apontam que há nas Filipinas mais de sete mil ilhas, banhadas em sua totalidade pelo oceano Pacífico.
O território filipino possui relevo diverso, com formações vulcânicas, além de planícies costeiras e recifes de corais. Os principais rios das Filipinas são: Agusan, Cagayan, Mindanau, Pulangi e Pampanga.
Mapa das Filipinas
Demografia das Filipinas
As Filipinas possuem uma população superior a 111 milhões de habitantes, logo, é um dos países mais populosos do planeta. O país também é muito povoado, em razão da elevada população absoluta em conjunto com a diminuta extensão territorial. Há uma parte considerável da população filipina que mora nas cidades, mas a maior parte dos habitantes ainda vive na zona rural. As maiores cidades das Filipinas, todas com mais de um milhão de habitantes, são: Manila, Quezon, Caloocan e Davao.
Em termos demográficos, a população filipina apresenta uma elevada taxa de crescimento populacional, especialmente devido ao alto índice de natalidade. A expectativa de vida nas Filipinas também é considerada elevada. O país é um dos principais centros de fornecimento de mão de obra, logo, possui grande quantidade de emigrantes.
A população filipina apresentou melhoras significativas em termos sociais nas últimas décadas. O país demonstra, na atualidade, um elevado desenvolvimento humano da sua população.
Leia também: Todo país populoso é povoado?
Economia das Filipinas
As Filipinas são uma economia em desenvolvimento, marcada por atividades econômicas como a indústria, o comércio e o turismo. Assim como parte das nações do Sudeste Asiático, o país tem sua produção econômica voltada para exportação, além do numeroso mercado interno. As Filipinas passaram por um processo de industrialização recente, marcado pela produção de bens manufaturados.
O setor secundário filipino é caracterizado pela produção de eletrônicos, automóveis, máquinas e equipamentos, produtos metalúrgicos, entre outros. A produção de alimentos e bebidas atende prioritariamente o mercado interno. Já no setor primário, destacam-se os cultivos de arroz, mandioca, milho e futas tropicais. O setor terciário filipino tem como pontos fortes o comércio, os serviços e principalmente as atividades turísticas.
Infraestrutura das Filipinas
As Filipinas apresentaram uma modernização das suas estruturas ao longo das últimas décadas. O crescimento econômico do país possibilitou investimentos em setores como transporte e comunicação. Porém o rápido crescimento das cidades do país culminou em problemas urbanos graves, como favelização, poluição, trânsito e violência.
A infraestrutura filipina tem como destaque os serviços de transporte, especialmente o rodoviário e o marítimo. O acesso à internet também é muito difundido entre a população do país. Já em relação à energia, o país importa grande parte dos seus recursos energéticos, notadamente não renováveis. O saneamento básico nas Filipinas é considerado precário.
Governo das Filipinas
As Filipinas são uma república presidencialista, ou seja, têm como centro do poder a figura do presidente. O país é considerado uma democracia pluripartidária, com elevado grau de participação popular, além da diversidade de partidos políticos. A eleição para presidente ocorre por meio do voto direto da população, de seis em seis anos. O país ainda tem como poderes governamentais o Legislativo e o Judiciário.
Cultura das Filipinas
Os hábitos culturais das Filipinas foram fortemente influenciados pela colonização do país, ou seja, pela influência da Espanha e dos Estados Unidos. A religião católica e a língua inglesa são exemplos dessa influência. Há ainda muitas tradições de origem asiática no país, especialmente de povos tradicionais oriundos do Pacífico.
Em termos de alimentação, o consumo de arroz é muito comum, além de pratos como frango frito e sopa picante. No esporte, destaca-se as atividades coletivas, como basquete e vólei.
A população filipina tem uma participação ativa em redes sociais e demais meios tecnológicos. O país é um dos campeões em tempo de conexão da população.
Curiosidades das Filipinas
-
As Filipinas são um país diverso linguisticamente. Além do filipino, do inglês e do espanhol, a população local tem diversos dialetos.
-
O hambúrguer e o frango frito, comidas típicas das Filipinas, são, na verdade, fruto da influência da colonização estadunidense nas ilhas.
-
A influência do cristianismo da Filipinas é muito forte. No país, por exemplo, não é possível pedir um divórcio.
-
O ioiô, comumente utilizado no Brasil como brinquedo infantil, foi inventado na Filipinas.