Itália

A Itália é um país altamente desenvolvido localizado na Europa. A sua história é caracterizada pela união de diversos povos que habitavam a região na península Itálica por meio da formação de um Estado, que se tornou um país de grande poderio econômico e político. A Itália é uma república parlamentarista que possui uma infraestrutura de bens e serviços bem equipada e uma economia muito diversificada.

 A geografia italiana é caracterizada pelo relevo montanhoso, pelo clima mediterrâneo e pelo extenso litoral. As paisagens italianas atraem muitos turistas de vários países do globo. Além disso, a cultura do país, suas manifestações artísticas e suas contribuições históricas são muito valorizadas pela humanidade. A população italiana é reconhecida pela hospitalidade e pelo emprego de uma culinária muito rica em produtos naturais.

Leia também: Estados Unidos da América – a nação mais influente do mundo

Dados gerais da Itália

  • Nome oficial: República Italiana

  • Gentílico: italiano

  • Extensão territorial: 301.338 quilômetros quadrados

  • Localização: centro-sul da Europa

  • Capital: Roma

  • Clima: Mediterrâneo, Continental e Alpino

  • Governo: república parlamentarista

  • Divisão administrativa: 20 províncias

  • Idioma: italiano

  • Religiões:

- 91,6% (cristianismo)

- 5,8% (sem religião)

- 2,6% (outras)

  • População: 60.360.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 200 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,873 (muito alto)

  • Moeda: Euro

  • Produto Interno Bruto: US$2,984 trilhões

  • PIB per capita: US$34.483,20

  • Gini: 33,3%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores:

- Organização das Nações Unidas (ONU)

- União Europeia (UE)

- Organização Mundial do Comércio (OMC)

- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

- Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)

- G8

- G20

Geografia da Itália

A Itália está localizada na porção centro-sul do continente europeu. Seu território faz fronteira com:

Os mares que banham a Itália são o Adriático, o Jônico e o Tirreno. O relevo italiano é constituído por formações montanhosas, com destaque para os Alpes e os Apeninos. Nos Alpes Centrais, está o monte Rosa, ponto mais alto do país. A Itália possui vulcões ativos, como o Vesúvio e o Etna, localizados no sul.

O clima do país é predominantemente Mediterrâneo, em especial no sul italiano, nas regiões próximas do oceano. Há a ocorrência, ainda, do clima Continental, na porção central, e do clima Alpino, nas áreas de alta altitude no norte do país. A vegetação da Itália é composta por formações vegetais do tipo mediterrâneo, no centro-sul do país, e por florestas temperadas e vegetação de altitude, na região norte. O principal rio italiano é o Pó.

A Itália é formada por belas paisagens geográficas, como o vulcão Etna, o mais alto e um dos mais ativos da Europa.

História da Itália

No início do processo de povoamento da península italiana, havia várias civilizações que iniciavam a construção de pequenas vilas e povoados, os quais, mais tarde, por meio da liderança do povoado de Roma, foram reunidos sob um único império: o império romano.

A civilização romana foi uma das mais poderosas da história e detinha uma grande área de influência que reunia regiões da Europa, Norte da África e Oriente Médio. Entretanto, diversas disputas políticas e militares enfraqueceram o império e culminaram na sua decadência e dissolução. Os antigos povoamentos romanos tornaram-se, em sua maioria, reinos.

A partir do século XVI, vários reinos oriundos da civilização romana se transformaram em cidades-Estado. Elas se consolidaram como centro do comércio e, ainda, das práticas artísticas em nível mundial, período histórico que ficou conhecido como renascimento. As principais cidades-Estado eram Milão, Florença e Veneza.

O crescimento econômico e a crescente importância política dessas cidades geraram um cenário de disputa geopolítica com países europeus. As cidades-Estado sofreram diversas invasões de países como França, Espanha e Áustria. A vulnerabilidade militar assim como o desejo de reunir os diversos povoamentos em um Estado resultaram na unificação das cidades, formando-se, em 1861, a Itália.

A Unificação Italiana resultou na criação de um país com posição geopolítica de destaque em nível mundial. As atividades comerciais e a industrialização contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da Itália. Ao longo da história mais recente, o país participou de forma ativa em vários eventos históricos, políticos e militares.

Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ele lutou ao lado dos vencedores, chamados Aliados. Já na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com a ascensão do fascismo, o país se aliou aos nazistas, sofrendo uma grande derrota no conflito e tendo enormes prejuízos humanos, territoriais e econômicos.

Veja também: Benito Mussolini – fundador e líder do fascismo italiano

Mapa da Itália

Demografia da Itália

A população da Itália é de aproximadamente 60 milhões de habitantes. O país é o quinto mais populoso da Europa, sendo que a sua população encontra-se concentrada na porção norte, onde estão os principais centros econômicos do país. As maiores cidades da Itália são Roma, Milão, Nápoles e Turim.

A população italiana é bastante homogênea, tanto em termos raciais quanto em termos de língua e cultura. Os italianos desfrutam de alta qualidade de vida, com bons indicadores sociais e alta taxa de expectativa de vida. A população é bastante envelhecida, sendo que a Itália tem uma das menores taxas de fecundidade do mundo.

Economia da Itália

A Itália é uma das principais economias do globo. Os italianos fazem parte de importantes organismos econômicos mundiais, como o G8, além do bloco econômico europeu, a União Europeia. A economia italiana é caracterizada como de alta renda, muito diversificada e com elevada geração de riquezas por meio da oferta de bens e serviços. Nas últimas décadas, o país vem enfrentando algumas dificuldades econômicas, em razão do ambiente econômico global, mas também de dificuldades internas, como instabilidade política e social.

O setor primário da economia italiana é caracterizado pelo uso de alta tecnologia e pela produção de alto valor agregado. Na agricultura, são cultivados alimentos como trigo, beterraba e frutas de clima temperado. A produção de uvas e oliveiras, para a produção de vinhos e azeites, é ampla no país. Na pecuária, predomina a criação de ovelhas, porcos e frangos. A Itália possui poucos recursos minerais, sendo o ramo do extrativismo incipiente no país.

Já em relação à indústria, a Itália é um país altamente industrializado, que produz bens de tecnologia de ponta. São destaque a fabricação de máquinas em geral, automóveis e artigos têxteis. O mercado de produção de bens de alto luxo também é muito importante para o setor.

Por sua vez, no setor terciário, os ramos mais importantes são o bancário e o de comunicação. Além deles, a Itália é um dos países que mais recebem turistas no mundo, sendo a economia do turismo muito desenvolvida, baseada em uma ampla oferta de serviços.

Veja também: O que é importação e exportação?

Infraestrutura da Itália

A Itália é um país altamente desenvolvido que possui uma ótima infraestrutura de redes e serviços para a sua população. O país detém uma extensa rede de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, que ligam o território italiano aos demais países europeus e facilitam as exportações locais.

Em relação à energia, a Itália, em razão dos escassos recursos naturais, é altamente dependente da importação de recursos energéticos. As principais usinas geradoras de energia do país são termelétricas, hidrelétricas e nucleares. Já sobre os serviços públicos, a Itália oferta educação e saúde de maneira universal e gratuita para toda a sua população.

Governo da Itália

A Itália é uma república parlamentarista. Desse modo, o presidente é uma figura de cunho cerimonial, sendo o primeiro-ministro o principal representante político do país. A Itália é governada pelo presidente Sérgio Mattarella, eleito em 2015 para um mandato de sete anos, e também pelo primeiro-ministro Guiseppe Conte, eleito em 2018. O poder Legislativo é eleito por meio do voto direto da população, sendo o Senado formado por 321 membros e a Câmara dos Deputados formada por 630 membros.

Bandeira da Itália

Cultura da Itália

A Itália possui uma cultura milenar, muito diversificada e amplamente valorizada em nível global. O país é reconhecido pela arquitetura, pelas artes plásticas e pelas manifestações artísticas, como o teatro e a dança.

A produção de moda no país é muito forte, sendo mundialmente conhecida pela grande quantidade de marcas famosas de roupas e joias.

Os italianos são um povo muito festivo, sendo que o país possui diversas festividades, como o carnaval. A culinária é formada por pratos com frutos do mar, azeite, vinho e massas.

O esporte mais popular da Itália é o futebol, sendo a Seleção Italiana quatro vezes campeã mundial da Copa do Mundo de Futebol.  

Publicado por Mateus Campos
Português
Requeriu, requereu ou requis?
Requeriu, requereu ou requis? Qual é a forma mais adequada de se conjugar o verbo requerer?