Litosfera

A litosfera é a porção mais externa da esfera terrestre. Ela é formada por grandes blocos rochosos, chamados de placas tectônicas, que interagem com outras camadas terrestres.
As formas de relevo terrestre fazem parte da litosfera.

A litosfera é a porção mais externa da esfera terrestre. Ela é formada por solos, rochas e minerais que compõem grandes blocos rochosos chamados de placas tectônicas. Ela é comumente dividida em grandes partes: a crosta externa, a crosta interna e a parte externa do manto. A litosfera está ligada aos diferentes eventos internos e externos do planeta, como o vulcanismo e o intemperismo, sendo também fundamental para o desenvolvimento de atividades humanas como a agricultura e a mineração.

Leia também: Atmosfera — a camada gasosa que envolve o planeta Terra

Resumo sobre litosfera

  • A litosfera é compreendida pela camada terrestre da crosta terrestre e pela parte mais externa da camada terrestre do manto.

  • Ela é formada por solos, rochas e minerais que estão dispostos na parte mais externa da esfera do planeta Terra.

  • A litosfera possui funcionalidades importantes que contribuem para eventos naturais diversos, como o tectonismo.

  • A crosta externa, a crosta interna e a parte externa do manto são consideradas as grandes subdivisões da litosfera.

  • As práticas da agricultura, pecuária e extrativismo são atividades humanas desenvolvidas na porção superficial da litosfera.

Características da litosfera

Comumente chamada de crosta terrestre, a litosfera é a camada mais externa do planeta Terra. A composição da litosfera dá-se por um conjunto de solos, rochas e minerais que possuem características distintas conforme o seu processo de formação geológica. Ademais, a sua estrutura física é bastante distinta, uma vez que apresenta diferentes profundidades, influenciadas pelas características do relevo.

A litosfera é formada pelas placas tectônicas, um conjunto de grandes blocos rochosos que se movimentam devido à ação de agentes como as correntes de convecção, que estão presentes na camada terrestre logo abaixo da crosta, chamada de manto. A movimentação desses grandes blocos rochosos dá origem aos diferentes fenômenos geológicos e geomorfológicos, como o tectonismo e o vulcanismo.

Qual a função da litosfera?

A litosfera tem como função importante a sua atuação como porção terrestre que abriga diferentes eventos geológicos e geomorfológicos que modificam as características da Terra. Isso ocorre porque ela funciona como uma camada protetora que engloba toda a superfície terrestre. Nesse sentido, ela está associada com eventos geológicos e geomorfológicos importantes que contribuem para as dinâmicas da vida terrestre.

Também é na litosfera que são registradas as ações de agentes internos do relevo, como o vulcanismo e o tectonismo, e as ações de agentes externos do relevo, como a erosão e o intemperismo, que atuam diretamente na formação das características físicas e naturais do planeta.

A atividade vulcânica contribui para a transformação da litosfera.

Formação da litosfera

A litosfera é formada principalmente por solos, rochas e minerais, sendo subdividida, conforme a sua localização, em partes continentais e oceânicas. A formação da litosfera ocorreu em conjunto com o processo de origem da esfera terrestre em tempos geológicos bastante antigos. As suas características estão atreladas ao resfriamento da esfera terrestre e consequente ação de eventos naturais que propiciaram a composição de uma camada fina e sólida na porção mais externa do planeta. Ademais, a litosfera passou por inúmeras transformações ao longo do tempo geológico, especialmente pela ação de atores geomorfológicos internos e externos.

Quais são as camadas da litosfera?

A litosfera engloba não somente a crosta terrestre, mas também a parte mais externa do manto, camada imediatamente inferior à crosta. No caso específico da crosta terrestre, mesmo de espessura muito fina, ela é comumente dividida em duas grandes partes: a crosta externa, ou seja, a porção mais externa da crosta terrestre, formada por rochas principalmente de silício e alumínio, e a crosta interna, porção mais interna da crosta terrestre, composta especialmente por rochas formadas por silício e magnésio. Além das duas partes da crosta terrestre, a litosfera é formada ainda pela camada mais externa do manto, que é fortemente vinculada aos processos de tectonismo e vulcanismo que ocorrem no planeta Terra.

Veja também: Hidrosfera — a camada do planeta Terra formada por água nos seus estados líquido, sólido e gasoso

Diferença entre litosfera e crosta terrestre

  • Crosta terrestre: é a parte mais fina da chamada litosfera, visto que ela engloba somente a camada mais rígida e externa do planeta, formada por grandes blocos de rochas.

  • Litosfera: compreende, além da crosta terrestre, a parte mais externa do manto, camada situada logo abaixo da crosta.

A litosfera é formada pela crosta terrestre (crosta externa e interna) e pela parte mais externa do manto.

Importância da litosfera

A litosfera possui grande importância, visto que é a camada mais externa da esfera terrestre, logo abriga grande parte das atividades de subsistência desenvolvidas no planeta. As práticas da agricultura, pecuária e extrativismo são desenvolvidas na porção superficial da litosfera. Por sua vez, na camada interna da litosfera estão alocados diversos recursos minerais importantes para a sociedade. Assim, a litosfera é fundamental para o desenvolvimento das atividades produtivas do planeta e também para a manutenção do equilíbrio ecológico e ambiental da Terra.

Curiosidades sobre a litosfera

  • O estudo das ondas sísmicas, medidas a partir da superfície terrestre, é o método que indica a divisão do planeta em grandes camadas.

  • As rochas que compõem a litosfera são divididas, conforme as suas características, em magmáticas, metamórficas e sedimentares.

  • Os grandes tipos de terrenos rochosos que formam a litosfera são as bacias sedimentares, os escudos antigos e as cadeias orogênicas.

  • A composição química da litosfera engloba elementos como o silício, o oxigênio, o alumínio, o magnésio, o ferro e o cálcio.

  • O processo de pedogênese, que contribui diretamente para a formação do solo, é um dos eventos importantes que ocorrem na litosfera.

Fontes:

HISATOMI, C. Entenda o que é litosfera e sua importância. Ecycle, c2022. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/litosfera/.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. A Terra: Nosso planeta no Universo. Atlas Escolar do IBGE, c2023. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/a-terra/nosso-planeta-no-universo.html.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Breve História da Terra. SGB, 2016. Disponível em: https://www.cprm.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/Breve-Historia-da-Terra-1094.html.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Estrutura Interna da Terra. SGB, 2015. Disponível em: https://www.cprm.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/Estrutura-Interna-da-Terra-1266.html.

SILVA, M. V. C.; CRISPIM, A. B. Geologia Geral. UECE. 1ª edição, Fortaleza (CE), 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/552643/2/Livro%20Geologia%20Geral%20.pdf.

Publicado por Mateus Campos
Português
Requeriu, requereu ou requis?
Requeriu, requereu ou requis? Qual é a forma mais adequada de se conjugar o verbo requerer?