Chade
O Chade é um dos países menos desenvolvidos do mundo. Historicamente, as tribos locais foram colonizadas pelos franceses, durante o período colonial africano. Após a independência, o país viveu uma sucessão de governos militares.
O território chadiano apresenta grande diversidade geográfica, sendo uma região de transição entre climas árido e equatorial. A população possui uma das menores médias de idade de todo o mundo. A economia local tem como principal produção de exportação o petróleo. O Chade tem uma ampla diversidade cultural, mas sua população desfruta de um péssimo padrão de vida.
Leia também: Os 10 países mais pobres do mundo
Resumo sobre o Chade
-
O Chade é um país localizado na porção central da África. É um dos maiores países em extensão territorial do continente africano.
-
Ex-colônia francesa, alcançou sua independência em 1960. O país é governado atualmente por um regime militar.
-
Sua geografia é marcada pela presença do lago Chade, importante reserva de água doce da África Central.
-
Sua demografia é caracterizada pela alta taxa de natalidade e pela baixa expectativa de vida.
-
Sua economia tem como produto de destaque o petróleo. Mesmo assim, o país é um dos mais pobres de todo o mundo.
-
Sua infraestrutura é bastante precária. O acesso aos serviços básicos é muito insatisfatório no país.
-
Sua cultura tem fortes referências africanas, e também árabes. O país é formado por diversas tribos.
Dados gerais sobre o Chade
-
Nome oficial: República do Chade
-
Gentílico: chadiano
-
Extensão territorial: 1.284.000 quilômetros quadrados
-
Localização: África Central
-
Capital: Jamena
-
Clima: semiárido
-
Governo: república presidencialista sob regime militar
-
Idioma: francês e árabe
-
Religiões:
-
54% (islamismo);
-
34% (cristianismo);
-
12% (outras).
-
-
População: 16.430.000 habitantes
-
Densidade demográfica: 8,7 habitantes/quilômetro quadrado
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,398 (baixo)
-
Moeda: Franco CFA
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 10,09 bilhões
-
PIB per capita: US$ 614
-
Gini: 43%
-
Fuso horário: UTC+1
-
Relações exteriores:
-
Organização das Nações Unidas (ONU);
-
União Africana (UA).
-
- Divisão administrativa: 22 regiões administrativas, sendo elas:
Batha |
Canem |
Chari-Baguirmi |
Hadjer-Lamis |
Lac |
Uadai |
Uádi Fira |
Logone Ocidental |
Salamate |
Barh El Gazel |
Logone Oriental |
Sila |
Borcu |
Mandul |
Tanjilé |
Enedi Leste |
Maio-Quebi Leste |
Tibesti |
Enedi Oeste |
Maio-Quebi Oeste |
|
Guéra |
Médio Chari |
|
História do Chade
O território do Chade era ocupado por diversos tribos tradicionais africanas que praticavam atividades de subsistência. O atual país foi uma das últimas porções colonizadas da África, tendo sido ocupado por forças francesas, que exploravam suas riquezas naturais. O Chade era um importante fornecedor de algodão, além de outros produtos primários, para a França.
O Chade alcançou a independência em 1960. A partir de então, o país vivenciou diversas disputas violentas em torno do poder central, com participação ativa de militares no controle do país. O Chade registrou, nas últimas décadas, uma forte instabilidade política, inclusive com ocorrência de várias guerras civis.
Etimologia do Chade
O termo Chade significa “lago”, em um dos idiomas tradicionais da população local. Ele é uma referência do lago Chade, um dos principais da África, que banha parte do território chadiano.
Geografia do Chade
O Chade é um país localizado na porção central da África, sem saída para o oceano, que faz fronteira com:
Geograficamente, o Chade é uma zona de transição, com clima e vegetação áridos no norte e vegetação de savanas e clima mais ameno no sul. O país possui um relevo diverso, além de uma rede hidrográfica concentrada, especialmente no sul chadiano. O principal corpo de água do país é o lago Chade, que possui grande importância ambiental e econômica.
Mapa do Chade
Demografia do Chade
A população do Chade é de cerca de 16 milhões de habitantes. Os chadianos compõem um conjunto de mais de 200 etnias, sendo uma das regiões africanas de maior diversidade populacional. A maior parte da população do Chade está concentrada na porção centro-sul do país, devido às condições climáticas mais favoráveis à ocupação humana.
O Chade é um país de população predominantemente jovem, ou seja, possui uma alta taxa de natalidade em conjunto com uma baixa expectativa de vida. A maior parte da população chadiana habita as zonas rurais. As maiores cidades em população do Chade são Jamena, Mundu e Sague, todas com mais de 100 mil habitantes.
Economia do Chade
O Chade é um dos países mais pobres do mundo. A economia local tem forte base primária e de serviços informais. O setor primário é caracterizado pela produção de bens minerais diversos, especialmente o petróleo. O país possui reservas ainda inexploradas de diversos minerais. O Chade também tem certa tradição agrícola em cultivos de grãos e algodão. O setor secundário é praticamente inexistente no país, que quase não possui indústrias. Já o setor terciário é caracterizado pela informalidade. Nesse contexto, destaca-se os pequenos serviços e o comércio presente nas áreas urbanas.
Infraestrutura do Chade
O Chade é um país pouco desenvolvido, sendo comumente apontado como uma das nações mais miseráveis de todo o mundo. Sendo assim, a população tem acesso a uma infraestrutura precária, marcada pela ausência de serviços básicos. São consideradas áreas precárias no país o transporte, marcado por estradas muito ruins, e a energia, sendo recorrente a ocorrência de apagões.
O Chade possui ainda quase ausência de saneamento básico, o que provoca a ocorrência de diversas doenças. O país depende de diversas doações internacionais e possui muitos bolsões de pobreza e fome.
Governo do Chade
Após a independência do Chade da França, em 1960, o país implementou oficialmente um regime presidencialista na sua gestão. Porém tal regime de fato nunca se concretizou, uma vez que o Chade vivenciou diversos golpes militares, que culminaram em anos de sangrentos conflitos, inclusive guerras civis entre a população local. A instabilidade interna também gerou conflitos com outros países, como o Sudão. O governo atual do Chade é caracterizado pela ampla perseguição aos Direitos Humanos e censura em diferentes setores da sociedade chadiana.
Saiba mais: Ditadura Militar no Brasil — o período histórico brasileiro iniciado por um golpe militar
Cultura do Chade
A cultura do Chade é muito diversa, em razão da infinidade de tribos que ocupam o país, as quais, por sua vez, têm hábitos próprios. O país também possui forte tradição em história oral, além da produção de diversos objetos de artesanato. O Museu Nacional do Chade e o Centro Cultural do Chade são os principais equipamentos de cultura do país.
Em termos alimentares, a culinária dos chadianos é bastante diversa, tendo como base grãos, peixes, frutas tropicais e bebidas feitas com hibisco e milho. A porção norte do país tem forte influência da culinária de origem árabe, o que também reflete nos hábitos locais. Já o esporte mais admirado entre os chadianos é o futebol.
Curiosidades do Chade
-
A poligamia é uma prática bastante comum no Chade, sendo inclusive apoiada pelas legislações nacionais.
-
Geograficamente, o Chade está localizado no Sahel, zona de transição entre o deserto e a savana africana.
-
A população do Chade tem uma expectativa de vida próxima de 50 anos, ou seja, uma das mais baixas do mundo.
-
O Chade possui uma grande diversidade religiosa. O norte do país tem população predominantemente muçulmana, enquanto no sul há um maior número de população cristã.
Crédito de imagem
[1] Amors photos / Shutterstock