Whatsapp icon Whatsapp

Chade

Chade é um país extenso localizado na porção central da África. A nação, antiga colônia francesa, é considerada um dos países menos desenvolvidos do mundo.
Bandeira do Chade.
Bandeira do Chade.

O Chade é um dos países menos desenvolvidos do mundo. Historicamente, as tribos locais foram colonizadas pelos franceses, durante o período colonial africano. Após a independência, o país viveu uma sucessão de governos militares.

O território chadiano apresenta grande diversidade geográfica, sendo uma região de transição entre climas árido e equatorial. A população possui uma das menores médias de idade de todo o mundo. A economia local tem como principal produção de exportação o petróleo. O Chade tem uma ampla diversidade cultural, mas sua população desfruta de um péssimo padrão de vida.

Leia também: Os 10 países mais pobres do mundo

Resumo sobre o Chade

  • O Chade é um país localizado na porção central da África. É um dos maiores países em extensão territorial do continente africano.

  • Ex-colônia francesa, alcançou sua independência em 1960. O país é governado atualmente por um regime militar.

  • Sua geografia é marcada pela presença do lago Chade, importante reserva de água doce da África Central.

  • Sua demografia é caracterizada pela alta taxa de natalidade e pela baixa expectativa de vida.

  • Sua economia tem como produto de destaque o petróleo. Mesmo assim, o país é um dos mais pobres de todo o mundo.

  • Sua infraestrutura é bastante precária. O acesso aos serviços básicos é muito insatisfatório no país.

  • Sua cultura tem fortes referências africanas, e também árabes. O país é formado por diversas tribos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre o Chade

  • Nome oficial: República do Chade

  • Gentílico: chadiano

  • Extensão territorial: 1.284.000 quilômetros quadrados

  • Localização: África Central

  • Capital: Jamena

  • Clima: semiárido

  • Governo: república presidencialista sob regime militar

  • Idioma: francês e árabe

  • Religiões:

    • 54% (islamismo);

    • 34% (cristianismo);

    • 12% (outras).

  • População: 16.430.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 8,7 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,398 (baixo)

  • Moeda: Franco CFA

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 10,09 bilhões

  • PIB per capita: US$ 614

  • Gini: 43%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • União Africana (UA).

  • Divisão administrativa: 22 regiões administrativas, sendo elas:

Batha

Canem

Chari-Baguirmi

Hadjer-Lamis

Lac

Uadai

Uádi Fira

Logone Ocidental

Salamate

Barh El Gazel

Logone Oriental

Sila

Borcu

Mandul

Tanjilé

Enedi Leste

Maio-Quebi Leste

Tibesti

Enedi Oeste

Maio-Quebi Oeste

 

Guéra

Médio Chari

 

História do Chade

O território do Chade era ocupado por diversos tribos tradicionais africanas que praticavam atividades de subsistência. O atual país foi uma das últimas porções colonizadas da África, tendo sido ocupado por forças francesas, que exploravam suas riquezas naturais. O Chade era um importante fornecedor de algodão, além de outros produtos primários, para a França.

O Chade alcançou a independência em 1960. A partir de então, o país vivenciou diversas disputas violentas em torno do poder central, com participação ativa de militares no controle do país. O Chade registrou, nas últimas décadas, uma forte instabilidade política, inclusive com ocorrência de várias guerras civis.

Etimologia do Chade

O termo Chade significa “lago”, em um dos idiomas tradicionais da população local. Ele é uma referência do lago Chade, um dos principais da África, que banha parte do território chadiano.

Geografia do Chade

O Chade é um país localizado na porção central da África, sem saída para o oceano, que faz fronteira com:

Geograficamente, o Chade é uma zona de transição, com clima e vegetação áridos no norte e vegetação de savanas e clima mais ameno no sul. O país possui um relevo diverso, além de uma rede hidrográfica concentrada, especialmente no sul chadiano. O principal corpo de água do país é o lago Chade, que possui grande importância ambiental e econômica.

Mapa do Chade

Mapa do Chade.
Mapa do Chade.

Demografia do Chade

A população do Chade é de cerca de 16 milhões de habitantes. Os chadianos compõem um conjunto de mais de 200 etnias, sendo uma das regiões africanas de maior diversidade populacional. A maior parte da população do Chade está concentrada na porção centro-sul do país, devido às condições climáticas mais favoráveis à ocupação humana.

O Chade é um país de população predominantemente jovem, ou seja, possui uma alta taxa de natalidade em conjunto com uma baixa expectativa de vida. A maior parte da população chadiana habita as zonas rurais. As maiores cidades em população do Chade são Jamena, Mundu e Sague, todas com mais de 100 mil habitantes.

Economia do Chade

O Chade é um dos países mais pobres do mundo. A economia local tem forte base primária e de serviços informais. O setor primário é caracterizado pela produção de bens minerais diversos, especialmente o petróleo. O país possui reservas ainda inexploradas de diversos minerais. O Chade também tem certa tradição agrícola em cultivos de grãos e algodão. O setor secundário é praticamente inexistente no país, que quase não possui indústrias. Já o setor terciário é caracterizado pela informalidade. Nesse contexto, destaca-se os pequenos serviços e o comércio presente nas áreas urbanas.

Infraestrutura do Chade

Um homem carregando água do poço para seu camelo, em Abeche, no Chade.
A maior parte da população do Chade não tem acesso à água potável. [1]

O Chade é um país pouco desenvolvido, sendo comumente apontado como uma das nações mais miseráveis de todo o mundo. Sendo assim, a população tem acesso a uma infraestrutura precária, marcada pela ausência de serviços básicos. São consideradas áreas precárias no país o transporte, marcado por estradas muito ruins, e a energia, sendo recorrente a ocorrência de apagões.

O Chade possui ainda quase ausência de saneamento básico, o que provoca a ocorrência de diversas doenças. O país depende de diversas doações internacionais e possui muitos bolsões de pobreza e fome.

Governo do Chade

Após a independência do Chade da França, em 1960, o país implementou oficialmente um regime presidencialista na sua gestão. Porém tal regime de fato nunca se concretizou, uma vez que o Chade vivenciou diversos golpes militares, que culminaram em anos de sangrentos conflitos, inclusive guerras civis entre a população local. A instabilidade interna também gerou conflitos com outros países, como o Sudão. O governo atual do Chade é caracterizado pela ampla perseguição aos Direitos Humanos e censura em diferentes setores da sociedade chadiana.

Saiba mais: Ditadura Militar no Brasil — o período histórico brasileiro iniciado por um golpe militar

Cultura do Chade

A cultura do Chade é muito diversa, em razão da infinidade de tribos que ocupam o país, as quais, por sua vez, têm hábitos próprios. O país também possui forte tradição em história oral, além da produção de diversos objetos de artesanato. O Museu Nacional do Chade e o Centro Cultural do Chade são os principais equipamentos de cultura do país.

Em termos alimentares, a culinária dos chadianos é bastante diversa, tendo como base grãos, peixes, frutas tropicais e bebidas feitas com hibisco e milho. A porção norte do país tem forte influência da culinária de origem árabe, o que também reflete nos hábitos locais. Já o esporte mais admirado entre os chadianos é o futebol.

Curiosidades do Chade

  • A poligamia é uma prática bastante comum no Chade, sendo inclusive apoiada pelas legislações nacionais.

  • Geograficamente, o Chade está localizado no Sahel, zona de transição entre o deserto e a savana africana.

  • A população do Chade tem uma expectativa de vida próxima de 50 anos, ou seja, uma das mais baixas do mundo.

  • O Chade possui uma grande diversidade religiosa. O norte do país tem população predominantemente muçulmana, enquanto no sul há um maior número de população cristã.

Crédito de imagem

[1] Amors photos / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Deserto do Saara
Deserto do Saara
As características do maior deserto quente do planeta.
Países da África
Saiba quais são os países da África e suas capitais. Veja como esses países se distribuem em cinco grandes regiões. Descubra quais países da África falam português.
Monumento islâmico localizado no norte da África.
Regionalização do território africano
Regionalização do território africano, Como ocorre a regionalização do território africano, O que é levado em conta para a regionalização do território africano.
África
Conheça as principais características da África e tire as suas dúvidas sobre o continente considerado o berço da humanidade.
video icon
Enem
Pré-Enem | Pensadores brasileiros para citar na redação
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre Pensadores brasileiros para citar na redação" com o professor Guga Valente!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!