Whatsapp icon Whatsapp

Chade

Chade é um país extenso localizado na porção central da África. A nação, antiga colônia francesa, é considerada um dos países menos desenvolvidos do mundo.
Bandeira do Chade.
Bandeira do Chade.

O Chade é um dos países menos desenvolvidos do mundo. Historicamente, as tribos locais foram colonizadas pelos franceses, durante o período colonial africano. Após a independência, o país viveu uma sucessão de governos militares.

O território chadiano apresenta grande diversidade geográfica, sendo uma região de transição entre climas árido e equatorial. A população possui uma das menores médias de idade de todo o mundo. A economia local tem como principal produção de exportação o petróleo. O Chade tem uma ampla diversidade cultural, mas sua população desfruta de um péssimo padrão de vida.

Leia também: Os 10 países mais pobres do mundo

Resumo sobre o Chade

  • O Chade é um país localizado na porção central da África. É um dos maiores países em extensão territorial do continente africano.

  • Ex-colônia francesa, alcançou sua independência em 1960. O país é governado atualmente por um regime militar.

  • Sua geografia é marcada pela presença do lago Chade, importante reserva de água doce da África Central.

  • Sua demografia é caracterizada pela alta taxa de natalidade e pela baixa expectativa de vida.

  • Sua economia tem como produto de destaque o petróleo. Mesmo assim, o país é um dos mais pobres de todo o mundo.

  • Sua infraestrutura é bastante precária. O acesso aos serviços básicos é muito insatisfatório no país.

  • Sua cultura tem fortes referências africanas, e também árabes. O país é formado por diversas tribos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre o Chade

  • Nome oficial: República do Chade

  • Gentílico: chadiano

  • Extensão territorial: 1.284.000 quilômetros quadrados

  • Localização: África Central

  • Capital: Jamena

  • Clima: semiárido

  • Governo: república presidencialista sob regime militar

  • Idioma: francês e árabe

  • Religiões:

    • 54% (islamismo);

    • 34% (cristianismo);

    • 12% (outras).

  • População: 16.430.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 8,7 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,398 (baixo)

  • Moeda: Franco CFA

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 10,09 bilhões

  • PIB per capita: US$ 614

  • Gini: 43%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • União Africana (UA).

  • Divisão administrativa: 22 regiões administrativas, sendo elas:

Batha

Canem

Chari-Baguirmi

Hadjer-Lamis

Lac

Uadai

Uádi Fira

Logone Ocidental

Salamate

Barh El Gazel

Logone Oriental

Sila

Borcu

Mandul

Tanjilé

Enedi Leste

Maio-Quebi Leste

Tibesti

Enedi Oeste

Maio-Quebi Oeste

 

Guéra

Médio Chari

 

História do Chade

O território do Chade era ocupado por diversos tribos tradicionais africanas que praticavam atividades de subsistência. O atual país foi uma das últimas porções colonizadas da África, tendo sido ocupado por forças francesas, que exploravam suas riquezas naturais. O Chade era um importante fornecedor de algodão, além de outros produtos primários, para a França.

O Chade alcançou a independência em 1960. A partir de então, o país vivenciou diversas disputas violentas em torno do poder central, com participação ativa de militares no controle do país. O Chade registrou, nas últimas décadas, uma forte instabilidade política, inclusive com ocorrência de várias guerras civis.

Etimologia do Chade

O termo Chade significa “lago”, em um dos idiomas tradicionais da população local. Ele é uma referência do lago Chade, um dos principais da África, que banha parte do território chadiano.

Geografia do Chade

O Chade é um país localizado na porção central da África, sem saída para o oceano, que faz fronteira com:

Geograficamente, o Chade é uma zona de transição, com clima e vegetação áridos no norte e vegetação de savanas e clima mais ameno no sul. O país possui um relevo diverso, além de uma rede hidrográfica concentrada, especialmente no sul chadiano. O principal corpo de água do país é o lago Chade, que possui grande importância ambiental e econômica.

Mapa do Chade

Mapa do Chade.
Mapa do Chade.

Demografia do Chade

A população do Chade é de cerca de 16 milhões de habitantes. Os chadianos compõem um conjunto de mais de 200 etnias, sendo uma das regiões africanas de maior diversidade populacional. A maior parte da população do Chade está concentrada na porção centro-sul do país, devido às condições climáticas mais favoráveis à ocupação humana.

O Chade é um país de população predominantemente jovem, ou seja, possui uma alta taxa de natalidade em conjunto com uma baixa expectativa de vida. A maior parte da população chadiana habita as zonas rurais. As maiores cidades em população do Chade são Jamena, Mundu e Sague, todas com mais de 100 mil habitantes.

Economia do Chade

O Chade é um dos países mais pobres do mundo. A economia local tem forte base primária e de serviços informais. O setor primário é caracterizado pela produção de bens minerais diversos, especialmente o petróleo. O país possui reservas ainda inexploradas de diversos minerais. O Chade também tem certa tradição agrícola em cultivos de grãos e algodão. O setor secundário é praticamente inexistente no país, que quase não possui indústrias. Já o setor terciário é caracterizado pela informalidade. Nesse contexto, destaca-se os pequenos serviços e o comércio presente nas áreas urbanas.

Infraestrutura do Chade

Um homem carregando água do poço para seu camelo, em Abeche, no Chade.
A maior parte da população do Chade não tem acesso à água potável. [1]

O Chade é um país pouco desenvolvido, sendo comumente apontado como uma das nações mais miseráveis de todo o mundo. Sendo assim, a população tem acesso a uma infraestrutura precária, marcada pela ausência de serviços básicos. São consideradas áreas precárias no país o transporte, marcado por estradas muito ruins, e a energia, sendo recorrente a ocorrência de apagões.

O Chade possui ainda quase ausência de saneamento básico, o que provoca a ocorrência de diversas doenças. O país depende de diversas doações internacionais e possui muitos bolsões de pobreza e fome.

Governo do Chade

Após a independência do Chade da França, em 1960, o país implementou oficialmente um regime presidencialista na sua gestão. Porém tal regime de fato nunca se concretizou, uma vez que o Chade vivenciou diversos golpes militares, que culminaram em anos de sangrentos conflitos, inclusive guerras civis entre a população local. A instabilidade interna também gerou conflitos com outros países, como o Sudão. O governo atual do Chade é caracterizado pela ampla perseguição aos Direitos Humanos e censura em diferentes setores da sociedade chadiana.

Saiba mais: Ditadura Militar no Brasil — o período histórico brasileiro iniciado por um golpe militar

Cultura do Chade

A cultura do Chade é muito diversa, em razão da infinidade de tribos que ocupam o país, as quais, por sua vez, têm hábitos próprios. O país também possui forte tradição em história oral, além da produção de diversos objetos de artesanato. O Museu Nacional do Chade e o Centro Cultural do Chade são os principais equipamentos de cultura do país.

Em termos alimentares, a culinária dos chadianos é bastante diversa, tendo como base grãos, peixes, frutas tropicais e bebidas feitas com hibisco e milho. A porção norte do país tem forte influência da culinária de origem árabe, o que também reflete nos hábitos locais. Já o esporte mais admirado entre os chadianos é o futebol.

Curiosidades do Chade

  • A poligamia é uma prática bastante comum no Chade, sendo inclusive apoiada pelas legislações nacionais.

  • Geograficamente, o Chade está localizado no Sahel, zona de transição entre o deserto e a savana africana.

  • A população do Chade tem uma expectativa de vida próxima de 50 anos, ou seja, uma das mais baixas do mundo.

  • O Chade possui uma grande diversidade religiosa. O norte do país tem população predominantemente muçulmana, enquanto no sul há um maior número de população cristã.

Crédito de imagem

[1] Amors photos / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Deserto do Saara
As características do maior deserto quente do planeta.
Países da África
Saiba quais são os países da África e suas capitais. Veja como esses países se distribuem em cinco grandes regiões. Descubra quais países da África falam português.
Regionalização do território africano
Regionalização do território africano, Como ocorre a regionalização do território africano, O que é levado em conta para a regionalização do território africano.
África
Conheça as principais características da África e tire as suas dúvidas sobre o continente considerado o berço da humanidade.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!