Whatsapp icon Whatsapp

Nigéria

A Nigéria é o país mais populoso da África. Ela está localizada na porção ocidental do continente, sendo banhada pelo oceano Atlântico. Possui um clima Tropical e formações de Floresta, assim como rios caudalosos. A economia do país está baseada na extração de petróleo. A Nigéria é um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.

A história do país está ligada à colonização inglesa, e sua independência foi alcançada de maneira pacífica em 1960. Contudo, desde então, o país enfrenta muitos distúrbios políticos e governos marcados por corrupção e desrespeito aos Direitos Humanos. Esse cenário resulta em dificuldades para a atração de investimentos em infraestrutura e para a divulgação da rica cultura nigeriana em nível mundial.

Leia também: Quais são os países da África?

Dados gerais da Nigéria

  • Nome oficial: República Federal da Nigéria
  • Gentílico: nigeriano
  • Extensão territorial: 923.768 quilômetros quadrados
  • Localização: África Ocidental
  • Capital: Abuja
  • Clima: Tropical
  • Governo: república presidencialista federal
  • Idioma: inglês
  • Religiões:
    - 49,3% (cristianismo)
    - 48,8% (islamismo)
    - 1,9% (outras)
  • População: 195.900.000 habitantes
  • Densidade demográfica: 159 habitantes/quilômetro quadrado
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,539 (baixo)
  • Moeda: Naira
  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 397,3 bilhões
  • PIB per capita: US$ 2.028,18
  • Gini: 39%
  • Fuso horário: UTC+1
  • Relações exteriores:
    - Organização das Nações Unidas (ONU)
    - União Africana (UA)
    - Comunidade das Nações (Commonwealth)
    - Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)
  • Divisão administrativa: 1 Distrito Federal e 36 estados, sendo os estados nigerianos:

Anambra

Edo

Níger

Enugu

Ekiti

Nasarawa

Akwa Ibom

Gombe

Ogun

Adamawa

Imo

Ondo

Abia

Jigawa

Osun

Bauchi

Kaduna

Oyo

Bayelsa

Kano

Plateau

Benue

Katsina

Rivers

Borno

Kebbi

Sokoto

Cross River

Kogi

Taraba

Delta

Kwara

Yobe

Ebonyi

Lagos

Zamfara

Geografia da Nigéria

A Nigéria está localizada na porção ocidental do continente africano. O país é banhado pelo oceano Atlântico e faz fronteira com:

  • Benin
  • Níger
  • Chade
  • Camarões 
  • Guiné Equatorial

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O relevo nigeriano é predominantemente formado por grandes planícies, banhadas pelos caudalosos rios do país, com destaque para os rios Níger, Benuê, Kaduna e Sokoto. O clima da Nigéria é Tropical, com duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa.

A vegetação é formada por Florestas Tropicais, com exceção da área litorânea, onde predominam as formações de Mangue. Os animais típicos do país são hipopótamos, crocodilos, gorilas e leopardos. Entretanto, com o avanço da urbanização e o desenvolvimento da agricultura, a maior parte da fauna nigeriana perdeu seu habitat.

A geografia da Nigéria é caracteriza por paisagens com grandes áreas de planície, além de Floresta e clima Tropical.
A geografia da Nigéria é caracteriza por paisagens com grandes áreas de planície, além de Floresta e clima Tropical.

História da Nigéria

A história da Nigéria é milenar e marcada pela civilização Nok, povo que ocupava o território do país. Essa civilização e outras, como os bantos e os ibos, eram importantes grupos populacionais da Nigéria, e se organizavam por meio de reinos, praticando atividades como a agricultura e o artesanato.

No entanto, com o processo de colonização europeu, o território nigeriano passou a ser ocupado por colonizadores, que oprimiam a população local por meio do regime de escravidão, a fim de usar sua força de trabalho. Os primeiros colonizadores que chegaram ao país foram os portugueses, por volta de 1470, sendo seguidos por outros países europeus.

Ao longo do tempo, o predomínio da ocupação da Nigéria ficou a cargo dos ingleses, que assumiram o controle da maior parte da região, criando uma única colônia. A Nigéria se tornou independente em 1960. Desde então, o país vivenciou várias disputas internas entre as etnias locais, cenário que culminou em uma guerra civil, entre os anos de 1967 e 1970.

Já na virada do século XX para o XXI, a Nigéria teve suas primeiras eleições democráticas, mas o cenário de instabilidade política é permanente. Além disso, grupos terroristas, como o Boko Haram, atuam no país.

Veja também: Quais são os países mais corruptos?  

Mapa da Nigéria

Demografia da Nigéria

A Nigéria é o país mais populoso do continente africano. Sua população é formada por quase 200 milhões de habitantes e vem apresentando alto crescimento demográfico nas últimas décadas. A população nigeriana é formada por vários grupos étnicos originários da região, assim como por um pequeno grupo de descendentes dos colonizadores europeus.

O país é dividido religiosamente entre vertentes cristãs e islâmicas, e a maior parte das pessoas vive na zona rural. A maior cidade do país é Lagos, uma megacidade de 21 milhões de habitantes. Além dessa, a capital, Abuja, e as cidades de Cano e Ibadan são cidades grandes do país, todas com mais de 3 milhões de habitantes.

Economia da Nigéria

A economia da Nigéria está baseada no setor primário, principalmente na produção de petróleo. O país está entre os maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo. Além disso, no que toca ao extrativismo, destaca-se a exploração de gás natural, carvão mineral, madeira e estanho. A agricultura é praticada em vastas planícies, por meio de culturas como milho, mandioca e cacau. Já a pecuária é voltada para a criação de caprinos, bovinos e suínos. A pesca também é uma importante geradora de renda, em especial, para a população ribeirinha.

Por sua vez, o  setor secundário  é composto por indústrias de beneficiamento, em especial, petrolíferas. Além disso, há indústrias alimentícias e têxteis. Já o setor terciário é muito forte devido às diversas empresas de serviços financeiros e telecomunicações assim como às redes de comércio presentes nas grandes cidades.

A presença de estruturas produtivas de petróleo é muito comum no litoral da Nigéria, inclusive próximo das grandes cidades, como Lagos.
A presença de estruturas produtivas de petróleo é muito comum no litoral da Nigéria, inclusive próximo das grandes cidades, como Lagos.

Infraestrutura da Nigéria

A Nigéria é apontada como um país em desenvolvimento, portanto, sua infraestrutura é considerada mediana, sendo muito concentrada nas áreas litorâneas e voltada para as atividades extrativistas. Desse modo, o país sofre com a ausência de uma rede de estradas e ferrovias que liguem as diversas regiões entre si assim como aos países vizinhos.

O baixo investimento público, aliado ao desinteresse das empresas privadas, e os altos índices de corrupção também contribuem para as deficiências em infraestrutura verificadas na Nigéria. Já com relação aos serviços públicos, a saúde e a educação são públicas, porém carecem de uma estrutura adequada assim como de profissionais qualificados, já que o nível de emigração da população formada em nível superior no país é muito alto.

Veja também: Argélia – país africano que possui uma infraestrutura muito desenvolvida

Governo da Nigéria

A Nigéria é uma república federalista. Desse modo, há a figura de um presidente, que é o chefe do Executivo, assim como de duas instâncias do Legislativo: a Câmara e o Senado federal. A Câmara possui 360 assentos, e o Senado, 109. O país possui eleições diretas, sendo que os representantes do Executivo e do Legislativo são escolhidos pela população. Entretanto, apesar de ser considerado uma democracia, o país enfrenta diversos distúrbios políticos, em geral, frutos de movimentos nacionalistas e extremistas.

O maio exemplo é o grupo terrorista islâmico Boko Haran, que atua no norte nigeriano e busca a implementação da sharia, o código penal islâmico, em todo o país. Na Nigéria, a sharia já é praticada em alguns estados do norte do país (onde predomina a população muçulmana), situação que resulta em diversos desrespeitos aos Direitos Humanos, com tais regiões sendo alvos frequentes de denúncias de organizações internacionais.

Bandeira da Nigéria

Cultura da Nigéria

A cultura da Nigéria é bastante diversificada e possui forte ligação com os povos originários do país, que habitavam a região antes da chegada dos colonizadores europeus. Um exemplo é o artesanato da cultura nok, ainda presente em diversas partes do país. Além disso, há na Nigéria uma forte indústria cinematográfica, conhecida pelo nome de Nollywood, que produz filmes distribuídos para todo o continente africano.

Já no esporte, o futebol é o mais praticado, sendo que sua Seleção possui destaque em nível regional e já participou de diversas Copas do Mundo de Futebol. O basquete é outro esporte muito apreciado pelos nigerianos.

Crédito da imagem

[1] Tayvay / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Argélia
Veja quais são as principais características da Argélia. Saiba mais também sobre as influências dos povos árabes e berberes nos costumes e nas tradições do país.
Botsuana possui parques de animais selvagens
Botsuana
Localizado na porção sul da África, o território de Botsuana é coberto pelo deserto Kalahari.
Bandeira da Etiópia.
Etiópia
Saiba mais sobre as principais características geográficas da Etiópia. Entenda a história e a cultura desse país africano, que possui muitas particularidades.
Guiné
Saiba mais sobre o cenário econômico e social da Guiné, bem como veja as principais características geográficas desse país localizado na porção ocidental africana.
A Namíbia abriga vários animais em seus parques
Namíbia
Localizada na porção sul do continente africano, a Namíbia possui grande parte de seu território coberto por áreas desérticas.
Países da África
Saiba quais são os países da África e suas capitais. Veja como esses países se distribuem em cinco grandes regiões. Descubra quais países da África falam português.
Dacar, capital do Senegal
Senegal
Banhado pelo Oceano Atlântico, o Senegal é um país africano de grande riqueza histórico-cultural.
Serra Leoa abriga grandes reservas de diamantes
Serra Leoa
Situada na África, Serra Leoa apresenta grande riqueza mineral, contudo, os problemas socioeconômicos persistem no país.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.