Whatsapp icon Whatsapp

Tailândia

Tailândia é um dos principais destinos turísticos da Ásia. O litoral do país é extremamente recortado e possui diversas ilhas paradisíacas, como Koh Phi Phi e Maya Bay.
Bandeira da Tailândia.
Bandeira da Tailândia.

A Tailândia é um país do Sudeste Asiático, conhecido internacionalmente pelas suas praias, banhadas pelos oceanos Índico e Pacífico. Historicamente, a Tailândia apresentou certa autonomia frente aos exploradores estrangeiros, cenário que resultou em especificidades políticas e culturais. O país é bastante populoso e apresenta um forte setor industrial.

O turismo é uma das principais atividades econômicas da Tailândia. A geografia do país é caracterizada pelo clima tropical e pela vegetação de florestas. A cultura tailandesa possui forte influência da religião budista. O esporte nacional da Tailândia é o muay thai.

Leia também: Filipinas — dados gerais desse outro país que integra o Sudeste Asiático

Resumo sobre a Tailândia

  • A Tailândia é um reino localizado no Sudeste Asiático. O país é um dos principais atores geopolíticos dessa região do globo.

  • Sua história é marcada por inúmeros golpes militares. O país enfrenta forte instabilidade política.

  • Seu clima e sua vegetação são tropicais. A bela geografia do país atrai um grande volume de turistas estrangeiros.

  • Diferentemente da maior parte dos países do Sudeste Asiático, o país possui uma taxa de natalidade considerada baixa.

  • Sua indústria é muito desenvolvida. O país possui, por exemplo, muitas fábricas de automóveis voltadas para exportação.

  • Sua infraestrutura modernizou-se ao longo das últimas décadas, em especial, por meio do crescimento da indústria e do turismo.

  • A religião budista exerce forte influência nos costumes culturais de grande parte da população tailandesa.

Dados gerais sobre a Tailândia

  • Nome oficial: Reino da Tailândia

  • Gentílico: tailandês

  • Extensão territorial: 513.120 quilômetros quadrados

  • Localização: Sudeste Asiático

  • Capital: Bangkok

  • Clima: tropical

  • Governo: monarquia constitucional

  • Idioma: tailandês

  • Religiões: 95% (budismo) e 5% (outras)

  • População: 69.800.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 132 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,777 (elevado)

  • Moeda: Bate

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 501,8 bilhões

  • PIB per capita: US$ 7189

  • Gini: 36%

  • Fuso horário: UTC+7

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização Mundial do Comércio (OMC);

    • Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec);

    • Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

  • Divisão administrativa: quatro regiões, sendo elas: Central, Norte, Nordeste e Sul

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da Tailândia

A Tailândia constituiu-se ao longo da história como um reino independente, relativamente isolado das potências ocidentais, baseado na forte unidade local. O contato com exploradores, como portugueses e espanhóis, deu-se durante a colonização da parte do continente asiático, sendo que o território tailandês manteve certa autonomia em relação às potências estrangeiras.

A Tailândia, historicamente, deteve uma função importante no contexto diplomático do Sudeste Asiático, assumindo um papel de articulador geopolítico regional, especialmente no último século. A monarquia continuou sendo o centro político tailandês, mesmo com o país tendo sofrido inúmeros golpes militares ao longo da sua história.

Etimologia da Tailândia

O termo Tailândia significa “terra livre”. Tal significado remete à história do país, que permaneceu de forma relativamente autônoma e independente, frente às diversas incursões exploratórias realizadas por colonizadores no continente asiático.

Geografia da Tailândia

A Tailândia é um país localizado no Sudeste Asiático, sendo constituído por uma parte continental e diversas ilhas, banhadas pelos oceanos Índico e Pacífico. O território tailandês faz fronteira com Laos, Myanmar, Camboja e Malásia.

Geomorfologicamente, a Tailândia possui grandes áreas montanhosas na sua porção norte, além de regiões de planície litorânea ao longo do seu litoral. O país tem um grande litoral marítimo, além de diversas ilhas oceânicas.

O clima e a vegetação da Tailândia são tipicamente tropicais, com forte influência da umidade proveniente do oceano. O país registra temperaturas elevadas e grandes volumes de precipitação ao longo do ano. A vegetação florestal tropical é bastante abundante, sendo marcada pela elevada biodiversidade. A rede hidrográfica tailandesa é muito densa. Os principais rios da Tailândia são: Chao, Phraya e Mecom.

Mapa da Tailândia

Mapa da Tailândia

Demografia da Tailândia

A Tailândia possui um pouco menos de 70 milhões de habitantes, logo, é um dos países mais populosos do mundo. Também é considerada muito povoada, especialmente nas zonas litorâneas, onde estão situadas as maiores cidades do país. A capital tailandesa, Bangkok, é a maior cidade do país, com mais de cinco milhões de habitantes.

A população tailandesa é etnicamente muito diversa. No entanto, mesmo com os elevados números absolutos, apresenta uma baixa taxa de natalidade. O país é uma exceção no contexto do Sudeste Asiático, logo, apresenta índices de crescimento populacional bastante baixos. Não obstante, a expectativa de vida local é considerada elevada.

Leia também: As 20 cidades mais populosas do mundo

Economia da Tailândia

A Tailândia é uma das principais economias do Sudeste Asiático, com crescimento expressivo nas últimas décadas, destacando-se a indústria e o turismo. O país é considerado de industrialização recente, fortemente marcada pela exportação de bens manufaturados. O turismo é uma das principais atividades econômicas do país.

Vista de litoral tailandês
As belas paisagens da Tailândia atraem muitos turistas.

O setor primário tailandês é caracterizado principalmente pela agricultura, com destaque para a produção de arroz, óleo de palma, abacaxi, borracha, milho, entre outros. Já no setor secundário destaca-se a fabricação de carros, eletrônicos, máquinas e equipamentos, joias, roupas e calçados. Por fim, o setor terciário tem como elementos-chave o comércio internacional, a forte capilaridade do comércio local, o funcionalismo público e os serviços turísticos.

Infraestrutura da Tailândia

A Tailândia é um país que apresentou uma ampla modernização das suas estruturas nas últimas décadas, especialmente em termos de transporte. Os aeroportos locais, por exemplo, são a principal porta de entrada de turistas no país; já as rodovias servem de ligação entre as cidades locais. O setor ferroviário também tem grande tradição na Tailândia.

A população local tem amplo acesso aos serviços públicos de saúde e educação. Já em termos energéticos, a Tailândia tem uma forte base de energia produzida por meio de combustíveis fósseis importados de outros países do globo.

Governo da Tailândia

A Tailândia é um reino, ou seja, é uma monarquia constitucional, marcada pela figura do rei, mas que também tem uma representação parlamentarista, vinculada à figura do primeiro-ministro. Sendo assim, o primeiro-ministro é o chefe de governo e o rei é o chefe de Estado.

A Tailândia tem sua história marcada por inúmeros golpes militares, que impedem a continuidade do cenário democrático no país. A grande quantidade de Constituições compostas nos últimos anos reflete a forte intervenção militar no âmbito político. Portanto, o país não possui uma democracia plena, sendo marcado pela forte instabilidade política.

Leia também: Formas de governo — o modo como o poder é organizado e dividido em um país

Cultura da Tailândia

A Tailândia tem uma grande diversidade cultural, fortemente influenciada pelo budismo, principal religião do país. Os templos budistas estão espalhados por diversas localidades do país, sendo importantes centros turísticos locais.

Templo budista em Bangkok.
A Tailândia possui diversos templos budistas.

A população tailandesa possui hábitos cotidianos muito específicos, que reúnem um conjunto de códigos de gestos e expressões característicos. As tradições locais são muito valorizadas pela população, incluindo diversos festivais folclóricos, como o Ano-Novo Tailandês. Em relação à culinária, os tailandeses consomem muitos produtos tropicais, arroz, peixes e ervas medicinais. Já o principal esporte do país é o muay thai.

Curiosidades da Tailândia

  • A Tailândia é conhecida como “Terra do Sorriso” em razão da simpatia e hospitalidade da sua população.

  • O wai é o cumprimento oficial tailandês. Ele é feito juntando as duas mãos na altura do peito e inclinando o corpo para a frente.

  • Um hábito comum entre a população tailandesa é retirar os sapatos para entrar nas residências.

  • A Tailândia é um país tropical, logo, a população local utiliza muito gelo nas bebidas, inclusive no café.

  • O clareamento da pele é um costume entre as tailandesas. O uso de cremes clareadores é muito comum no país. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Taj Mahal, um dos monumentos que mais se destaca no continente asiático.
A regionalização do continente asiático
Clique aqui e conheça as características da regionalização do continente asiático!
 Símbolo da ASEAN
ASEAN
Clique aqui e conheça o que é e quais são os princípios fundamentais da Asean.
Logomarca da APEC
Apec
Saiba mais sobre a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, a Apec.
Oceano Índico
Veja quais são as principais características geográficas do Oceano Índico. Entenda a importância desse oceano para as atividades econômicas em nível mundial.
Mapa temático do continente asiático
Ásia
Seção com textos sobre a demografia, a economia, o relevo, o clima e as relações políticas da Ásia, o maior continente do mundo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.