Regência nominal
A regência nominal consiste na relação de dependência entre o substantivo, adjetivo e advérbio e o seu complemento. Dessa forma, quando um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) pede um complemento necessariamente preposicionado, ocorre uma relação de dependência entre o termo regente (nome) e o termo regido (complemento nominal).
Considerando-se que regência é uma construção sintática que determina os elementos que completarão o sentido do nome, tal fenômeno também ocorre em relação aos verbos no âmbito da transitividade verbal.
Leia também: Vozes verbais – relação estabelecida entre o sujeito e o verbo ao qual está ligado
Regência de algumas construções nominais
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Substantivos
- admiração (a, por)
Sentia admiração por fenômenos naturais.
- dificuldade (de, em)
Tenho dificuldade em língua portuguesa.
- aversão (a, para, por)
Sentia verdadeira aversão às imposições arbitrárias.
- capacidade (de, para)
Possuía grande capacidade de crescer profissionalmente.
- dúvida (acerca de, em, sobre)
Temos dúvidas acerca de alguns pontos do contrato.
- medo (de)
Ela afirmou que tem medo de avião.
- receio (de)
Tinha receio de permanecer no mesmo lugar.
- respeito (a, com, para com, por)
Ela tem respeito pela própria história.
- obediência (a)
É preciso ter obediência aos princípios da natureza.
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Adjetivos
- alheio (a, de)
Não é possível permanecer alheio aos processos.
- apto (a, para)
Estava apto para trabalhar.
- acostumado (a, com)
Estava acostumado a não medir esforços.
- ansioso (de, para, por)
Estou ansioso para mudar a casa.
- benéfico (a)
Alimentação saudável é benéfica ao corpo.
- capaz (de, para)
Ela é capaz de tudo para ser feliz.
- comum (a)
A prática é comum a todos.
- compatível (com)
Suas atitudes não são compatíveis com suas palavras.
- contrário (a)
Somos contrários às negociações.
- essencial (a, para)
Cálcio é essencial para a saúde dos ossos.
- generoso (com)
Foi generoso com os menores.
- interessado (em, por)
Ele é interessado em língua portuguesa.
- necessário (a, em, para)
Trouxe dinheiro necessário para meu regresso.
- relacionado (com)
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- útil (a, para)
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Veja também: Locuções prepositivas – grupos de palavras que exercem a função de preposição
-
Advérbios
Os advérbios terminados em -mente seguem a mesma regência dos adjetivos de que são originados.
- análogo a - analogamente a
- relativo a - relativamente a
- semelhante a - semelhantemente a
- favorável a - favoravelmente a
É importante destacar que perto e longe são seguidos da preposição de.
Fique aqui, bem perto de mim.
Longe dos olhos, longe do coração.
Regência nominal e regência verbal
Compreendemos que regência nominal é a relação de dependência entre o substantivo, adjetivo e advérbio e o seu complemento. Da mesma forma também ocorre tal relação de dependência com os verbos. No entanto, a relação entre verbo e complemento pode dar-se ou não acompanhada por preposição.
Veja o exemplo a seguir:
Já fui a parques de todo o Brasil.
Note que o verbo “ir” rege um complemento acompanhado da preposição “a”. Quem vai, vai a algum lugar. Dessa forma, fica evidente a relação de dependência entre o verbo e seu complemento.
Acesse também: Enfim ou em fim?
Exercícios resolvidos
Questão 1 - (Ifsp 2017) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa e com a gramática normativa e tradicional, quanto à regência nominal, assinale a alternativa incorreta.
a) A opinião pública encheu-se de cólera contra a corte.
b) A hospedagem aos congressistas ficou a cargo do reitor.
c) Eliana é atenciosa com os colegas.
d) Lucas deixou o cachorro atado por um poste.
e) Antônio é leigo em astrofísica.
Resolução
Alternativa D, pois “atado” é regido pela preposição “a” e não pela preposição “por”. Assim, o certo seria “Lucas deixou o cachorro atado a um poste”.
Questão 2 - (G1 - col. naval 2016) Em qual opção a regência do termo em destaque apresenta um desvio da modalidade padrão da língua?
a) Apesar de ter posição contrária sobre as causas da diminuição da leitura, o conferencista foi bastante afável com o estudante.
b) O articulista mostrou que é próprio das pessoas associarem leitura a pensamento.
c) O estudante argumentou que não estava apto a ler aquele livro, cuja linguagem era bastante rebuscada.
d) Ele estava propenso de substituir o livro pela internet, mas foi convencido pelo professor a perseverar.
e) Muitos indivíduos são imunes ao prazer despertado por um bom livro e preferem outros meios tecnológicos de comunicação.
Resolução
Alternativa D. O correto seria “Ele estava propenso a substituir o livro pela internet, mas foi convencido pelo professor a perseverar”.