Whatsapp icon Whatsapp

Regência do verbo “interessar”

O verbo “interessar” pode assumir diferentes sentidos que determinam sua regência específica em cada uma das acepções.
Na oração acima, o verbo “interessar” pede um objeto indireto, pois possui o sentido de “importar”
Na oração acima, o verbo “interessar” pede um objeto indireto, pois possui o sentido de “importar”

O verbo “interessar” pode assumir significados diversos e, portanto, possuir uma regência para cada um de seus sentidos. Veja:

1) Com o significado de “dizer respeito a”, “importar”, “ser proveitoso”, “ser do interesse de”, será verbo transitivo direto ou verbo transitivo indireto.

Exemplo:

Pensei que a compra os interessasse de imediato.

2) Nas acepções de “captar ou prender a atenção, a curiosidade”, “excitar-se”, o verbo é transitivo direto.

Exemplo:

A possibilidade da compra de um carro novo interessou-me de imediato.

3) No sentido de “ter interesse”, “tirar utilidade, lucro ou proveito”, o verbo pede um objeto indireto antecedido pela preposição em.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo:

Não havia ninguém que se interessasse no investimento.

4) Quando significa “atrair”, “provocar interesse ou a curiosidade de”, é um verbo transitivo direto e indireto.

Exemplo:

Foi fácil interessar-me pela compra de um carro novo.

5) Com o significado de “empenhar-se”, “tomar interesse por”, possui forma reflexiva e pede um objeto indireto antecedido pelas preposições “em” e “por”.

Exemplo:

Ela se interessou imediatamente pela compra do carro novo.

Publicado por Mariana Rigonatto
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Regência de verbos com sentido contrário
Porventura, como anda sua competência linguística? Caso deseje aprimorá-la ainda mais, acesse e confira acerca da regência de verbos com sentido contrário.
Regência do verbo acusar
A regência do verbo acusar é determinada por meio dos sentidos por ele apresentados.
Regência do verbo agradecer
Que tal conhecer a regência do verbo “agradecer”? Com certeza você não terá mais nenhuma dúvida em relação a esse fato linguístico, pois é só clicar!
Regência do verbo chamar
Saiba como se constrói a regência do verbo chamar, que pode possuir diferentes acepções em língua portuguesa.
Regência do verbo falar
A depender dos complementos inerentes ao verbo “falar”, este obedece a regências distintas. Certifique-se desse fato linguístico aqui!
Regência do verbo insistir
Analisando a regência do verbo “insistir”, constatamos que ele pode ser transitivo indireto e intransitivo. Clique e confira!
Regência do verbo lembrar
Amplie sua competência linguística, conhecendo aqui a regência do verbo lembrar!
Regência do verbo “induzir”
Dúvidas verbais: Clique e confira uma explicação simples e eficiente sobre a regência do verbo “induzir”.
Regência do verbo “permitir”
Dúvidas verbais: Saiba como fazer a correta regência do verbo “permitir”!
Regência do verbo “responder”
Saiba como se constrói a regência do verbo responder, que pode possuir diferentes acepções em língua portuguesa.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Sistema Métrico Decimal (Unidade de Comprimento)" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Sistema Métrico Decimal (Unidade de Comprimento)
As unidades de medida são representações das grandezas físicas utilizadas em diversas áreas do conhecimento com o intuito de quantificar uma matéria, uma sensação, o tempo ou o tamanho de algo, por exemplo. Nessa aula veremos sobre o sistema métrico decimal, ou seja, como tansformar unidades de medida de comprimento (quilômetro, hectômetro, decâmetro, metro, decímetro, centímetro e milímetro).

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?