Whatsapp icon Whatsapp

Definição de Química Inorgânica

A Química Inorgânica é um ramo da Química que estuda os compostos formados pelos elementos diferentes do carbono e por alguns que contenham carbono de origem mineral.
A ilustração retrata fórmulas químicas de substâncias estudadas na Química Inorgânica
A ilustração retrata fórmulas químicas de substâncias estudadas na Química Inorgânica

Para tornar mais fácil o estudo das substâncias químicas que foram sendo descobertas, na metade do século XVIII, os químicos criaram uma classificação para dividir os compostos em dois grupos: as substâncias inorgânicas e as substâncias orgânicas.

Visto que o carbono é tetravalente e realiza quatro ligações com os mais diversos elementos e com átomos dele mesmo, ele possui a capacidade de formar milhões de compostos diferentes que eram inicialmente encontrados em seres vegetais e animais. Assim, originalmente, a Química Orgânica e a Química Inorgânica eram classificadas da seguinte forma:

  • A Química Orgânica é o ramo que estuda as substâncias originadas nos seres vivos (vegetais e animais).

  • A Química Inorgânica é o ramo que estuda as substâncias de origem mineral.

De fato, as substâncias inorgânicas são, direta ou indiretamente, de origem mineral, como é o caso do calcário (carbonato de cálcio – CaCO3), do salitre do chile (nitrato de sódio – NaNO3), da gipsita (sulfato de cálcio – CaSO4) e assim por diante.

Entretanto, com o tempo, os cientistas viram que essa distinção entre as substâncias orgâncias e as inorgânicas não estava completamente correta, pois eles descobriram que os compostos orgânicos também poderiam ser sintetizados em laboratório, não sendo produzidos apenas pelos organismos vivos.

Por isso, a definição dada a esses dois grupos mudou. Atualmente, essas áreas da Química são definidas da seguinte forma:

  • A Química Orgânica estuda os compostos do carbono.

  • A Química Inorgânica estuda todos os demais elementos e seus compostos.

Existem compostos formados por carbono que são estudados na Química Inorgânica, mas eles devem ter origem mineral. Um exemplo é o próprio carbonato de cálcio (CaCO3) já citado. Outros exemplos são carbonato de sódio – Na2CO3, bicarbonato de sódio – NaHCO3, ácido carbônico – H2CO3, dióxido de carbono – CO2, monóxido de carbono – CO, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O calcário ou carbonato de cálcio é uma substância inorgânica que possui carbono
O calcário ou carbonato de cálcio é uma substância inorgânica que possui carbono

Uma característica importante dos compostos iônicos é que todos eles podem formar íons. Por essa razão, essas substâncias foram divididas em funções inorgânicas, que agrupam os compostos semelhantes em sua constituição e na interação com a água, de acordo com a teoria da dissociação eletrolítica de Arrhenius:

As quatro funções inorgânicas são:

* Ácidos: Compostos covalentes que reagem com a água, sofrem ionização e formam soluções que apresentam como único cátion o hidrogênio (H+). Exemplos: H2SO4, HNO3, HCl, HBr, HF, HI, HClO4, H3SO4, H3BO3 e H3PO4.

* Bases: Compostos que se dissociam na água e liberam íons dos quais o único ânion é a hidroxila OH-. Exemplos: NH4OH, NaOH, KOH, Mg(OH)2 e Ca(OH)2.

* Sais: Compostos que se dissociam na água e liberam íons dos quais pelo menos um cátion é diferente do hidrogênio (H+) e pelo menos um ânion é diferente da hidroxila OH-. Exemplos: Na2CO3, CaCO3, NaCl e CaSO4.

* Óxidos: Compostos binários, isto é, formados por dois elementos. O mais eletronegativo entre eles é o oxigênio. Exemplos: CO2, CO, NO2 e SO3.

Para saber mais detalhes sobre cada uma dessas funções inorgânicas, leia os artigos apresentados na seção Química Inorgânica em nosso site.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Acidez e basicidade das soluções salinas
Análise feita a partir da hidrólise do sal.
Aplicação dos óxidos
Óxidos, peróxido de hidrogênio, água oxigenada, clarificadores, alvejantes, óxido de cálcio, anti-séptico, Dióxido de carbono, Óxido de Cálcio, Óxido Nitroso, Dióxido de Enxofre, Monóxido de Carbono.
Aplicações dos ácidos mais comuns
Você conhece as aplicações dos ácidos mais comuns? Clique e descubra as diversas utilizações de alguns ácidos, empregados principalmente na indústria, participando da produção de produtos fundamentais como fertilizantes, ou na rotina laboratorial, em que são usados na síntese de outras funções inorgânicas.
Bases
Conheça quais são as principais bases e como elas são classificadas. Aprenda como nomeiam-se os compostos alcalinos e quais são suas aplicações mais comuns.
Bases no cotidiano
Conheça algumas das principais aplicações e origens das bases usadas no cotidiano.
Bicarbonato de sódio
Como esse composto é aplicado em diferentes funções?
Características e nomenclatura das Bases
Bases, dissociação iônica, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de alumínio, íons, cátion, ânion, hidróxido de ferro, hidróxido de cobre, sabor adstringente.
Carbonato de Cálcio
Conheça as fontes de obtenção do carbonato de cálcio e quais são suas principais aplicações.
Carbonetos
Carbonetos, sais binários contendo carbono e características inorgânicas, óxidos metálicos, Carbonetos Covalentes, Carbonetos Iônicos, maçaricos oxi-acetilênicos, carboneto de silício, carboneto de cálcio, carboneto de boro.
Cianeto de potássio
Composto químico que contém o grupo ciano, gás altamente tóxico, gás cianídrico, Zyklon B, Cianureto de potássio, cianeto de potássio, substância hematóxica, cianoacrilato, Segunda Guerra Mundial.
Classificação das Bases
Como a solubilidade se relaciona com o grau de dissociação de bases.
Classificação dos Sais
Entenda mais a respeito da classificação dos sais através deste texto.
Classificação dos ácidos
Descubra quais são os quatro critérios de classificação dos ácidos e como determinar a sua força.
Classificação dos óxidos
Classificação dos óxidos, compostos binários, oxigênio, Óxidos básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros, óxidos anfóteros, óxidos mistos, peróxidos, carga elétrica, caráter iônico, caráter covalente, ametais.
Classificação e nomenclatura dos sais
Conheça a classificação dos sais em neutros, ácidos, básicos, duplos, hidratados e alúmen, além de compreender como é realizada a nomenclatura em cada caso.
Cloreto de sódio (sal de cozinha)
Saiba mais sobre as propriedades do cloreto de sódio, nosso conhecido sal de cozinha. Saiba como é o processo de extração do sal marinho e quais suas aplicações.
Compostos iônicos
Conheça mais sobre os compostos iônicos e suas características e como a força de atração entre os íons explica as propriedades desses compostos.
Conceito de ácido, base e sal pela teoria de Arrhenius
Segundo o conceito de Arrhenius, em solução aquosa os ácidos produzem como cátion somente o hidrogênio, as bases produzem como ânion somente a hidroxila e os sais geram íons diferentes destes.
Dissociação e Ionização
Svant August Arrhenius, dissociação iônica, ionização, condutividade elétrica, compostos iônicos, soluções aquosas, sal de cozinha, soda cáustica, corrente elétrica, dissociação iônica.
Ferro
Metal maleável, tenaz, coloração branco-acizentada, propriedades magnéticas, ferromagnético, minério de ferro, ferro-gusa, Siderúrgicas, Hematita, Magnetita (pedra-ímã), Siderita, pirita, bom condutor de calor e eletricidade.
Funções Inorgânicas
Conheça o conceito de funções inorgânicas, o que diferencia ácidos, bases, sais e óxidos e o que é a Teoria da Dissociação Iônica de Arrhenius.
Fórmulas dos sais
As fórmulas dos sais são formadas através da troca das cargas dos íons, passando-as aos índices, mas de modo invertido.
Hidretos
Conheça a definição e a diferença entre hidretos iônicos e hidretos moleculares.
Nomenclatura dos ácidos
Você sabe qual é a nomenclatura dos ácidos? Leia o texto e entenda como é feita essa nomenclatura. Veja as regras usadas para nomear os ácidos.
Nomenclatura dos óxidos
Clique e conheça as regras de nomenclatura utilizadas para realizar a nomenclatura de óxidos (iônicos e moleculares).
Os sais
Saiba o que são os sais. Conheça suas características e propriedades. Aprenda a formação da nomenclatura desses compostos assim como seus usos.
Peróxido de Hidrogênio ou Água Oxigenada?
A diferença do peróxido de hidrogênio para a água oxigenada é que esta é o peróxido dissolvido em água.
Principais bases
Conheça as principais bases usadas na indústria química, suas características e aplicações na sociedade.
Principais sais inorgânicos
Veja as principais características, fontes de obtenção e as aplicações dos sais inorgânicos mais importantes do nosso cotidiano.
Propriedades e classificação dos ácidos
Propriedades dos ácidos, classificação dos ácidos, ácidos altamente corrosivos, monoácidos, triácidos, diácidos, tetrácidos, hidrogênios ionizáveis, ácido cianídrico, ácido fluorídrico, ácido clorídrico, ácido bromídrico, ácido iodídrico, ácido forte, ácido fraco, ácido semiforte, reação de neutralização, força ácida.
Pólvora Clássica
Pólvora, elixir da imortalidade, enxofre, salitre, nitrato de potássio, Propelente, Explosiva, munições, fogos de artifício, pólvora negra, usada com propósitos militares na China, canhão, foguetes, bombas explosivas lançadas de catapultas.
Reações inorgânicas
Clique aqui e entenda o que são reações inorgânicas. Conheça seus tipos. Saiba como elas acontecem e onde podem ser observadas no cotidiano.
Sal por toda parte
Conheça vários sais e onde são aplicados.
Teoria ácido-base de Brönsted-Lowry
A teoria ácido-base de Brönsted-Lowry diz que o ácido é o doador de prótons e a base é o receptor de prótons.
Teorias ácido-base de Arrhenius, de Brønsted-Lowry e de Lewis
Conheça as teorias ácido-base de Arrhenius, de Brønsted-Lowry (protônica) e de Lewis (eletrônica).
Tipos de Sais
Classificação dos sais quanto à natureza de seus íons.
Ácido Clorídrico
O ácido clorídrico é muito interessante, pois apesar de ser corrosivo e tóxico, ele está presente no nosso suco gástrico. Quer saber mais? Leia esse texto.
Ácido Fosfórico
Conheça mais sobre o ácido fosfórico, o ácido que deu origem ao mito de que os refrigerantes à base de cola desentopem pias.
Ácido nítrico
Neste texto você vai encontrar a fórmula química do ácido nítrico, suas principais propriedades, usos, aplicações e as suas formas de obtenção.
Ácidos
Clique e descubra a definição de ácido, suas características, classificações e utilizações. Confira também exercícios resolvidos sobre o tema!
Óxidos
Aprenda mais sobre os óxidos, suas classificações, nomenclatura, aplicações e curiosidades. Confira também exercícios comentados sobre o tema.
Óxidos Básicos
Entenda o que são óxidos básicos, suas propriedades, aplicações e exemplos principais, como o óxido de potássio, de cálcio e de sódio, além do óxido nitroso.
Óxidos anfóteros
Conheça a classificação dos óxidos em óxidos anfóteros, veja exemplos e como eles se comportam.
Óxidos ácidos
Definição dos óxidos ácidos, exemplos, fórmulas, reações que participam, ocorrência no cotidiano e sua contribuição para as chuvas ácidas.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Congruência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Congruência de triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem congruentes, os seus lados homólogos e os ângulos correspondentes devem ser congruentes. Porém, ao invés de analisar os três lados e os três ângulos, veremos que é necessário analisar apenas alguns casos de congruência de triângulos: LAL (Lado, Ângulo, Lado), LLL (Lado, Lado, Lado), ALA (Ângulo, Lado, Ângulo) e LAAo (Lado, Ângulo, Ângulo Oposto).