Aceroleira

A aceroleira produz a acerola, um fruto rico em vitamina C, ferro, cálcio, fósforo, antocianinas e carotenoides.
A acerola é um fruto que se destaca pela grande quantidade de vitamina C

A aceroleira (Malpighia emarginata) é uma planta da família Malpighiaceae do gênero Malpighia que apresenta um fruto altamente conhecido em todo o mundo pela sua grande quantidade de vitamina C. A espécie surgiu nas Antilhas, Norte da América do Sul e América Central e foi trazida para o Brasil em 1956 graças a trabalhos da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

A planta apresenta inflorescências formadas por duas a seis flores de coloração, que vai do branco ao rosa. O fruto é do tipo baga drupácea e possui três sementes, que são envolvidas pelo endocarpo. O tamanho das sementes é muito variável e apresenta-se, normalmente, proporcional ao tamanho do fruto. Quando maduro, o fruto apresenta coloração variada, podendo ser encontrado nas tonalidades vermelha, roxa ou amarela.

A acerola, o fruto da aceroleira, apresenta alto teor de vitamina C (2.500 a 4.500mg/100g de polpa), uma vitamina relacionada com a diminuição de problemas cardíacos e de alguns tipos de cânceres, além de melhora na pele. Apesar do pequeno tamanho, a acerola possui um índice de vitamina C 100 vezes maior do que o de frutas cítricas. Além dessa vitamina, o fruto é fonte de ferro, cálcio, fósforo, antocianinas e carotenoides.

A acerola pode ser consumida in natura ou na forma de sucos, sorvetes, doces, compotas e geleias, por exemplo. É muito usada na produção de polpas e para enriquecer sucos de frutos pobres em vitamina C. Também pode ser empregada como suplemento alimentar, bebidas para esportistas e barras nutritivas.

A aceroleira desenvolve-se bem em clima tropical e subtropical e, por isso, o cultivo é realizado em praticamente todo o território nacional, sendo a região Nordeste a que mais se destaca. Estima-se que no país existam 10.000 ha de área cultivada com essa planta e que os estados da Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco sejam responsáveis por mais de 50% de toda a produção.

A aceroleira possui diferentes variedades, como acerolas doces, semidoces e ácidas. As variedades doces são recomendadas principalmente para consumo in natura. As ácidas são mais utilizadas na indústria. A semidoce, por sua vez, apresenta sabor intermediário, podendo ser consumida in natura ou industrializada.

Como existem diferentes variedades da planta, é necessário analisar algumas variáveis para realizar o plantio com fins de comercialização. A aceroleira ideal para o agricultor deve ter alta produtividade, ausência de pelos urticantes, apresentar frutos vermelhos com mais de oito gramas, ricos em vitamina C e com maior resistência para facilitar o transporte.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Abacate
Origem, utilização e benefícios que a fruta proporciona.
Abacaxi
Benefícios e o emprego da fruta na indústria e culinária.
Ameixa
Características, tipos e benefícios da fruta para a saúde.
Amora
As espécies mais comuns da amoreira são a amoreira-preta e a amoreira-branca. Conheça aqui o valor nutricional da amora!
Açaí
Saiba qual é a origem do açaí e conheça seus benefícios para a saúde. Entenda também como é o seu consumo pelo país e quais as características do cultivo.
Banana
Você sabia que a banana não é um fruto, mas sim um pseudofruto? Clique e saiba mais sobre um dos alimentos mais produzidos no mundo.
Caju
Características da fruta e sua importância econômica.
Cajuzinho-do-cerrado
Espécie nativa do cerrado brasileiro, o cajuzinho-do-cerrado está na lista de espécies ameaçadas de extinção. Saiba mais sobre a importância dessa espécie!
Carambola
A carambola é considerada uma fruta de quintal, já que seu cultivo não é feito em escala. Confira aqui mais sobre essa fruta!
Cereja
Você sabia que a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas? Clique e conheça mais sobre este fruto.
Kiwi
O kiwi possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas. Clique e conheça mais sobre essa fruta.
Laranja
Valor nutritivo, variedades e formas de consumo da fruta.
Limão
O limão é empregado contra inúmeras doenças e problemas de saúde. Saiba mais sobre essa fruta tão popular!
Manga
Clique aqui e acesse este texto para conhecer mais informações sobre a manga. Veja quais são suas características, seus benefícios etc.
Mangaba
A mangaba é uma fruta muito utilizada na culinária.
Maçã
A maçã é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Confira!
Pêssego
O pêssego é o fruto do pessegueiro, árvore nativa da China. Ele evita problemas de pele e no intestino. Confira aqui alguns de seus benefícios.
Tamarindo
Características, valor nutritivo e formas de consumo do tamarindo.
Uva
Origem, valor nutritivo e o cultivo da fruta no Brasil.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos