Belarus
Europa. A nação tornou-se independente em 1918, mas tão logo se integrou à União Soviética, o que permaneceu até meados do ano de 1991. Atualmente, é um país autônomo, mas que possui fortes vínculos com a Rússia. O território belarusso é formado por grandes planícies cobertas por florestas temperadas.
Belarus é um país daA população local desfruta de um elevado Índice de Desenvolvimento Humano, mas é governada de maneira ditatorial, por meio de um governo central marcado pelas violações dos Direitos Humanos. A economia belarussa tem como pontos fortes a produção agropecuária e a indústria manufatureira. O país possui uma infraestrutura urbana bastante desenvolvida.
Já a cultura desse país, assim como vários aspectos dos costumes locais, é fortemente influenciada pelos russos. Vale ressaltar também que a nação belarussa é considerada um dos países mais fechados do mundo.
Leia também: Quais são os países da Europa?
Resumo sobre Belarus
-
A República de Belarus declarou sua independência em 1918, logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, por meio da instalação de uma república.
-
Mais tarde, o país optou por integrar a União Soviética, por meio da criação da URSS. A união durou até o ano de 1991.
-
O território de Belarus está localizado na porção leste do continente europeu. O país faz fronteira com Rússia, Ucrânia, Polônia, Letônia e Lituânia.
-
A demografia belarussa é caracterizada pelo intenso processo de envelhecimento da população. A taxa de crescimento vegetativo do país é considerada muito baixa.
-
A economia de Belarus é bastante diversificada e tem como atividades predominantes a agricultura, a indústria e a administração pública.
-
O período soviético culminou na construção de uma ampla rede de infraestrutura de serviços públicos para a população.
-
A nação belarussa é governada pelo ditador Alexander Lukashenko desde o ano de 1994. Ele é um governante conhecido pela perseguição de opositores políticos.
-
A culinária de Belarus tem como pratos típicos a sopa de beterraba e a carne de porco. A batata é o alimento mais consumido pela população.
-
Os rejeitos radioativos provenientes do acidente nuclear da Usina de Chernobyl, ocorrido na Ucrânia, em 1986, atingiu boa parte do território de Belarus.
Dados gerais de Belarus
-
Nome oficial: República de Belarus.
-
Gentílico: bielorrusso ou belarusso.
-
Extensão territorial: 207.600 quilômetros quadrados.
-
Localização: Europa Oriental.
-
Capital: Minsk.
-
Clima: temperado.
-
Governo: república presidencialista.
-
Idioma: russo e belarusso.
-
Religiões: 55,4% (cristianismo), 44,6% (outras).
-
População: 9.449.000 habitantes.
-
Densidade demográfica: 46,6 habitantes/quilômetro quadrado.
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,823 (muito alto).
-
Moeda: rublo belarrusso.
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 60,2 bilhões de dólares.
-
PIB per capita: US$ 6.400 dólares.
-
Gini: 25,3%.
-
Fuso horário: UTC+3.
-
Relações exteriores:
-
Organização das Nações Unidas (ONU);
-
Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
-
-
Divisão administrativa: 6 voblast (províncias), sendo elas:
Brest
Mahilyow
Homiel
Minsk
Hrodna
Vitsebsk
Veja também: Estados Unidos da América — a nação mais influente do mundo
História de Belarus
O território atual de Belarus foi habitado por povos eslavos entre os séculos VI e VIII. Porém, ao longo dos séculos seguintes, a região foi tomada por várias potências estrangeiras, entre elas a atual Rússia. Os russos estabeleceram-se localmente a partir do século XVIII e mantiveram uma relação estreita com as elites locais.
Já no início do século XX, mais precisamente em 1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Belarus declarou oficialmente sua independência como uma república democrática. Mais tarde, no ano de 1922, com o apoio dos bolcheviques russos, oficializou-se como uma República Soviética Socialista Bielorrussa, integrando assim o grupo que deu forma à antiga União Soviética (URSS).
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) marcou um triste capítulo da história de Belarus. O país foi devastado pela invasão nazista e perdeu grande parte da sua população. Houve ainda um numeroso volume de perdas materiais. A vitória da URSS no conflito garantiu uma sobrevida ao país enquanto uma das repúblicas soviéticas. Porém, o fim da União Soviética (1991) marcou a efetivação da separação de Belarus da atual Rússia.
Geografia de Belarus
O território de Belarus está localizado na porção leste do continente europeu. O país faz fronteira com:
-
Ucrânia,
-
Polônia,
-
Letônia e
-
Lituânia.
A geografia local é constituída por formas de relevo tipicamente planas. A variação de altitude do relevo do país é muito pequena. O ponto mais elevado de Belarus é o Monte Dzyarzhynskaya, com cerca de 346 metros de altitude.
O país possui ainda uma rede de drenagem bastante complexa, formada por rios de médio e pequeno porte, além de lagos de água doce. O território belarusso não é banhado pelo oceano. Os principais rios de Belarus são Dniepre, Pripyat, Berezina e Neman. Já os lagos mais importantes são Drivyaty, Snudy e Naroch.
O quadro climático de Belarus é tipicamente temperado. Portanto, predomina na região a ocorrência de temperaturas baixas ao longo de todo o ano. A queda drástica de temperatura ocorre principalmente no inverno, quando é comum o registro de vários dias com temperaturas negativas, além de forte ocorrência de precipitação de neve.
Já a cobertura vegetal do território belarusso é formada por Florestas de Coníferas. Esse tipo vegetal é composto por árvores de grande porte, que são bastante homogêneas entre si. Ademais, são espécies muito resistentes ao clima frio do país. Há estimativas que indicam que quase metade da área total de Belarus ainda seja ocupada por florestas.
Mapa de Belarus
Demografia de Belarus
A população de Belarus é formada por quase 9,5 milhões de habitantes. O país é considerado pouco populoso e também pouco povoado. A densidade demográfica é de cerca de 46,6 habitantes/quilômetro quadrado. A maior parte da população do país é formada por belarussos nativos e russos.
O território de Belarus possui uma taxa de urbanização bastante elevada. A maior aglomeração urbana do país é a região da capital nacional, Minsk, que possui cerca de 2 milhões de habitantes. As cidades de Gomel, Mahilou, Vitsyebsk, Hrodna e Brest também são centro urbanos importantes de Belarus.
O quadro demográfico de Belarus é caracterizado principalmente pelo intenso processo de envelhecimento da população. O país tem uma das menores médias de filhos por mulher do mundo. Logo, a taxa de natalidade extremamente baixa, em conjunto com o aumento da expectativa de vida, culminou em um quadro de declínio populacional. O número de imigrantes no país, devido às questões culturais, também é considerado muito baixo. A população local desfruta de boas condições de vida, com indicadores sociais satisfatórios. O índice de desenvolvimento humano é considerado muito elevado.
Leia também: Qual a diferença entre povo e nação?
Economia de Belarus
A economia de Belarus é bastante diversificada e tem como atividades predominantes a agricultura, a indústria manufatureira e a administração pública. Os serviços públicos, inclusive, são o principal gerador de renda da população local. O comércio também é uma atividade importante nos grandes centros. Já o turismo é pouco desenvolvido em razão de questões políticas e culturais.
O setor primário de Belarus é caracterizado pela agropecuária. Na agricultura, destacam-se os cultivos de batata, beterraba, trigo, cevada e centeio. Já na pecuária, há grandes rebanhos de suínos e de aves no país. As fazendas de Belarus também são grandes produtoras de leite. Por sua vez, o extrativismo de compostos como o potássio é muito importante para a economia local.
Já o setor secundário é bastante diversificado em Belarus. As indústrias locais possuem uma ampla infraestrutura derivada do período soviético. Porém, o país ainda é dependente de tecnologias estrangeiras. As principais indústrias de Belarus são de máquinas e equipamentos diversos, veículos de transporte, produtos químicos e fertilizantes, além de artigos têxteis e alimentícios.
Por sua vez, o setor terciário é concentrado no serviço público. A economia de Belarus passou por um processo de reabertura econômica após a era soviética. Porém, ainda predomina no país a concentração dos serviços públicos na esfera estatal. As relações de comércio internacional do país ocorrem prioritariamente com a Rússia.
Infraestrutura de Belarus
A infraestrutura de serviços de Belarus é considerada bastante abrangente. O período soviético culminou na construção de uma ampla rede de serviços públicos, que, apesar da necessidade de modernização, garante índices aceitáveis de cobertura para a população. A oferta de energia, comunicação, saneamento básico, entre outros, é praticamente universal no país. Ademais, a elevada urbanização culminou na construção de equipamentos urbanos de destaque na maior parte das cidades belarussas..
Por sua vez, o isolamento político e econômico de Belarus resultou em uma diminuta ligação do país com as demais nações do globo. A infraestrutura de transporte nacional, por exemplo, apesar de bastante desenvolvida, ainda é pouco utilizada em setores como o comércio. Já as instalações militares são muito usufruídas, em especial por meio de treinamentos de defesa com a Rússia. O país também é dependente da importação de energia elétrica. No mais, ainda carece de uma infraestrutura mais moderna, principalmente no campo tecnológico.
Governo de Belarus
Em termos documentais, a estrutura de governo de Belarus é constituída por uma república presidencialista, ancorada pelo sistema democrático de representação. Esse cenário é fruto da promulgação da Constituição Federal de Belarus em 1994. Porém, o primeiro presidente eleito no país, Alexander Lukashenko, realizou vários acordos políticos e conseguiu ampliar o seu domínio sobre a estrutura governamental do país. Desse modo, os belarussos convivem com um regime ditatorial, marcado pela ocorrência de seis mandatos seguidos do referido presidente, que permanece no poder até os dias atuais.
O cenário relatado foi o disparador de grandes protestos populares organizados pelos belarussos desde meados de 2020. A população local luta para o cumprimento do documento constitucional por meio da realização de eleições livres e democráticas para presidente. No mais, o sistema político do país é extremamente corrupto e marcado pela violação dos Direitos Humanos. A imprensa é politicamente controlada, assim como há uma perseguição sistemática aos opositores políticos do atual presidente, inclusive com uso de prisões arbitrárias. Essa situação culminou na alcunha de “a última ditadura da Europa” para Belarus.
Cultura de Belarus
A cultura belarussa é fortemente marcada pela influência dos russos, que dominaram parte da vida política e cultural do país, desde os séculos passados. Portanto, há um forte apreço pelo desenvolvimento de atividades artísticas em Belarus, com destaque para o teatro, danças diversas, literatura e música tradicional. O Teatro Nacional de Ópera e Ballet Acadêmico da República de Belarus é o principal equipamento de apresentação de artes cênicas do país.
A vida cotidiana da população também é influenciada pela cultura russa, desde o idioma até as práticas religiosas. Em Belarus, há também um forte consumo de bebidas como a vodca. A culinária local é marcada pelos pratos típicos feitos com batata. A sopa de beterraba e a carne de porco também são muito consumidos no país. Já no esporte, destacam-se o hóquei no gelo, o handebol e práticas esportivas plásticas, como a ginástica rítmica.
Leia também: O que é identidade cultural?
Curiosidades de Belarus
-
A Floresta Byelavyezhskaya, localizada em Belarus, é considerada um Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
-
O território belarusso é o habitat do bisão-europeu, o maior animal terrestre da Europa, cujo peso pode chegar até 600 quilos. Essa espécie vive nas grandes áreas florestais presentes em Belarus.
-
A capital de Belarus, Minsk, foi uma das cidades mais atingidas pelos confrontos entre nazistas e soviéticos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Após o término do conflito, a maior parte da cidade foi totalmente reconstruída.
-
A República de Belarus é considerada um dos países mais fechados de todo o mundo. O acesso a informações confiáveis sobre o país é dificultado pelo controle estatal da imprensa local. O turismo estrangeiro também é uma atividade controlada no país.
-
O acidente nuclear da Usina de Chernobyl, ocorrido na Ucrânia em 1986, atingiu boa parte do território belarusso. O fluxo dos ventos locais levou parte dos rejeitos radioativos para o país.
Crédito da imagem