Espanha

Espanha é um país desenvolvido e industrializado situado na Europa Ocidental. O território espanhol é um dos principais polos culturais e turísticos de todo o mundo.
Bandeira da Espanha.

A Espanha é uma das nações mais ricas e industrializadas do mundo. Ela está na península Ibérica, extensão de terra localizada na Europa Ocidental, entre o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo.

A Espanha foi um dos maiores impérios mundiais, especialmente durante as Grandes Navegações, quando colonizou diversos territórios pelo mundo. Atualmente, o país é uma monarquia parlamentarista que possui quase 50 milhões de habitantes.

O espanhóis desfrutam de uma elevada qualidade de vida e de uma abrangente oferta de serviços públicos. A economia espanhola tem como destaque a agricultura, a indústria e o turismo. Além disso, trata-se de um dos principais centros de cultura e turismo de todo o mundo.

Leia também: Bandeira da Espanha — a história desse símbolo que contém o Brasão de Armas do país

Resumo sobre a Espanha

  • Originou-se da unificação de diversos reinos localizados na península Ibérica durante tempos antigos.

  • Seu povo passou por diversas mudanças políticas ao longo do tempo; atualmente, o país é uma monarquia parlamentarista.

  • Possui, além das 17 comunidades autônomas que formam o país, duas ilhas oceânicas (Canárias e Baleares) e duas cidades autônomas (Ceuta e Melilha).

  • Sua população é predominantemente urbana; suas maiores cidades em número de habitantes são Madri e Barcelona.

  • É uma das principais economias da Europa, com destaque para os setores da agricultura, da indústria e do turismo.

  • É reconhecida pela adoção de políticas de respeito aos direitos humanos em diversos campos da sociedade.

  • Seu povo é considerado muito festivo; destacam-se o Festival de Santa Tecla e a Festa de São Firmino.

  • Uma curiosidade é a sua diversidade linguística; possui falantes de espanhol, catalão, galego e basco.

Dados gerais da Espanha

  • Nome oficial: Reino de Espanha

  • Gentílico: espanhol

  • Extensão territorial: 504.030 quilômetros quadrados

  • Localização: Europa Ocidental

  • Capital: Madri

  • Clima: mediterrânico

  • Governo: monarquia constitucional parlamentarista

  • Idioma: espanhol

  • Religiões: 58% (cristianismo), 37% (ateísmo), 5% (outras)

  • População: 47.350.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 90 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,904 (muito elevado)

  • Moeda: Euro

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 1,281 trilhões

  • PIB per capita: US$ 27.000

  • Gini: 34,3%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);

    • União Europeia (UE);

    • Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

  • Divisão administrativa: 17 comunidades autônomas, sendo elas:

Andaluzia

Castela e Leão

Aragão

Estremadura

Astúrias

Galiza

Baleares

La Rioja

País Basco

Comunidade de Madrid

Ilhas Canárias

Múrcia

Cantábria

Navarra

Catalunha

Comunidade Valenciana

Castela-Mancha

 

História da Espanha

O território espanhol foi habitado desde tempos remotos por populações diversas, como mouros, árabes e romanos, que estavam distribuídas em vários reinos. A unificação da Espanha ocorreu somente por meio de acordos políticos e econômicos que permearam as monarquias da região. Houve ainda o forte papel da Igreja, uma vez que o país foi unificado após a adoção do catolicismo como religião oficial.

A Porta de Alcalá é um dos principais marcos históricos da cidade de Madri.

A partir da unificação, a Espanha tornou-se uma das principais potências mundias, especialmente devido ao seu protagonismo durante as Grandes Navegações. Detinha grandes porções de terra que foram colonizadas, principalmente na América, com destaque para a maior parte dos países latino-americanos. Questões internas e levantes externos levaram-na à decadência econômica e, por consequência, à perda de suas colônias.

No último século, a Espanha passou por uma importante transformação política, já que foi governada por quase 40 anos por uma ditadura. O reestabelecimento da democracia no país deu-se pela monarquia espanhola, que retomou o poder após os anos sombrios. Logo a Espanha recuperou-se política e economicamente, tornando-se um dos países mais desenvolvidos do mundo.

  • Videoaula sobre a colonização da América pela Espanha

Etimologia da Espanha

O nome Espanha tem origem no modo como era nomeada a península Ibérica em tempos antigos, chamada por povos romanos de Hispânia, que, no alfabeto fenício, significa “terra de coelhos”.

Geografia da Espanha

A Espanha está localizada na maior parte da península Ibérica, porção territorial situada no extremo oeste da Europa, banhada pelo mar Mediterrâneo e pelo oceano Atlântico. O território espanhol faz fronteira com Portugal, França e Andorra. A Espanha ainda possui dois grupos de ilhas oceânicas (Canárias e Baleares) e duas cidades autônomas localizadas no Norte de África (Ceuta e Melilha).

Geomorfologicamente, o território espanhol tem um relevo predominantemente plano, formado por grandes planaltos. As maiores altitudes do país estão nos Pireneus. A hidrografia espanhola tem uma grande rede de rios, com destaque para o Douro, Tejo e Ebro.

Em termos climáticos e vegetacionais, a Espanha tem um ambiente natural tipicamente mediterrânico. A influência da umidade e dos ventos é marcante na geografia local, especialmente no litoral.

Mapa da Espanha

Demografia da Espanha

A Espanha tem quase 50 milhões de habitantes. A maior parte da população do país é urbana e está distribuída nos grandes centros urbanos locais. As maiores cidades em número de habitantes da Espanha são Madri e Barcelona.

Em termos demográficos, a Espanha tem uma população com um perfil bem próximo aos dos demais países desenvolvidos, com baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida. Nos últimos anos, o crescimento da população do país tem sido constante mediante a entrada de muitos imigrantes.

Pela análise de indicadores sociais, a Espanha detém elevado desenvolvimento humano, com bons indicadores em áreas como saúde e educação, o que reflete diretamente na boa qualidade de vida da população local.

Leia também: Migração — por que os movimentos migratórios ocorrem?

Economia da Espanha

A Espanha é um das principais economias da Europa, com destaque para setores como a agricultura, a indústria e o turismo. A economia local é muito desenvolvida e bastante diversificada. O país tem indicadores sociais robustos, apesar da crescente desigualdade social, além das recentes crises econômicas.

O setor primário da Espanha é caracterizado pela grande produção de frutas como uvas, azeitonas e tomates, além da pesca marítima e da produção de carne suína. Já o setor secundário tem como destaque a diversidade de indústrias, entre elas, a alimentícia, a automobilística, a química e a de bebidas. Por fim, o setor terciário da Espanha é muito pujante, com destaque para serviços diversos e o turismo.

Infraestrutura da Espanha

A Espanha possui uma infraestrutura muito moderna e de grande abrangência espacial. Em termos de serviços para a população, por exemplo, a saúde e a educação públicas espanholas são consideradas de elevada qualidade pelos indicadores internacionais. A população do país desfruta de uma cobertura universal de saneamento básico, energia e telecomunicações.

A Espanha é um importante centro de transportes do mundo, especialmente por sua rede aeroviária e rodoviária, além da mais extensa rede ferroviária de alta velocidade da Europa. A produção de energia renovável, com destaque para a eólica e a solar, também é um ponto importante da infraestrutura espanhola.

Governo da Espanha

Atualmente, a Espanha é uma democracia plena, caracterizada pela ampla participação da população nas decisões políticas do país. Também é reconhecida internacionalmente pela adoção de políticas de respeito aos direitos humanos, com destaque para o pioneirismo na asseguração de direitos para minorias diversas.

O alto desenvolvimento da Espanha é marcado por um governo democrático, formado pelos representantes parlamentaristas, em conjunto com a monarquia do país. Portanto, há as figuras do chefe de Estado, o rei; e chefe de Governo, o primeiro-ministro. Ademais, em complemento à estrutura do governo espanhol, há os sistemas Legislativo e Judiciário.

Leia também: Formas de governo — os modos existentes de organização e divisão de poderes em um país

Cultura da Espanha

A Espanha tem uma cultura muito diversificada, fruto dos diversos povos que habitaram o país ao longo da história, como romanos, árabes e mouros. Ademais, a cultura espanhola sofreu diversas influências mais recentes, como por meio dos imigrantes que chegaram ao país. São exemplos de expressões artísticas da Espanha o flamenco, o bolero e as castanholas. Há ainda festas tradicionais, como o Festival de Santa Tecla e a Festa de São Firmino.

A cultura da Espanha também tem forte destaque em áreas como produção de moda, cinema de vanguarda e arquitetura contemporânea. Na culinária espanhola, destaca-se o uso de alimentos mediterrânicos. No esporte, o grande destaque é o futebol.

O flamenco é uma dança típica da Espanha.[1]

Curiosidades da Espanha

  • Seu idioma oficial é o espanhol, porém há diversas línguas utilizadas pela população, com destaque para o catalão, o galego e o basco.

  • A siesta é uma tradição espanhola, consiste em dormir após o almoço e ainda é adotada em várias regiões do país.

  • As touradas, embora fortemente criticadas pelos defensores dos direitos dos animais, ainda são frequentemente praticadas no país.

  • Tem o maior índice de aceitação da homossexualidade na Europa. O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado em 2005.

  • É a maior produtora de azeite de todo o mundo, com cerca de 40% da produção global.

Créditos da imagem

[1] leonov.o / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos