Suíça
A Suíça é um país localizado na Europa Central. É uma das nações mais desenvolvidas e industrializadas de todo o mundo. A Suíça historicamente adotou uma visão pacífica frente aos conflitos mundiais.
A população suíça desfruta de um elevado padrão de vida. O território suíço conta com belas paisagens, com destaque para as montanhas nevadas. O turismo é uma das principais atividades econômicas do país.
Leia também: Quais países são considerados desenvolvidos?
Resumo sobre a Suíça
-
A primeira formação oficial da Suíça ocorreu, em 1648, por meio da reunião de diversos cantões da porção central europeia.
-
A Suíça tem um relevo muito montanhoso, com destaque para os Alpes Suíços, principal ponto turístico do país.
-
São destaques da economia suíça as indústrias de joias, relógios, produtos bélicos, medicamentos, eletrônicos, equipamentos de precisão, entre outros.
-
O país conta com vastas redes de transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário, e, ainda, possui diversas opções de comunicabilidade.
-
A Suíça é um país pouco populoso, com cerca de 8 milhões de habitantes, mas muito povoado, com grandes taxas de população relativa.
-
A cultura da Suíça foi fortemente influenciada pelos países vizinhos: Alemanha, Itália e França.
Dados gerais sobre a Suíça
-
Nome oficial: Confederação Suíça
-
Gentílico: suíço
-
Extensão territorial: 41.291 quilômetros quadrados
-
Localização: Europa Central
-
Capital: Berna
-
Clima: temperado
-
Governo: república parlamentarista
-
Idioma: alemão, francês, italiano e romanche
-
Religiões: 69% (cristianismo), 30% (ateísmo), 1% (outras).
-
População: 8.716.000 habitantes
-
Densidade demográfica: 221 habitantes/quilômetro quadrado
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,955 (muito elevado)
-
Moeda: Franco suíço
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 862,82 bilhões
-
PIB per capita: US$ 98.770
-
Gini: 32%
-
Fuso horário: UTC+1
-
Relações exteriores:
-
Divisão administrativa: 26 cantões, sendo eles:
Zurique |
Friburgo |
Argóvia |
Berna |
Soleura |
Turgóvia |
Lucerna |
Basileia-Cidade |
Tessino |
Uri |
Basileia-Campo |
Vaud |
Schwyz |
Schaffhausen |
Valais |
Obwald |
Appenzell Exterior |
Neuchâtel |
Nidwald |
Appenzell Interior |
Genebra |
Glarus |
São Galo |
Jura |
Zugo |
Grisões |
|
História da Suíça
A população de origem helvética habitava vastas áreas da Europa Central organizadas em cantões semiautônomos. Porém, com sucessivas invasões de populações romanas e germânicas, houve um agrupamento desses cantões, iniciando-se assim o processo de formação da Confederação Suíça.
A primeira formação oficial do país ocorreu em 1648, sendo que posteriormente a nação suíça passou por diversas mudanças político-administrativas, cada vez mais reforçando a união dos cantões que formavam a federação.
O fato da Suíça adquirir um status de neutralidade nos principais conflitos da Europa e do mundo resultou na preservação do país em um contexto de grandes embates militares. A neutralidade suíça auxiliou inclusive no desenvolvimento econômico do país, que se tornou uma importante potência bancária mundial.
Etimologia da Suíça
O nome da Suíça é derivado de um dos cantões que compõem o país chamado de Schwyz. Em dialetos locais, esse nome indicaria um pântano.
Geografia da Suíça
A Suíça é um país situado na Europa, mais precisamente na sua porção central, logo, sem saída para o mar. O território suíço faz fronteira com Alemanha, Áustria, Liechtenstein, Itália e França.
Em termos geomorfológicos, a Suíça tem um relevo muito montanhoso, com destaque para os Alpes Suíços. O clima local é tipicamente temperado, com variações de frio de montanha, especialmente nas zonas de maior altitude.
No caso da vegetação, prevalece florestas temperadas, e no caso de regiões montanhosas, ocorre a presença de tundra alpina. Os principais rios da Suíça são o Ródano e o Reno.
Demografia da Suíça
A Suíça é um país pouco populoso, com cerca de 8 milhões de habitantes, mas muito povoado, com grandes taxas de população relativa. As maiores cidades da Suíça em população são: Zurique, Basileia, Genebra, Berna e Lausana.
A Suíça possui indicadores sociais muito avançados, com destaque para o altíssimo desenvolvimento humano. Os suíços desfrutam de um elevado padrão de vida. Em termos demográficos, a população suíça detém baixa taxa de natalidade e alto índice de longevidade, o que reflete em uma população muito envelhecida.
Leia também: Por que o envelhecimento populacional na Europa pode configurar um grande problema?
Economia da Suíça
A Suíça é uma das nações mais desenvolvidas e industrializadas do mundo. A sua economia é muito diversificada, com forte base no setor de serviços, como o financeiro e o bancário.
O setor primário suíço tem como destaques as produções de frutas temperadas, trigo, cevada e derivados de leite. Já no setor secundário, muito forte no país, evidencia-se indústrias de joias, relógios, produtos bélicos, medicamentos, eletrônicos, equipamentos de precisão, entre outros. Por sua vez, no setor terciário, ressalta-se a participação dos bancos e instituições financeiras, o vasto comércio, além do turismo.
Turismo da Suíça
A Suíça é um dos principais polos turísticos da Europa. O país conta com belas paisagens naturais, especialmente formadas por montanhas de neve, favoráveis à prática de esqui, e, ainda, com centros urbanos imponentes e repletos de belas construções medievais. As cidades de Zurique e Genebra são importantes centros do turismo de negócios.
A atividade turística na Suíça é muito bem estruturada, com a presença de uma ampla rede de hotéis e serviços, com restaurantes, lojas e centros de convenções. Os principais pontos turísticos da Suíça são:
-
Lago Lucerna;
-
Catedral St. Pierre;
-
Centro Histórico de Genebra;
-
Castelo de Chillion;
-
Monte Pilatus;
-
Alpes Suíços.
Infraestrutura da Suíça
A Suíça é uma nação muito desenvolvida, logo, possui uma moderna infraestrutura, com destaque para o setor de transportes e comunicações. O país conta com vastas redes de transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário, e, ainda, têm diversas opções de comunicabilidade.
A Suíça também é referência em uma matriz elétrica bem diversificada, com valorização das fontes renováveis. A cobertura de serviços, como o saneamento básico, é praticamente universal no país. A Suíça conta ainda com modernos sistemas de saúde e educação, reconhecidos internacionalmente pela alta qualidade.
Governo da Suíça
O governo da Suíça é formado por um Conselho Federal, composto por sete membros, cujas decisões são tomadas em conjunto. Completam ainda a gestão federal suíça os órgãos legisladores, tanto em nível nacional quanto regional.
A divisão de poder na Suíça é muito bem organizada, com elevada participação decisória da população nas decisões locais. A realização de referendos, por exemplo, é muito comum no país. Por sua vez, os cantões, que são as regiões da Suíça, possuem elevada autonomia. A Suíça é reconhecida como uma das democracias mais prósperas de todo o mundo.
Leia também: Regimes de governo — os modos como um governo pode exercer o poder
Cultura da Suíça
A Suíça possui uma cultura fortemente influenciada pelos países vizinhos, Alemanha, Itália e França, cujas populações foram contribuintes para o desenvolvimento cultural local. Cada cantão suíço possui festividades e manifestações próprias, muitas vezes derivadas de aspectos culturais locais.
Na Suíça são comuns festas com influências religiosas cristãs. O país é famoso pela fabricação de artesanato em metais, pela confecção de obras de arte e pela cultivação de produtos como frutas temperadas e queijos diversos. A culinária suíça é muito famosa e faz uso de produtos como batata, leite e queijos. Já no esporte, destaca-se especialmente a prática do futebol.
Curiosidades da Suíça
-
O domingo é um dia sagrado para o descanso na Suíça. A maior parte dos estabelecimentos comerciais do país não funciona nesse dia da semana.
-
As cidades suíças contam com diversas fontes, que oferecem água potável, gratuita e de qualidade, para moradores e turistas.
-
A Suíça possui grande tradição na fabricação de chocolates. O país é sede de grandes empresas produtoras desse alimento.
-
Há uma grande quantidade de lagos na Suíça, cerca de 7 mil, que fornecem água doce para várias cidades do país.