Vitória

A cidade de Vitória apresenta um alto índice de desenvolvimento humano. O município, localizado na Baía de Vitória, é formado por várias ilhas e uma porção continental.
Bandeira de Vitória

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo. Está localizada nas margens do Oceano Atlântico, sendo formada por uma parte continental e várias ilhas oceânicas. O município possui um clima tropical, caracterizado pela ocorrência de altas temperaturas.

A cidade foi fundada pelos portugueses ao longo do processo de colonização do Brasil. No município, foram instaladas estruturas portuárias que apresentam grande importância econômica para a cidade até os dias atuais. O Porto de Tubarão, por exemplo, é um dos principais portos marítimos do Brasil e importante equipamento de infraestrutura do estado.

A cidade de Vitória é governada por meio da divisão de Três Poderes e possui cerca de 360 mil habitantes. A população da cidade apresenta influências culturais dos povos formadores da sociedade brasileira. A economia local está baseada no setor terciário, em especial nas atividades de comércio e logística. Além dessas, o turismo é uma atividade econômica importante.

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Resumo

  • A cidade de Vitória foi fundada pelos colonizadores portugueses em 1551, com o nome de Vila Nova do Espírito Santo.

  • O município de Vitória, capital do Espírito Santo, está situado na Região Sudeste do Brasil. É banhado pelo Oceano Atlântico, possui clima tropical e tipos vegetais variados, com formações de floresta tropical, mangues, restingas e vegetação litorânea.

  • A cidade de Vitória é a segunda menor em população dentre as capitais brasileiras. No contexto estadual, é somente a quarta cidade em população do território capixaba.

  • Em termos sociodemográficos, Vitória apresenta elevada qualidade de vida, baixa mortalidade infantil e alta expectativa de vida. A cidade é frequentemente apontada por veículos especializados como uma das melhores cidades em qualidade de vida do Brasil.

  • O setor terciário é o principal da economia de Vitória. A cidade conta com dois portos marítimos, que contribuem diretamente para a economia local.

  • A cidade de Vitória é formada por uma ilha principal, cerca de 34 ilhas menores e por uma parte continental. É dividida administrativamente em 79 bairros, agrupados em 8 grandes regiões.

  • A cultura de Vitória é marcada pela influência dos povos formadores do Brasil. Destacam-se os festejos de Carnaval, a arquitetura história e a diversificada culinária local.

Dados gerais de Vitória

Localização de Vitória

  • País: Brasil.

  • Unidade federativa: Espírito Santo.

  • Região intermediária: Vitória.

  • Região imediata: Vitória.

  • Região metropolitana: Região Metropolitana de Vitória.

  • Municípios limítrofes: Serra, Cariacica, Vila Velha.

Geografia de Vitória

  • Área total: 97,123 quilômetros quadrados.

  • População total: 365.855 habitantes.

  • Densidade demográfica: 3.338,30 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Gentílico: vitoriense.

  • Clima: tropical.

  • Altitude: 12 metros.

  • Fuso horário: UTC-3.

Histórico de Vitória

  • Fundação: 8 de setembro de 1551.

História de Vitória

O início do povoamento da região de Vitória está atrelado à fundação da então chamada Vila de Nossa Senhora da Vitória, que foi fundada em 1535 pelos colonizadores portugueses. Essa região do litoral do Espírito Santo foi escolhida para sediar o referido povoamento em razão de suas características geográficas, já que possuía ótimas condições de navegabilidade. Porém, o povoado era sucessivamente atingido por ataques de tribos indígenas e também por piratas, que utilizavam da facilidade de navegação para atacar a região. Desse maneira, os portugueses optaram por construir uma nova vila, em uma zona de ilhas oceânicas cujas características físicas possibilitavam uma maior segurança para a população. Sendo assim, foi fundada, em 1551, a Vila Nova do Espírito Santo.

O sítio urbano de Vitória está situado em uma área do litoral brasileiro marcada pela presença de muitos morros.

A Vila de Nossa Senhora da Vitória transformou-se no atual município de Vila Velha. Já a Vila Nova do Espírito Santo foi elevada à categoria de cidade em 1823, com o nome de Vitória, capital do estado do Espírito Santo. Desde então, Vitória transformou-se em um importante centro comercial do estado, em especial a partir da instalação das estruturas portuárias na cidade.

A partir do crescimento econômico, o sítio urbano da cidade passou por muitas transformações ao longo do século XX, principalmente pelo processo de aterramento de áreas litorâneas para a criação de novos bairros. A cidade também apresentou um crescimento urbano exacerbado nas zonas de encosta que formam o relevo local.

Leia também: Qual é a diferença entre cidade e município?

Geografia de Vitória

A cidade de Vitória possui uma geografia marcada pela presença do Oceano Atlântico. O sítio urbano vitoriense está situado na Baía de Vitória, sendo formado pela ilha principal, ilha de Vitória, além de cerca de 34 ilhas menores e pela parte continental da cidade. O município possui uma pequena extensão territorial, caracterizada pelo litoral recortado e pela presença de formações elevadas de relevo, os morros, que cobrem quase metade da área da cidade.

O ponto mais elevado de Vitória é o Pico do Desejado, situado na Ilha de Trindade, com cerca de 601 metros de altitude. A cidade conta também com áreas de planície litorânea, espacialmente dispostas ao longo litoral. As principais praias de Vitória são Camburi, Curva da Jurema e Castanheiras. Já os principais rios que deságuam na região de Vitória são o Rio Jucu e o Rio Santa Maria da Vitória.

Em termos climáticos, Vitória tem um clima tipicamente tropical, marcado por duas estações bem definidas, uma mais quente e úmida e outra mais amena e seca. A influência do oceano confere à cidade altos índices de umidade. A temperatura local também é considerada elevada na maior parte do ano. A ocorrência de chuvas é concentrada no verão.

Por sua vez, no aspecto vegetacional, a cidade de Vitória possui formações de mangues, restingas e vegetação litorânea. Além dessas, a vegetação de Mata Atlântica é a mais característica da cidade. Porém, o crescimento urbano acelerado gerou a remoção da maior parte desse tipo vegetacional, havendo poucos fragmentos de Mata Atlântica nas encostas dos morros que cercam a região.

Mapa de Vitória

Mapa do estado do Espírito Santo, com destaque para a localização de Vitória.

Demografia de Vitória

A cidade de Vitória possui cerca de 365.855 habitantes. Em termos populacionais, é a segunda menor capital estadual em população do Brasil, logo atrás de Palmas (TO). Além disso, curiosamente, a capital do Espírito Santo é somente a quarta cidade em população do estado, atrás de Vila Velha, Serra e Cariacica, municípios vizinhos da capital. Portanto, a maior parte da população da região metropolitana de Vitória, que possui mais de 2 milhões de habitantes, está concentrada nos municípios do entorno da capital.

No que toca aos termos sociodemográficos, Vitória é comumente apontada como uma das melhores cidades em qualidade de vida do Brasil. Possui o quinto melhor índice de desenvolvimento humano dentre os municípios brasileiros, um valor muito elevado para a realidade do país. Nesse contexto, destaca-se a elevada expectativa de vida da população local. A cidade concentra uma população de renda média-alta. Porém, como característico dos municípios brasileiros, há uma grande desigualdade social entre a população local.

Leia também: Segregação urbana — marginalização de certos grupos no espaço das cidades

Economia de Vitória

A cidade de Vitória é o principal polo econômico do estado do Espírito Santo. A sua economia está baseada no setor terciário, principalmente em atividades de administração pública, comércio e serviços logísticos. As atividades portuárias presentes na cidade são uma importante fonte de emprego e renda para a população local.

Ademais, o turismo é uma atividade econômica de destaque na cidade, focado principalmente nas praias da região. Já o setor secundário possui uma participação menor na economia local, sendo caracterizado pela presença de indústrias siderúrgicas e metalúrgicas. Por sua vez, o setor primário é praticamente inexistente no município, sendo composto especialmente pela atividade pesqueira.

Infraestrutura de Vitória

A infraestrutura de Vitória é moderna e muito bem equipada, em termos de instalações de transporte, saneamento básico e serviços para a população. O município conta com dois portos marítimos: Vitória e Tubarão. O primeiro apresenta maiores limitações de carga em razão da sua estrutura antiga; já o segundo é um dos principais portos do Brasil, sendo responsável pela exportação de várias mercadorias, como parte dos minérios explorados em Minas Gerais.

A cidade de Vitória é o ponto de chegada da estrada de ferro Vitória–Minas, operada por uma mineradora e que oferece transportes de carga e de passageiros. A cidade conta também com um aeroporto internacional, importante equipamento para a chegada de turistas na região.

Notabiliza-se também a ampla estrutura de abastecimento de água e esgoto. A conservação de ruas, o saneamento básico e a presença de grandes vias de deslocamento intermunicipal são pontos de destaque na moderna infraestrutura da cidade.

O município conta ainda com muitas áreas de lazer e boa parte das ruas são arborizadas. Porém, os municípios da região metropolitana de Vitória apresentam condições de infraestrutura urbana adversas, marcadas pelo crescimento desordenado. A cidade de Vitória concentra ainda os principais equipamentos de saúde e educação do Espírito Santo. Em termos administrativos, o território municipal é dividido em 79 bairros, agrupados em 8 grandes regiões.

As pontes fazem parte da moderna infraestrutura de transporte urbano de Vitória.

Governo de Vitória

O governo municipal de Vitória está dividido conforme a lógica dos Três Poderes, estipulados no regime republicano brasileiro. Portanto, há o Poder Judiciário, que são as unidades de Justiça; o Poder Executivo, composto pelo prefeito e sua equipe; e também o Poder Legislativo, formado por um total de 15 vereadores. Os representantes do Executivo e do Legislativo são escolhidos democraticamente por meio de eleições livres de quatro em quatro anos.

Cultura de Vitória

A cidade de Vitória possui uma cultura diversificada, baseada especialmente nos grupos étnicos que construíram a cidade, notadamente europeus, africanos e indígenas. A influência europeia é reconhecida por meio da arquitetura e da influência da religião na cidade. Uma grande parte dos prédios históricos municipais está ligada à religião católica. Já os museus da cidade, como Museu de Arte do Espírito Santo e o Museu Capixaba do Negro, apresentam exposições que valorizam as contribuições da população local para a construção da cidade.

A confecção de panelas de barro, em especial pelo grupo das Paneleiras de Goiabeiras, é uma atividade muito tradicional na cidade. Em Vitória, a culinária é marcada pela utilização de alimentos típicos da região, sendo os pratos mais apreciados a torta capixaba e a moqueca capixaba. A cidade possui ainda algumas festividades. A maior delas é o Carnaval, que conta com blocos e desfiles de escolas de samba. 

Publicado por Mateus Campos
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.