Reações químicas

Existem vários tipos de reações químicas, mas todas são representadas por equações químicas.

Quando ocorre uma mudança ou transformação em uma substância em que a constituição da matéria é alterada, dizemos que este é um fenômeno químico, ou melhor, que ocorreu uma reação química.

Neste caso, os átomos permanecem praticamente intactos, o que ocorre é que eles são “rearranjados” em novas moléculas. Por exemplo, observe a reação química abaixo:

Reação de formação da água.

No exemplo acima, ocorreu uma reação em que foram necessárias duas moléculas de hidrogênio (H2) e uma molécula de oxigênio (O2) para formar duas moléculas de água. Os átomos não foram alterados, apenas as moléculas iniciais se “desmontaram” e seus átomos foram reaproveitados para “montar” as moléculas finais.

Porém, para representar de maneira universal e de forma mais prática essa e outras reações mais complexas, foram criadas as equações químicas; isto é, uma representação simbólica e abreviada de uma reação química, que segue a seguinte regra geral:

No caso da reação citada acima, temos a seguinte equação química:

Equação química.

As fórmulas mostradas nas equações químicas (como H2 e O2) indicam quais são as substâncias que estão participando da reação. Os valores que vêm antes dessas fórmulas (como o 2 que veio antes do H2) são chamados de coeficientes estequiométricos, ou simplesmente coeficientes, e servem para indicar a proporção de moléculas que participam da reação. Observe que o coeficiente 1 não é escrito. Além disso, esses valores servem para balancear a reação, ou seja, o número total de átomos dos reagentes deve ser igual ao número total de átomos dos produtos.

As equações também nos fornecem outras informações, veja alguns exemplos abaixo:

• Mostra o estado físico da substância, por exemplo: gás (g), vapor (v), líquido (l), sólido (s), cristal (c);

• Mostra se está dissolvido em água, solução aquosa (aq);

• Desprendimento de gás ();

• Formação de precipitado (↓);

• Necessidade de aquecimento (∆);

• Presença de luz (ʎ);

• Reações reversíveis não utilizam uma seta apenas, mas uma dupla seta (↔).

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.