Whatsapp icon Whatsapp

Aracaju

Aracaju é uma cidade localizada no litoral do Nordeste, sendo banhada pelo oceano Atlântico. O município é a capital e a principal cidade do estado de Sergipe.
Bandeira de Aracaju.
Bandeira de Aracaju.

Aracaju é a capital do estado de Sergipe. A cidade está geograficamente situada no litoral nordestino, em uma região de clima Tropical. A fundação de Aracaju está atrelada à idealização de uma cidade planejada, com a função de reunir as atividades administrativas do estado sergipano. Na atualidade, o município é a maior cidade em população do Sergipe e uma das mais importantes de todo o Nordeste do Brasil.

O planejamento urbano da capital sergipana conferiu boas condições de infraestrutura para a cidade. A economia local é caracterizada pelo setor terciário, com destaque, entre outros, para o turismo. As praias locais, assim como a rica cultura da população aracajuana, atraem turistas de várias regiões. A cidade é governada pelo regime de Três Poderes e é considerada uma das capitais nordestinas com melhor qualidade de vida.

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Resumo sobre Aracaju

  • A fundação da cidade de Aracaju deu-se por meio da transferência da capital da então província de Sergipe.
  • A antiga capital sergipana, o atual município de São Cristóvão, não apresentava condições geográficas necessárias para a expansão da urbanização.
  • Os dois principais rios de Aracaju são o Sergipe e o Vaza-Barris. Eles possuem grande importância na história de fundação do município.
  • Já o principal tipo vegetacional existente em Aracaju é a Mata Atlântica. Há ainda fragmentos de mangue e restinga.
  • A população de Aracaju é formada por cerca de 664 mil pessoas, assim, é a maior cidade em número de habitantes do estado de Sergipe.
  • Os ramos da administração pública, comércio, serviços e turismo são os mais importantes para a economia da capital sergipana.
  • O município de Aracaju é uma cidade planejada formada administrativamente por um total de 42 bairros.
  • Os folguedos, os eventos carnavalescos e as quadrilhas juninas são festividades muitos tradicionais entre a população aracajuana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Aracaju

  • Localização

    • País: Brasil
    • Unidade federativa: Sergipe
    • Região intermediária: Aracaju        
    • Região imediata: Aracaju     
    • Região metropolitana: Região Metropolitana de Aracaju  
    • Municípios limítrofes: Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, Nossa Senhora do Socorro, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão.
  • Geografia

    • Área total: 182,163 quilômetros quadrados
    • População total: 664.908 habitantes
    • Densidade demográfica: 3140,65 habitantes/quilômetro quadrado
    • Gentílico: aracajuano
    • Clima: Tropical
    • Altitude: quatro metros
    • Fuso horário: UTC -3
  • Histórico

    • Fundação: 17 de março de 1855

Veja também: São Luís – capital fundada por invasores franceses

História de Aracaju

A consolidação da história da cidade de Aracaju deu-se por meio da transferência da capital da então província de Sergipe. A antiga capital, o atual município de São Cristóvão, vizinho a Aracaju, não apresentava condições geográficas necessárias para a expansão da urbanização. Portanto, foi criada a cidade de Aracaju, com a função de capital sergipana, no ano de 1855.

O município contava com melhores condições de transporte e exportação de produtos primários, principalmente o açúcar produzido na região do litoral nordestino, por meio de um porte marítimo de médio porte.

Ademais, Aracaju foi concebida de um projeto urbanístico moderno, que privilegiava um traçado retilíneo, por meio da construção de grandes avenidas. Esse projeto possibilitava a expansão da cidade de forma ordenada. Sendo assim, logo o município se tornou, para além do centro da economia e da política sergipana, um importante centro urbano no Nordeste brasileiro.

Geografia de Aracaju

O município de Aracaju está localizado na costa do estado de Sergipe, logo, é banhado pelo oceano Atlântico. A cidade possui cerca de 35 quilômetros de litoral. As principais praias de Aracaju são  Atalaia, Aruana, Mosqueiro, Náufragos e Refúgio. A localização litorânea confere ao município um relevo predominantemente formado por planícies costeiras, com terrenos de baixa altitude e pouco ondulados.

Vista aérea de uma praia em Aracaju.
A cidade de Aracaju conta com um extenso litoral formado por belas praias.

Com relação à hidrografia de Aracaju, a cidade conta com uma rede complexa de rios, que possuem grande importância histórica e econômica para a cidade. Os dois principais são o Sergipe e o Vaza-Barris. Eles se destacam na paisagem aracajuana como grandes corpos hídricos que, por muitos anos, forneceram o acesso à água para o desenvolvimento urbano da capital sergipense. Além desses, há, em Aracaju, os rios Pitanga, Poxim e Sal.

o clima da cidade é tipicamente Tropical. Há a ocorrência de duas estações bem definidas, uma mais seca e outra com constante ocorrência de chuvas. O verão é longo e bastante quente. Já o inverno é mais fresco, com registro de precipitações, além de temperaturas um pouco mais baixas que a média local. Mesmo assim, no geral, as temperaturas ainda são bastante elevadas, típicas das cidades do litoral nordestino.

Por sua vez, a vegetação local de Aracaju é predominantemente formada por Mata Atlântica. No entanto, restam apenas fragmentos desse tipo vegetacional na cidade, em razão do forte crescimento urbano, que avançou para as áreas de mata. Ademais, em Aracaju há, ainda, a presença de vegetações tipicamente litorâneas, presentes no litoral da cidade, como os mangues e as restingas. São árvores símbolos de Aracaju a mangabeira e o cajueiro.

Mapa de Aracaju

Mapa do Sergipe com destaque para Aracaju.

Demografia de Aracaju

A população de Aracaju é formada por cerca de 664 mil habitantes, e é a maior cidade em número de habitantes do estado de Sergipe. Contudo, no contexto nordestino, é a menor capital em população da região. Ademais, também é uma das cidades menos populosas entre as capitais estaduais brasileiras.

Mesmo assim, a cidade concentra cerca de um terço da população sergipana. O município de Aracaju é também demograficamente caracterizado pelo elevado índice de densidade demográfica e pela alta taxa de urbanização. A Região Metropolitana de Aracaju é uma das principais aglomerações urbanas da região Nordeste.

Os habitantes de Aracaju são formados por descendentes de indígenas, europeus e africanos, populações tradicionais que contribuíram para o crescimento da cidade. A capital sergipana é considerada, na atualidade, um centro de atração de população do interior do estado e também da região nordestina.

A cidade de Aracaju conta com uma boa qualidade de vida por meio de um Índice de Desenvolvimento Humano elevado. Ademais, é considerada a capital com menor desigualdade social da região Nordeste do Brasil. Mesmo assim, o município possui alguns problemas urbanos, como a crescente violência.

Leia também: As 20 cidades mais populosas do mundo

Economia de Aracaju

A economia de Aracaju está ancorada no setor terciário. Desse modo, destacam-se os ramos da administração pública, comércio e serviços. O turismo também é uma atividade terciária muito importante para a cidade. A capital sergipana é um dos polos do turismo de praia no Brasil e atrai um grande volume de visitantes ao longo do ano. Dessa forma, o turismo é um importante gerador de emprego e renda para os munícipes.

os setores secundário e primário da economia são muito pouco desenvolvidos em Aracaju. A cidade conta com poucas plantas industriais. Destacam-se pequenas indústrias têxteis, alimentícias e metalúrgicas. A construção civil também está presente como atividade geradora de renda para o município. Por sua vez, o desenvolvimento de atividades agropecuárias na cidade está restrito à subsistência. A pesca de peixes e mariscos é praticada nas áreas litorâneas aracajuanas.

Infraestrutura de Aracaju

A cidade de Aracaju é reconhecida pelo planejamento do seu sítio urbano. A capital sergipana foi uma cidade planejada, fato que culminou na presença de boa infraestrutura urbana, com destaque para as redes de transporte, energia e telecomunicação. Ademais, o município apresenta boas taxas de cobertura de água e esgoto. Por sua vez, Aracaju concentra boa parte dos serviços públicos e privados destinados à população sergipana, com destaque para a ampla rede de saúde e a oferta de cursos de educação superior.

A infraestrutura local é composta por equipamentos como o Aeroporto Internacional de Aracaju, responsável pela entrada de grande parte dos turistas que visitam a cidade; o Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite, a principal ligação entre a capital sergipana e o interior do estado; e, ainda, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa, localizado na Região Metropolitana de Aracaju. Os transportes hidroviário e rodoviário são os modais mais desenvolvidos da cidade. O município de Aracaju está dividido administrativamente em um total de 42 bairros.

Foto de uma ponte em Aracaju.
A capital sergipana conta com um ótima infraestrutura de transportes. [1]

Governo de Aracaju

A formação governamental da cidade de Aracaju segue a lógica de divisão de Poderes presente nos municípios brasileiros. Portanto, há o Poder Judiciário, composto pelas unidades de justiça locais; o Poder Legislativo, formado pelos vereadores da cidade; e o Poder Executivo, atuado pelo prefeito e sua equipe. Os cargos representativos do Legislativo e do Executivo são escolhidos por meio de eleições diretas de quatro em quatro anos. A cidade de Aracaju conta com 24 vereadores.

Cultura de Aracaju

A cultura aracajuana é muito rica em razão da grande diversidade de etnias presentes entre a população da cidade. O município se destaca, por exemplo, na preservação da cultura negra. A realização de festejos populares como o folguedo é uma forma de valorização dos descendentes de africanos que habitam a cidade. Ademais, há muitas outras festas populares em Aracaju, com destaque para os eventos carnavalescos e as quadrilhas juninas. O tradicional Pré-Caju é considerado o maior Carnaval fora de época do Brasil.

A música de Aracaju é caracterizada por gêneros como forró, axé e sertanejo. Já a culinária local é fortemente marcada pelas influências nordestinas. São pratos culinários típicos de Aracaju a moqueca de camarão, a casquinha de caranguejo e a macaxeira ao forno. O consumo de frutas também é muito comum entre os aracajuanos, em especial, a graviola, a jaca, a mangaba e, claro, o caju. Já o esporte mais tradicional da capital sergipana é o futebol. Há também a prática recorrente de esportes praianos, como vôlei de praia, futebol de areia e surfe.

Crédito da imagem

[1] Vnss / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
Bandeira de João Pessoa.
João Pessoa
Saiba mais sobre a fundação de João Pessoa. Conheça o significado do nome da cidade. Veja aspectos relacionados à geografia física e humana da capital paraibana.
Bandeira de Natal.
Natal
Saiba mais sobre a história de Natal. Entenda o processo de ocupação da cidade por forças portuguesas e holandesas. Veja dados sobre a população natalense.
Bandeira de Recife
Recife
Saiba mais sobre a história de fundação de Recife. Veja também os principais dados de população da cidade e as principais características geográficas recifenses.
Sergipe
Conheças as características geográficas de Sergipe. Saiba mais sobre o menor estado em extensão territorial do Brasil. Aprenda um pouco de sua história e cultura.
Bandeira de Teresina
Teresina
Clique e leia sobre a história da fundação da cidade de Teresina. Saiba mais sobre os aspectos demográficos, econômicos e estruturais da capital piauiense.
video icon
Português
Preconceito Linguístico no Enem
O preconceito linguístico ocorre porque algumas pessoas não entendem que a fala é um aspecto linguístico que funciona como a impressão digital da língua. Por esse motivo, há muitas variações linguísticas que interferem em como as pessoas pronunciam certas palavras. Saiba mais assistindo à nossa videoaula sobre o tema.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.