COP27 - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas
impactos ambientais e as mudanças climáticas. Esse evento, que reúne grande parte dos países do mundo, tem origem em debates realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A COP27 - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas é um evento anual que busca promover o debate sobre medidas para conter osSão assuntos discutidos no evento a preservação do meio ambiente, a promoção da sustentabilidade, a utilização de fontes de energia, entre outros. A COP27 é importante para o debate da importância do meio ambiente global e para a contenção das mudanças climáticas. O Brasil, durante a COP27, participou ativamente das discussões globais sobre o meio ambiente.
Leia também: Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?
Resumo sobre a COP27
-
A COP27 é um evento supranacional de escala global que busca promover medidas de contenção das mudanças climáticas.
-
A conferência pioneira na COP27 foi realizada em Berlim (Alemanha) e marcou o início dos debates sobre as mudanças climáticas.
-
Um objetivo importante da COP27 é promover a redução dos níveis de emissão de gases estufa no planeta.
-
A redução do desmatamento, a promoção de fontes renováveis de energia e a implantação de agricultura sustentável são temas discutidos na COP27.
-
A discussão ambiental em âmbito internacional é importante, pois visa a contribuir para a manutenção dos processos físicos e humanos.
-
A COP27 marcou a volta da participação do Brasil nas discussões ambientais em nível global.
O que é a COP27?
A 27ª reunião anual da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) é uma reunião internacional realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que conta com a participação de diversos países. Trata-se de uma conferência internacional específica para debater questões ambientais globais, especialmente no cenário atual de mudanças climáticas. A COP27 aconteceu entre os dias 6 e 18 de novembro de 2022 na cidade de Sharm El-Sheikh (Egito).
Qual a origem da COP27?
A COP27 tem origem no conjunto de debates internacionais, notadamente liderados pela Organização das Nações Unidas (ONU), sobre as questões ambientais globais. A primeira conferência do tipo foi realizada em 1995, em Berlim (Alemanha), e desde então vem sendo realizada anualmente, com exceção do período de auge da pandemia de covid-19. A origem dessa temática de debate internacional está atrelada ao processo de mudanças climáticas vivenciadas em escala global.
Quais os objetivos da COP27?
O grande objetivo da COP27 é discutir as questões ambientais globais, especialmente o alcance de metas de redução da emissão de gases estufa, que são fundamentais para a atenuação das mudanças climáticas globais. Nesse contexto, o debate internacional busca estabelecer acordos para diminuir os impactos das mudanças ambientais e climáticas no âmbito global.
A COP27 possui diversos objetivos secundários, notadamente ligados à questão da diminuição de impactos ambientais diversos e à implementação de alternativas sustentáveis na sociedade. Ademais, são discutidas questões como financiamento de políticas ambientais e desenvolvimento de tecnologias verdes.
Leia também: Queimadas na Amazônia — por que esse problema preocupa tanto os ambientalistas?
Assuntos discutidos na COP27
O principal assunto em pauta na COP27 é a atenuação da emissão dos gases estufa por meio do cumprimento de diversos acordos internacionais. Os países participantes buscam maneiras de diminuir os impactos gerados pela poluição mundial, especialmente na questão das mudanças climáticas e do aquecimento global, que são fundamentais para abrandar cenários como o aumento do nível dos oceanos e a elevação exacerbada da temperatura do planeta.
Nesse contexto, são pautas importantes discutidas no evento, visando à diminuição dos impactos ambientais em âmbito global:
-
redução do desmatamento;
-
promoção de fontes renováveis de energia;
-
implantação de agricultura sustentável;
-
fomento aos mercados de crédito de carbono;
-
apoio à segurança alimentar;
-
aumento dos refugiados climáticos;
-
desenvolvimento de tecnologias verdes.
Por que a COP 27 é importante?
A COP27 é um importante evento anual de discussão internacional sobre as questões globais ambientais. Nesse sentido, é uma ação fundamental no contexto das mudanças climáticas, já que promove a reunião e a discussão, com os diversos países, sobre as questões ambientais do planeta.
A importância desse evento cresce à medida que ocorre a deterioração do meio ambiente global, especialmente o aumento da temperatura média do planeta, que influencia em diversos processos ambientais. Assim, torna-se fundamental esse tipo de discussão, especialmente em âmbito internacional, com vistas a contribuir para a manutenção dos processos físicos e humanos.
Países participantes da COP27
A COP27 conta com a participação de 198 países-membros, sendo eles os 193 países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) mais cinco territórios. A participação desse grande número de países é fundamental para que as decisões tomadas na COP27 alcancem uma ampla espacialidade planetária.
Acesse também: Acordo de Paris — o tratado que busca conter o aumento do aquecimento global
Brasil na COP27
A participação do Brasil na COP27 foi bastante efetiva. O país, tradicionalmente, participou de forma ativa nas discussões ambientais globais, tendo inclusive sediado a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco-92), em 1992. Porém, nos últimos anos, o Brasil estava afastado das discussões ambientais globais e registrava grandes índices de desmatamento. Desse modo, a COP27 representou a volta do protagonismo brasileiro às discussões sobre meio ambiente em nível mundial.
É importante ressaltar que o Brasil possui grande importância no cenário ambiental internacional, visto que o país possui grandes reservas de florestas tropicais, como a Amazônia, e ainda importantes reservas energéticas, como o pré-sal. Nesse sentido, o Brasil é um território estratégico, tanto em termos de conservação ambiental quanto na área de promoção sustentável. Além disso, o país vem sofrendo de forma recorrente com eventos extremos, como inundações e temperaturas elevadas.
Créditos da imagem
[1] rafapress / Shutterstock