Whatsapp icon Whatsapp

Tempestade de areia

As tempestades de areia são fenômenos provocados pelos deslocamentos, por meio de ventos fortes, de partículas de poeira e rocha que são suspensas e transportadas no ar.
Tempestade de areia na cidade de Basra, no Iraque.
As tempestades de areia são formadas por grandes nuvens de partículas suspensas de solo e rocha.[1]

A tempestade de areia é um fenômeno natural causado pelo transporte de partículas de solo e rocha em suspensão no ar. Elas são provocadas por condicionantes naturais, como climas mais áridos, e questões humanas, como o aumento do desmatamento. Esses eventos são perigosos na medida em que causam grandes prejuízos às estruturas humanas e à saúde da população.

Veja também: Como se formam as dunas?

Resumo sobre tempestade de areia

  • São causadas por fatores naturais, como o clima, e humanos, como o desmatamento.

  • São consideradas potencialmente perigosas devido aos seus prejuízos às atividades humanas e ambientais.

  • São consequências suas a degradação ambiental e a ocorrência de problemas respiratórios.

  • São regiões do planeta em que elas são recorrentes a África do Norte, o Oriente Médio e a Ásia Central.

  • No Brasil, destaca-se a ocorrência delas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.

  • Diferentemente das tempestades de poeira, elas apresentam maiores partículas de solo e rocha.

  • São cuidados necessários durante sua ocorrência a procura por abrigo seguro e o cuidado com a hidratação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Causas da tempestade de areia

As tempestades de areia são causadas pela suspensão e pelo transporte de partículas de solo e rocha pelo vento. Ocorrem tipicamente em clima árido e clima semiárido, que favorecem a formação de grandes nuvens de poeira que são carregadas pelos ventos fortes.

O atual cenário de intervenção antrópica no globo contribui diretamente para a formação de tempestades de areia, uma vez que é marcado pelos elevados níveis de desmatamento e pelos registros de altas temperaturas.

Ilustração representando como o desmatamento favorece a formação de tempestades de areia.
O desmatamento favorece a formação de tempestades de areia.

Perigos da tempestade de areia

As tempestades de areia são um fenômeno perigoso, visto que, assim como as tempestades de água, podem causar grandes prejuízos para estruturas e objetos humanos. A formação de grandes nuvens de poeira, por meio de ventos fortes, tem o potencial de:

  • destruir estruturas como galpões e residências;

  • danificar plantações e atividades agropecuárias;

  • diminuir a visibilidade nos meios de transporte;

  • contribuir de forma significativa para a degradação ambiental, por meio da piora da qualidade do ar e da deposição de sedimentos em meios naturais.

Consequências da tempestade de areia

As tempestades de areia geram diversas consequências ao ambiente natural e humano, que contribuem para o atual cenário de degradação ambiental presente na sociedade, resultado da acentuação da intervenção antrópica no meio. São exemplos das suas consequências:

  • a degradação de espaços naturais, como rios e lagos;

  • a perda da qualidade do ar;

  • a diminuição da visibilidade;

  • o aumento da ocorrência de doenças respiratórias;

  • o registro de danos materiais em estruturas humanas.

Leia também: Chuva ácida — o fenômeno que leva à corrosão de monumentos e de estruturas metálicas dispostas ao ar livre

Tempestade de areia no mundo

As tempestades de areia no mundo são fenômenos recorrentes, e têm se tornado cada vez mais frequentes em razão das mudanças climáticas e das temperaturas elevadas.

Tradicionalmente, em nível mundial, as tempestades de areia ocorrem em zonas áridas e semiáridas, que possuem condicionantes importantes, como solo descoberto e elevada radiação, elementos que contribuem para a formação desse fenômeno. Contudo, especialmente o avanço do desmatamento tem contribuído para a expansão das zonas de ocorrência de tempestades de areia, especialmente em áreas tropicais.

São regiões do planeta em que as tempestades de areia são um fenômeno comum: África do Norte, Oriente Médio e Ásia Central, além de porções importantes de Austrália, Estados Unidos, Chile e Argentina.

Tempestade de areia no Brasil

O Brasil vem registrando o aumento da ocorrência de tempestades de areia. O território brasileiro, marcado pelo clima tropical, não possui características tão favoráveis em termos climáticos para a ocorrência desse fenômeno, com exceção de parte importante da região Nordeste do país.

Porém o avanço do desmatamento e das queimadas, aliado à intervenção antrópica no meio, especialmente pela desproteção e impermeabilização do solo, vem favorecendo a ocorrência do fenômeno localmente. Além disso, o registro de elevadas temperaturas, as secas severas e a diminuição da umidade também são fatores que favorecem a ocorrência de tempestades de areia no país.

No Brasil, há o registro de tempestades de areia em diversos estados, com destaque para a região centro-sul, como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná, justamente a região que detém a primazia das paisagens artificiais no país.

Cuidados com a tempestade de areia

Os cuidados durante uma tempestade de areia são fundamentais especialmente para a proteção dos indivíduos. Nesse sentido, ao perceber-se a formação de uma tempestade de areia, deve-se buscar um local fechado, manter as portas e janelas trancadas e aumentar a hidratação.

Ademais, medidas como tampar boca e nariz, utilizar umidificadores e bacias de água nos ambientes e proteger os olhos também são cuidados importantes para evitar maiores problemas com a saúde humana.

Ainda, deve-se usar telas protetoras e aumentar a hidratação local nas plantações de alimentos e criações de animais, uma vez que também podem sofrer danos causados pelas tempestades de areia.

Diferenças entre tempestade de areia e tempestade de poeira

A diferença entre uma tempestade de areia e uma tempestade de poeira dá-se mediante o tamanho das partículas que são carreadas pelo vento. Nesse sentido, destaca-se que, em uma tempestade de poeira, predominam-se partículas menores de solo e rocha, enquanto, nas tempestades de areia, são transportadas pelo vento partículas maiores de solo e rocha, que possuem maior poder de impacto em ambientes diversos.

Crédito de imagem

[1] Mohammed_Al_Ali / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Agentes poluidores do ar
Conheça os principais agentes poluidores do ar e os riscos da poluição atmosférica para a nossa saúde.
Como se formam as dunas?
Descubra o que são as dunas, compreenda como elas formam-se e saiba qual é a sua função ambiental.
Desertos
Saiba quais são as principais características naturais dos desertos. Veja quais são os maiores desertos do mundo. Entenda o processo de formação de um deserto.
Erosão
Você sabe o que é erosão? Clique aqui e entenda como ocorre esse processo. Conheça os tipos, fases, principais causas e consequências da erosão.
Imperialismo
Clique aqui e acesse este texto para saber do que se trata o termo Imperialismo, bem como o que foi o Imperialismo no século XIX e quais as suas consequências.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!