O gás lacrimogêneo é um composto orgânico do grupo dos haletos.
Haleto orgânico é todo composto derivado de hidrocarboneto, pela substituição de um ou mais hidrogênios da molécula por átomos de halogênios: cloro, flúor, bromo ou iodo. |
O grupo funcional dos haletos está representado abaixo:
Em que: X = F, Cl, Br, I.
Os haletos orgânicos são largamente utilizados na síntese de diversas substâncias; porém iremos considerar especialmente o gás lacrimogêneo: composto usado normalmente por policiais para conter tumultos, dispersar aglomerações e manifestações de rua.
Seu uso iniciou-se na Primeira Guerra Mundial. O seu nome deriva do latim lacrima, que significa lágrima. O que é bem apropriado, visto que este composto causa nas pessoas a vontade involuntária de “chorar”, isto é, ocorrem fortes reações de lacrimejo em virtude da grande sensação de queimação das terminações nervosas.
Ele apresenta baixa toxidade e a irritação ou incapacidade sensorial desaparece depois que a pessoa deixa de estar exposta a este gás.
Não é apenas uma substância do grupo dos haletos que é usada como gás lacrimogêneo, mas, existem, por exemplo, a α-cloroacetofenona (que é utilizada pela Polícia Militar), a cloropropanona a o cianeto de bromobenzila (BBC). Suas respectivas fórmulas estruturais estão representadas abaixo:

O gás lacrimogêneo é utilizado por forças policiais de todo o mundo para dispersar pessoas em manifestações