Órgãos do corpo humano

Os órgãos são estruturas formadas por um grupo de tecidos. No corpo humano, eles trabalham de modo a garantir o funcionamento adequado do nosso corpo. Existem órgãos relacionados, por exemplo, com o processamento do nosso alimento, com a circulação dos nutrientes em nosso corpo, com a captação de oxigênio, entre várias outras funções.

Neste texto apresentamos uma lista de alguns dos principais órgãos do corpo humano, são eles: esôfago, estômago, fígado, intestino delgado, intestino grosso, traqueia, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, próstata, pele, cérebro e medula espinhal.

Leia também: Corpo humano — a organização da anatomia humana

Principais órgãos do corpo humano

Confira alguns órgãos do corpo humano e suas respectivas funções. Eles foram separados em sistemas para facilitar o entendimento.

Órgãos do sistema digestório

O sistema digestório está relacionado com a quebra do alimento em partículas menores que podem ser absorvidas e utilizadas pelo organismo. Veja alguns dos órgãos que fazem parte dele.

  • Esôfago

É um órgão muscular que garante que o bolo alimentar seja transportado da boca até o estômago. Essa movimentação do bolo é conseguida graças a contrações peristálticas da musculatura lisa desse órgão.

Por meio de contrações peristálticas, o esôfago garante que o alimento chegue ao estômago.
  • Estômago

É uma parte dilatada do tubo digestório que pode expandir-se para acomodar o alimento que ali chega. O estômago acumula, em média, dois litros de alimento e líquido. Ele é responsável por secretar o suco gástrico, o qual contém enzimas que iniciam a digestão das proteínas. O bolo alimentar, após ser misturado com o suco gástrico e sofrer a ação dos movimentos do estômago, forma uma massa viscosa chamada de quimo.

No estômago o alimento sofre ação do suco gástrico.
  • Fígado

É uma glândula anexa ao sistema digestório e o segundo maior órgão do corpo humano. O fígado atua produzindo a bile, a qual é armazenada na vesícula biliar e posteriormente lançada no intestino delgado. A bile atua como um emulsificante, ajudando, desse modo, na digestão das gorduras. Além de produzir a bile, o fígado é importante na produção de algumas proteínas e na desintoxicação de muitas moléculas orgânicas.

O fígado é responsável por produzir a bile.

 

  • Intestino delgado

É o compartimento mais longo do sistema digestório, podendo atingir cerca de seis metros de comprimento. É no intestino delgado que ocorre a maior parte da quebra enzimática das macromoléculas e grande parte da absorção de nutrientes. Nesse órgão, o alimento sofrerá a ação das secreções pancreáticas da bile e de suas próprias secreções.

No intestino delgado, grande parte da digestão acontece.
  • Intestino grosso

Recebe essa denominação por apresentar um diâmetro maior do que o do intestino delgado. Esse órgão realiza como funções principais a absorção da água e a formação da massa fecal.

As fezes são formadas no intestino grosso.

Órgãos do sistema respiratório

O sistema respiratório é responsável por garantir a absorção de oxigênio para o corpo e a eliminação do gás carbônico. Veja alguns órgãos importantes desse sistema.

  • Traqueia

É um órgão que se liga à laringe e termina ramificando-se nos dois brônquios. A tranqueia apresenta cartilagem hialina em formato de C, sendo a parte livre voltada para a região posterior. A presença de cartilagem permite que o órgão fique aberto e garanta a passagem do ar.

Na traqueia, a cartilagem garante que o órgão permaneça aberto.
  • Pulmões

São órgãos de estrutura esponjosa que apresentam a maior parte de seu parênquima construída pelos alvéolos pulmonares. É nos alvéolos que ocorrem as trocas gasosas, sendo esse processo facilitado pela presença de suas paredes delgadas. Os pulmões são revestidos pela pleura.

O pulmão apresenta consistência esponjosa.

Órgãos do sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é responsável por garantir a circulação do sangue no corpo e, consequentemente, que os nutrientes e oxigênio cheguem a todas as células e os resíduos do metabolismo sejam levados ao local adequado para sua eliminação. Observe a seguir alguns órgãos importantes desse sistema.

  • Coração

É um órgão muscular capaz de contrair-se ritmicamente. O coração humano apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Tem como função garantir o bombeamento do sangue.

O coração é responsável por bombear o sangue.
  • Vasos sanguíneos

São estruturas pelas quais o sangue corre. Como temos uma circulação fechada, o nosso sangue permanece sempre no interior dos vasos. Artérias, veias e capilares são vasos sanguíneos, sendo cada um responsável por uma função.

As artérias garantem que o sangue seja levado do coração para os tecidos. As veias são responsáveis por garantir que o sangue proveniente dos tecidos chegue ao coração. Já os capilares são vasos sanguíneos delgados que permitem a troca de substâncias entre os tecidos e o sangue.

O sangue corre no interior dos vasos sanguíneos.

Órgãos do sistema urinário

O sistema urinário é responsável pela produção e eliminação da urina. Veja mais sobre alguns órgãos desse sistema.

  • Rins

São órgãos em formato de feijão que apresentam cerca de 10 centímetros de comprimento cada um e têm como função principal a formação da urina. Neles podemos observar duas regiões: o córtex renal externo e a medula renal interna. Entrelaçados nas porções dos rins estão os néfrons, que constituem sua a unidade funcional.

O rim é responsável pela formação da urina.

Bexiga

É um órgão muscular e oco responsável pelo armazenamento da urina até a sua eliminação.

A bexiga armazena a urina.

Órgãos do sistema reprodutor

O sistema reprodutor é responsável por garantir a nossa reprodução. Órgãos diferentes são encontrados nos sistemas feminino e masculino. Veja mais sobre alguns deles.

  • Ovários

São as gônadas femininas, nas quais são produzidos os ovócitos. Os ovários também são responsáveis pela produção de hormônios — o estrogênio e a progesterona.

Na figura é possível observar o ovário e também o útero.
  • Útero

É um órgão feminino em formato de pera em que o bebê desenvolve-se durante a gestação. A camada interior do útero é chamada de endométrio e é ricamente vascularizada. Na menstruação, a mulher apresenta um sangramento, o qual é constituído por fragmentos do endométrio e sangue proveniente dos vasos sanguíneos rompidos no processo.

  • Testículos

São as gônadas masculinas em que são produzidos os espermatozoides. Além dessa função, os testículos são responsáveis pela produção de testosterona, um hormônio sexual.

O testículo produz os espermatozoides e a testosterona.
  • Próstata

É uma glândula presente no homem que tem como função a secreção de um componente neutralizante de ácidos do sêmen. A próstata envolve uma porção da uretra, sendo essa parte chamada de uretra prostática. Quando ocorre um aumento do volume da próstata, pode ocorrer a obstrução da uretra.

A próstata produz a secreção que forma o sêmen.

 

Órgãos do sistema tegumentar

O sistema tegumentar é formado pela pele e por estruturas anexas, como glândulas, unhas e pelos. Confira mais sobre a pele.

  • Pele

Destaca-se por ser o maior órgão do corpo humano. A pele recobre todo o corpo e é formada por duas porções: a epiderme e a derme. A epiderme é formada por tecido epitelial, enquanto a derme é formada por tecido conjuntivo.

A pele é o maior órgão do corpo humano.

Órgãos do sistema nervoso

O sistema nervoso é relacionado com a percepção e interpretação de estímulos, sendo considerado uma grande rede de comunicação. Conheça alguns órgãos importantes desse sistema.

  • Cérebro

É uma porção do sistema nervoso central relacionada com uma série de funções. Entre as funções exercidas pelo cérebro estão o controle da contração do músculo esquelético, a aprendizagem, a emoção e a memória.

Esse órgão apresenta dois hemisférios — esquerdo e direito — e duas regiões — substâncias branca e acinzenta. A substância branca está disposta mais internamente, enquanto a substância cinzenta está disposta mais externamente.

O cérebro relaciona-se com a memória e com a aprendizagem.
  • Medula espinal

É uma estrutura do sistema nervoso central que passa pelo interior da nossa coluna vertebral. A medula espinhal está relacionada com a condução de informações para o cérebro, apesar de poder também atuar de maneira independente (ato reflexo).

A medula espinal está no interior da coluna.

 

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Camadas da pele
Conheça mais sobre a estrutura da pele e suas camadas.
Capilares sanguíneos
Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre os capilares sanguíneos, vasos bastante finos e essenciais para garantir a troca de substâncias entre sangue e tecidos.
Corpo humano
Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito do corpo humano. Neste texto, falamos dos níveis de organização do corpo humano e da função de alguns órgãos nele presentes. Falamos ainda a respeito dos diferentes sistemas do corpo humano, os órgãos presentes nesses sistemas e suas funções.
Rejeição de órgãos
Compreenda o que é a rejeição de órgãos e como os médicos evitam esse problema.
Sistema cardiovascular
Aprenda mais sobre o sistema cardiovascular, aqui! Neste texto, abordaremos os órgãos que fazem parte desse sistema e como ocorre a circulação do sangue.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.
Sistema excretor
Aprenda um pouco mais sobre os componentes do sistema excretor e compreenda algumas de suas características básicas.
Sistema respiratório
Aprenda um pouco mais a respeito do sistema respiratório clicando aqui. Neste texto conheceremos os órgãos desse sistema e os movimentos respiratórios.
Veias
Amplie seus conhecimentos sobre as veias conhecendo mais sobre sua estrutura e sua função. Entenda também o que são varizes, um problema que afeta essas estruturas.
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.