Estepes
As estepes são formações vegetais compostas por gramíneas e herbáceas altamente adaptadas ao clima seco, no qual ocorrem, especialmente na porção setentrional do globo. Possuem um solo composto por muita matéria orgânica. A flora local é formada basicamente por espécies rasteiras, enquanto na fauna predominam espécies de aves e roedores.
Leia também: Tundra — o bioma localizado no extremo norte do planeta Terra
Resumo sobre estepes
-
São formações vegetais compostas por gramíneas e herbáceas secas e esparsas típicas de climas mais áridos.
-
Seu clima é caracterizado pela baixa presença de umidade e pela forte influência da continentalidade.
-
Ocorrem em zonas de clima seco.
-
Estão localizadas predominantemente em zonas do Hemisfério Norte, como a América do Norte, a Europa e a Ásia.
-
Seu solo é considerado bastante fértil em razão da disponibilidade de matéria orgânica e umidade.
-
São exemplos da sua fauna as lebres, as raposas, as marmotas e os chacais.
-
Enquanto elas ocorrem em zonas de clima seco, as pradarias existem em regiões de clima mais úmido.
O que são estepes?
As estepes são um tipo vegetacional localizado em zonas de clima seco. Portanto, elas estão intimamente ligadas à influência da continentalidade, uma vez que predomina a baixa taxa de umidade. As estepes são uma vegetação mais seca e esparsa; composta, em sua totalidade, por gramíneas.
Características das estepes
→ Localização das estepes
Estão localizadas de forma bastante dispersa ao redor do globo. A maior parte dessa cobertura vegetal está no Hemisfério Norte, em áreas da América do Norte, Europa e Ásia. São países que possuem vasta vegetação de estepes a Ucrânia e a Mongólia. No Hemisfério Sul, há vegetações de estepes na América do Sul, especialmente na Argentina e no Chile.
→ Clima das estepes
O clima predominantemente é o temperado, tendo como especificidade climática local o baixo índice de umidade. Esse bioma é típico de zonas continentais, ou seja, que sofrem com pouca interferência da umidade proveniente do oceano. Dessa forma, há o registro do fenômeno climático da continentalidade, marcado especialmente pela diminuta umidade do ar e pela elevada amplitude térmica. O registro de precipitações é pequeno nas estepes.
→ Solo das estepes
Seu solo é formado por uma importante camada de matéria orgânica. Trata-se de um tipo de solo que dispõe de bastante umidade, em oposição ao clima seco dessa vegetação. Tal cenário é resultado da ação das gramíneas das estepes, que retêm parte importante da umidade disponível no solo. Sendo assim, as estepes têm um solo adequado para as atividades produtivas, inclusive de fertilidade elevada. Assim, nesse tipo vegetacional, são desenvolvidas atividades agropecuárias importantes, como o cultivo de cereais.
→ Fauna das estepes
As espécies animais que ocorrem nas estepes estão adaptadas ao clima seco local. Nelas, há um grande volume de espécies de aves e roedores. Há ainda pequenos mamíferos e répteis. São animais encontrados nessa vegetação as lebres, as raposas, as marmotas e os chacais.
Saiba mais: Caatinga — um bioma marcado por um tipo vegetacional extremamente resistente ao clima semiárido
Estepes e pradarias
Estepes e pradarias são vegetações que apresentam uma constituição em comum, uma vez que as duas são basicamente formadas por gramíneas. Porém elas possuem uma especificidade climática que determina a sua classificação. As estepes ocorrem em zonas de clima mais seco, como nas proximidades de áreas desérticas e montanhosas. Por sua vez, as pradarias são típicas de climas úmidos, entre zonas tropicais e temperadas, com forte influência da umidade.