Senegal
Senegal é uma nação localizada na África Ocidental. O país possui um relevo predominantemente plano, um clima tropical e uma vegetação de savana. A história de Senegal está atrelada ao processo de colonização da África, especialmente pelas forças francesas, que ocuparam o território senegalês ao longo dos anos.
Atualmente, apesar dos indicadores sociais insatisfatórios, a população senegalesa tem desfrutado de melhores condições de vida. O país é considerado um exemplo de democracia no contexto africano e apresenta um consistente crescimento da sua economia. A infraestrutura local ainda é bastante precária apesar do aumento do investimento estrangeiro direto. A cultura senegalesa é baseada na tradição oral de contação de histórias.
Leia mais: Movimentos de resistência ao neocolonialismo na África
Resumo sobre Senegal
-
O Senegal é uma antiga possessão da França e se tornou oficialmente independente do Mali nos anos de 1960.
-
Sua biodiversidade é preservada por meio de reservas como o Santuário Nacional de Aves Djoudj e o Parque Nacional Niokolo-Koba.
-
Seu território apresenta uma rede hidrográfica complexa formada por rios caudalosos como o Saloum, o Casamance, o Gâmbia e o Senegal.
-
Possui cerca de 16,8 milhões de habitantes. A maior cidade do país é a capital, Dacar, com aproximadamente 2,5 milhões de habitantes.
-
O cultivo de arroz, a produção de amendoim, a pesca e a exploração de fosfato formam a base da sua economia primária.
-
Seu governo é baseado em uma estrutura republicana semipresidencialista; é considerado uma democracia plena.
-
Obteve uma campanha histórica na Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2002, quando chegou até as quartas de final da competição.
Dados gerais de Senegal
-
Nome oficial: República do Senegal
-
Gentílico: senegalês
-
Extensão territorial: 196.712 quilômetros quadrados
-
Localização: África Ocidental
-
Capital: Dacar
-
Clima: tropical
-
Governo: república semipresidencialista
-
Idioma: francês
-
Religiões:
- 92% (islamismo);
- 7% (cristianismo);
- 1% (outras).
-
População: 16.740.000
-
Densidade demográfica: 74,5 habitantes/quilômetro quadrado
-
Índice de desenvolvimento humano (IDH): 0,512 (baixo)
-
Moeda: Franco CFA
-
Produto interno bruto (PIB): US$ 24,91 bilhões
-
PIB per capita: US$ 1487,76
-
Gini: 34,8%
-
Fuso horário: UTC +0
-
Relações exteriores:
-
Organização das Nações Unidas (ONU);
-
Organização Mundial do Comércio (OMC);
-
União Africana (UA).
-
-
Divisão administrativa: 14 regiões, sendo elas:
Dacar |
Louga |
Diourbel |
Matam |
Fatick |
Saint-Louis |
Kaffrine |
Sedhiou |
Kedougou |
Tambacounda |
Kaolack |
Thiès |
Kolda |
Ziguinchor |
História de Senegal
O território de Senegal era habitado por diversas tribos tradicionais que se organizavam por meio de reinos. Após a chegada dos europeus, com destaque para portugueses, franceses e ingleses, a região foi colonizada. O país se tornou, por meio da ação dos europeus, um grande entreposto comercial de escravizados e marfins.
A partir dos desdobramentos da colonização africana, Senegal, assim como vários países da África Ocidental, tornou-se uma possessão da França. A nação adquiriu sua independência do Mali, outra antiga colônia francesa, em 1960. Desde então, Senegal enfrentou diversos distúrbios políticos, com destaque para disputas territoriais internas. Atualmente, apesar da melhora do quadro econômico, é um dos países mais pobres do mundo.
-
Videoaula sobre os 10 países mais pobres do mundo
Geografia de Senegal
A geografia de Senegal é caracterizada pela presença de um extenso território de relevo plano com clima predominantemente tropical e vegetação de savanas. Os principais rios de Senegal são o Saloum, o Casamance, o Gâmbia e o Senegal. O país está localizado na África Ocidental. O Senegal é banhado pelo oceano Atlântico. Ele faz fronteira com Gâmbia, Guiné-Bissau, Mauritânia e Mali.
Mapa de Senegal
Demografia de Senegal
A população de Senegal é formada por vários grupos étnicos, além de muitos imigrantes que chegaram ao país ao longo dos anos, com destaque para franceses e libaneses. A população local é predominantemente rural e é formada por cerca de 16,8 milhões de habitantes. A maior cidade do país é a capital, Dacar, que conta com mais de 2,5 milhões de habitantes.
Os indicadores demográficos de Senegal apresentam índices de crescimento populacional positivos, por meio da elevada taxa de natalidade, além de certa melhora das condições sanitárias locais. Mesmo assim, a população senegalesa desfruta de indicadores sociais considerados insatisfatórios. O índice de desenvolvimento humano local é um dos mais baixos do mundo.
Leia mais: Demografia — ciência que estuda as dinâmicas da população, relacionando-se com a criação de políticas públicas
Economia de Senegal
A economia de Senegal, apesar de considerada pequena e subdesenvolvida, apresentou índices consistentes de crescimento ao longo dos últimos anos. O principal setor da economia do país é o primário, com destaque para o cultivo de arroz, a produção de amendoim e a prática da pesca. Além disso, Senegal é um importante produtor de fosfato em nível mundial.
O setor secundário senegalês é considerado bastante desenvolvido para os padrões africanos, em especial, as indústrias de fertilizantes, materiais de construção civil, derivados de petróleo, entre outros. No setor terciário, destaca-se o comércio e os serviços, principalmente nas áreas urbanas do país.
Infraestrutura de Senegal
O Senegal, assim como a maior parte dos países da África Ocidental, ainda apresenta uma infraestrutura incipiente. Porém o país vem recebendo investimentos na área de transportes e de energia, como a construção de portos marítimos e o desenvolvimento da indústria de petróleo. Mesmo assim, a maior parte da população do país ainda enfrenta condições inadequadas no que toca aos serviços básicos, como saúde e educação. O acesso à água potável e ao tratamento de esgoto também é bastante limitado.
Governo de Senegal
O governo senegalês é baseado em uma estrutura republicana semipresidencialista. O país, que já enfrentou distúrbios políticos no século passado, atualmente é considerado um exemplo no que toca às práticas democráticas no continente africano. As eleições locais são livres, possuem ampla participação popular e contam com um grande número de partidos. Por sua vez, Senegal detém relações cordiais com a maior parte dos seus vizinhos e é considerado um dos mais importantes atores diplomáticos da África Ocidental.
Leia mais: Formas de governo — modo como um governo organiza seus Poderes e aplica o poder sobre o governado
Cultura de Senegal
A cultura de Senegal tem forte tradição oral, ou seja, as práticas culturais do país são repassadas para as novas gerações por meio de histórias contadas, músicas diversas e lendas tradicionais. A literatura também é um importante aspecto da cultura senegalesa. O país possui grandes escritores de língua francesa.
As danças e músicas de tribos locais, além da confecção de adereços e máscaras africanas, também são práticas tradicionais da cultura local. A culinária senegalesa envolve alimentos como arroz, amendoim e diversos pescados. O esporte mais praticado no Senegal é o futebol. A seleção nacional de futebol teve um ótimo desempenho na Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2002, quando chegou até as quartas de final da competição.
Curiosidades de Senegal
-
O Santuário Nacional de Aves Djoudj e o Parque Nacional Niokolo-Koba são duas das mais importantes reservas ambientais do Senegal.
-
A capital senegalesca, Dacar, abriga a maior estátua em altura de toda a África, chamada de O Monumento da Renascença Africana.
-
O Rali Dacar é um evento automobilístico realizado durante muitos anos na África. Ele recebeu esse nome em razão do seu ponto de chegada, a cidade de Dacar.
-
O lago Retba, localizado no interior de Senegal, é conhecido pelas suas águas cor-de-rosa e pela alta salinidade.
-
O Senegal junto à Gâmbia formaram um único país independente, chamado de Senegâmbia, cuja união foi desfeita em 1989.
Créditos de imagem
[1] Giuliano Del Moretto / Shutterstock.com
[2] A.RICARDO / Shutterstock.com