Introdução à Química

Para uma introdução à Química, temos que saber que essa ciência estuda as transformações que envolvem matéria e energia.
A Química é uma ciência teórica e experimental

A Química é uma ciência que surgiu da curiosidade humana em torno da composição de todas as coisas e do funcionamento do mundo que nos cerca. Atualmente, a Química é definida basicamente como a ciência que estuda a matéria, suas transformações e as energias envolvidas nesses processos.

Matéria, no estudo de Química, é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que, portanto, tem volume e massa. Assim sendo, a Química estuda substâncias naturais e artificiais, visíveis e invisíveis, minerais, vegetais e animais.

Esse conceito de matéria é apenas um dos que precisam ser compreendidos para uma introdução à Química. Existem também outros conceitos fundamentais que devem ser entendidos para a progressão no estudo dessa ciência. Veja alguns:

* Corpo: amostra ou porção limitada da matéria. Por exemplo, a árvore é matéria. Então, se cortarmos o caule da árvore, uma tora de madeira obtida será um corpo;

* Objeto: corpo que sofreu alterações e foi produzido para a utilização do ser humano. Por exemplo, uma tora de madeira é transformada em uma cadeira (objeto);

* Sistema: corpo submetido a uma observação. Por exemplo, considere que um químico está realizando um experimento em uma placa de Petri como a mostrada a seguir. Tudo que está dentro da placa de Petri é o nosso sistema, o que estiver de fora é a vizinhança;


Placa de Petri – vidraria usada em laboratório de ciências

* Transformação da matéria: qualquer processo (ou conjunto de processos) pelo qual se modificam as propriedades de determinado material. As transformações da matéria são também denominadas fenômenos, que podem ser físicos (não alteram a estrutura ou a constituição da matéria) ou químicos (alteram a estrutura ou a constituição da matéria). Quando amassamos um papel, por exemplo, temos uma transformação ou fenômeno físico; por outro lado, se queimamos um papel, temos um fenômeno químico;

* Energia: é a propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho. Por exemplo, a energia química dentro dos alimentos é transformada no nosso organismo em energia que gera o trabalho que nosso corpo realiza nas atividades diárias e também o calor que aquece o nosso corpo.

Ao aprofundar seus estudos em Química, você verá que, de acordo com os objetos de estudo, essa ciência pode dividir-se nos seguintes três ramos principais:

* Química Orgânica: estuda os compostos do carbono;
* Química Inorgânica: estuda todos os demais elementos químicos e seus compostos;
* Físico-Química: estuda os princípios da Química, abordando os fenômenos que são observados nas reações químicas entre quantidades macroscópicas das substâncias.


Laboratório de Química usado para realizar experimentos e comprovar por meio de provas verídicas seus argumentos

A Química pode estudar a matéria e suas transformações a partir de três níveis:

* Nível macroscópico: estuda as propriedades dos objetos grandes e visíveis;

* Nível microscópico: estuda o mundo invisível aos nossos olhos que explica o que é observado macroscopicamente, ou seja, interpreta os fenômenos que podem ser vistos em termos do reordenamento dos átomos;

* Nível simbólico: é a representação dos fenômenos químicos através de símbolos, fórmulas e equações matemáticas.

Sendo assim, pode parecer que a Química limita-se à teoria e às pesquisas de laboratório ou à produção industrial. Mas ela é uma das ciências que estão mais presentes em nosso cotidiano e dentro de nós mesmos.

Só para citar alguns exemplos, a Química contribui para o desenvolvimento e produção de medicamentos que salvam vidas, de produtos de higiene e limpeza, de combustíveis que levam ao desenvolvimento de nossa sociedade e de meios de produção mais eficazes. Além disso, ela está presente na composição dos alimentos que consumimos (sejam naturais ou artificiais) e nas reações do nosso organismo, como a digestão.


A Química está em toda parte de nossa sociedade

Voltando ao nosso ponto de partida, graças à Química, hoje sabemos a resposta para a pergunta “Do que são feitas todas as coisas?”. Sabemos que tudo é composto de átomos, que formam os elementos químicos, que, por sua vez, ligam-se de diferentes formas para originar toda matéria que conhecemos.


Graças à Química, descobrimos os elementos que formam todas as coisas

Essa ciência continua evoluindo cada dia mais, o que é bom porque está havendo uma maior conscientização de como usar os conhecimentos químicos em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento da sociedade, mas sem poluir e degradar o meio ambiente. Com base nisso, surgiu até mesmo um ramo chamado de Química Verde.

Continue seus estudos por esse mundo fascinante da Química! Quem sabe você não se torna um dos futuros químicos que usarão seus conhecimentos para ajudar a melhorar a vida e resolver grandes problemas da Terra?!

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

A composição do Universo
Como é possível uma simples partícula formar tudo que existe?
A descoberta da terceira partícula subatômica: o nêutron
A terceira partícula subatômica é o nêutron, e ela foi a última a ser descoberta, em 1932 por Chadwick.
Análise Química
Clique aqui e conheça as três formas diferentes de análise química!
As três maiores partículas subatômicas
Aprenda sobre elétrons, nêutrons e prótons.
Cientistas Famosos
Conheça a história de vida de cientistas famosos e fique sabendo onde nasceram, suas descobertas, invenções, desafios que tiveram de superar e as datas das suas mortes.
Combustíveis
Clique aqui, saiba o que são os combustíveis e entenda como eles geram energia. Aprenda a classificá-los de acordo com sua origem.
Curiosidades Químicas
Conhecimentos de Química, química curiosa, resposta aos avanços tecnológicos, produção de diversos materiais, curiosidades do nosso cotidiano, Química Experimental, dissulfeto de alila, Por que a cebola provoca lágrimas.
Definição de Química Inorgânica
Veja a definição antiga e a atual de Química Inorgânica, saiba diferenciá-la da Química Orgânica e entenda quais são as funções inorgânicas.
Entendendo o núcleo atômico
Saiba mais sobre o corpo central do átomo.
Estrutura atômica
Clique aqui e entenda o que é estrutura atômica. Descubra qual é essa estrutura. Saiba qual é sua relação com a Tabela Periódica e conheça sua história.
Evolução dos modelos atômicos
Conheça a história da evolução dos modelos atômicos, incluindo os modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.
Físico-Química
Esta subseção de Físico-Química traz tudo sobre as soluções, propriedades coligativas, termoquímica, eletroquímica, cinética e equilíbrios químicos.
História da Tabela Periódica
Critérios usados para organizar os elementos, Dimitri Ivanovich Mendeleev, classificação periódica atual, números atômicos, classificação feita por Mendeleev, evolução da tabela periódica.
Histórico das Primeiras Tabelas Periódicas
Antes da Tabela atualmente conhecida surgiram algumas propostas de Tabelas Periódicas, como: Tríades, Parafuso Telúrico e Lei das Oitavas.
Laboratório Químico
Local onde se realiza experimentos científicos.
Matéria
Saiba o que é matéria e suas propriedades gerais e específicas. Veja também qual é a relação entre matéria e energia, além de resolver os exercícios propostos.
Matéria e sua classificação
Como a matéria se classifica, substâncias simples, substâncias compostas, misturas, fases de uma mistura, mistura homogênea, mistura heterogênea, Metano, Oxigênio, Ozônio, Água, Gás cianídrico, Gás carbônico, Amônia, Hidrogênio, Hélio.
Química verde
Os processos químicos que reduzem a geração de substâncias nocivas.
Substâncias químicas em foco
Confira alguns compostos usados em nosso cotidiano.
Síntese e análise
Para a química orgânica, os passos da síntese e análise é fundamental. Clique e entenda!
Teoria dos Quatro Elementos
Entenda como os filósofos tentaram explicar a natureza da matéria e a nossa própria constituição por meio da teoria dos quatro elementos.
Inglês
Como usar whatever, whenever, whoever, however, whichever?
Assista à videoaula e aprenda sobre as palavras whatever, whenever, whoever, however e whichever. Entenda como são formadas, o que indicam e como usá-las.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos