Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Função
  4. Definição de Função

Definição de Função

Definimos função como a relação entre dois ou mais conjuntos, estabelecida por uma lei de formação, isto é, uma regra geral. Os elementos de um grupo devem ser relacionados com os elementos do outro grupo, através dessa lei. Por exemplo, vamos considerar o conjunto A formado pelos seguintes elementos {–3, –2, 0, 2, 3}, que irão possuir representação no conjunto B de acordo com a seguinte lei de formação y = x².


Aplicada a lei de formação, temos os seguintes pares ordenados: {(–3, 9), (–1, 1), (0, 0), (2, 4), (4, 16)}. Essa relação também pode ser representada com a utilização de diagramas de flechas, relacionando cada elemento do conjunto A com os elementos do conjunto B. Observe:

No diagrama é possível observar com mais clareza que todos os elementos de A estão ligados a pelo menos um elemento de B, então podemos dizer que essa relação é uma função. Dessa forma o domínio é dado pelos elementos do conjunto A, e a imagem, pelos elementos do conjunto B.

As funções possuem diversas aplicações no cotidiano, sempre relacionando grandezas, valores, índices, variações entre outras situações. Por exemplo, a inflação é medida através da função que relaciona os preços atuais com os preços anteriores, dentro de um determinado período, caso ocorra variação para mais dizemos que houve inflação, e havendo variação para menos, denominamos deflação. A distância percorrida por um veículo depende da quantidade de combustível presente no tanque. Ciências como a Física, a Química e a Biologia utilizam em seus cálculos as propriedades das funções para demonstrarem a ocorrência de determinados fenômenos. Dessa forma, é muito importante obter o conhecimento adequado sobre as propriedades e definições das funções matemáticas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Marcos Noé Pedro da Silva
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

A partir dos valores a seguir, determine a lei da função de 1° grau.

Questão 2

Considere f uma função com domínio nos reais tal que sua lei de formação é dada por y = 5x – 4. Monte uma tabela relacionando pelo menos cinco valores de x e y.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Confira o que é uma função constante e como é seu gráfico
Função constante
Você já ouviu falar de função constante? Confira sua definição e como o seu gráfico caracteriza-se!
A régua é um exemplo de reta numérica usada para medir pequenas distâncias
Reta numérica dos números reais
Clique para aprender o que é reta numérica, como elas podem ser construídas e quais propriedades elas possuem.
O gráfico da função crescente está inclinado para cima, e o da função descrente está inclinado para baixo
Função crescente e decrescente
Clique para descobrir o que são funções crescentes, decrescentes e constantes, além de obter exemplos de cada uma delas.
As principais diferenças entre função e equação referem-se especialmente a seus resultados
Diferenças entre função e equação
Descubra quais são as principais diferenças entre função e equação e entre variável e incógnita e saiba analisar os resultados em cada uma delas.
Domínio, contradomínio e imagem de uma função
Conheça a definição de função, de domínio, de contradomínio e de imagem de uma função. Saiba qual a relação entre todos esses elementos observando os exemplos.
Função do 2º Grau ou Função Quadrática
Que tal saber mais sobre a função do 2º grau? Aprenda a calcular a fórmula de Bhaskara e montar o gráfico da função. Confira exemplos e exercícios resolvidos.
Propriedades de uma função
Função, tipos de função, propriedade da função, função bijetora, função sobrejetora, função injetora, características de uma função, características de uma função sobrejetora, características de uma função injetora, características de uma função bijetora.
Pontos de Intersecção entre Funções
Intersecção entre funções, análise através do gráfico.
Aplicações da Função do 2º grau na Física
Função do 2º grau e Movimento Uniformemente Variado.
Sinal da Função do 2º Grau
Estudando o sinal de uma função do 2º grau.
Função sobrejetora
Definindo a função sobrejetora através da análise dos elementos do contradomínio. Compreendendo as propriedades que definem a função sobrejetora.