Futsal

O futsal é um esporte derivado do futebol, em que duas equipes de cinco jogadores possuem o objetivo de marcar gols.
Falcão, camisa 12 do time brasileiro, é o maior artilheiro da Copa do Mundo de Futsal da história. [1]

O futsal é um esporte praticado em quadra com cinco jogadores em cada time. Na modalidade, também chamada de futebol de salão, as equipes têm o objetivo de marcar gols na baliza dos oponentes.

Com mais de 10 milhões de praticantes no mundo todo, o futsal é uma das modalidades esportivas mais populares. As jogadas ágeis dos praticantes tornam as partidas do esporte dinâmicas.

Em uma das versões sobre a sua origem, o futsal teria surgido na década de 40 no Brasil. O time brasileiro é o maior campeão na Copa do Mundo de futsal masculino, com cinco títulos.

Saiba mais: Vôlei — outro esporte popular praticado em quadra e em times

Resumo sobre o futsal

  • O futsal, ou futebol de salão, é um esporte praticado em quadra com cinco jogadores em cada time.

  • Há duas versões sobre a origem do futsal. Uma diz que o esporte foi criado em 1934, no Uruguai, e outra diz que a modalidade é brasileira e foi criada em 1940.

  • São fundamentos do futsal: domínio de bola, passe, condução, recepção, chute e cabeceio.

  • A partida de futsal é dividida em dois tempos de 20 minutos cada. O intervalo pode chegar a 15 minutos.

  • A diferença fundamental entre o futsal e o futebol é que o primeiro é praticado em uma quadra e o segundo, em campo.

  • O primeiro livro de regras do futsal foi publicado em 1956.

  • A prática do futsal entre as mulheres foi reconhecida e oficializada somente em 1983.

  • A Federação Internacional do Futebol Associado (Fica) é a entidade responsável por organizar as competições internacionais de futsal.

  • O Brasil é o maior campeão na Copa do Mundo, com cinco títulos no futsal masculino.

Regras do futsal

A partida de futsal é realizada com duas equipes, cada uma composta por cinco jogadores, incluindo o goleiro. Não é possível iniciar o jogo com menos de três atletas em um time.

O jogo de futsal tem duração de dois tempos de 20 minutos cada. Esse tempo é válido para as categorias sub-20, sub-17 e de adultos. O intervalo pode chegar até 15 minutos.

A quantidade de substituições durante a partida é ilimitada. São nove jogadores, no máximo, que podem ocupar as cadeiras de reserva em cada equipe.

Equipamentos do futsal

Os atletas de futsal utilizam camisa de manga curta ou longa e calção curto para quem joga na linha. Os goleiros podem utilizar calça de agasalho que não contenha zíper. Também é necessário o uso de caneleiras e meiões.

A chuteira é específica, com revestimento lateral feito de borracha ou qualquer material semelhante. Não é permitido o uso de calçados que possuam travas.

A bola nas categorias adulto, sub-20 e sub-17 têm circunferência entre 62 cm e 64 cm. O peso do objeto varia de 400 a 440 gramas.

Penalidades no futsal

As faltas são marcadas de duas formas no futsal: tiro livre direto e tiro livre indireto.

Entre as infrações que podem causar a marcação de falta pela arbitragem, estão:

  • empurrar o oponente;

  • tentar dar ou dar um pontapé no jogador adversário;

  • bater, tentar bater ou cuspir no oponente;

  • pular no adversário;

  • segurar a bola ou batê-la com a mão ou braço (permitido para o goleiro);

  • com a bola em jogo, o goleiro fazer o arremesso da bola com as mãos e nesse momento ultrapassar o limite da área penal, estando a bola com ele;

  • atingir o adversário com uma jogada;

  • segurar o jogador oponente com as mãos ou impedir o movimento dele com alguma parte do corpo.

É marcado pênalti para o time rival caso algum jogador cometa uma dessas infrações dentro da própria área.

Já as faltas de tiro livre indireto são:

  • enganar o adversário com o uso de alguma expressão verbal ou vocal;

  • tampar a visão do goleiro oponente se posicionando dentro da área penal do adversário;

  • prender a bola com os pés ou evitar o movimento da bola com o corpo, estando caído no chão, com exceção do goleiro;

  • realizar jogadas de maneira perigosa, mesmo sem contato físico com outro praticante;

  • impedir o goleiro adversário de fazer uma jogada com as mãos;

  • impedir o avanço do oponente;

  • estando o jogador sem a posse de bola, fazer um obstáculo para impedir a progressão da bola pelo adversário.

Quando um jogador recebe cartão vermelho, ele é expulso do jogo. Nesse caso, a equipe ficará com número menor de jogadores por até dois minutos, se não levar gols. Caso o time seja goleado, um novo jogador poderá entrar, completando o time de cinco.

Fundamentos do futsal

Na foto, o/a praticante está em domínio de bola, um dos fundamentos do futsal.
  • Domínio de bola: ocorre quando a sola do pé está sobre a bola, o que é diferente no futebol.

  • Passe: transferir a bola que está sob domínio para o outro jogador da mesma equipe.

  • Condução: movimento do jogador pelo espaço de jogo, com a bola sob controle.

  • Recepção: ocorre quando há interrupção do passe da equipe adversária.

  • Chute: golpe dado pelo pé na bola.

  • Cabeceio: golpe dado pela cabeça na bola.

Veja também: Judô — famosa arte marcial praticada como esporte

Diferenças entre futsal e futebol

As duas modalidades possuem muitas semelhanças quanto aos objetivos das equipes nas partidas. É natural essa aproximação, já que o futsal é um esporte derivado do futebol.

Confira as principais diferenças entre o futsal e o futebol:

  • O futsal é praticado em uma quadra de 40 m x 20 m. Já o futebol é jogado em campo de grama natural ou sintética com dimensões entre 90 m e 120 m de comprimento e 45 m e 90 m de largura.

  • As traves dos gols em cada modalidade possuem tamanhos diferentes. Enquanto no futebol elas medem 7,32 m de largura e 2,44 m de altura, no futsal são de 3 m de largura e 2 m de altura.

  • No futebol, cada um dos dois tempos possui 25 minutos a mais do que no futsal.

História do futsal

Há duas versões sobre o surgimento do futsal ou futebol de salão, como era popularmente conhecido antigamente. A primeira é de que o esporte teria começado em 1934, na cidade de Montevidéu, no Uruguai. Já a segunda diz que a modalidade teria começado em São Paulo, no ano de 1940.

Em ambas as versões, o futsal começou a ser praticado na Associação Cristã de Moços (ACM). No início, as partidas se davam em quadras de basquete e galpões com regras semelhantes ao futebol de campo.

As bolas eram compostas de crina vegetal, serragem ou cortiça granulada. Ao longo do tempo, a bola teve seu tamanho reduzido e o peso aumentou. Um dos motivos da mudança no peso da bola era o fato de que a bola mais leve quicava com frequência na quadra de basquete.

O primeiro livro de regras do futsal foi lançado em 1956 por Habib Mahfuz, considerado o pai do esporte no Brasil, e Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes.

O futsal foi oficializado enquanto esporte pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) no ano de 1958. Nesse mesmo ano, foi criado o Conselho Técnico de Futebol de Salão, ocasião que marcou a filiação das confederações estaduais da modalidade.

A partir de então, houve uma padronização das regras do futsal. Uma formação realizada nesse período, no Uruguai, foi responsável por compartilhar essa regulamentação às ACMs da América do Sul. O curso foi promovido pelo Instituto Técnico da Federação Sul Americana das ACMs.

Em 1971, na cidade do Rio de Janeiro, foi criada a Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa). A entidade é a responsável por gerenciar e regulamentar a prática esportiva a nível mundial.

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) foi fundada em 1979. O órgão possui a finalidade de organizar o esporte no âmbito nacional.

A prática do futsal pelas mulheres foi oficializada no ano de 1983, pelo Conselho Nacional de Desportos (CND). O primeiro campeonato protagonizado por elas foi a Taça Brasil de Clubes, com sua primeira edição realizada em 1992, na cidade de Mairinque (SP).

Equipe feminina de futsal. [2]

No ano de 1985, a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) difundiu uma prática semelhante ao futebol de salão praticado na América, chamada de futebol de cinco. Logo em seguida, a entidade aproximou as regras das duas práticas e normatizou o que é atualmente chamado de futsal.

A Fifa é a única entidade responsável por promover os campeonatos de futsal. Umas das ações da entidade foi a inclusão da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de 2007, realizados no Rio de Janeiro. O futsal ainda não integra os esportes participantes das Olimpíadas.

Em 2003, pela primeira vez uma mulher foi árbitra de um jogo de futsal no Brasil. No ano seguinte, a CBFS criou um quadro de arbitragem feminino, que passou a arbitrar todas as categorias das partidas da Taça Brasil.

Leia também: Ginástica olímpica — esporte que abrange diversas modalidades específicas

Copa do Mundo de Futsal

A Copa do Mundo de futsal começou a ser realizada em 1989 pela Fifa. O país que sediou a primeira edição foi a Holanda. O campeonato acontece a cada quatro anos.

O evento é realizado no intervalo entre as edições da Copa do Mundo de Futebol. Até o ano de 2008, 16 países participavam da Copa do Mundo de Futsal. O número de nações participantes subiu a partir daquele ano para 24.

Cada continente possui vagas reservadas para disputar o campeonato. A distribuição é feita dessa forma: América do Sul (quatro), África (três), América do Norte/Central/Caribe (quatro), Ásia (quatro), Europa (seis), Oceania (uma) e anfitrião (uma).

O Brasil é o maior campeão mundial de futsal. O primeiro título foi conquistado na estreia do campeonato, em 1989. Ao todo, o país se tornou campeão cinco vezes.

Comemoração do time brasileiro na Copa do Mundo de Futsal de 2012, em Bangkok, na Tailândia. [3]

Conheça os países que já conquistaram título na Copa do Mundo de Futsal:

  1. Brasil: cinco títulos

  2. Espanha: dois títulos

  3. Argentina: um título

  4. Portugal: um título

Os dois maiores artilheiros da história do campeonato de futsal são brasileiros: Falcão, com 48 gols, e Manoel Tobias, com 43.

Créditos das imagens:

[1] mooinblack | Shutterstock

[2] Manuel Boutureira | Shutterstock

[3] photofriday | Shutterstock

Publicado por Lucas Afonso
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos