Bioma
Biomas são unidades espaciais que possuem aspectos físicos em comum. Essas unidades compartilham variáveis como clima e vegetação. Eles são importantes, pois possuem um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico global. A origem do conceito de bioma é um exemplo da interação entre a ciência biológica e a ciência geográfica.
Os principais biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savana, Campos e Desertos. No Brasil, conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os grandes biomas são: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Os biomas vêm sofrendo uma série de impactos ambientais em razão da ação antrópica.
Leia também: Clima — o que é, quais são os tipos, fatores e elementos climáticos
Resumo sobre biomas
-
O conceito de bioma está ligado à delimitação de uma área espacial que possui aspectos geográficos e biológicos em comum.
-
São variáveis de classificação de um bioma: clima, relevo, vegetação, hidrografia, geologia, solo, fauna e flora.
-
Os grandes biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Savana, Campos e Desertos.
-
Os grandes biomas do Brasil são: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
-
A importância biológica e geográfica dos biomas está intimamente ligada ao equilíbrio ambiental global.
-
Os biomas mundiais têm enfrentado diversos problemas de ordem ambiental devido às ações humanas.
O que é bioma?
O bioma é um recorte do espaço geográfico que possui características físicas em comum, logo, possui certa homogeneidade em termos de clima, vegetação, relevo, hidrografia, geologia e solo. Portanto, representa uma unidade espacial específica que apresenta similaridades em termos paisagísticos e biológicos.
Como surgiu o conceito de bioma?
O conceito de bioma é bastante representativo da interface entre a Geografia e a Biologia. A origem do termo está intimamente ligada aos aspectos biológicos do meio, conforme destacou os estudos do botânico Frederic Edward Clements (1874-1945), que enfatizou no conceito de bioma especialmente variáveis relacionadas à fauna e à flora. Ainda, outros estudiosos da área da Botânica, como Arthur George Tansley (1871-1955), ampliaram o conceito de bioma, novamente com destaque para questões ligadas às ciências biológicas, introduzindo, por exemplo, o termo ecossistema.
No caso da ciência geográfica, o conceito de bioma foi empregado após a sua ampliação em termos físicos do espaço, como classificações que envolvem aspectos similares entre clima, relevo, vegetação, hidrografia e solo. Um exemplo da sua aplicação é o conceito de domínio morfoclimático, como o empreendido por Aziz Nacib Ab'Saber (1924-2012), que destacou as variáveis naturais por meio de um recorte geográfico do espaço. Há uma grande proximidade entre as conceituações de bioma e de domínio morfoclimático, sendo este último mais utilizado na ciência geográfica.
Destaca-se que o conceito de bioma sofreu diversas alterações ao longo da história científica e que recebeu influências de diferentes campos de estudo. Esse conceito, até a atualidade, não é unânime, e possui variações, especialmente conforme a sua aplicação, como nas áreas da ciência biológica e da ciência geográfica. Mesmo assim, trata-se de um conceito bastante importante, especialmente pelo seu condicionante espacial e pela sua aplicação em diversos estudos científicos, como os realizados na área do meio ambiente.
Veja também: Quais são os tipos de florestas existentes?
Classificação dos biomas
A classificação de um bioma dá-se especialmente pela combinação de diferentes variáveis de ordem física presentes em um recorte espacial específico. Portanto, essa classificação envolve predominantemente os aspectos biológicos e geográficos da paisagem, como: clima, relevo, vegetação, hidrografia, geologia e solo.
Além dessas variáveis, é considerada também a presença de espécies de fauna e flora para a classificação de um bioma. Por fim, destaca-se que um bioma é formado por um recorte espacial que possui certa homogeneidade, sendo assim, é necessário que esse espaço tenha aspectos em comum em termos biológicos e geográficos.
Biomas do mundo
A grande diversidade de aspectos biológicos e geográficos no espaço mundial, fruto de diferentes condicionantes como clima, relevo e vegetação, resulta em uma grande variedade de formações de biomas. A lista abaixo apresenta os grandes biomas mundiais e suas principais características:
-
Tundra: está localizada na porção setentrional do globo, no extremo norte dos continentes América, Europa e Ásia. Esse bioma possui temperaturas baixas ao longo de todo o ano, com forte recorrência de neve. A vegetação da Tundra é composta por pequenas gramíneas, musgos e líquens. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.
-
Taiga: ocupa uma região intermediária e especialmente nos países do norte global, em continentes como América, Europa e Ásia. Esse bioma possui um clima frio, com registro de baixas temperaturas no inverno. A vegetação da Taiga é formada por vastas florestas de grande porte, com ampla homogeneidade vegetal e baixa diversidade de espécies. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.
-
Floresta Temperada: está geograficamente presente em regiões de clima temperado, no norte do planeta, em continentes como América, Europa e Ásia. O clima desse bioma é tipicamente temperado, com ocorrência de quatro estações do ano bem definidas. A vegetação da Floresta Temperada perde as folhas nas estações mais frias do ano.
-
Floresta Tropical: ocorre na faixa central da superfície terrestre, em zonas de latitude mais baixa. Esse bioma é registrado nos continentes América, África, Ásia e Oceania. A Floresta Tropical possui um clima quente e úmido, com recorrência de precipitações. A sua vegetação é muito frondosa e biodiversa.
-
Savana: está presente nas proximidades da faixa tropical do globo, em regiões dos continentes América, África, Ásia e Oceania. O clima desse bioma é tipicamente tropical, com a presença de duas estações bem definidas. A vegetação da Savana é espaçada e caracterizada pela presença de arbustos e gramíneas. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.
-
Campos: são presentes em regiões distintas do globo, em continentes como América, Europa e Ásia. Esse bioma é típico de regiões com clima mais ameno, como o subtropical. Sua principal característica é a formação de vastos campos de vegetação rasteira, como as gramíneas.
-
Desertos: são formações presentes em várias regiões do mundo, em continentes como América, Europa, África, Ásia e Oceania. Esse bioma ocorre em climas que registram baixa umidade do ar. A vegetação dos Desertos é formada por poucas espécies vegetais, com forte ocorrência de arbustos. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.
→ Videoaula sobre biomas do mundo
Quais são os biomas brasileiros?
Conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui seis biomas. São eles:
-
Amazônia: está localizado na porção norte do Brasil. Ele possui um clima tipicamente equatorial, com elevadas temperaturas e registro de chuvas ao longo de todo o ano. A vegetação da Amazônia é caracterizada pela grande biodiversidade de espécies e pela vasta presença de árvores de grande porte. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.
-
Cerrado: ocorre na porção central do Brasil. Ele tem um clima tipicamente tropical, com a presença de duas estações bem definidas: uma mais seca e outra mais úmida. O Cerrado possui uma grande diversidade de espécies de fauna que habitam um território composto por árvores espaçadas e muitas gramíneas. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.
-
Caatinga: ocorre especialmente na porção nordeste do Brasil. Esse bioma está associado ao clima semiárido. Ele é caracterizado pelas elevadas temperaturas e pela baixa ocorrência de chuvas. A vegetação de Caatinga é composta por árvores e gramíneas de caules grossos e troncos tortuosos, bastante resistentes à seca. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.
-
Mata Atlântica: é registrado ao longo da faixa litorânea do Brasil. Esse bioma ocorre em uma zona de clima tropical, com forte influência da umidade e da altitude. A ocorrência de chuvas é comum na maior parte do ano. A Mata Atlântica possui uma vegetação frondosa e bastante biodiversa. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.
-
Pantanal: ocupa uma pequena zona geográfica no sudoeste do território do Brasil. Ele é caracterizado pela dualidade climática do clima tropical, com registro de fortes chuvas nas estações mais úmidas do ano. O Pantanal possui uma vegetação influenciada pelo regime de cheias local e uma vasta biodiversidade de espécies de animais. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.
-
Pampa: está situado no extremo sul do Brasil. Esse bioma é caracterizado pela ocorrência do clima subtropical, que possui temperaturas mais amenas ao longo do ano. A vegetação do Pampa é formada por vastos campos, compostos especialmente por gramíneas e demais formas de vegetação rasteira. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.
Qual a importância dos biomas?
A importância biológica e geográfica dos biomas está intimamente ligada ao equilíbrio ambiental global e à manutenção de espécies em nível mundial. Os biomas são importantes, pois representam um recorte espacial que possui ampla diversidade de espécies animais e vegetais. Ademais, eles também influenciam na composição de diferentes aspectos físicos do planeta, como a formação do clima e a ocorrência de chuvas.
Essas unidades espaciais são um grande repositório das diferentes formas de biodiversidade presentes no planeta, logo, necessitam de medidas efetivas em termos de preservação ambiental.
Saiba mais: Desequilíbrio ambiental — alterações que provocam efeitos negativos no ecossistema
Preservação dos biomas
A preservação dos biomas é fundamental para a manutenção do equilíbrio ambiental e do cenário ecológico do planeta. Eles atuam na preservação das características dos aspectos físicos mundiais, como o clima e a vegetação. No entanto, os biomas têm enfrentado diversos problemas de ordem ambiental, especialmente em razão do desenvolvimento das atividades produtivas humanas.
Nesse contexto, destaca-se a emergência da adoção de medidas efetivas que promovam a preservação dos biomas. Desse modo, são necessárias ações que minimizem os impactos ambientais provocados pelas atividades humanas e, ainda, projetos para promover o equilíbrio ambiental local por meio de atos como o reflorestamento, a despoluição e o repovoamento dos biomas.
Ademais, são alternativas importantes para a preservação dos biomas:
-
a criação de parques e demais unidades de preservação permanente;
-
a promoção de formas de uso e ocupação do solo de modo sustentável;
-
o fomento das atividades econômicas por meio do manejo adequado dos recursos naturais;
-
o aumento da fiscalização ambiental contra ações danosas ao meio ambiente, entre outras.
Créditos da imagem
[1] Angela_Macario/ Shutterstock
Fontes
COSTA, A. G. Galeria: conheça os seis biomas brasileiros e saiba em que região se apresentam. CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/biomas-brasileiros/.
EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO (EBC). Nossos Biomas. Tv Brasil. Disponível em: https://tvbrasil.ebc.com.br/nossosbiomas.
GOVERNO DO BRASIL. Biomas. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biomas.html#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20formado%20por,de%20vegeta%C3%A7%C3%A3o%20e%20de%20fauna.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Biomas Brasileiros. IBGE Educa. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html.
MATOS, B. C.; MACHADO, V. M.; MACIEL, C. E.. Biomas mundiais: construindo um modelo didático de baixo custo. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3535.