Camarões

Camarões é um país da África Ocidental localizado às margens do Golfo da Guiné. Esse país africano possui uma grande diversidade em termos de geografia e de cultura.
Bandeira de Camarões

Camarões é um país localizado na África. Essa nação africana foi colonizada por diversos povos europeus, com destaque para ingleses e franceses. O território camaronês é muito rico em termos culturais e geográficos. Há diversas línguas endêmicas tradicionais faladas em Camarões. O país também conta com uma elevada variedade de espécies animais e vegetais.

A economia de Camarões é muito dependente de produtos primários como o cacau e o petróleo. A população camaronesa apresenta uma das maiores taxas de crescimento demográfico do mundo. O país possui como destaque esportivo a sua seleção nacional de futebol masculino.

Leia também: Quais são os países da África?

Resumo sobre Camarões

  • A independência de Camarões ocorreu em 1961 por meio da união entre os territórios camaroneses colonizados por Inglaterra e França.

  • O território camaronês faz fronteira com Nigéria, Chade, República Centro-Africana, República do Congo, Gabão e Guiné Equatorial.

  • A população camaronesa, apesar das elevadas taxas de crescimento populacional, possui baixa expectativa de vida.

  • A economia de Camarões tem como base a produção de cacau, algodão, banana, inhame, além do petróleo.

  • A cultura de Camarões é bastante representativa dos países africanos, com forte diversidade cultural, diferentes línguas e religiões.

  • O principal título da seleção camaronesa de futebol masculino foi a medalha de ouro nas Olimpíadas de Sidney (2000).

Dados gerais sobre Camarões

  • Nome oficial: República de Camarões.

  • Gentílico: Camaronês.

  • Extensão territorial: 475.650 quilômetros quadrados.

  • Localização: África Ocidental.

  • Capital: Yaoundé.

  • Clima: Tropical.

  • Governo: República semipresidencialista.

  • Idiomas: Francês e inglês.

  • Religiões: 67% (cristianismo), 3% (ateísmo), 30% (outras).

  • População: 27.220.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 60 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,576 (médio).

  • Moeda: Franco CFA.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 44 bilhões de dólares.

  • PIB per capita: US$ 1.580 dólares.

  • Gini: 46%.

  • Fuso horário: UTC+1.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU); União Africana (UA).

  • Divisão administrativa: 10 províncias, sendo elas:

Adamawa

Nord

Centre

Nord-Ouest

Est

Ouest

Extrême-Nord

Sud

Littoral

Sud-Ouest

História de Camarões

O território camaronês passou por diversas possessões europeias, com destaque para a portuguesa, empreendida pelo navegador Fernando Pó. Entretanto, nunca chegou a ser de fato colonizado por Portugal, o país foi posteriormente ocupado pela Espanha e pela Alemanha.

Por sua vez, com o término da Primeira Guerra Mundial (1918), Camarões teve o seu território dividido entre Inglaterra e França. O ano de 1961, marca a união dos referidos territórios, e também, a independência oficial do país. Atualmente, Camarões é uma república multicultural da África que enfrenta diversos problemas de ordem política, econômica e social.

Etimologia de Camarões

O nome do país é uma referência ao crustáceo camarão. Esse nome foi dado pelos navegadores portugueses, pioneiros na ocupação do território, devido à presença de grandes quantidades de camarões no litoral dessa nação africana.

Geografia de Camarões

Camarões é um país da África, mais precisamente da África Ocidental, localizado às margens do Oceano Atlântico, no chamado Golfo da Guiné. O território camaronês faz fronteira com:

A geomorfologia de Camarões é caracterizada pela presença de vastas planícies litorâneas, ao longo da costa e também, de terrenos planálticos no interior do seu território. Já o clima camaronês é tipicamente tropical, com variações para o tropical semiárido no norte e o tropical equatorial no sul do país. A vegetação local é composta por florestas tropicais e formações de savana. Os principais rios de Camarões são o Sanaga e o Wouri.

Demografia de Camarões

O território de Camarões é relativamente populoso. O país possui grandes concentrações de habitantes, especialmente, ao longo da sua costa. As cidades mais populosas são Douala, Yaoundé, Bafoussam, Garoua e Maroua.

Também apresenta uma população predominantemente jovem, em razão da alta taxa de natalidade e da baixa expectativa de vida. Há também elevados indicadores de emigração, especialmente para nações mais desenvolvidas da Europa. A população camaronesa, apesar dos indicadores positivos de crescimento populacional, enfrenta condições ruins de qualidade de vida.

Leia também: Os 20 maiores países do mundo

Economia de Camarões

A economia de Camarões é extremamente dependente do setor primário. O país é considerado subdesenvolvido em termos econômicos.

O setor primário, o principal do país, é caracterizado pela produção de cacau, algodão, banana, inhame, dentre outros vegetais, além da considerável produção de petróleo. O setor secundário é concentrado em atividades de beneficiamento de diversas pequenas indústrias das áreas têxtil e alimentícia. Por sua vez, o setor terciário está relacionado, principalmente, com as atividades comerciais concentradas nas zonas urbanas do país.

A produção e exportação de cacau é uma das bases da economia camaronesa.

Infraestrutura de Camarões

O Camarões é um país que possui uma infraestrutura bastante deficiente. O território local possui relativas conexões com o exterior, especialmente, por vias rodoviárias, marítimas e terrestres. O setor de transporte camaronês está vinculado fortemente às atividades econômicas do país como a exportação de petróleo.

O Camarões enfrenta diversos problemas relativos aos serviços, como insuficiente cobertura de água e luz, assim como de comunicações. No mesmo sentido, os setores de saúde e educação de Camarões carecem de qualidade, sobretudo da presença de instalações adequadas.

Governo de Camarões

O regime de governo do Camarões é o semipresidencialista. No país, há a figura do presidente, como chefe de Estado, e do Primeiro-ministro, como chefe de governo. Por sua vez, existem ainda os poderes legislativo e judiciário, que auxiliam na governança do país. A democracia camaronesa enfrenta problemas típicos dos demais países africanos, como a baixa liberdade de imprensa e a pequena participação popular.

Cultura de Camarões

A cultura de Camarões representa bastante os países africanos, com forte diversidade cultural, diferentes línguas e religiões. O país conta com muitas tribos antigas que ainda praticam atividades tradicionais e diversos ritmos musicais específicos dessa porção da África. Camarões também é conhecido pela rica culinária, com uso de produtos locais como banana e mandioca e reconhecido pela prática esportiva de futebol.

Curiosidades de Camarões

  • O principal título da seleção camaronesa de futebol masculino foi a medalha de ouro nas Olimpíadas de Sidney (2000).

  • Camarões é conhecido pela sua diversidade cultural, como por exemplo, pela presença de 280 línguas endêmicas no país.

  • A biodiversidade do território camaronês também é muito grande, o país possui uma vasta área florestal, rica em umidade.

  • O camarão, pequeno crustáceo, e a rã-golias, maior anuro do mundo, são os animais símbolos de Camarões.

Publicado por Mateus Campos
História
Grécia Antiga: Civilização Micênica
Assista à nossa videoaula para conhecer a história da civilização micênica. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos