Extrativismo
O extrativismo é uma atividade econômica que compreende a exploração dos recursos da natureza. Desde os tempos primórdios, o ser humano utiliza do extrativismo para buscar fontes de matéria-prima. Ao longo da história, esse processo foi sendo aperfeiçoado, tornando-se uma das principais atividades econômicas do mundo.
O extrativismo é uma prática que produz efeitos na natureza e no espaço geográfico, especialmente por meio da transformação dos recursos naturais.
Leia também: Commodities — as mercadorias primárias que fornecem matérias-primas para as indústrias
Resumo sobre extrativismo
-
O extrativismo é uma atividade econômica caracterizada pela extração de bens da natureza para o fornecimento de matérias-primas.
-
O crescimento da urbanização e da industrialização contribuiu para a importância do extrativismo para a sociedade.
-
O extrativismo é dividido em três tipos, conforme a origem dos bens explorados: vegetal, animal e mineral.
-
A prática do extrativismo tem o potencial de causar impactos ambientais significativos, como o aumento do desmatamento.
-
Atualmente, o Brasil é um dos principais centros da atividade extrativista mundial.
O que é o extrativismo?
O extrativismo é uma atividade caracterizada pela extração de bens da natureza. Essa exploração de recursos naturais ocorre com bens de origem vegetal, animal ou mineral. O extrativismo é uma atividade econômica importante, principalmente para o fornecimento de matérias-primas diversas.
Qual a história do extrativismo?
O extrativismo é uma atividade bastante antiga, realizada desde tempos primórdios, quando o homem utilizava do nomadismo para a coleta e a caça de bens.
Com a fixação das populações e, consequentemente, com o desenvolvimento de atividades como a agropecuária e a industrialização, a prática extrativista transformou-se e se tornou fortemente ligada à extração de bens da natureza para o fornecimento de matérias-primas para a sociedade.
À medida que ocorreu o crescimento da urbanização e da industrialização, o extrativismo estabeleceu-se como atividade de suma importância para o pleno funcionamento da sociedade. Atualmente, o setor extrativista é fundamental para a economia de diversos países do globo, contribuindo de forma ativa para a geração de emprego e renda para a população.
Tipos de extrativismo
O extrativismo é dividido em três tipos, conforme a origem dos bens explorados pelo ser humano. Os tipos de extrativismo são:
→ Extrativismo vegetal
O extrativismo vegetal é caracterizado pela exploração de bens de origem vegetal, como seivas e madeiras, que usualmente são empregadas como matérias-primas na indústria. A exploração de látex é um exemplo de extrativismo vegetal.
→ Extrativismo animal
O extrativismo animal é caracterizado por atividades diversas de caça e pesca de animais. A pesca de peixes, por exemplo, é uma atividade comum dentro da classificação do chamado extrativismo animal.
→ Extrativismo mineral
O extrativismo mineral é caracterizado pela extração de minérios, ou seja, minerais de interesse econômico muito utilizados na fabricação de bens diversos. A exploração de ouro é um exemplo de extrativismo mineral.
Efeitos do extrativismo
O extrativismo é uma atividade diretamente ligada à exploração de bens da natureza, portanto, possui como efeitos significativos a alteração do meio ambiente. A prática do extrativismo tem o potencial de causar impactos ambientais significativos, como o aumento do desmatamento, o remodelamento do solo, a perda da biodiversidade, a poluição dos recursos naturais, dentre outros. A atividade extrativista deve ser realizada de forma planejada, em respeito às normas ambientais vigentes, com vistas a contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Leia também: Desastre ambiental em Brumadinho
Extrativismo no Brasil
O Brasil é um país de longa tradição extrativista, uma vez que os ciclos econômicos do país, desde o período da colonização, foram marcados pela exploração de bens naturais. A coleta do pau-brasil e a extração do ouro são dois exemplos de atividades extrativistas que foram fundamentais para o início das ações de comércio e indústria no país.
Atualmente, o Brasil continua sendo um importante protagonista no cenário extrativista mundial. O país possui uma grande indústria de madeiras e seivas diversas, além de produzir grandes quantidades de pescado e de extrair enormes volumes de minérios. O petróleo e o ferro, por exemplo, são dois dos principais produtos de exportação do Brasil.
Extrativismo vegetal x agricultura
As atividades de extrativismo e agricultura, apesar de explorarem bens de origem natural, possuem diferenças importantes:
-
Agricultura: uma atividade econômica feita de forma planejada, na qual as espécies de plantas são cultivadas com um fim próprio, nesse caso específico, para o fornecimento de matérias-primas. As atividades agrícolas são caracterizadas pelo emprego de elevada tecnologia e trabalho sistematizado.
-
Extrativismo: a exploração se dá em ambiente natural, com plantas que cresceram de forma espontânea e com pouco impacto das atividades humanas. O extrativismo vegetal privilegia assim a extração de bens diretamente da natureza.
Exercícios resolvidos sobre extrativismo
Questão 1
(Encceja)
Há uma evidência cada vez maior da existência de um número significativo de formas comunitárias de apropriação de espaços, recursos naturais em várias regiões e ecossistemas brasileiros. Essas formas, até recentemente, tiveram pouca visibilidade social, seja pelo pouco poder político das comunidades locais, seja pelas agressões e investidas da grande propriedade fundiária, das empresas mineradoras e madeireiras, que frequentemente resultam na expropriação das terras de uso comunitário ou coletivo.
Disponível em: http://nupaub.fflch.usp.br. Acesso em: 4 ago. 2014.
Um exemplo dessa forma de apropriação de espaços é o(a)
A) extrativismo vegetal no Norte.
B) mineração do ferro no Sudeste.
C) cultivo da soja no Centro-Oeste.
D) economia canavieira no Nordeste.
Resolução:
Alternativa A.
O extrativismo vegetal, como a extração de madeira e látex, é uma das principais atividades econômicas da região Norte do Brasil. Essa atividade é fundamental para a geração de emprego e renda nessa porção do território brasileiro.
Questão 2
(Uece) O homem, atuando na superfície da Terra e utilizando os seus recursos naturais, tem demonstrado, ao longo do tempo, desarmonia em relação ao meio ambiente em que vive. Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar que
A) tem havido diminuição progressiva das áreas florestais, substituídas por atividades que comprometem o equilíbrio ambiental.
B) práticas agropecuárias inadequadas têm motivado o desgaste e a erosão dos solos, especialmente em regiões semiáridas ou subúmidas.
C) a caça predatória tem ocasionado a extinção de espécies, e provocado rupturas no equilíbrio ecológico.
D) a manutenção da qualidade ambiental tem sido feita nas áreas de extrativismo mineral e vegetal.
Resolução:
Alternativa D.
A atividade extrativista promove a transformação do meio natural, portanto, não há uma manutenção da qualidade ambiental local, mas sim, a modificação desse espaço geográfico.
Crédito de imagem
[1] Caio Pederneiras / Shutterstock