Países emergentes
Os países emergentes são um agrupamento de nações de médio desenvolvimento econômico e social. São características desses países a presença de grande mercado consumidor, médio desenvolvimento humano e considerável crescimento econômico.
A globalização possibilitou a maior participação das nações ditas emergentes no mercado global, principalmente por meio da facilitação dos transportes e das comunicações. Os dois principais agrupamentos de países emergentes são:
-
Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul);
-
Mist (México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia).
Leia também: Quais são os países do globo?
Resumo sobre os países emergentes
-
Os países emergentes são uma forma de classificação do grau de desenvolvimento de uma nação em relação à economia e à sociedade.
-
São exemplos de países emergentes: África do Sul, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México, Rússia e Turquia.
-
São características dos países emergentes: grande mercado consumidor, índice de desenvolvimento humano médio e acelerado crescimento econômico.
-
As características econômicas das nações emergentes, como amplo mercado consumidor e grande volume de mão de obra, foram valorizadas pela globalização.
-
O Brics é um agrupamento de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
-
O Mist é um agrupamento de países emergentes composto por México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia.
-
Os países emergentes possuem grande importância no crescimento econômico e na qualidade de vida da população global.
O que são países emergentes?
Países emergentes são as nações que, apesar de não possuírem um grau de desenvolvimento econômico e social elevado, apresentam condições de crescimento em diversos âmbitos da sociedade, com destaque para o potencial de renda e consumo. Esses países possuem, no geral, um grande mercado consumidor interno, um índice mediano de desenvolvimento humano, um parque industrial diversificado e um considerável crescimento econômico.
Quais são os países emergentes?
A classificação dos países emergentes é bastante subjetiva, visto que há diversas nações no globo, com características econômicas e sociais bastante distintas. Nesse contexto, há um grupo consolidado de países emergentes, conhecimento pelo acrônimo de Brics, que possuem claramente características de crescimento econômico e social que são a base para a classificação de uma nação emergente. São eles: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Vale ressaltar que o agrupamento de países emergentes vem aumentando especialmente nas últimas décadas, principalmente devido ao crescimento econômico registrado em diferentes nações localizadas na Ásia, África e América do Sul. Nesse sentido, também são comumente apontadas como países emergentes as nações que formam o agrupamento Mist (México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia).
Leia também: Quais são os países considerados desenvolvidos?
Características dos países emergentes
Os países emergentes possuem características bastante diferentes entre si, mas têm como ponto em comum o considerável crescimento econômico em conjunto com o desenvolvimento social. No geral, são países que apresentam taxas de crescimento econômico constantes, economia bastante diversificada em termos de produção e consumo, grande mercado consumidor interno, farta disponibilidade de mão de obra, médio desenvolvimento humano, recentes processos de urbanização e industrialização, considerável crescimento de emprego e renda, entre outros aspectos.
Globalização e os países emergentes
A globalização, processo potencializado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações, foi fundamental para a consolidação do crescimento econômico e social dos países emergentes, visto que esse fenômeno contribuiu de forma especial para o crescimento das trocas comerciais entre as nações do globo. Nesse sentido, a globalização possibilitou a maior participação das nações ditas emergentes no mercado global, principalmente por meio da facilitação dos transportes e das comunicações entre os países, potencializando o comércio entre as nações.
As características econômicas das nações emergentes, como amplo mercado consumidor e grande volume de mão de obra, foram valorizadas, contribuindo para o processo de industrialização e urbanização desses países e, por consequência, gerando crescimento econômico e social.
Brics
O Brics é um agrupamento de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Esse grupo de países foi o pioneiro na classificação de nações como emergentes. Eles reúnem as características mais tradicionais das nações emergentes, como grande mercado consumidor, médio desenvolvimento humano e considerável crescimento econômico.
As nações citadas possuem grandes territórios e populações, além de certo protagonismo geopolítico regional e vasto crescimento econômico, além de contribuir ativamente para questões globais e deter relativo poder econômico em nível mundial.
Mist
O termo Mist designa um recente agrupamento de países emergentes, sendo eles: México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia. Essas nações, assim como o agrupamento mais tradicional de países emergentes, os Brics, também vem apresentando rápido crescimento econômico e social. Porém, ainda são países que registram certos desafios em termos de produção e consumo, como acesso às matérias-primas e mercado consumidor mediano. Esses países representam justamente a ampliação da classificação como emergentes para diversos outros países que vêm apresentando um crescimento econômico considerável nos últimos anos.
Leia também: Quais países são considerados subdesenvolvidos?
Importância dos países emergentes
A importância dos países emergentes está atrelada à participação dessas nações no comércio global, como importantes fornecedores de matérias-primas diversas e, ainda, de bens manufaturados. Esses países tornaram-se protagonistas da economia mundial, especialmente pelo seu rápido crescimento econômico. Ademais, houve nessas nações um aumento considerável do emprego e da renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações locais.
Exercícios resolvidos sobre países emergentes
Questão 1
(UFMG) Considerando-se alguns dos países do grupo classificado, na atualidade, como emergente, é INCORRETO afirmar que:
a) a China vem direcionando o setor de bens de consumo duráveis para o atendimento da demanda de seu mercado interno, em detrimento das exportações.
b) a Índia, embora com um elevado percentual da população abaixo da linha da pobreza, tem-se destacado pela exportação de mão de obra qualificada e de tecnologia de ponta no setor de informática.
c) a Rússia contrapõe sua condição de membro do grupo de países mais desenvolvidos do mundo – o G-8 – a um desempenho econômico típico de países emergentes.
d) o México vem alcançando rápido crescimento industrial ao adotar um modelo de zonas francas, onde se instalaram as empresas maquiladoras de países norte-americanos.
Resolução: Alternativa A. A China é um país que tem sua economia voltada para o mercado externo, ou seja, para a exportação de bens industrializados para outras regiões do globo.
Questão 2
(UECE 2019) BRIC é um termo utilizado para referenciar um grupo de países que, embora distintos, possuem características comuns e têm a cada ano uma importância estratégica cada vez maior, como se pode comprovar no excerto a seguir: O ministro Guido Mantega (Fazenda) defendeu nesta terça-feira uma maior participação dos países do chamado Bric no FMI (Fundo Monetário Internacional). Segundo o ministro, a meta é passar 7% da cota de países avançados para os emergentes, para aumentar o poder de decisão. Hoje a proporção é 40% de ações dos emergentes e 60% de avançados.
Folha Online, em Brasília - 08/09/2009 - Mantega defende maior participação de emergentes no FMI. http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u621009.shtml.
Assinale a opção que traz informações corretas sobre países componentes do BRIC:
a) Brasil, Rússia, Iugoslávia e Canadá são os países que compõem o bloco econômico chamado BRIC.
b) O bloco econômico formado por Brasil Rússia, Índia e China constitui-se de países que possuem a mesma situação econômica e política, mas índices de desenvolvimento diferentes.
c) Esses países têm economias estabilizadas recentemente; situação política estável; diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais e níveis de produção e exportação em crescimento.
d) Segundo previsão do banco de investimentos Goldman Sachs, até o ano de 2050, as economias dos países-membros do BRIC, juntas, ainda não superarão as economias dos seis países mais ricos do mundo atualmente (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália).
Resolução: Alternativa B. O BRICS, apesar de um agrupamento de nações emergentes com características em comum, também possui pontos de diversidade, como os graus diferentes de desenvolvimento entre as nações que formam esse grupo.