Redação técnica

A redação técnica ou oficial é o nome dado ao conjunto de gêneros textuais que têm função estatal, ou seja, textos que circulam via poder público. Esses textos podem ter função interna, ou seja, atuar dentro das instituições governamentais, ou externa, sendo direcionados à população.

Em suas composições, possuem linguagem formal, impessoal e acessível bem como comportam estruturas padronizadas em todo território nacional. Apesar da natureza estatal, é possível que alguns desses gêneros circulem, também, em corporações e instituições privadas, geralmente para estabelecer-se comunicação entre diferentes parceiros, setores ou funcionários.

Leia também: Como começar uma redação?

Características e estrutura da redação técnica

A redação técnica é fundamental para estabelecer-se comunicação entre diferentes setores no ambiente profissional.

Por agrupar diferentes gêneros textuais, a redação técnica sofre algumas influências específicas de cada gênero, assim, é importante atentar-se a esses detalhes na hora de redigir um documento. Entretanto, é possível elencar algumas características essenciais a todos esses gêneros. A seguir, confira uma breve explicação sobre cada uma delas.

  • Impessoalidade: toda redação técnica deve utilizar uma linguagem impessoal, ou seja, o autor não deve exprimir opiniões pessoais nem fazer juízo de valor a respeito do assunto tratado, sendo assim, há um distanciamento entre mensagem e autor.

  • Formalidade: a redação técnica deve possuir um grau de formalidade, ou seja, deve utilizar a linguagem verbal na variedade padrão ou norma culta. Nesse sentido, é importante atentar-se aos pronomes de tratamento, principalmente quando se direciona a uma figura superior, além de utilizar corretamente as palavras, a pontuação, e saber como operar a coerência e coesão na escrita.

  • Concisão: uma característica essencial a toda redação técnica é a concisão da mensagem. Nesses textos, é necessário que o autor seja objetivo em passar a mensagem necessária, desconsiderando quaisquer detalhes desnecessários à função. É importante, nesse sentido, tomar cuidado com os adjetivos e excessos de detalhes sem propósito comunicativo.

  • Cortesia: em toda redação técnica, dado o grau de formalidade, é importante atentar-se ao uso de linguagem cortês, mesmo quando a mensagem for, de algum modo, negativa ou repreensiva. Para isso, é importante utilizar palavras e expressões mais eufêmicas e menos imperativas.

  • Diplomacia: a característica diplomática das redações técnicas baseia-se no seu contexto de uso, o meio profissional. Nesse ambiente, são valorizados os discursos diplomáticos que visem a acordos e não a confrontos, de modo que é necessário que os textos apresentem essa característica em sua linguagem.

  • Simplicidade: apesar de pautar-se na variedade padrão e possuir grau de formalidade, a redação técnica necessita de uma linguagem que seja acessível e facilmente compreendida. Nesse sentido, é importante evitar estrangeirismos e palavras arcaicas.

Leia também: Os cinco erros mais comuns em uma redação

Tipos de redação técnica

Dentro do conjunto de gêneros textuais que se enquadram na redação técnica, existem alguns mais conhecidos, que circulam potencialmente no meio público, mas podem, também, ser utilizados em instituições privadas:

  • Carta: apesar de ser um gênero comum no meio público, possui um caráter mais formal e objetivo que busca enviar uma mensagem profissional a determinado destinatário.

  • Memorando: tem função interna, ou seja, visa a passar uma mensagem entre setores ou profissionais de diferentes setores ou instituições.

  • Circular: é uma carta específica, remetida por um superior a funcionários de um departamento ou instituição específica, visando a apresentar novas normas, regras ou padronizações.

  • Ordem de serviço: tem o intuito de estabelecer comunicação entre diferentes setores, para a realização de algum serviço.

  • Ofício: muito utilizado, principalmente em instituições estatais, e serve para estabelecer a comunicação entre diferentes instituições do poder público.

  • Requerimento: serve para solicitar algo a alguma figura de poder e representatividade, apresentando, em conjunto, os argumentos e motivos que embasem o pedido.

  • Relatório: tem a função de apresentar, de modo sistematizado, as atividades desenvolvidas em algum trabalho.

  • Ata: serve para registrar os fatos, discussões e deliberações de determinadas reuniões ou assembleias.

Como fazer uma redação técnica?

Antes de realizar qualquer redação técnica, é importante ter em mente, de modo objetivo, as intenções da comunicação e a mensagem que deve ser passada. Sendo assim, é preciso escolher o gênero textual adequado ao contexto e observar atentamente quais as suas exigências específicas, no intuito de compreender como transmitir a mensagem de modo adequado.

Estabelecidos os objetivos e a estrutura pela qual a mensagem será transmitida, ou seja, o gênero textual escolhido, a escrita do texto deve caminhar de maneira saudosa e respeitosa, indicando objetivamente a mensagem, de modo impessoal e acessível, encerrando com algum marcador de finalização, comumente uma saudação final.

É importante, nesse momento, atentar-se se o destinatário é:

  • ascendente (superior a quem remete);

  • paralelo (ou seja, colegas de hierarquia);

  • ou descendente (gerenciados ou supervisionados por quem remete).

A depender de para qual grupo se destina, os pronomes de tratamento devem estar devidamente colocados. Além disso, é importante atentar-se ao uso de data e local, pois são elementos exigidos nesses gêneros.

Exemplos

Veja alguns exemplos de redação técnica:

  • Memorando

Delegacia Geral

POLÍCIA CIVIL

MEM. nº 25/2002

Em 5 de maio de 2002

A Sua Senhoria Diretor da Assessoria de Imprensa da Polícia Civil

Assunto: Divulgação de estatísticas do pleito eleitoral

Dirigimo-nos a Vossa Excelência para informar os dados de registros de ocorrência, efetuadas pela Polícia Civil, durante o período eleitoral.

Ao todo, 179 registros foram realizados, sendo 45 atuações em flagrante e 134 Boletins de Ocorrência (BO).

Cordialmente,

Ricardo da Silva

Chefe da Seção de Estatística e Informática

  • Requerimento

Ilustríssimo (a) Senhor (a) Chefe da Agência da Previdência Social - Instituto Nacional do Seguro Social

Requerimento

Eu, Maria da Silva e Silva, brasileira, solteira, advogada, inscrita no CPF sob nº xxx.xxx.xxx-xx e no RG nº xx.xxx.xxx-x, residente e domiciliada à Rua das Amoeiras, nº 56, venho respeitosamente à presença de Vossa Senhoria requerer cópia integral do processo administrativo relativo ao Benefício Número xxx.xxx.xxx.

Termos em que, peço deferimento.

São Paulo - SP, 25 de agosto de 2000.

(assinatura)

Maria da Silva e Silva

Publicado por Talliandre Matos
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos