Whatsapp icon Whatsapp

Argélia

 A Argélia é um país africano banhado pelo Mar Mediterrâneo. A sua história está ligada aos povos berberes e árabes que habitavam o território do país, que foi uma colônia da França por mais de um século. Após embates militares entre argelinos e franceses, a independência do país foi promulgada em 1962. Desde então, os governos argelinos enfrentam um cenário de grande instabilidade política.

O território da Argélia é predominantemente desértico. A população está concentrada ao longo do litoral, em razão das características geográficas, como as temperaturas mais amenas que no interior. A economia é baseada na exploração de petróleo e gás natural, cenário que resulta na geração de divisas para investimentos na infraestrutura. A cultura local é influenciada pelas populações tradicionais e pela religião islâmica, praticada pela maior parte da população argelina.

Leia também: Quais são os países da África?

Dados gerais da Argélia

  • Nome oficial: República Democrática e Popular da Argélia.
  • Gentílico: argelino.
  • Extensão territorial: 2.381.741 quilômetros quadrados.
  • Localização: Norte da África.
  • Capital: Argel.
  • Clima: desértico.
  • Governo: república presidencialista.
  • Idioma: árabe e berbere.
  • Religiões:
    - 96,7% (islamismo);
    - 0,3% (cristianismo);
    - 3% (outras).
  • População: 42.230.000 habitantes.
  • Densidade demográfica: 14,8 habitantes/quilômetro quadrado.
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,784 (alto).
  • Moeda: dinar argelino.
  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 173,8 bilhões de dólares.
  • PIB per capita: US$ 4.114,72 dólares.
  • Gini: 32,2%.
  • Fuso horário: UTC+1.
  • Relações exteriores:
    - Organização das Nações Unidas (ONU);
    - Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep);
    - União Africana (UA);
    - Liga Árabe.
  • Divisão administrativa: 48 províncias, a saber:

Adrar

El Bayadh

Ouargla

Ain Defla

El Oued

Oum el Bouaghi

Ain Temouchent

El Tarf

Relizane

Argel

Ghardaia

Saida

Annaba

Guelma

Setif

Batna

Illizi

Sidi Bel Abbès

Bechar

Jijel

Skikda

Bugia

Khenchela

Souk Ahras

Biskra (província)

Laghouat

Tamanghasset

Blida (província)

Mascara

Tébessa

Bordj Bou Arreridj (província)

Medea

Tiaret

Bouira (província)

Mila

Tindouf

Boumerdès (província)

Mostaganem

Tipasa

Chlef

M'Sila

Tissemsil

Constantina

Naâma

Tizi Ouzou

Djelfa

Orã

Tremecém

Geografia da Argélia

A Argélia é um país localizado no Norte da África. Ela é banhada pelo Mar Mediterrâneo e faz fronteira com os seguintes países:

  • Tunísia;
  • Líbia;
  • Marrocos;
  • Saara Ocidental;
  • Mauritânia;
  • Mali;
  • Níger.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A sua geografia é caracterizada pela presença do Deserto do Saara, que ocupa a maior parte do território argelino. Já na porção norte do país, destaca-se a Cordilheira do Atlas, onde estão localizadas as maiores altitudes do território argelino, com destaque para o Monte Tahat, que possui cerca de 2.918 metros. Na região montanhosa do país, é comum a ocorrência de terremotos.

O Monte Tahat é o ponto mais alto da Argélia. Ele faz parte da Cordilheira do Atlas, importante formação de relevo do Norte da África.
O Monte Tahat é o ponto mais alto da Argélia. Ele faz parte da Cordilheira do Atlas, importante formação de relevo do Norte da África.

Em relação ao clima e à vegetação, a Argélia possui duas regiões distintas climaticamente, mas ambas com baixo nível de precipitação. A primeira, localizada próxima ao litoral, possui um clima e uma vegetação mediterrâneos. Já a segunda, que corresponde à maior porção do território argelino, possui clima semiárido e desértico, com formações vegetais típicas desses tipos climáticos.

Na pequena faixa geográfica entre as duas regiões, formada por grandes montanhas, predomina-se a influência do relevo, em especial no que toca ao clima de altitude e às vegetações adaptadas às maiores alturas. São exemplos de espécies vegetais da Argélia os maquis, os carvalhos e os cedros.

Veja também: Qual é a diferença entre clima e tempo?

História da Argélia

O território argelino era ocupado pelos chamados berberes, população tradicional que possuía características nômades e cujas práticas culturais eram muito específicas e influenciadas, em especial, pela geografia e pelo clima argelino, predominantemente desértico. A Argélia foi invadida por diferentes civilizações ao longo da história, sendo os primeiros registros dessas invasões datados do século V. A ambição por novas possessões de terras fez com que o território berbere fosse invadido por árabes, romanos e otomanos.

Já a partir do ano de 1830, depois de um longo período de tempo sob ocupação do Império Otomano, o território argelino foi dominado pela França, que estabeleceu na região uma colônia. A ocupação francesa durou cerca de 130 anos. A localização geográfica era estratégica para os franceses, razão pela qual a França ocupou o país por tantos anos.

A independência da Argélia ocorreu em 1962 e foi alcançada por meio de conflitos militares entre as forças independentistas argelinas e os colonizadores franceses. Porém, mesmo após a independência, o país enfrentou vários embates entre governo e grupos opositores, que perduram até os dias atuais.

Mapa da Argélia

Demografia da Argélia

A população da Argélia é formada por cerca de 42.230.000 habitantes. O país, apesar de relativamente populoso, é pouco povoado, em razão da sua grande extensão territorial. A população local encontra-se distribuída de maneira desigual no território, sendo a maior parte concentrada ao longo do litoral, que é, inclusive, onde está localizada a capital do país, Argel, que possui mais de três milhões de habitantes.

A população argelina, em sua quase totalidade, é formada por descendentes dos povos árabes e berberes, e as línguas oficiais são justamente o árabe e o berbere. A religião predominante é o islamismo.

Economia da Argélia

A economia da Argélia é quase totalmente voltada para a exploração de recursos naturais, como o petróleo e o gás natural. Desse modo, é uma economia predominantemente primária. O petróleo e o gás natural são os principais produtos explorados pelo país, sendo exportados para diferentes regiões do globo. Esses produtos garantem a geração de divisas para a economia argelina.

Em razão do clima, a  agropecuária  é praticada em pequena escala e voltada para a subsistência. Os alimentos mais cultivados são tâmaras, uvas e azeitonas.

O setor industrial do país é muito pequeno e está ancorado no beneficiamento de combustíveis fósseis. Já o setor terciário é caracterizado pela grande participação do funcionalismo público. Nos últimos anos o turismo tem crescido, em razão da existência de sítios arqueológicos no país.

Infraestrutura da Argélia

A infraestrutura argelina é bastante desenvolvida. A sua rede de rodovias, por exemplo, é considerada a maior do território africano, com estradas em boas condições e que realizam ligações entre as diferentes regiões do país e também com os países vizinhos.

Além disso, o país possui uma estrutura de aeroportos e portos, que auxiliam no escoamento da produção local. O setor público também é muito desenvolvido, com uma alta taxa de profissionais empregados em instituições públicas, como escolas e hospitais. A Argélia possui índices de educação e de saúde considerados exemplares quando comparados ao restante do continente africano.

Acesse também: 10 países mais pobres do mundo

Governo da Argélia

A Argélia é uma república presidencialista. Porém, desde a independência, o país vivencia diversos distúrbios relacionados às representações políticas locais. Desse modo, por mais que o país possua eleições livres e diretas, grande parte dos eleitos está ligada às elites locais e também aos diferentes grupos políticos que lutam pelo poder no país desde o período de ocupação colonial da França.

O governo é formado pela figura do presidente, que nomeia o primeiro-ministro local. Além dos cargos do Executivo, o país possui duas câmaras de representantes do Legislativo em nível federal, composta por políticos eleitos pela população e por indicados do Executivo.

Bandeira da Argélia

Cultura da Argélia

A cultura da Argélia é baseada nos costumes e tradições do povo berbere, população de origem nômade que habitou o território argelino ao longo dos séculos, sendo amplamente adaptada às condições geográficas locais. O país possui artistas de renome em áreas como a poesia, a pintura e a arquitetura.

As tradições berberes estão intimamente ligadas aos costumes árabes, e as práticas sociais do país, como a língua, a religião e as vestimentas, são reflexos dessas influências e, também, da região islâmica.

A culinária argelina é composta por alimentos mediterrâneos, como uvas e azeitonas, além do trigo. O principal prato do país é o cuscuz. No esporte, a Argélia possui forte tradição em nível regional no futebol, sendo campeão de algumas competições africanas e já tendo participado, em algumas oportunidades, da Copa do Mundo de Futebol. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Angola
Conheça os principais aspectos geográficos de Angola. Saiba mais sobre a economia desse importante exportador de petróleo.
Botsuana
Localizado na porção sul da África, o território de Botsuana é coberto pelo deserto Kalahari.
Costa do Marfim
Saiba mais sobre os aspectos geográficos da Costa do Marfim. Leia informações relacionadas à demografia, economia, infraestrutura e cultura desse país africano.
Etiópia
Saiba mais sobre as principais características geográficas da Etiópia. Entenda a história e a cultura desse país africano, que possui muitas particularidades.
Moçambique
Clique aqui e saiba quais são as características geográficas de Moçambique. Conheça a história, a cultura e a economia desse país da porção sul-africana.
África do Sul
Conheça as principais características da África do Sul. Saiba mais sobre a história de superação da população local em relação ao regime de segregação racial.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.