Agreste

O agreste é uma sub-região geográfica de transição entre a zona da mata e o sertão do Nordeste. Caracteriza-se pelo clima semiárido e pela vegetação de Caatinga.
O agreste é uma zona geográfica de transição situada na região Nordeste brasileira.

O agreste é uma das quatro sub-regiões que compõem o Nordeste do Brasil. Está localizado em parte dos territórios de Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O clima do agreste é do tipo semiárido, e a vegetação é do tipo Caatinga. O relevo é tipicamente planáltico, e rios são temporários.

A demografia local apresenta perfil jovem e urbano; enquanto, na economia, destacam-se os setores agrícola e de serviços. O agreste possui grande importância histórica e cultural para o Brasil.

Leia também: Quais são as regiões do Brasil?

Resumo sobre o agreste

  • O agreste é uma sub-região do Nordeste do Brasil que se situa entre a zona da mata e o sertão.

  • São cidades importantes dele: Feira de Santana (BA), Vitória da Conquista (BA), Arapiraca (AL), Caruaru (PE), Garanhuns (PE) e Campina Grande (PB).

  • Seu clima, do tipo semiárido, é muito quente e seco; já a vegetação, do tipo Caatinga, tem muitas árvores com espinhos.

  • Seu relevo é formado por planaltos muito erodidos; já na hidrografia destacam-se os rios temporários.

  • Sua economia está voltada para os setores agropecuário, especialmente as atividades agrícolas, e de serviços.

  • Possui grande importância cultural expressa pelas festas juninas e pela produção de artesanato.

Qual é a localização do agreste?

O agreste é uma das sub-regiões no Nordeste. Ele está localizado em zona geográfica de transição entre a zona da mata, sub-região úmida de vegetação tropical, e o sertão, sub-região seca e de vegetação semiárida. O agreste corresponde à parte dos territórios dos estados nordestinos da:

  • Bahia;

  • Sergipe;

  • Alagoas;

  • Pernambuco;

  • Paraíba;

  • Rio Grande do Norte.

  • Quais são as cidades que fazem parte do agreste?

O agreste é a única sub-região nordestina que não possui nenhuma capital estadual, porém, nela, estão concentradas cidades do Nordeste que são polos regionais em termos econômicos e administrativos. As principais cidades do agreste são:

◦ Jequié (BA);

◦ Alagoinhas (BA);

◦ Feira de Santana (BA);

◦ Vitória da Conquista (BA);

◦ Lagarto (SE);

◦ Itabaiana (SE);

◦ Palmeira dos Índios (AL);

◦ Arapiraca (AL);

◦ Caruaru (PE);

◦ Garanhuns (PE);

◦ Campina Grande (PB);

◦ Vera Cruz (RN).

Características do agreste

  • Clima do agreste

O clima do agreste é do tipo semiárido. Esse tipo climático é caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelo diminuto volume de chuvas. No caso específico das precipitações, as chuvas locais têm ocorrência escassa e pontual, estando concentradas em poucos meses do ano. Já as temperaturas locais permanecem altas ao longo de todo o ano, assim como a elevada radiação solar e a baixa umidade relativa do ar.

  • Vegetação do agreste

A vegetação do agreste é do tipo Caatinga. Esse tipo vegetacional é formado por plantas de médio e baixo porte, com galhos tortuosos, caules grossos e raízes profundas e, ainda, que geralmente apresentam poucas folhas e muitos espinhos. As plantas da Caatinga são altamente adaptadas ao clima quente e seco dessa região geográfica e contam com diversas estruturas vegetacionais que dificultam a perda de água para a atmosfera.

  • Flora do agreste

A flora do agreste é composta especialmente por árvores e arbustos de médio e pequeno porte com grande resistência à escassez de água. As plantas locais possuem, no geral, raízes profundas, caules grossos, galhos tortuosos e poucas folhas. É muito comum na Caatinga a existência de cactos, orquídeas e bromélias. São exemplos de flora do agreste: anjico, jurema, mandacaru, aroeira, umbuzeiro, jatobá e xique-xique.

  • Fauna do agreste

A fauna do agreste é formada por uma grande biodiversidade de animais, desde aves até répteis, que possuem grande capacidade de adaptação ao ambiente quente e seco dessa sub-região geográfica. Os animais locais apresentam estruturas que lhes permitem maior conforto térmico, e, ainda, utilizam-se de estratégias como migração nos meses mais quentes do ano. São exemplos de fauna do agreste: tatu-peba, veado-catingueiro, jaguatirica, gambá, preá, sapo-cururu e jararaca.

  • Hidrografia do agreste

A hidrografia do agreste é formada por poucos cursos de água, especialmente por rios temporários, em razão das condições climáticas locais. Os rios e outros cursos de água do agreste, no geral, secam durante o período mais seco do ano, devido à escassez de chuvas. No entanto, há pontos locais de maior presença de umidade, popularmente chamados de brejos, que mantêm uma reserva de água por períodos mais longos do ano.

  • Relevo do agreste

O relevo do agreste é composto especialmente por formações de planaltos, que possuem altitudes médias e sofrem constantemente com processos de intemperismo e erosão. Essas formas de relevo são bastante antigas e foram esculpidas ao longo do tempo por diversos agentes, com destaque para o vento. Os pontos mais altos do relevo do agreste são caracterizados pela maior presença de umidade.

Leia também: Polígono das secas — região geográfica marcada pelo fenômeno da seca

População do agreste

O agreste possui um perfil demográfico bastante diverso, com uma população predominantemente jovem, concentrada nas zonas urbanas. Trata-se de uma sub-região que passou por um forte processo de êxodo populacional, especialmente para localidades mais desenvolvidas do Nordeste e do Sudeste do Brasil. Atualmente, as principais cidades em população do agreste são: Feira de Santana (BA), Vitória da Conquista (BA), Arapiraca (AL), Caruaru (PE), Garanhuns (PE) e Campina Grande (PB).

A cidade de Campina Grande (PB) é uma das maiores em população do agreste.

Economia do agreste

O agreste possui uma base econômica bem diversificada, mas ainda pouco desenvolvida, concentrada em atividades de baixo valor agregado. No setor primário da economia, destaca-se as atividades agropecuárias, como a criação de animais e a agricultura extensiva. Já no setor secundário, ressalta-se a presença de indústria, como têxtil e alimentícia, especialmente nas zonas urbanas. Por sua vez, no setor terciário, evidencia-se o predomínio do comércio e dos serviços, especialmente por meio de grandes feiras.

Por que o agreste é importante?

A importância do agreste está atrelada a sua caracterização geográfica, visto que é uma sub-região de grandes riquezas naturais e, ainda, com elevado potencial em termos econômicos. Essa sub-região também possui grande importância histórica e cultural, evidenciada pela realização de grandes festejos juninos e pelas feiras de artesanatos locais. O agreste é uma das zonas geográficas que compõem o Nordeste, logo, tem grande valor simbólico para os nordestinos como uma zona de grande expressão artística e cultural.

Crédito da imagem

[1] Cacio Murilo / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.