Turismo

Turismo consiste nas viagens e atividades que as pessoas realizam em seus locais de destino. O crescimento econômico do setor foi duramente impactado pela pandemia em 2020.
Aos deslocamentos voluntários de pessoas e às atividades que elas desempenham nas localidades de destino se dá o nome de turismo.

Turismo é o conjunto que engloba as viagens de pessoas para outras cidades e países, as atividades que elas realizam nos locais de destino bem como suas despesas. O turismo enquanto atividade econômica integra o setor terciário, e vinha apresentando um crescimento expressivo em todo o mundo até o ano de 2019.

A Europa e a Ásia são os continentes mais visitados. No Brasil, o Rio de Janeiro é o principal destino. Com a pandemia da covid-19, que se instalou a partir de 2020, o setor foi um dos mais impactados.

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O que é turismo?

O turismo possui diversas definições que foram sendo elaboradas e se tornando cada vez mais abrangentes na medida em que os estudos a respeito dessa atividade de deslocamento avançaram. Uma das mais utilizadas é a proposta pela Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).

A OMT define turismo como sendo um fenômeno de aspecto social, cultural e econômico diretamente relacionado com o deslocamento de pessoas para lugares fora do seu ambiente pessoal, seja uma localidade próxima, seja até mesmo outro país. A essas pessoas dá-se o nome de visitantes, nomenclatura que inclui turistas e excursionistas, residentes ou não residentes. O turismo diz respeito às atividades desses indivíduos assim como às suas despesas com serviços, como transporte, hospedagem e comércio.

A motivação das viagens e das atividades turísticas abrange um espectro muito amplo que vai do lazer e recreação à saúde.

Tipos de turismo

A divisão da atividade turística em diferentes classes pode ser feita por meio da intenção do deslocamento, ou seja, tomando como base o motivo que levou a pessoa ou um grupo a sair de sua casa em direção a outra cidade, estado ou país. Com base nesse critério, o turismo pode ser caracterizado como:

  • Turismo de lazer ou turismo de recreação: associado à diversão, ao descanso e ao entretenimento.

  • Turismo de negócios: objetiva o estabelecimento de vínculos empresariais ou comerciais com outros indivíduos, empresas, indústrias e associações. Inclui viagens realizadas para o fechamento de convênios, contratos e acordos, negociações, reuniões de trabalho, estabelecimento de parcerias, ou mesmo compras e aquisições diversas.

  • Turismo religioso: é a peregrinação de fiéis para lugares considerados sagrados ou que resguardem algum significado importante para a sua fé.

  • Turismo cultural: existem algumas definições desse tipo em específico. Uma delas o associa às artes e ao contato com diversas expressões artísticas e estabelecimentos (museus, eventos cultuais, shows, exposições, teatros). A outra definição o descreve como praticado para o conhecimento de outros grupos sociais e de seus costumes e tradições.

  • Turismo de saúde: praticado pelos indivíduos que vão em busca de locais de tratamentos diversos que auxiliam na saúde e bem-estar. As estâncias naturais, fontes hidrotermais, os spas e outros locais com o mesmo objetivo estão inclusos nessa categoria.

Esse é um dos recortes utilizados na classificação, podendo haver diversas categorias adicionais. Outras abordagens são igualmente empregadas para a caracterização do turismo, como a área a ser visitada, a forma de transporte, a faixa etária ou o estrato social.

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Turismo no mundo

As atividades turísticas apresentaram um grande crescimento a partir de meados do século XX, principalmente com o advento da globalização e o aperfeiçoamento das tecnologias do transporte e da comunicação, que proporcionaram deslocamentos mais eficazes e a conexão quase imediata com diversas partes do planeta. A intensificação do fluxo de turistas levou à ampliação dos destinos e à diversificação da indústria do turismo, adaptando-se ao período técnico atual.

Como sendo parte do setor terciário da economia, a parcela correspondente às atividades turísticas no Produto Interno Bruto (PIB) global é atualmente de 3,3%. Considerando todas as atividades do setor e os seus reflexos nos demais, esse valor sobe para 10,4%.

Bangkok, capital da Tailândia, é a cidade que mais recebeu turistas no mundo em 2019.

A OMT contabilizou quase 1,5 bilhão de chegadas em todo o mundo no ano de 2019. A Europa é o continente que mais recebe turistas, seguido da Ásia, com países como Espanha, França e China entre os principais destinos. No topo da lista das cidades mais visitadas, estão:

  • Bangkok (Tailândia)

  • Paris (França)

  • Londres (Inglaterra)

O movimento de turistas internacionais caiu drasticamente no ano de 2020, quando foram registradas 74% menos chegadas, totalizando 384 milhões em todo o período. Isso se deveu à pandemia da covid-19, causada por uma nova variante do coronavírus. A doença começou a se espalhar com mais velocidade no início de 2020, e medidas, como a restrição da circulação de pessoas e o fechamento de fronteiras internacionais, foram necessárias para a sua contenção. A Ásia viu o número de turistas cair em até 84%, sendo o continente mais afetado.

Turismo no Brasil

O turismo é uma atividade que vem ganhando cada vez mais espaço na economia do Brasil, principalmente nas décadas mais recentes. O país apresenta uma enorme potencialidade turística que se deve, entre outros, às suas inúmeras paisagens naturais — com o ecoturismo em expansão —, às cidades históricas e aos seus patrimônios culturais. Apesar disso, o Brasil é destino atualmente de apenas 0,5% de todos os turistas que circulam pelo mundo.|1|

Predomina no país o turismo do tipo doméstico, caracterizado pelos deslocamentos dentro dos limites do território nacional. O principal motivo das viagens é a visita a parentes e amigos, seguido do lazer, conforme mostram dados do IBGE para 2019. A região Sudeste é a principal receptora e emissora de turistas, seguido do Nordeste. Os principais destinos visitados são estados de:

Os brasileiros que partem em direção ao exterior vão, principalmente, para:

As chegadas internacionais no Brasil somaram 6,35 milhões em 2019, e os turistas vêm, em sua maioria, destes países: Argentina, Estados Unidos, Chile, Paraguai e Uruguai. As cidades mais visitadas por esses viajantes são:

  • Rio de Janeiro (RJ)

  • Florianópolis (SC)

  • Foz do Iguaçu (PR)

  • São Paulo (SP)

  • Búzios (RJ)

O setor foi duramente afetado pela pandemia da covid-19, que atingiu o país a partir de março de 2020. De acordo com o IBGE, a queda foi de 36,7%, abrangendo todas as atividades associadas ao turismo, como transportes, hospedagem e alimentação.

O Rio de Janeiro é o principal destino dos turistas internacionais no Brasil.

História do turismo

Pensando o turismo enquanto o deslocamento de pessoas com um propósito específico, não é possível definir uma origem exata dessa atividade. A literatura dedicada ao assunto indica que sua história começa milênios antes da era atual, ainda no Antigo Egito, com viagens que tinham como propósito a participação em eventos, questões religiosas, o divertimento e relaxamento bem como a ampliação do conhecimento.

As mesmas motivações causaram grandes deslocamentos de pessoas na Grécia Antiga. Um diferencial dessa civilização foi a realização dos primeiros Jogos Olímpicos, que serviram como atrativo para um intenso fluxo de turistas.|2|

Muitas outras civilizações contemporâneas ou não às citadas registraram viagens turísticas com causas variadas, relacionadas à saúde, ao bem-estar e à religião. Destaca-se, além disso, a importância das trocas comerciais nos grandes deslocamentos em diversos períodos históricos.

Com o passar do tempo, o avanço das técnicas de localização no espaço permitiu o aperfeiçoamento das navegações e as viagens de longas distâncias. As Revoluções Industriais e o desenvolvimento das ferrovias, bem como de outros meios de transporte, foram de grande importância para a ampliação da escala do turismo.

Atribui-se a Thomas Cook o pioneirismo das agências de viagem. O inglês iniciou suas atividades no século XIX, e é considerado o pai do turismo moderno.

Veja também: 27 de setembro – Dia Mundial do Turismo

Importância do turismo

Como sendo uma atividade econômica cada vez mais significativa, a importância do turismo reside, em parte, na receita gerada por esse setor para as economias nacionais e locais. A indústria do turismo, como é chamada, abarca diversos serviços, como transporte, hotelaria e alimentação, responsáveis por um grande contingente de mão de obra. Além disso, o setor movimenta indiretamente outras áreas, como o comércio formal e informal e diversas atividades dos circuitos locais da economia, gerando emprego e renda.

Espacialmente falando, a recepção de visitantes demanda infraestrutura adequada e a sua manutenção periódica, gerando benefícios em médio e longo prazo para a estrutura do local propriamente dita bem como o melhoramento da rede de transportes, de energia elétrica, de comunicação, além da conservação de sítios históricos, monumentos, praças e locais de grande circulação de pessoas. As melhorias podem ser sentidas também pelas populações que vivem em áreas turísticas e fazem uso de tais serviços diariamente.

Estudo do turismo

O estudo do turismo atualmente é feito por meio de uma perspectiva multi e interdisciplinar, abrangendo conhecimentos das ciências sociais, da geografia, da economia, do marketing e da administração, tendo em vista a complexidade e amplitude de elementos — espaciais, culturais, sociais, econômicos — que compõem essa atividade e dos quais depende a sua realização.

A partir dos anos 1960 e 1970, cresceu dentro da própria geografia a quantidade de estudos dedicados à análise do turismo e à forma como se dá a sua interação com o espaço geográfico e os elementos que o compõem.

Muitas universidades possuem hoje em seus catálogos um curso próprio de Turismo, visando à formação de bacharéis (turismólogos) e técnicos no assunto.

Notas

|1| RABAHY, Wilson Abrahão. Uma visão do turismo no Brasil e suas perspectivas. CGDI/SGE/SE/MTur. Dados & informações do turismo no Brasil: o turista internacional no Brasil. Ano 1, 1ª edição, fev. 2021.

|2| NAKASHIMA, S. K; CALVENTE, M. del. C. M. H. A história do turismo: epítome das mudanças. Turismo & sociedade (ISSN: 1983-5442). Curitiba, v. 9, n. 2, p. 1-20, maio-agosto de 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/turismo/article/view/43151.

Publicado por Paloma Guitarrara

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