Whatsapp icon Whatsapp

Oceano Glacial Antártico

O Oceano Glacial Antártico está situado totalmente no Hemisfério Sul do planeta Terra. É considerado umas das regiões mais frias do mundo. Tem como características principais a sua elevada profundidade e a sua temperatura permanentemente fria.

As condições geográficas locais são bastante adversas, marcadas pelo clima polar, em que predominam baixíssimas temperaturas. Esse oceano possui grande importância na realização de pesquisas científicas, especialmente voltadas para as questões ambientais mundiais. Além disso, possui reservas de recursos minerais.

O referido oceano banha a Antártica, único continente inabitado do globo, mas que recebe expedições científicas com muita frequência. Uma curiosidade sobre a Antártica é que o Brasil possui uma estação para o desenvolvimento de pesquisas científicas nesse continente.

Leia também: Qual a diferença entre mar e oceano?

Características do Oceano Glacial Antártico

O Oceano Glacial Antártico está localizado no extremo sul do planeta Terra. O referido oceano possui cerca de 20 milhões de quilômetros quadrados, sendo o segundo menor em extensão, atrás apenas do Oceano Glacial Ártico. As águas do Oceano Glacial Antártico vão desde a costa litorânea do continente Antártica até a coordenada geográfica de 60º de latitude sul. O continente Antártica guarda, inclusive, grandes reservas de águas doce, que, por meio do processo de degelo, misturam-se com a água salgada oceânica.

O Oceano Glacial Antártico possui uma conexão direta com os oceanos:

A sua profundidade média é de 4.000 metros, porém apresenta alguns pontos em que a profundidade máxima é de cerca de 7.000 metros. A Fossa Sandwich do Sul, com cerca de 7.235 metros de profundidade, é o ponto mais profundo do Oceano Glacial Antártico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia do Oceano Glacial Antártico

O Oceano Glacial Antártico está localizado em uma região de características geográficas uniformes, notadamente marcadas pelo clima polar. Nessa região oceânica, as temperaturas permanecem negativas na maior parte do ano e podem chegar até -90ºC. As condições climáticas da região são marcadas ainda pelo intenso fluxo de ventos, cenário que contribui para uma sensação térmica muito baixa.

O Oceano Glacial Antártico, em razão das condições climáticas, permanece com parte de suas águas congelada, em especial nos meses de inverno. Além disso, compõe a paisagem da região a presença de grandes blocos de gelo, chamados icebergs. Esse oceano banha o continente Antártica, marcado pela dificuldade do desenvolvimento de formas de vida, em razão das condições naturais inóspitas. Nesse continente, há um diminuto volume de espécies de fauna e flora.

O Oceano Glacial Antártico apresenta grandes blocos de gelo que flutuam sobre as águas oceânicas.
O Oceano Glacial Antártico apresenta grandes blocos de gelo que flutuam sobre as águas oceânicas.

Importância do Oceano Glacial Antártico

O Oceano Glacial Antártico ainda foi pouco estudado pela ciência, porém já se sabe que guarda uma grande diversidade de vida marinha, assim como apresenta muitas riquezas naturais no seu subsolo, como recursos minerais diversos. No âmbito internacional, a importância do Oceano Glacial Antártico está atrelada principalmente às pesquisas científicas, já que nele são realizadas diversas incursões de pesquisadores do mundo todo, que estudam os aspectos naturais da região antártica.

Ademais, são realizadas nesse oceano muitas pesquisas ambientais. O Oceano Glacial Antártico, assim como o continente Antártica, é fundamental para entender o fenômeno do aquecimento global, marcado pelo aumento da temperatura do planeta Terra, que produz consequências, como o derretimento das calotas polares que compõem a região.

Da mesma maneira, foi no extremo sul do planeta Terra que foi descoberto o buraco da camada de ozônio, camada natural que protege o planeta dos raios solares ultravioleta, que são nocivos e geram impactos nos âmbitos natural e humano.

Leia também: Qual a influência dos oceanos sobre o clima?

Continentes e países banhados pelo Oceano Glacial Antártico

O Oceano Glacial Antártico banha somente o continente Antártica. Esse continente não possui divisão política entre países, uma vez que é considerado um território internacional, utilizado para pesquisas científicas. Além disso, a Antártica não possui população residente. Alguns grupos de cientistas passam períodos restritos de tempo no continente, para concretizar seus estudos científicos.

  • Antártica

Assim como o Oceano Glacial Antártico, a Antártica é caracterizada pelas temperaturas baixas e pela presença constante do gelo.
Assim como o Oceano Glacial Antártico, a Antártica é caracterizada pelas temperaturas baixas e pela presença constante do gelo.

A Antártica, continente banhado pelo Oceano Glacial Antártico, é o único sem população permanente dentre os seis continentes do globo. A exploração da região foi iniciada por povos que habitavam o extremo sul da América, assim como por navegadores europeus que desbravavam os mares do extremo sul do planeta.

Ao longo do tempo, foram realizadas várias expedições de reconhecimento do território antártico, mas as condições inóspitas do clima local impediam o processo de ocupação do continente. A região é considerada como uma das mais frias do globo, assim como apresenta condições atmosféricas extremas. O continente possui uma extensão aproximada de 14 milhões de quilômetros quadrados, sendo predominantemente constituído por formações de gelo.

Mediante o aumento do interesse de diferentes nações pela Antártica, foi assinado, em 1956, o Tratado da Antártica, acordo geopolítico que declarava o continente como um território internacional. A realização de pesquisas científicas na Antártica é autorizada, e, na atualidade, há vários países que desenvolvem estudos no continente, sendo eles:

Curiosidades sobre o Oceano Glacial Antártico

Os pinguins são animais típicos da Antártica. Eles apresentam grande resistência às condições adversas da região.
Os pinguins são animais típicos da Antártica. Eles apresentam grande resistência às condições adversas da região.
  • O nome Antártica tem origem latina e significa “oposição ao Ártico”, ou seja, remete ao ponto oposto ao Ártico, este localizado no extremo norte do planeta Terra.

  • A fauna do Oceano Glacial Antártico é formada por pinguins, baleias, focas e leões-marinhos, além de diversas espécies de peixes.

  • O krill, pequena espécie de crustáceo que existe no Oceano Glacial Antártico, é o principal alimento dos animais que habitam a Antártica.

  • O Brasil possui uma estação na Antártica, a chamada Estação Antártica Comandante Ferraz, utilizada por brasileiros para o desenvolvimento de pesquisas científicas.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Apesar de serem grandes extensões de água salgada, mar e oceano não são sinônimos.
Diferença entre mar e oceano
Descubra quais são as principais diferenças entre mar e oceano, quais são as definições de cada um e os principais exemplos de mares e oceanos no mundo.
Oceano Atlântico
Clique e veja as características geográficas e morfológicas do Atlântico. Entenda sua importância econômica e ambiental, e saiba dos impactos que ele vem sofrendo.
Oceano Glacial Ártico
Conheça os principais aspectos geográficos do oceano Glacial Ártico. Entenda como o aquecimento do planeta impacta nas características naturais desse oceano.
Oceano Pacífico
Saiba mais sobre o Oceano Pacífico, o maior e mais profundo oceano do planeta. Confira suas características, ilhas, curiosidades e mais!
Oceano Índico
Veja quais são as principais características geográficas do Oceano Índico. Entenda a importância desse oceano para as atividades econômicas em nível mundial.
Oceanos
Saiba mais sobre os oceanos. Entenda como eles foram formados. Conheça o relevo submarino. Aprenda a importância dos oceanos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.