Célula animal

Célula animal é uma célula eucarionte encontrada em organismos do reino Animalia. Destaca-se pela presença de lisossomos, organelas responsáveis pela digestão intracelular.
Observe os principais componentes da célula animal.

A célula animal é uma célula eucarionte encontrada nos organismos do reino Animalia. Como todas as células eucariontes, ela possui um núcleo definido e organelas celulares, como complexo golgiense, mitocôndrias e lisossomos. Podemos diferenciar a célula animal da vegetal observando a presença de parede celular, plastídios e vacúolo central apenas em células vegetais.

Leia também: Diferenças entre células procarióticas e eucarióticas

Características básicas de uma célula animal

A célula animal apresenta membrana plasmática e citoplasma, assim como todos os outros tipos celulares. Por ser uma célula eucarionte, ela apresenta também um núcleo definido e as organelas celulares, sendo, portanto, uma célula de grande complexidade quando comparada à célula procarionte.

A membrana plasmática apresenta-se como uma bicamada fosfolipídica na qual se encontram proteínas associadas. Essas proteínas apresentam diversas funções, como formar canais pelos quais algumas substâncias penetram na célula. A membrana plasmática garante a separação entre meio extracelular e meio intracelular e atua no controle do que entra e sai da célula, uma propriedade conhecida como permeabilidade seletiva.

A célula animal é do tipo eucarionte, apresentando, portanto, núcleo definido.

Entre a membrana plasmática e o núcleo da célula animal está o citoplasma. Nessa região observamos a presença das organelas citoplasmáticas e do chamado citoesqueleto. Este último é constituído por proteínas que formam uma espécie de rede. O citoesqueleto está relacionado, entre outras funções, com a movimentação da célula, a mobilidade das organelas e o processo de divisão celular. A parte do citoplasma que não é dividida por membranas é chamada de citosol e consiste num material de consistência gelatinosa formado por água e substâncias dissolvidas.

O núcleo é onde está a maior parte da informação genética da célula (mitocôndrias também apresentam DNA e RNA), sendo o DNA responsável por controlar toda a atividade celular. O núcleo também é responsável pela síntese e processamento de todos os tipos de RNA. Na região denominada nucléolo, as unidades ribossomais são formadas. A carioteca (ou envoltório nuclear) reveste o núcleo, é formada por duas membranas e garante a separação entre conteúdo intranuclear e citoplasma.

Organelas da célula animal

Dá-se o nome de organelas celulares às estruturas envolvidas por membranas que estão presentes no citosol de células eucariontes. Devido à ausência de membranas, os ribossomos, responsáveis pela síntese de proteínas, não são considerados organelas por muitos autores. Outros, no entanto, preferem considerá-los como organelas não membranosas. A seguir, descreveremos as principais funções atribuídas às organelas encontradas na célula animal.

  • Centríolos: relacionados com o processo de divisão celular.

  • Complexo golgiense: relacionado com a modificação, distribuição e empacotamento de substâncias.

  • Lisossomos: responsáveis pelo processo de digestão intracelular.

  • Mitocôndrias: onde ocorre a respiração celular, processo responsável por gerar energia para a célula. Devido a sua função, as mitocôndrias são frequentemente denominadas “casas de força” das células.

  • Peroxissomo: promove a oxidação de moléculas tóxicas e destaca-se por realizar reações químicas em que o peróxido de hidrogênio é formado e degradado.

  • Retículo endoplasmático: pode ser classificado em liso (agranular) ou rugoso (granular). Este último caracteriza-se pela presença de ribossomos aderidos à sua membrana. O retículo endoplasmático liso está relacionado com a síntese de lipídios e desintoxicação, enquanto o rugoso está relacionado com a síntese de proteínas.

Leia mais: Organelas celulares – desempenham funções essenciais para a sobrevivência da célula

Diferenças entre células animais e células vegetais

As células animais e vegetais são eucariontes, apresentando, portanto, algumas semelhanças, como a presença de retículo endoplasmático, do complexo golgiense, das mitocôndrias e do núcleo. Entretanto, podemos observar algumas estruturas exclusivas das células animais e outras exclusivas da célula vegetal.

  • Estruturas exclusivas da célula vegetal: observamos a presença de parede celular. Além disso, os plastídios, como cloroplastos, e os vacúolos de suco celular, também chamados de vacúolos centrais, são organelas observadas apenas na célula vegetal.

  • Estruturas exclusivas da célula animal: lisossomos são organelas encontradas apenas nas células animais. Vale destacar que muitos autores citam também os centríolos como organelas exclusivas da célula animal, entretanto eles se encontram na maioria das células eucariontes, estando ausentes apenas em células não flageladas de plantas, algas vermelhas e fungos.

Caso queira aprofundar-se no estudo dessas estruturas, leia: Diferenças entre célula animal e célula vegetal.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Enem
O que você precisa saber sobre o ProUni 2024
O ProUni, Programa Universidade para Todos, oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superiores particulares de todo o Brasil. As inscrições são abertas duas vezes, no início de cada semestre. Assista ao vídeo e fique por dentro de como utilizar o programa!
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos