Manaus

A cidade de Manaus é o principal centro econômico, político e demográfico do Norte do Brasil. Está localizada em plena Floresta Amazônica, bioma de grande biodiversidade.
O Teatro Amazonas é um equipamento cultural de Manaus que foi construído durante o Ciclo da Borracha. [1]

Manaus é um município da Região Norte do Brasil. É a capital e principal cidade do estado do Amazonas. Ademais, é o principal polo de oferta de comércio e serviços do norte brasileiro. A história do município está atrelada à exploração portuguesa dos rios da porção norte do Brasil. Os exploradores portugueses construíram a Fortaleza de São José do Rio Negro, iniciando assim o povoamento da região. O território de Manaus está situado em uma zona de clima equatorial, marcada pela presença de uma densa floresta, a Amazônia. O desenvolvimento da cidade culminou na mistura de diferentes povos, como portugueses, africanos e indígenas, que contribuíram de maneira ativa para o cenário cultural da região.

A cidade passou por dois ciclos econômicos distintos: o da borracha, entre os séculos XIX e XX; e o da industrialização, já na segunda metade do século XX. A Zona Franca de Manaus tornou-se o principal motor econômico manauara. Porém, o crescimento econômico resultou na expansão urbana desordenada da cidade.

O município também vivenciou um processo de explosão demográfica em razão da atratividade de grandes levas de migrantes. A sua população atual é de cerca de 2.219.580 habitantes. Vale salientar ainda que a infraestrutura urbana de Manaus apresenta deficiências, principalmente no que toca ao acesso a serviços básicos pela população.

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Dados gerais de Manaus

Localização

  • País: Brasil.

  • Unidade federativa: Amazonas.

  • Região intermediária: Manaus.

  • Região imediata: Manaus.

  • Região metropolitana: Região metropolitana de Manaus.

  • Municípios limítrofes: Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

Geografia

  • Área total: 11.401,092 quilômetros quadrados.

  • População total: 2.219.580 habitantes.

  • Densidade demográfica: 158,06 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Gentílico: manauara ou manauense.

  • Clima: equatorial.

  • Altitude: 92 metros.

  • Fuso horário: UTC-4.

Histórico

  • Fundação: 24 de outubro de 1669.

História de Manaus

A história de Manaus está atrelada à exploração da Floresta Amazônica, em especial pelo desbravamento dos rios da região pelos colonizadores portugueses. A região amazônica era considerada como estratégica por Portugal, assim como era uma região de muitas riquezas naturais, razões pelas quais houve o interesse dos portugueses em construir edificações para delimitar a região e estabelecer o seu domínio político e militar.

A fundação de Manaus é um exemplo desse cenário, já que no atual território da cidade foi construída, em 1669, a Fortaleza de São José do Rio Negro. O povoado de Barra do Rio Negro, nas proximidades da fortaleza, foi o primeiro núcleo urbano da região, que deu origem à atual cidade de Manaus. A partir do crescimento urbano do povoamento, assim como do estabelecimento de atividades econômicas, notadamente a produção de bens primários, o povoado foi elevado à categoria de cidade em 1883, com o nome de Manaus.

A cidade, a partir desse período, vivenciou um grande crescimento econômico, em razão do Ciclo da Borracha. A exploração de látex foi a principal atividade da economia local até meados do século XX, quando entrou em decadência, por causa da concorrência da borracha produzida na Ásia, entre outras questões.

A decadência econômica da cidade levou à intervenção do governo federal brasileiro, que criou, já na segunda metade do século XX, a Zona Franca de Manaus. A atração de indústrias multinacionais de bens manufaturados para a cidade contribuiu para o desenvolvimento econômico do município. Além disso, fomentou o aumento da população local. Na atualidade, Manaus é a maior cidade em população do Amazonas e o principal centro urbano do Norte do Brasil.

Geografia de Manaus

A cidade de Manaus está situada no estado do Amazonas, na Região Norte do Brasil. O município está localizado na porção nordeste do território amazonense, mais precisamente na margem esquerda do Rio Negro. O município é muito próximo da confluência de dois dos principais rios amazônicos: o Rio Negro e o Rio Solimões, que formam o Rio Amazonas. O território da cidade é banhado ainda por vários cursos de água de menor porte.

A cidade foi fundada em uma área de planície aluvial, ou seja, formada pela deposição de sedimentos provenientes de processos geomorfológicos e hidrográficos. Portanto, o relevo local é bastante uniforme e classificado como de planície. As inundações na cidade são recorrentes, principalmente nos períodos de maior volume de chuvas.

O clima de Manaus é do tipo equatorial, caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelo grande volume de chuvas. A umidade do ar é bastante elevada e é comum a ocorrência de fortes precipitações no final da tarde em razão do calor excessivo. No geral, o verão é bastante chuvoso e o inverno é um pouco mais seco. As temperaturas elevadas são constantes ao longo do ano, e a ocorrência de massas de ar polares na região é rara.

a vegetação do território manauara é tipicamente formada pela Floresta Amazônica. A cidade encontra-se localizada em uma zona de elevada biodiversidade ambiental. No município é comum encontrar espécies de animais do bioma amazônico, porém o crescimento urbano desordenado gerou a remoção de grande parte da vegetação nativa. As manchas de vegetação mais preservadas encontram-se na zona rural da cidade.

Leia também: Queimadas na Amazônia fenômeno decorrente principalmente da ação antrópica

Demografia de Manaus

A cidade de Manaus é a maior cidade em população do estado do Amazonas e da Região Norte do Brasil. O município possui cerca de 2.219.580 habitantes. A cidade tem ainda uma densidade demográfica elevada para o padrão dos municípios nortistas brasileiros. A população manauara é caracterizada pela miscigenação, em especial de portugueses e indígenas. Além disso, o município recebeu muitos imigrantes ao longo do século XX, em razão do ciclo econômico da borracha e do processo de industrialização.

Em termos demográficos, a cidade de Manaus apresentou um elevado crescimento populacional nas últimas décadas, reconhecido, inclusive, como um processo de explosão demográfica. A motivação para esse fenômeno está ligada ao papel da cidade enquanto centro atrativo de migrantes dos estados nortistas do país, já que é o principal centro econômico e político dessa região. Ademais, a taxa de natalidade do município é positiva e a expectativa de vida vem aumentando ao longo dos anos.

O índice de desenvolvimento humano de Manaus é considerado elevado. Porém, a cidade apresenta altas taxas de pobreza. O crescimento desordenado, em termos de população e estrutura urbana, gerou consequências como a violência e a degradação ambiental. Além disso, o município de Manaus apresenta um grande índice de desigualdade social entre a sua população.

Economia de Manaus

A economia de Manaus está alicerçada na indústria de transformação e na administração pública. Os setores secundário e terciário são os principais da economia manauara. O crescimento das atividades secundárias foi fruto da criação da Zona Franca de Manaus, área voltada para a atração e instalação de empresas por meio da oferta de incentivos fiscais, a qual foi criada no município em 1967.

A Zona Franca possibilitou o desenvolvimento da industrialização de Manaus. As principais indústrias da cidade são de:

  • equipamentos de transporte,

  • petroquímica,

  • eletrônica,

  • informática,

  • eletrodomésticos,

  • brinquedos e

  • artigos de vestuário.

A Zona Franca de Manaus é uma das principais áreas industriais de todo o Brasil.

o setor terciário tem como motor a administração pública, além das atividades de comércio, logística e serviços. A cidade é o principal centro comercial da Região Norte brasileira e concentra vários serviços ligados à educação e à saúde. Ademais, concentra um grande número de shoppings e centros de lazer. O turismo também tem crescido nos últimos anos, principalmente o ecoturismo, realizado nas áreas rurais do município.

O setor primário é o que apresenta a menor participação na economia manauara. A cidade já foi um importante centro produtor de borracha, porém perdeu participação no mercado mundial desse produto. As principais atividades primárias de Manaus estão ligadas ao extrativismo, como a coleta e beneficiamento de castanhas e açaí. A atividade pesqueira também é muito forte no município, assim como a agricultura de subsistência.

Veja também: Qual é a diferença entre rural e agrário?

Infraestrutura de Manaus

A cidade de Manaus é um grande centro urbano e possui uma ampla infraestrutura, porém muito desigual entre as diferentes regiões do município. O território manauara é atendido por uma rede de rodovias, mas a principal ligação de Manaus com o restante do território brasileiro é por meio do modal aeroviário. O transporte fluvial é muito importante para o translado entre Manaus e as cidades do interior do Amazonas. As principais estruturas de transporte manauaras são o Porto de Manaus e o Aeroporto de Manaus.

Já no que toca ao acesso aos serviços básicos, como energia e saneamento, a cidade de Manaus apresenta muitos problemas estruturais, principalmente no que toca ao abastecimento de água e à coleta de esgoto. Ademais, apesar de a cidade deter os principais equipamentos de saúde e educação amazonenses, há dificuldade de acesso e de oferta de qualidade para a população. A crise de saúde vivenciada pelo município devido à pandemia do coronavírus é um exemplo da precariedade do sistema de saúde local.

O crescimento desordenado da cidade impactou diretamente na sua estrutura. A falta de planejamento urbano culminou na criação de muitas zonas habitacionais de ocupação irregular, que possuem condições precárias de moradia. A cidade está dividida em 7 zonas geográficas, que possuem um total de 63 bairros oficiais.

Governo de Manaus

A estrutura administrativa da cidade de Manaus obedece à divisão dos Três Poderes estipulados pelos documentos constitucionais do Brasil. Dessa maneira, o Poder Executivo é formado pelo prefeito e sua equipe de administração; já o Poder Legislativo é composto por um total de 41 vereadores. A ocupação dos cargos políticos do município é escolhida por meio do voto direto da população manauara de quatro em quatro anos. Há ainda o Poder Judiciário, representado pelas unidades de Justiça.

Bandeira de Manaus

Cultura de Manaus

A cultura de Manaus é uma síntese dos elementos folclóricos, musicais, religiosos, linguísticos e culinários da Região Norte do Brasil. Os portugueses trouxeram várias influências, como a língua e a religião. Já os imigrantes, principalmente nordestinos, contribuíram com a música e a alimentação. A influência indígena na cidade também é muito forte, por meio de músicas, danças, artesanato e a utilização de expressões regionalistas. A cidade detém um dos principais centros de cultura do Brasil, o Teatro Amazonas, construção histórica que remete ao Ciclo da Borracha.

A cidade de Manaus possui várias manifestações folclóricas, em especial atreladas à figura mística do boi-bumbá. O Carnaval também é um festejo de destaque na cidade. Os principais gêneros musicais estão ligados aos ritmos nortistas, como o calipso, e também nordestinos, como o forró. A culinária é marcada por alimentos extraídos do bioma amazônico, como castanhas, peixes de água doce e mandioca. O esporte mais admirado na cidade é o futebol. O município de Manaus foi uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol Masculina, realizada no Brasil, em 2014.

Crédito da imagem

[1] Matyas Rehak / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos