Volatilidade

A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso.

A vaporização é o processo no qual ocorre a passagem de uma substância que se encontra no estado líquido para o estado gasoso.

Substâncias líquidas podem ser vaporizadas por ebulição, que tem como condições pressão e temperatura para sua ocorrência, e evaporação, que não depende diretamente da temperatura nem da pressão.
A evaporação ocorre em razão da diferença de energia cinética entre as moléculas de uma mesma substância. Geralmente as moléculas superficiais ganham mais velocidade que as mais internas; o ganho de energia cinética é sinônimo de velocidade.



As moléculas mais velozes vão escapando lentamente da substância, fazendo com que a mesma evapore.

A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso, logo as substâncias que evaporam mais facilmente são substâncias mais voláteis.

Um bom exemplo é o álcool. Se deixarmos aberto o tanque de um carro que contenha álcool, o mesmo será esvaziado pouco a pouco em razão da facilidade que o mesmo tem de evaporar.


Os barris de envelhecimento poderão ser flambados por dentro (com um maçarico de mão) para
evitar o excesso de evaporação do álcool da cachaça – Tonéis e Cia.
 

Publicado por Talita Alves dos Anjos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.