Fusos horários
Os fusos horários são um sistema formado por faixas longitudinais, estabelecidas ao longo de toda a superfície terrestre, que possibilita a organização horária das diferentes localidades do globo. As faixas de fuso horário, o qual corresponde a uma hora, possuem 15° cada. Logo, o planeta, que tem 360°, apresenta 24 faixas de fuso horário, cada uma relativa a uma hora do dia civil.
O marco inicial do cálculo dos fusos horários no mundo é o Meridiano de Greenwich. Logo, a partir desse referencial, a hora global é calculada. O Brasil, por exemplo, possui quatro faixas horárias, ou seja, quatro fusos horários diferentes.
Saiba mais: Linha Internacional da Data — a linha imaginária que está localizada no antimeridiano de Greenwich
O que são fusos horários?
Os fusos horários são um sistema que demarca as horas oficiais das diferentes localidades do globo. Cada fuso horário é delimitado por meio de duas faixas longitudinais, nas quais há a ocorrência de uma hora específica, diferente das outras faixas.
Assim, os fusos horários foram estabelecidos conforme a divisão da esfera terrestre, que possui 360°, em faixas de 15° de longitude, sendo que cada faixa refere-se a um fuso horário. Sendo assim, a soma das faixas longitudinais relativas a todo fuso horário corresponde a 24 horas, ou seja, à duração do movimento de rotação terrestre e, consequentemente, de um dia civil.
Como se calcula o fuso horário?
O cálculo do fuso horário leva em consideração a divisão do planeta em 24 faixas longitudinais de 15° cada. Portanto, cada faixa corresponde a uma hora. Para operar o sistema de fusos horários em escala mundial, basta orientar-se pelas faixas de fusos horários estipuladas pela divisão da superfície terrestre realizada em graus e tendo em vista seu aspecto longitudinal.
O ponto de referência principal para o cálculo dos fusos horários é o Meridiano de Greenwich, considerado o marco inicial do sistema de coordenadas longitudinais, sendo a faixa correspondente à hora inicial do globo. As localidades situadas a leste do Meridiano de Greenwich têm o seu horário adiantado em relação ao marco inicial. Desse modo, é necessário somar uma hora a cada faixa longitudinal de 15° avançada.
Já os territórios localizados a oeste do Meridiano de Greenwich possuem o horário atrasado em relação ao meridiano principal. Por isso, é necessário subtrair uma hora a cada faixa longitudinal de 15° graus atrasada.
-
Exemplo:
Na cidade de Londres (UTC+0) são 21h, enquanto na cidade de São Paulo (UTC+3), localizada a oeste da capital britânica, são 18h. Qual é a diferença de horário entre ambas?
Resolução:
Para realizar o cálculo da diferença de horário entre as duas cidades, basta subtrair três horas do horário londrino, uma vez que a cidade de São Paulo está três fusos a oeste de Londres.
Fusos horários no Brasil
O Brasil, em razão da sua extensão longitudinal, possui quatro fusos horários. A divisão dos fusos horários que ocorrem no Brasil, sempre em relação ao meridiano de referência, está estabelecida atualmente da seguinte forma:
-
UTC+2: estabelecido nas ilhas oceânicas brasileiras, localizadas no Atlântico, com destaque para a ilha de Fernando de Noronha, no Pernambuco.
-
UTC+3: definido para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Amapá, Pará e Tocantins. Esse fuso corresponde ao chamado Horário de Brasília, ou seja, estabelece a hora oficial do Brasil.
-
UTC+4: delimitado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, além da maior parte do estado do Amazonas.
-
UTC+5: corresponde ao estado do Acre e ao extremo oeste do estado do Amazonas.
Leia também: As mudanças dos fusos horários no Brasil
Exercícios resolvidos sobre fusos horários
Questão 1
(Univiçosa 2015) O fuso horário é calculado de acordo com a posição de um país, tendo como referência o Meridiano de Greenwich, que é o marco inicial (0°). Conforme se deslocam para leste ou oeste de Greenwich, os fusos são alterados. Partindo do princípio de que a Terra gira de oeste para leste, os fusos a leste de Greenwich têm as horas adiantadas (+). Já os fusos situados a oeste têm as horas atrasadas (-) em relação à hora de Greenwich. A hora oficial de Brasília é -3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich, normalmente. Qual seria essa relação no horário de verão brasileiro se adiantássemos uma hora?
A) -4.
B) -2.
C) +3.
D) +2.
Resolução:
Alternativa B
O fuso horário de Brasília é de -3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich. Caso a hora local seja adiantada em uma hora, como já aconteceu em situações como o horário de verão, o fuso horário de Brasília seria adiantando um fuso em relação a Londres, ou seja, seria de -2 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.
Questão 2
(UFMG 2008) Um projeto, já aprovado pelo Senado, reduz o número de fusos horários, adotados no Brasil, de quatro para três. Cogitou-se, inclusive, a adoção de um fuso único. Considerando-se as razões que justificam a existência desses fusos, bem como as implicações de possíveis modificações a serem feitas neles, é INCORRETO afirmar que
A) a adoção de fusos horários foi decidida por convenção internacional, com o objetivo de disciplinar o cumprimento de contratos financeiros e de trocas na economia mundo.
B) a extensão do território brasileiro, no sentido latitudinal, e as fortes variações sazonais da radiação solar forçam a adoção de fusos horários diferentes no país.
C) a proposta de adoção de um fuso único esbarra em questões ligadas à prática de atividades econômicas, ao consumo de energia e ao relógio biológico de parte da população.
D) o emprego de maior número de fusos no mesmo território nacional implica inconvenientes ao funcionamento dos sistemas financeiro, administrativo e de comunicações do país.
Resolução:
Alternativa B
O cálculo dos fusos horários não leva em conta a extensão latitudinal do território brasileiro, mas sim a sua extensão longitudinal. O sistema de fusos horários considera as faixas de longitude para o cálculo.
Crédito de imagem
[1] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (reprodução)