Astrofísica

A Astrofísica é uma área de estudo que mescla conhecimentos de Astronomia com Física e Química.
O telescópio Hubble foi usado para diversas observações astrofísicas.

A Astrofísica é a parte da Astronomia destinada a desvendar o universo e seus corpos celestes por meio da aplicação dos conhecimentos físicos e químicos. Essa área é divididida em astrofísica de altas energias, cosmologia, astrofísica óptica e no infravermelho, astrofísica de ondas gravitacionais e radiofísica solar e do meio interplanetário.

Leia também: Qual é a história da Astronomia?

Resumo sobre a Astrofísica

  • A Astrofísica é a parte da Astronomia que investiga o universo e seus corpos celestes empregando as leis da Física e Química.
  • O astrofísico é o profissional capaz de investigar o universo e seus corpos celestes por meio das leis da Física e Química.
  • No Brasil, hoje em dia não temos o curso de Astrofísica, mas existem outras formas de se tornar um astrofísico.
  • A Astrofísica geralmente se divide em: astrofísica de altas energias, cosmologia, astrofísica óptica e no infravermelho, astrofísica de ondas gravitacionais e radiofísica solar e do meio interplanetário.
  • Na Astrofísica fazemos uso de lunetas astronômicas, telescópios terrestres e espaciais, radiotelescópios, observatórios.
  • Enquanto a Astronomia investiga a respeito do universo e seus corpos celestes, a Astrofísica investiga a respeito do universo e seus corpos celestes empregando as leis da Química e da Física.
  • O astronômo, astrólogo e matemático Johannes Kepler é reconhecido como o pai da Astrofísica.
  • A história da Astrofísica se inicia por volta do século XVI e se consolida entre os séculos XIX e XX.

O que é Astrofísica?

A Astrofísica é uma área de conhecimento que emprega as leis da Física nas observações astronômicas dos corpos celestes e do universo.

  • O que a Astrofísica estuda?

A Astrofísica busca observar, esclarecer e prever os comportamentos e fenômenos dos corpos celestes, como constelações, estrelas, planetas, galáxias, assim como do universo em sua totalidade, empregando as leis da Química, mas principalmente as leis da Física.

  • O que um astrofísico faz?

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o astrofísico é o profissional capaz de investigar teoricamente ou observacionalmente sobre a astrofísica estelar, astrofísica extragaláctica, cosmologia e planetas extrassolares, radiação cósmica de fundo em micro-ondas, radiação cósmica de raios X e raios gama, corpos celestes como quasares, galáxias, estrelas e muito mais.

  • Curso de astrofísico

Atualmente no Brasil não temos a graduação em Astrofísica, então para se tornar um astrofísico é necessário cursar uma graduação em Física e depois uma pós-graduação em Astronomia ou Astrofísica, ou cursar uma graduação em Astronomia e depois uma pós-graduação em Física ou Astrofísica.

Áreas da Astrofísica

As áreas de pesquisa da Astrofísica são geralmente:

  • Astrofísica de altas energias: pesquisa a respeito da radiação gama e radiação X emanada de objetos astronômicos, entre outros.
  • Astrofísica de ondas gravitacionais: pesquisa a respeito das ondas gravitacionais emitidas por buracos negros e estrelas de nêutros, entre outros.
  • Astrofísica óptica e no infravermelho: pesquisa a respeito da radiação infravermelha e radiação visível emitida por corpos celestes, entre outros.
  • Cosmologia: pesquisa a respeito da radiação cósmica de fundo em micro-ondas (RCF) e da radiação de rádio e radiação de micro-ondas emitida da Terra para o cosmos, entre outras.
  • Radiofísica solar e do meio interplanetário: pesquisa a respeito da coroa solar, da radiação de rádio emitida pelo Sol, dos ventos solares e sua interação com o meio interplanetário, entre outros.

Instrumentos utilizados na Astrofísica

Os instrumentos utilizados na Astrofísica são as lunetas astronômicas, telescópios terrestres e espaciais, radiotelescópios, observatórios e fotômetros instalados nos telescópios. Abaixo selecionamos alguns exemplos desses instrumentos:

  • Lunetas astronômicas: luneta no Observatório de Yerkes, nos EUA.
  • Telescópios terrestres: Large Binocular Telescope (LBT), em português Grande Telescópio Binocular.
  • Telescópios espaciais: telescópio espacial Hubble.
  • Radiotelescópios: radiotelescópio Baryon Accoustic Oscillation In Neutral (Bingo).
  • Observatórios: Observatório Astronômico da Uesc.

Veja também: Telescópio espacial James Webb — telescópio lançado com o objetivo de substituir o telescópio espacial Hubble

Diferenças entre Astrofísica e Astronomia

Ainda não se têm completamente definidos os limites de estudo da Astrofísica e da Astronomia, já que são áreas extremamente interligadas. Contudo, frequentemente trata-se a Astronomia como uma área que estuda o universo e seus corpos celestes e a Astrofísica como uma área que estuda o universo e seus corpos celestes empregando as leis da Física e Química.

Principais astrofísicos

  • Astrônomo Tycho Brahe (1546-1601): desenvolveu o modelo tychoniano do Sistema Solar e forneceu dados observacionais precisos a respeito do cosmos que permitiram diversas análises realizadas por Kepler.
  • Astrônomo, astrólogo e matemático Johannes Kepler (1571-1630): considerado o pai da Astrofísica, ele determinou a órbita terrestre e marciana, formulou as três leis do movimento planetário chamadas de leis de Kepler.
  • Astrônomo, físico e engenheiro Galileu Galilei (1564-1642): constatou a existência das luas de Júpiter, manchas solares e milhares de estrelas na galáxia Via Láctea.
  • Polímata Isaac Newton (1643-1727): desenvolveu o cálculo diferencial e integral no qual a Física se baseia matematicamente, formulou a lei da gravitação universal e constatou a existência do espectro de luz visível.
  • Astrônomo e compositor William Herschel (1738-1822): estudou a respeito das estrelas binárias e aglomerados estelares, e constatou a existência do planeta Urano e a radiação infravermelha.
  • Físico teórico Gustav Kirchhoff (1824-1887) e químico Robert Bunsen (1811-1899): criaram a espectroscopia, técnica capaz de analisar a composição química da matéria.

História da Astrofísica

A história da Astrofísica inicia-se em meados do século XVI, quando astrônomos e cientistas como Tycho Brahe, Johannes Kepler, Galileo Galilei e Sir Isaac Newton realizaram diversos avanços nas observações astronômicas e no desenvolvimento de teorias a respeito dos corpos celestes. Apesar dsisso, sua consolidação só ocorreu entre os séculos XIX e XX, através das contribuições, por exemplo, do Sir William Herschel, Gustav Kirchhoff e Robert Bunsen.

Atualmente, a Astrofísica continua em constante expansão, com inovações tecnológicas e metodológicas que permitem observações e descobertas cada dia mais minuciosas sobre os corpos celestes e os fenômenos do cosmos. Principalmente após o lançamento do telescópio James Webb no ano de 2021, que permitiu a detecção das galáxias mais antigas do universo, a galáxia GLASS-z13, localizada a 13,4 bilhões de anos-luz da Terra, e a galáxia CEERS-93316, localizada a 13,8 bilhões de anos-luz da Terra.

Fontes

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Astrofísica. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inpe/pt-br/area-conhecimento/engenharia-e-ciencias-espaciais/cgce/ciencia-espacial/astrofisica.

MELO MARTINS, João Paulo de; OSÓRIO, Francisco Aparecido Pinto; RODRIGUES, Clóves Gonçalves. Uma Breve História da Astrofísica. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 10, p. e3102046-e3102046, 2022.

Publicado por Pâmella Raphaella Melo

Artigos de Astrofísica

A matéria escura
Saiba o que é a matéria escura e um pouco mais sobre essa misteriosa parte do universo.
Asteroides
Saiba quais são as principais características dos asteroides. Veja detalhes sobre esses corpos celestes que são parte do conjunto de astros do Sistema Solar.
Big Bang de Laboratório
Clique e entenda em que consiste o maior acelerador de partículas do mundo!
Buracos Negros
Acesse o texto e descubra mais sobre os buracos negros. Conheça suas características, descubra o que já sabemos sobre eles, e entenda de onde eles vieram.
Ciclo de vida das estrelas
Conheça o fascinante ciclo de vida das estrelas.
Ciclo Solar
As atividades solares são proeminências que ocorrem em ciclos de 11 anos
Curiosidades astronômicas
Acesse o link para conhecer algumas curiosidades intrigantes sobre o Universo. Nos últimos anos, grandes descobertas foram feitas no âmbito da Astronomia, no entanto, há muito a se descobrir ainda. Atualmente, existem mais perguntas que respostas. Saiba mais no texto!
Diferença entre cometa, asteroide e meteoro
Acesse o artigo e aprenda a diferenciar cometas, asteroides e meteoros. É comum confundirmos esses três tipos de formações, no entanto, existem algumas diferenças básicas entre elas. Confira quais são as características mais importantes de cada uma dessas interessantes estruturas.
Estação Espacial Internacional
Conheça a Estação Espacial Internacional, moderno laboratório que orbita a Terra e pode ser observado a olho nu de qualquer lugar do Brasil.
Estrelas
Que tal saber mais sobre as estrelas? Confira o que são, do que são feitas e como é a evolução das estrelas, do seu nascimento ao seu fim.
Estrelas cadentes
Clique aqui e descubra o que são as estrelas cadentes que iluminam o céu noturno da Terra!
Exoplanetas
Você sabe o que são exoplanetas? Descubra como eles são descobertos, a qual distância ficam da Terra e saiba onde encontram-se os exoplanetas mais próximos da Terra.
Fatos curiosos sobre o Universo
Curioso sobre o Universo? Clique aqui e descubra cinco fatos curiosos sobre a Via Láctea, o Sistema Solar e os planetas que se encontram nele, como a Terra!
Heliocentrismo
Clique aqui e saiba detalhes sobre o heliocentrismo, uma teoria de fundamental importância para o entendimento dos principais fenômenos astronômicos.
História da Astronomia
O Dia Mundial da Astronomia é comemorado em 8 de abril. Que tal conhecer um pouco mais sobre a história dessa ciência? Confira ainda os principais nomes dessa importante área do conhecimento e saiba quais foram as suas contribuições para o entendimento que temos hoje sobre os corpos celestes, como a Lua e o Sol.
Lei de Hubble
Clique para conhecer a Lei de Hubble, lei que determina a velocidade de afastamento das galáxias e comprova a expansão do universo.
Medindo estrelas
O parsec é uma unidade usada na Astronomia para medir a qual distância as estrelas estão da Terra.
Missão Kepler
Saiba tudo sobre a Missão Kepler, que tem por objetivo procurar planetas que tenham condições de abrigar vida!
Missão Mars 2020
O que você sabe sobre a Missão Mars 2020? Conheça os objetivos dessa missão e aprenda mais sobre o rover Perseverance.
NASA
Clique aqui e saiba mais sobre a NASA, agência espacial estadunidense responsável pelo desenvolvimento de equipamentos de aeronáutica e exploração espacial.
Nebulosas
Você sabe o que são nebulosas? Acesse o texto e aprenda como elas são formadas e conheça os diferentes tipos de nebulosas e suas características.
O que é um ano-luz?
Clique aqui e saiba o que é ano-luz. Descubra quanto vale, aprenda como calcular e conheça as unidades de medida relacionadas.
O telescópio
O telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos em observar objetos longínquos.
O Trunfo da Astronomia
Saiba como se deu a descoberta do planeta Netuno.
Paradoxo de Fermi
Você sabe o que é o paradoxo de Fermi? Acesse o texto e descubra mais sobre o assunto. Conheça também as possíveis respostas para esse paradoxo sobre vidas alienígenas.
Planetas-anões
Saiba quais são os planetas-anões do Sistema Solar e conheça suas principais características. Aprenda a diferenciar os demais planetas dos planetas-anões.
Propulsão Iônica
A propulsão iônica é apontada como uma tecnologia promissora, pois economiza combustível.
Radiotelescópios
Saiba mais sobre o funcionamento dos radiotelescópios: a sua função, potencialidades e características principais.
Raios cósmicos
Você sabe o que são raios cósmicos? Aprenda mais sobre eles, descubra o que podem causar e saiba mais sobre onde e como essas partículas são originadas.
Sol
Acesse e conheça as principais características do Sol. Descubra por quais materiais ele é formado e qual a sua estrutura interna.
Telescópio espacial James Webb
Clique aqui para saber mais sobre o supertelescópio espacial James Webb, cerca de 100 vezes mais potente que o Hubble.
Telescópio Hubble
Clique aqui para saber mais sobre o telescópio espacial Hubble, lançado em 1990 e responsável pela produção de incríveis imagens do universo.
Teoria do Big Bang
Clique aqui e entenda o que é a teoria do Big Bang. Conheça a principais evidências do Big Bang. Descubra o que existia antes dele.
Trânsito de Vênus e Mercúrio
Saiba mais sobre o trânsito de Vênus e Mercúrio, fenômeno raro que ocorre quando esses planetas passam na frente do Sol!
Unidades astronômicas
Entenda o que são as unidades astronômicas de medida e como o universo é medido!
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos