Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma importante reserva ambiental da região Centro-Oeste do Brasil. Ela está localizada no interior do estado de Mato Grosso.
As formações geomorfológicas de chapadas são típicas do Parque Nacional Chapada dos Guimarães.

A Chapada dos Guimarães é um parque nacional localizado no estado do Mato Grosso. A reserva, com cerca de 33 mil hectares, possui diversas formações de chapadas e é uma das principais regiões turísticas do estado.

Além disso, é uma região que engloba o Cerrado, por isso abriga uma grande diversidade de espécies de plantas e animais. Possui grande importância em termos hidrológicos e ambientais, mesmo assim sofre com a ação humana, como por meio de incêndios.

Leia também: Chapada dos Veadeiros — um parque natural localizado no estado de Goiás

Resumo sobre a Chapada dos Guimarães

  • O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma unidade de conservação localizada no estado brasileiro do Mato Grosso.

  • As formações geomorfológicas de chapadas, típicas dessa reserva natural, foram esculpidas ao longo dos anos por agentes externos do relevo.

  • São espécies da flora encontradas na Chapada dos Guimarães: peroba, ipê, jatobá, babaçu, pequizeiro, mangabeira e buriti.

  • São espécies da fauna encontradas na Chapada dos Guimarães: lobo-guará, onça-pintada, veado-campeiro, tamanduá-bandeira, anta, ema e siriema.

  • Na região da Chapada dos Guimarães estão localizadas as nascentes de corpos de água que abastecem grandes bacias hidrográficas brasileiras.

  • Há diversos roteiros turísticos que são realizados tanto dentro da área do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães quanto na sua região de entorno.

  • A preservação da Chapada dos Guimarães está diretamente vinculada à manutenção do equilíbrio ambiental em diferentes ecossistemas locais.

Qual a localização da Chapada dos Guimarães?

A Chapada dos Guimarães está situada no interior do estado do Mato Grosso. [1]

A Chapada dos Guimarães está localizada no interior do estado do Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil. Está situada, mais precisamente, entre os municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá.

Quais são as características da Chapada dos Guimarães?

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma unidade de conservação em nível nacional que foi fundada no ano de 1989. O parque possui uma área aproximada de 33 mil hectares, que englobam os municípios mato-grossenses de Chapada dos Guimarães e Cuiabá. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

Relevo da Chapada dos Guimarães

O relevo da Chapada dos Guimarães é bastante diversificado, caracterizado por diversas formações de colinas, chapadas e penhascos, compostos por materiais diversos, como o arenito. Essas formas de relevo foram bastante erodidas ao longo do tempo, especialmente por agentes geomorfológicos externos, como a chuva e o vento. O relevo local propicia a formação de muitas nascentes, que compõem importantes bacias hidrográficas brasileiras, como as dos rios Cuiabá e Paraguai.

Clima da Chapada dos Guimarães

O clima da Chapada dos Guimarães é um clima tipicamente tropical, logo com duas estações bem definidas. Portanto, no outono e no inverno predominam temperaturas mais amenas e escassas precipitações. Já na primavera e no verão, há o predomínio de elevadas temperaturas e grandes volumes de chuva. Nos períodos mais secos, há registro da ocorrência de incêndios, tanto oriundos de causas naturais quanto antrópicas. Já nos períodos chuvosos, o fenômeno de trombas de água é bastante comum.

Vegetação e flora da Chapada dos Guimarães

A vegetação da Chapada dos Guimarães é formada pelo Cerrado. Essa cobertura vegetal, típica da região centro-oestina brasileira, é formada por árvores espaçadas e de médio porte, além de diversos arbustos, todos resistentes à sazonalidade climática local.

Ipê-amarelo, uma árvore típica da Chapada dos Guimarães.

Além de uma grande diversidade de orquídeas e bromélias, são espécies da flora encontradas na Chapada dos Guimarães:

  • peroba;

  • ipê;

  • jatobá;

  • babaçu;

  • pequizeiro;

  • mangabeira;

  • buriti.

Fauna da Chapada dos Guimarães

A fauna da Chapada dos Guimarães é composta por espécies animais adaptadas à dualidade do clima dessa zona geográfica, marcada por duas estações bem definidas. A chapada possui uma grande diversidade de espécies de mamíferos, répteis, anfíbios e aves.

São espécies da fauna encontradas na Chapada dos Guimarães:

Veja também: Mata Atlântica — um dos biomas brasileiros com maior biodiversidade do país

Qual a importância da Chapada dos Guimarães?

A Chapada dos Guimarães tem grande importância especialmente em termos ambientais, visto que é uma importante reserva de vegetação de Cerrado na região Centro-Oeste do Brasil. Nessa porção do território brasileiro estão preservadas diversas espécies de animais e vegetais que compõem parte significativa da biodiversidade nacional.

Também há na chapada sítios arqueológicos e reservas de material botânico, que são elementos importantes para a conservação socioambiental e o desenvolvimento socioeconômico.

Na região da Chapada dos Guimarães estão localizadas as nascentes de corpos de água que abastecem grandes bacias hidrográficas brasileiras, com destaque para as pantaneiras. Logo, essa região é de suma importância para o equilíbrio ambiental e hidrológico regional e também para o abastecimento de água em diversas regiões, inclusive de Cuiabá, grande cidade e capital mato-grossense.

Turismo na Chapada dos Guimarães

O turismo é uma importante atividade econômica para a Chapada dos Guimarães. Há diversos roteiros turísticos que são realizados tanto dentro da área do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães quanto na sua região de entorno, que engloba principalmente o município de Chapada dos Guimarães. A localização do parque, nas proximidades de Cuiabá, facilita a chegada de turistas à região.

Por sua vez, o entorno do parque oferece uma estrutura básica necessária para os turistas, como hotéis, restaurantes, pequenos comércios e uma infinidade passeios guiados.

São pontos turísticos importantes da Chapada dos Guimarães:

  • Cachoeira Véu da Noiva;

  • Casa de Pedra;

  • Cachoeira dos Namorados;

  • Vale do Rio Claro;

  • Cidade de Pedra;

  • Morro de São Jerônimo.

A Cachoeira Véu da Noiva é um dos principais pontos turísticos da Chapada dos Guimarães.

Preservação da Chapada dos Guimarães

A preservação da Chapada dos Guimarães está diretamente vinculada à manutenção do equilíbrio ambiental em diferentes ecossistemas encontrados nas proximidades dessa reserva ambiental. A sua localização estratégica, em uma área de vegetação de Cerrado e, ainda, na confluência de biomas como o Pantanal e a Amazônia, exemplifica a importância da preservação local.

A Chapada dos Guimarães é frequentemente atingida por incêndios, muitos deles causados pela ação humana, oriundos de limpeza de terrenos e da feitura de fogueiras. A reserva também enfrenta impactos relacionados à expansão da atividade agropecuária e à exploração turística descontrolada.

Assim, torna-se necessário que na Chapada dos Guimarães haja projetos efetivos para a preservação desse ecossistema. São alternativas importantes para a conservação dessa reserva natural a promoção do turismo sustentável, o combate ao desmatamento, o desenvolvimento de projetos sociais, dentre outras medidas que busquem manter as características naturais adequadas da chapada.

Crédito de imagem

[1] Dado Photos / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos