Whatsapp icon Whatsapp

Chapada dos Veadeiros

A chapada dos Veadeiros é um parque natural localizado no estado de Goiás. É uma das principais unidades de conservação de administração federal do território brasileiro.
Formações rochosas cobertas de vegetação na chapada dos Veadeiros.
A chapada dos Veadeiros é conhecida pelas suas vastas formações geomorfológicas de chapadas.

A chapada dos Veadeiros é uma unidade federal de conservação brasileira localizada no estado de Goiás. Essa zona geográfica é conhecida pelo seu relevo de chapadas, pelo seu clima tropical e por sua vegetação de cerrado. É o habitat de espécies de fauna e flora como a onça-pintada e o ipê-roxo.

Essa unidade de conservação possui grande importância biológica e ambiental. Ela é um dos principais destinos turísticos do interior brasileiro. A chapada dos Veadeiros enfrenta pressões ambientais de atividades econômicas como a mineração e a agropecuária.

Leia também: Fauna e flora da Floresta Amazônica

Resumo sobre a chapada dos Veadeiros

  • O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, é uma unidade de conservação federal localizada no estado de Goiás.

  • A sua localização exata é entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, ambos localizados no interior de Goiás.

  • O relevo da chapada dos Veadeiros, como indica o nome, é formado por várias formações de chapadas e chapadões.

  • O clima é tipicamente tropical, com a predominância de uma estação mais seca e outra mais chuvosa.

  • São exemplos de espécies da sua flora: ipê-roxo, copaíba, aroeira, jerivá, cajueiro-bravo-do-campo e caju-do-cerrado.

  • São exemplos de espécies da sua fauna: ema, gavião, veado-campeiro, cervo-do-pantanal, onça-pintada e lobo-guará.

  • A ocorrência de uma grande quantidade de fauna e flora, aliada ao equilíbrio ecológico presente localmente, indica a importância ambiental da chapada dos Veadeiros.

  • A chapada dos Veadeiros é um dos principais destinos turísticos de aventura, ecoturismo e misticismo do interior do Brasil.

  • São impactos de importância no contexto da chapada dos Veadeiros o avanço das monoculturas de grãos, o aumento da exploração de madeira e a instalação de garimpos ilegais.

Onde fica a chapada dos Veadeiros?

A chapada dos Veadeiros está situada na porção central do território brasileiro. A sua localização exata é entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, ambos localizados no interior do estado de Goiás, na região Centro-Oeste do Brasil. Geograficamente, a chapada dos Veadeiros compreende uma zona de clima tropical e vegetação de Cerrado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características da chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, possui cerca de 240 mil hectares. Ele compreende uma zona geográfica de grande importância ambiental e biológica situada na porção central do território brasileiro. O parque é um dos Patrimônios Mundiais da lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Atualmente, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

  • Relevo

O relevo da chapada dos Veadeiros, como indica o nome, é formado por várias formações de chapadas e chapadões, típicas da porção central brasileira. Essas formas geomorfológicas foram bastante erodidas ao longo do tempo geológico, portanto, apresentam diversas deformações e feições. A atuação da erosão e do intemperismo, por exemplo, é bastante intensa nessas formações de relevo.

O relevo da chapada dos Veadeiros indica a formação geomorfológica bastante antiga de vasta parte do território brasileiro e, ainda, o papel dos agentes externos do relevo no esculpimento das diferentes formações geomorfológicas locais.

  • Clima

O clima da chapada dos Veadeiros é tipicamente tropical. Assim, predomina a ocorrência de duas estações bem definidas: uma mais quente e úmida e outra mais fria e seca. Assim, ao longo do verão, são verificadas elevadas temperaturas e vastas precipitações. O registro de trombas de água é bastante comum na chapada nessa época do ano.

Já no inverno são computadas menores médias termais e escassas ocorrências de chuva. A umidade do ar é menor durante essa época do ano na chapada. As estações do outono e da primavera são de transição, portanto, reúnem características tanto do verão quanto do inverno.

  • Vegetação e flora

A vegetação da chapada dos Veadeiros é formada pelo cerrado. Esse tipo vegetacional, bastante presente em regiões de clima tropical, possui vastas formações de vegetação tida como de savana, com árvores mais espaçadas e de troncos tortuosos, diversos tipos de arbustos e grande presença de gramíneas. Há grande variação vegetacional em formações de cerrado, com forte influência de fatores como altitude e umidade, além do próprio solo e geologia da região.

São exemplos de espécies de flora da chapada dos Veadeiros: ipê-roxo, copaíba, aroeira, jerivá, cajueiro-bravo-do-campo e caju-do-cerrado.

Ipê-roxo florido no Cerrado, uma espécie encontrada na chapada dos Veadeiros.
O ipê-roxo é uma árvore encontrada na chapada dos Veadeiros. [1]
  • Fauna

A fauna da chapada dos Veadeiros é formada por um grande número de espécies, com destaque para mamíferos, répteis e aves, encontrados principalmente em zonas de clima tropical. Os animais dessa zona geográfica estão altamente adaptados à sazonalidade climática local, e, ainda, apresentam variações de alimentação e moradia ao longo do ano.

A migração, especialmente de aves, é uma estratégia de sobrevivência utilizada nos períodos mais secos do ano pelos animais da chapada. São exemplos de espécies de fauna da chapada dos Veadeiros: ema, gavião, veado-campeiro, cervo-do-pantanal, onça-pintada e lobo-guará.

Saiba mais: Relevo brasileiro — características, formação e impactos ambientais

Qual a importância da chapada dos Veadeiros?

A chapada dos Veadeiros possui grande importância, pois é uma zona geográfica singular que reúne diversos aspectos específicos de fauna e flora relevantes em termos biológicos e ambientais. A presença de uma grande quantidade de fauna e flora, aliada ao equilíbrio ecológico presente localmente, indica a importância ambiental desse ecossistema, inclusive na preservação de espécies ameaçadas de extinção.

Na chapada dos Veadeiros estão localizadas importantes reservas de recursos ambientais, com destaque para a água, já que há diversas nascentes no interior da unidade de conservação. A manutenção da vegetação e da hidrografia local é fundamental para garantir o abastecimento de várias bacias hidrográficas da porção central brasileira.

Destaca-se ainda a importância biológica dessa reserva em termos de elementos farmacológicos, que podem ser encontrados em suas plantas e animais, contribuindo para a descoberta de novas medicações e para matéria-prima de bens industrializados.

  • Turismo na chapada dos Veadeiros

Cachoeira Santa Bárbara, na chapada dos Veadeiros.
A cachoeira Santa Bárbara é um dos atrativos da chapada dos Veadeiros.

O turismo é uma atividade econômica bastante importante na chapada dos Veadeiros. Essa unidade de conservação ambiental é um dos principais pontos turísticos do estado de Goiás. A exploração turística local está baseada no chamado ecoturismo, que reúne características como o turismo de aventura e a preservação ambiental.

São atrativos encontrados na chapada dos Veadeiros:

  • o grande número de cachoeiras e cursos de água;

  • as formações geológicas diversas;

  • a presença de espécies de fauna e flora;

  • a observação de elementos da natureza, como as aves.

As cidades situadas no território da chapada, Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, também são polos turísticos regionais, como destaque para o turismo místico. São pontos turísticos encontrados na chapada dos Veadeiros:

  • cachoeira Santa Bárbara;

  • cachoeira do Abismo;

  • Mirante da Janela;

  • Vale da Lua;

  • cachoeiras Almécegas.

Veja também: Caatinga — o único bioma exclusivamente brasileiro

Impactos ambientais e preservação da chapada dos Veadeiros

A chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação brasileira, portanto, está protegida pela legislação ambiental nacional, sendo utilizada especialmente para exploração turística. Porém diversas regiões da chapada, especialmente suas zonas de amortecimento, estão bastante vulneráveis a processos de exploração econômica e deterioração ambiental.

Algumas ações prejudicam de forma direta o equilíbrio ecológico e ambiental da chapada, interferindo nos modos de vida da fauna e da flora, e, ainda, poluindo e modificando o ambiente natural. São impactos ambientais de importância no contexto da chapada dos Veadeiros:

  • o avanço das monoculturas de grãos;

  • o aumento da exploração de madeira;

  • a instalação de garimpos ilegais.

Portanto, é necessária a implementação de políticas públicas mais eficientes, no sentido de punir os impactos ambientais registrados localmente, e também conscientizar os atores locais sobre a importância dessa unidade de conservação.

Créditos da imagen

[1] Angela_Macario e Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Cerrado
Leia este texto e saiba mais sobre o Cerrado. Esse bioma abrange cerca de 22% do território brasileiro e é considerado a savana do Brasil. Aprenda mais a respeito das principais características dessa grande unidade ecológica, as quais perpassam sua fauna, flora, vegetação, hidrografia, solo e conservação.
Distrito Federal
Conheça as características do Distrito Federal. Entenda a divisão geográfica e a forma de administração pública que são específicas desse ente federado brasileiro.
Goiás
Conheça a história do estado de Goiás. Veja os principais elementos constitutivos da geografia goiana e saiba mais sobre a dinâmica econômica e demográfica local.
Mato Grosso
Conheça as principais características do Mato Grosso. Veja dados sobre sua população e economia, e saiba mais sobre a ocupação do território mato-grossense.
Mato Grosso do Sul
Conheça o Mato Grosso do Sul, estado brasileiro originado do desmembramento do Mato Grosso. Veja os principais aspectos do território sul-mato-grossense.
Planaltos
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre os planaltos, um tipo de forma de relevo. No texto falaremos sobre a sua definição, quais são os processos erosivos que os originam, suas particularidades e as localizações. Veja também o maior planalto existente!
Região Centro-Oeste
Conheça os aspectos físicos e humanos da região Centro-Oeste. Saiba mais sobre a geografia centro-oestina e faça exercícios sobre as características dessa região.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Congruência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Congruência de triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem congruentes, os seus lados homólogos e os ângulos correspondentes devem ser congruentes. Porém, ao invés de analisar os três lados e os três ângulos, veremos que é necessário analisar apenas alguns casos de congruência de triângulos: LAL (Lado, Ângulo, Lado), LLL (Lado, Lado, Lado), ALA (Ângulo, Lado, Ângulo) e LAAo (Lado, Ângulo, Ângulo Oposto).