Irã

O Irã é um país asiático localizado na conturbada região do Oriente Médio. Essa nação islâmica é destaque na adoção de medidas repressoras contra os direitos humanos.
Bandeira do Irã.

O Irã é um país localizado na Ásia. Historicamente, o Irã passou por uma mudança radical de governo, por meio da ascensão de um regime fortemente baseado na interpretação radical de preceitos islâmicos.

A geografia do Irã é marcada pelo clima semiárido e pelo relevo montanhoso. O país possui grandes reservas de petróleo e gás natural. Economicamente, tem como pontos fortes a exploração de bens primários e o parque industrial diversificado.

O Irã é uma república islâmica unitária presidencial. Em termos culturais, o país detém grandes objetos históricos de origem persa, além de importantes centros de tradição islâmica. No Irã, o uso de véu pelas mulheres é obrigatório e há proibição do consumo de bebidas alcoólicas.

Leia também: Oriente Médio — região localizada na Ásia e de grande importância geopolítica

Resumo sobre o Irã

  • O Irã é um país da Ásia, localizado especificamente no Oriente Médio, nas proximidades da Ásia Central.

  • A Revolução Iraniana, datada de 1979, lançou as bases do Irã atual, fundado em uma teocracia islâmica.

  • No plano mundial, o Irã representa um ponto de oposição aos Estados Unidos, assim como às nações ocidentais.

  • As maiores cidades em população do Irã são: Teerã, Mexede, Ispaã, Karaj, Tabriz, Xiraz, Avaz e Qom.

  • O principal setor econômico do Irã é o primário, com destaque para a exploração de petróleo, que é amplamente exportado pelo país.

  • São pontos turísticos do Irã as cidades antigas de Persépolis e Parságada e as mesquitas de Imã Khomeini e Nasir-ol-molk.

  • A produção de tapetes persas é um exemplo de elemento artístico tradicional da cultura histórica do Irã.

Dados gerais do Irã

  • Nome oficial: República Islâmica do Irã.

  • Gentílico: iraniano.

  • Extensão territorial: 1.648.195 quilômetros quadrados.

  • Localização: Oriente Médio.

  • Capital: Teerã.

  • Clima: semiárido.

  • Governo: república islâmica unitária presidencial.

  • Idioma: persa.

  • Religiões: islamismo.

  • População: 84.000.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 43 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,783 (elevado).

  • Moeda: rial iraniano.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 191,7 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 2.282.

  • Gini: 40,9%.

  • Fuso horário: UTC+3:30.

  • Relações exteriores:

  • Divisão administrativa: 31 províncias, sendo elas:

Qom

Ilão

Carmânia

Marcazi

Lorestão

Iazde

Gasvim

Cuzistão

Ispaã

Teerã

Chaharmahal e Bactiari

Semnã

Gilão

Kohkiluyeh e Buyer Ahmad

Mazandarão

Ardabil

Buxer

Gulistão

Zanjã

Quermanxá

Coração do Norte

Azerbaijão Oriental

Alborz

Coração Razavi

Azerbaijão Ocidental

Fars

Coração do Sul

Curdistão

Hormusgão

 

Hamadã

Sistão-Baluchistão

 

História do Irã

A história do Irã é bastante antiga e remete ao povoamento da região do Oriente Médio por populações de origem persa. Por sua vez, o período histórico do Irã moderno é marcado, inicialmente, pelo processo de ocidentalização do país, instituído pela adoção de costumes mais liberais. Porém, essa visão não foi aceita pelos líderes religiosos do país, sendo que em 1979 explodiu a Revolução Iraniana, que transformou o Irã em uma nação islâmica.

A partir de então, o Irã passou a ser reconhecido mundialmente pela repressão aos direitos humanos, com destaque para a perseguição contra mulheres e minorias. O país também envolveu-se em conflitos regionais, como contra o Iraque, e de maneira mais velada contra a Arábia Saudita. No plano mundial, o Irã representa um ponto de oposição aos Estados Unidos, assim como às nações ocidentais. Atualmente, o Irã enfrenta diversas sanções econômicas.

Saiba mais: Guerra Irã-Iraque — conflito que deixou um saldo de 1,5 milhão de mortos

Etimologia de Irã

O nome do Irã tem origem na língua persa moderna e é frequentemente traduzido como “terra dos arianos”.

Geografia do Irã

O Irã é um país da Ásia, localizado especificamente no Oriente Médio, nas proximidades da Ásia Central. Ele faz fronteira com:

Além disso, o território do Irã é banhado pelo mar Arábico e também pelo mar Cáspio. Geograficamente, o Irã é marcado pela diversidade climática e vegetacional, com destaque para o clima semiárido e a vegetação desértica. Há ainda pontos de clima e vegetação tropical, como nas zonas litorâneas. A geomorfologia local é formada basicamente por planaltos e montanhas, sendo que o país é muito suscetível à ocorrência de terremotos.

Mapa do Irã

Demografia do Irã

O Irã é povoado por diversas etnias asiáticas e árabes, sendo que a sua população, formada por 84 milhões de habitantes, é composta por diversos grupos étnicos, além de um número significativo de refugiados. O Irã é considerado bastante populoso, com concentrações populacionais especialmente na sua porção centro-norte, assim como em zonas litorâneas pontuais. As maiores cidades em população do Irã são: Teerã, Mexede, Ispaã, Karaj, Tabriz, Xiraz, Avaz e Qom.

Em termos demográficos, o Irã detém crescimento populacional positivo e uma população jovem, apesar da diminuição da sua taxa de natalidade registrada nas últimas décadas. O país possui indicadores sociais satisfatórios, principalmente quando comparado às demais nações asiáticas. O Irã possui um grande número de refugiados, mas também é um centro de expulsão de população, que muitas vezes foge da repressão exercida pelo regime islâmico que governa o país.

Leia também: Crise dos refugiados — a crise humanitária mais intensa do século

Economia do Irã

A economia do Irã é subdesenvolvida, mas industrializada, com um amplo mercado interno e um diversificado parque industrial. Porém, o país sofre com sanções econômicas de nações ocidentais, que dificultam o seu crescimento econômico.

O principal setor econômico do Irã é o primário, com destaque para a exploração de petróleo. Nesse setor, destaca-se ainda a produção de cobre, ferro e gás natural. As atividades agropecuárias também são importantes, com destaque para a cultivação de trigo, uva, tâmaras e para a criação de gado.

Os setores terciário e secundário têm menor peso na economia, mas são importantes para o mercado interno local. O parque industrial do Irã é formado por indústrias automobilísticas, cimenteiras, químicas, metalúrgicas, alimentícias e têxteis. Nas atividades terciárias, ressalta-se a participação do comércio e do turismo.

Turismo no Irã

O turismo é um setor estratégico do Irã, visto que o país conta com diversos pontos turísticos de importância histórica e cultural que ainda são poucos explorados. Os turistas internacionais enfrentam diversas barreiras para a realização de turismo no Irã, desde problemas burocráticos até o rígido código de vestimentas local, que faz com que o número de turistas estrangeiros no país seja pequeno.

Já o turismo interno é bastante desenvolvido, sendo frequente o deslocamento de iranianos pelas regiões interioranas do país em busca de atrações voltadas para o turismo religioso e de aventura. Os principais pontos turísticos do Irã são as cidades antigas de Persépolis e Parságada, as mesquitas de Imã Khomeini e Nasir-ol-molk, além do Museu Nacional do Irã e a capital do país, Teerã.

A Mesquita de Nasir-ol-molk é um dos pontos turísticos do Irã. [1]

Infraestrutura do Irã

A infraestrutura do Irã é bastante desenvolvida, especialmente nos setores de energia e transportes, nos quais o país tem feito modernizações nos últimos anos. O Irã conta com uma moderna rede de rodoviais e ferrovias, além de ligações aeroviárias e portuárias, que contribuem para o deslocamento interno pelo país. Já na energia, destaca-se o uso do petróleo como principal fonte energética. O Irã possui ainda setores de saúde, educação e tecnologia bastante desenvolvidos, com destaque para a inovação em áreas como comunicação e defesa.

Governo do Irã

O Irã, diferentemente da maior parte dos países do globo, possui como forma de governo uma república islâmica unitária presidencial. O líder supremo do país é eleito para um cargo vitalício, ocupando a função de chefe de Estado do Irã. Há ainda no país os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, amplamente subordinados ao líder supremo, inclusive a figura do presidente.

A política iraniana é marcada pela perseguição aos opositores políticos e às minorias religiosas. O país é reconhecido internacionalmente como um regime conservador de forte influência islâmica, baseada em uma interpretação radical dos preceitos da religião islâmica. O Irã é frequentemente alvo de sanções internacionais por causa de violações aos direitos humanos.

Leia também: Diferença entre Estado laico e Estado religioso

Cultura do Irã

Os aspectos culturais do Irã têm origem na cultura persa, bastante representativa do país, com destaque justamente para a língua persa e para a religião islâmica. O Irã é um importante núcleo de arte islâmica, com a presença de centros de arte e museus importantes, além de cidades históricas que conservam a trajetória das populações árabes.

A produção de tapetes, por exemplo, é um dos elementos que caracterizam a cultura iraniana. No que toca a culinária, destaca-se o consumo de pães, chás, laticínios e frutas diversas. Já no esporte ressalta-se a prática de esportes coletivos, como futebol, vôlei e basquete.

Curiosidades do Irã

  • O Irã possui um rígido código de vestimentas para a sua população, com destaque para a obrigatoriedade do uso da hijab pelas mulheres.

  • A severa legislação de costumes do Irã proíbe, entre outras atividades, a ingestão de bebidas alcoólicas no país.

  • A hospitalidade iraniana é reconhecida internacionalmente como uma das melhores do mundo, sendo inclusive nomeada pelo nome de taarof.

  • O Irã é um dos países com as maiores reservas de petróleo do mundo, logo possui energia e transporte considerados muito baratos.

  • O período anterior à Revolução Islâmica de 1979 no Irã foi marcado pela adoção de hábitos ocidentais diversos, como o uso de roupas curtas.

Créditos da imagem

[1] Mazur Travel / Shutterstock  

Publicado por Mateus Campos
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos