População
A população é um conceito demográfico que designa o total de habitantes de um território. Esse conceito é muito importante nos estudos demográficos, pois é utilizado em diversas análises populacionais. A população mundial cresceu de forma acentuada ao longo do século XX, devido à diminuição da mortalidade e elevação da natalidade. Porém, o século XXI apresenta forte tendência de redução do crescimento da população global, especialmente devido à diminuição da natalidade.
Leia também: As 20 cidades mais populosas do mundo — quais são elas?
Resumo sobre população
-
A população é um conceito que se refere ao total de habitantes de um determinado território.
-
Há dois tipos de população: absoluta e relativa.
-
A população absoluta remete ao número total, ou seja, o número absoluto de habitantes de uma área.
-
A população relativa indica a relação entre o número total de habitantes e a área que eles ocupam.
-
A demografia é uma ciência que utiliza o conceito de população para entender a lógica das dinâmicas populacionais.
-
Atualmente, o planeta possui mais de oito bilhões de habitantes, distribuídos principalmente na Ásia, África e América.
-
A China, com cerca de 1,411 bilhão de habitantes, é o país mais populoso do mundo, um pouco à frente da Índia em números absolutos.
-
O Brasil possui cerca de 213 milhões de habitantes. As regiões Sudeste e Nordeste são as mais populosas do país.
O que é população?
População é um conceito demográfico que designa o conjunto de indivíduos que habitam uma dada localidade. Nos estudos populacionais, a população é considerada um importante parâmetro para analisar a realidade demográfica de um grupo específico.
Quais são os tipos de população?
A população refere-se ao conjunto de indivíduos de um território. Há dois tipos de população, sendo eles:
-
População absoluta: é o número total de pessoas que habitam um determinado território.
-
População relativa: é o número total de habitantes divididos pela área do seu território de habitação. A população relativa, também chamada densidade demográfica, é representada em quilômetro quadrado (hab./km²).
População e demografia
A população é um conceito importante nos estudos da Geografia da População e da demografia, visto que os dados populacionais são utilizados na confecção de diversas pesquisas e indicadores, bem como na formulação de políticas públicas. Nesse sentindo, enquanto a demografia é a ciência que estuda as dinâmicas da população, a Geografia da População é a parte da ciência geográfica que trabalha espacialmente os diversos contextos populacionais.
→ Videoaula sobre demografia
População mundial
A população mundial compreende o número total de indivíduos que habitam o planeta. Esse número aumentou substancialmente ao longo do século XX, especialmente por causa das modificações na sociedade mundial, como os processos de urbanização e industrialização, além da melhora das condições de saúde de boa parte da população.
Atualmente, estima-se que há cerca de oito bilhões de habitantes no planeta. Esse número aumentou consideravelmente com a diminuição da taxa de mortalidade infantil, a constância da taxa de natalidade e a elevação da expectativa de vida. Porém, a distribuição da população mundial não é homogênea, com boa parte desses habitantes concentrados nos países subdesenvolvidos.
Verifica-se que há uma forte tendência de decréscimo da população do planeta nas próximas décadas. Esse cenário é evidenciado pela diminuição da taxa de natalidade global e por questões econômicas e sanitárias, como a maior participação das mulheres no mercado de trabalho e o fácil acesso aos métodos contraceptivos. Para saber mais, acesse: População mundial.
População do Brasil
A população do Brasil possui atualmente um total de cerca de 213 milhões de habitantes. O crescimento da população local ocorreu de forma acentuada ao longo do século XX, assim como no cenário mundial, mediado pelos processos de urbanização e de industrialização. O êxodo rural aumentou de forma substancial a população urbana brasileira e a população total do país.
As melhorias nos setores de saúde e educação implicam, na atualidade, diminuição das taxas de fecundidade. Logo, o Brasil deve vislumbrar nos próximos anos um processo de decréscimo populacional, marcado pelo envelhecimento da população, seguindo assim novamente uma tendência global.
Leia também: Envelhecimento populacional e previdência — como se relacionam?
População da China
A população da China é formada na atualidade por cerca de 1,411 bilhão de habitantes. A China é o país mais populoso do mundo. O acentuado crescimento da população do país deu-se em razão da queda da taxa de mortalidade infantil, mediante melhoras das condições de saúde dos chineses.
Porém, a altíssima taxa de natalidade do país resultou na adoção de uma política de controle de natalidade, conhecida mundialmente como Política do Filho Único, que buscava manter o crescimento da população chinesa de forma sustentável. Atualmente, essa política foi flexibilizada, por causa:
-
do aumento da expectativa de vida;
-
do conseguinte envelhecimento da população do país;
-
da diminuição da taxa de natalidade;
-
da diminuição da população local em idade ativa.
Exercícios resolvidos sobre população
Questão 1
(UFRGS 2019) Leia o segmento abaixo.
Segundo o IBGE, a partir de 2039, haverá mais idosos que crianças no país, e, em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos.
Fonte: IBGE. Acesso em: 05 set. 2018.
O aumento do percentual de pessoas com mais de 65 anos, no total da população brasileira projetada, está relacionado
A) à estagnação das taxas de migrações.
B) ao aumento da mortalidade infantil.
C) ao aumento das taxas de fecundidade.
D) à diminuição da expectativa de vida ao nascer.
E) à diminuição da natalidade.
Resolução:
Alternativa E
O aumento da expectativa de vida da população é um dado demográfico que mostra, entre outras informações, a diminuição da taxa de natalidade, indicando assim o envelhecimento da população brasileira.
Questão 2
(UFRGS 2019) Observe os dados da tabela abaixo.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o município mais povoado e o menos populoso.
A) Salvador – São José dos Campos
B) Manaus – Duque de Caxias
C) Canoas – Manaus
D) Salvador – Canoas
E) Duque de Caxias – Canoas
Resolução:
Alternativa D
A cidade mais povoada, ou seja, com maior população relativa, é Salvador (BA), visto que concentra o maior número de habitantes por área entre as cidades listadas. Já a menos populosa, conceito que considera o número total de habitantes, é Canoas (RS).
Crédito de imagem
[1] Sittirak Jadlit / Shutterstock