Argentina
A Argentina é uma nação sul-americana situada ao sul do continente. É uma região que, assim como o Brasil, foi colonizada, no caso, pelos espanhóis. Sua geografia é bastante diversificada, envolve um mosaico de diferentes climas e vegetações e possibilita que seja um grande produtora de alimentos. É também um país populoso, considerado uma economia emergente, com elevada qualidade de vida, além de que sua população desfruta de uma infraestrutura bastante moderna.
Veja também: Peru — outro país sul-americano que foi colônia espanhola
Resumo sobre a Argentina
-
Foi colonizada pelos espanhóis durante o período das Grandes Navegações. Sua independência ocorreu em 1861.
-
Enfrentou o Reino Unido, em 1982, pela posse de ilhas oceânicas do Atlântico, em um conflito militar conhecido como Guerra das Maldivas.
-
Possui grande diversidade climática e vegetacional em razão da sua grande amplitude latitudinal.
-
Sua população é formada por cerca de 45 milhões de habitantes. O país é considerado muito populoso e pouco povoado.
-
Sua economia tem como base o setor primário. O país é um dos principais produtores de alimentos do mundo.
-
Sua infraestrutura é bastante moderna para os padrões sul-americanos, especialmente em áreas como transporte e educação.
-
Os argentinos são conhecidos pelas suas práticas culinárias, como o consumo de carnes, vinhos, laticínios e o famoso chá-mate.
Dados gerais sobre a Argentina
-
Nome oficial: República Argentina
-
Gentílico: argentino
-
Extensão territorial: 2.796.427 quilômetros quadrados
-
Localização: América do Sul
-
Capital: Buenos Aires
-
Clima:
-
subtropical.
-
Governo: república presidencialista
-
Idioma: espanhol
-
Religiões:
-
84% (cristianismo);
-
6% (ateísmo);
-
10% (outras).
-
-
População: 45.600.000 habitantes
-
Densidade demográfica: 16 habitantes/quilômetro quadrado
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,845 (elevado)
-
Moeda: Peso Argentino
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 483,77 bilhões
-
PIB per capita: US$ 10.450
-
Gini: 42%
-
Fuso horário: UTC-3
-
Relações exteriores:
- Divisão administrativa: 23 províncias e um Distrito Federal (Cidade Autônoma de Buenos Aires). As províncias argentinas são:
Buenos Aires |
Misiones |
Catamarca |
Neuquén |
Chaco |
Rio Negro |
Chubut |
Salta |
Córdoba |
San Juan |
Corrientes |
San Luis |
Entre Rios |
Santa Cruz |
Formosa |
Santa Fe |
Jujuy |
Santiago del Estero |
La Pampa |
Terra do Fogo |
La Rioja |
Tucúman |
Mendoza |
|
História da Argentina
A Argentina foi uma das colônias da Espanha na América durante as Grandes Navegações. O território argentino começou a ser colonizado por volta de 1500. Os movimentos independentistas locais deram origem, primeiramente, ao Vice Reino do Rio da Prata e, mais precisamente em 1861, à República da Argentina.
A partir de então, a Argentina viveu um período de forte expansão econômica e atração populacional após sua independência. A industrialização do país gerou o aumento da qualidade de vida local. A Argentina era considerada uma das nações mais ricas do mundo no início do século XX.
Porém governos populistas e militares geraram inúmeras crises econômicas e políticas no país ao longo do referido século. Ademais, o país também se envolveu em conflitos militares, como a Guerra das Maldivas (1982). Nessa guerra, a Argentina enfrentou o Reino Unido pela posse de ilhas oceânicas do Atlântico.
Atualmente, a Argentina é uma economia de renda média, mas com grande histórico de crises financeiras. O país registra altos índices de inflação e desindustrialização. No entanto, ainda mantém boa qualidade de vida para a população.
Etimologia da Argentina
O nome da Argentina é uma referência à prata. O termo latim argentum remete à prata, considerada um símbolo do país, além de ser o nome do principal rio nacional.
Geografia da Argentina
A Argentina é um país localizado na América do Sul. O território argentino faz fronteira com Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile. A costa argentina é banhada pelo Atlântico. A geografia argentina é bastante diversa em razão da extensão latitudinal do país.
O país possui um relevo muito montanhoso na sua porção oeste, em razão da cordilheira dos Andes; e é formado por planícies litorâneas na sua porção leste, devido à presença do oceano Atlântico. Há ainda extensas planícies na sua porção central e grandes planaltos, inclusive com presença de geleiras, na sua porção sul.
O clima da Argentina varia de polar, no extremo sul do país, ao subtropical, no norte do país, com importantes porções de clima temperado. A vegetação segue a mesma lógica da distribuição climática, com coberturas vegetacionais de pampas, florestas temperadas e tundras. Os principais rios da Argentina são o Prata, o Paraná, o Uruguai e o Iguaçu.
Mapa da Argentina
Demografia da Argentina
A Argentina conta com cerca de 45 milhões de habitantes, logo, é um país bastante populoso, mas pouco povoado, em razão da baixa densidade demográfica, de cerca de 16 habitantes/quilômetro quadrado. A maior parte da sua população é urbana e está concentrada no litoral norte do país. As maiores cidades da Argentina são Buenos Aires, Córdoba, Rosário e Mendoza.
Em termos demográficos, a Argentina conta com baixa taxa de natalidade e elevada expectativa de vida. O envelhecimento da população e a emigração da população jovem são problemas demográficos do país. A população argentina conta com alto desenvolvimento humano e elevada qualidade de vida.
Saiba mais: China — o país mais populoso do mundo
Economia da Argentina
A Argentina é uma economia emergente baseada no setor primário, mas com um setor secundário bem desenvolvido. O país é um dos principais produtores de bens agrícolas do mundo. Na agricultura, destaca-se a produção de trigo, algodão, soja e uva; já na pecuária, ressalta-se a produção de gado de corte e laticínios. O país também produz muitos vinhos. O setor primário local é completado pela exploração de petróleo, gás natural, cobre, ferro e zinco.
Por sua vez, o setor secundário argentino está voltado para a abastecimento do mercado interno e para a exportação regional. As principais indústrias argentinas são metalúrgica, siderúrgica, química, farmacêutica, têxtil, madeireira e automobilística. Já o setor terciário está concentrado nas atividades comerciais, como a exportação de bens primários e o transporte de produtos por hidrovias. A Argentina também é um importante centro de turismo latino-americano.
Infraestrutura da Argentina
A infraestrutura argentina é considerada bastante moderna quando comparada ao países sul-americanos. O país detém grandes redes de transportes e comunicações, especialmente nas suas zonas urbanas, além de ampla cobertura espacial dos serviços públicos. Os principais modais de transporte da Argentina são o rodoviário, o ferroviário e o hidroviário.
Já na produção de energia, destaca-se as fontes fósseis e as fontes renováveis. O país possui grande cobertura nas áreas de saúde e educação. O saneamento básico é considerado universal, e o analfabetismo é quase nulo na Argentina.
Governo da Argentina
A Argentina é uma república presidencialista. A figura do presidente é a principal do país, sendo eleito pela população por meio do voto direto, para um mandato de quatro anos. A Argentina é considerada uma democracia plena, com forte participação popular, além da total liberdade de expressão. A estrutural governamental argentina é completada ainda pelos poderes Legislativo e Judiciário.
Cultura da Argentina
A Argentina possui uma cultura muito rica, fortemente baseada em tradições indígenas e espanholas, além de ter contribuição de diversos imigrantes, os quais chegaram ao país ao longo dos séculos. São destaques da cultura argentina: o ritmo musical tango e a produção de quadrinhos. O país também é importante polo cultural sul-americano, com grandes instituições de arte, além de bibliotecas e museus.
O cenário cultural argentino é permeado ainda pela variada culinária local. O consumo de produtos como carne, laticínios e vinhos é muito comum no país. O mate, também conhecido como chimarrão, é sua bebida tradicional. O país tem tradição em vários esportes coletivos, como tênis, boxe e futebol. A rivalidade entre brasileiros e argentinos é uma das maiores do futebol mundial.
Curiosidades da Argentina
-
Está localizado na Argentina o ponto mais elevado da América do Sul. O Aconcágua, situado na cordilheira dos Andes, possui 6969 metros de altitude.
-
O primeiro latino-americano que ganhou um Prêmio Nobel, no ano de 1936, foi o argentino Carlos Saavedra.
-
O sistema de metrô da capital argentina, Buenos Aires, é o mais antigo de toda a América Latina.
-
As Cataratas do Iguaçu, conjunto de quedas de água do rio Iguaçu, estão localizadas na fronteira entre a Argentina e o Brasil.
-
A Terra do Fogo, localizada no extremo sul da Patagônia argentina, é um dos principais pontos turísticos do país.
Crédito de imagem