Iraque

O Iraque é um país localizado no Oriente Médio que vivenciou, nas últimas décadas, inúmeros conflitos bélicos e é um dos maiores produtores de combustíveis fósseis do mundo.
Bandeira do Iraque

 Iraque é um país árabe localizado na Ásia, mais precisamente no Oriente Médio, uma das regiões mais conflituosas do globo. A sua história é milenar, uma vez que o território iraquiano abrigou diversos povos antigos, como os sumérios. Os aspectos culturais e as curiosidades do país perpassam sua grandiosa história.

A geografia do Iraque é marcada pela presença dos rios Tigre e Eufrates, que possuem enorme importância econômica e histórica para o país. O Iraque possui cerca de 40 milhões de habitantes, que são governados pela estrutura republicana parlamentarista. A economia iraquiana está baseada na produção de combustíveis fósseis. A maior parte da infraestrutura local está voltada para a produção e exportação desses bens primários.

Leia também: Regimes de governo — saiba o que é e quais são os regimes governamentais existentes além da república parlamentarista

Resumo sobre o Iraque

  • O Iraque é um país situado no Oriente Médio reconhecido pela recorrência de conflitos bélicos no seu território.

  • Ao longo da sua história moderna, o Iraque realizou embates militares contra o Irã e o Kwait e, ainda, foi invadido pelos Estados Unidos.

  • Os persistentes conflitos bélicos, assim como a instabilidade política interna, impactaram diretamente a sociedade iraquiana.

  • A geografia do Iraque é formada por paisagens diversas, como grandes desertos, regiões montanhosas e extensas planícies fluviais.

  • A população do Iraque é formada por cerca de 40 milhões de pessoas. Os principais grupos étnicos são os xiitas, os sunitas e os curdos.

  • A economia do Iraque tem como principal produto de exportação os combustíveis fósseis, com destaque para o petróleo.

  • A infraestrutura do Iraque foi duramente atingida pelos conflitos ocorridos em seu território ao longo do tempo.

  • A cultura do Iraque reúne aspectos tradicionais da população árabe, como o apreço pela poesia, pela literatura e pela rica culinária.

  • Uma curiosidade do Iraque é a sua importância histórica e religiosa para diversas sociedades do globo.

Dados gerais sobre o Iraque

  • Nome oficial: República do Iraque.

  • Gentílico: iraquiano.

  • Extensão territorial: 438.317 quilômetros quadrados.

  • Localização: Oriente Médio.

  • Capital: Bagdá.

  • Clima: árido.

  • Governo: república parlamentarista.

  • Idiomas: árabe e curdo.

  • Religiões: 95% — islamismo; 5% — outras.

  • População: 40.220.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 88 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,689 (médio).

  • Moeda: dinar iraquiano.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 178,5 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 17.950.

  • Gini: 29,5%.

  • Fuso horário: UTC+3.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU); Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep); Liga Árabe.

  • Divisão administrativa: 19 províncias, sendo elas:

    Dahuk

    Diala

    Maysan

    Arbil

    Ninawa

    Mutana

    Quircuque

    Carbala

    Dhi Qar

    Suleimânia

    Babil

    Baçorá

    Saladino

    Uacite

    Halabja

    Ambar

    An-Najaf

     

    Bagdá

    Cadésia

     

História do Iraque

O Iraque possui uma história muito antiga. O território iraquiano é habitado desde tempos remotos, com destaque para a região da Mesopotâmia, que abrigava os sumérios, acadianos, babilônicos e assírios. Porém, a diversidade de povos nessa região gerou intensos debates políticos, que enfraqueceram as comunidades locais e favoreceram a invasão de povos estrangeiros, como mongóis e otomanos.

A partir da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), os britânicos libertaram o Iraque do domínio otomano. Em 1921, o país tornou-se oficialmente uma monarquia, que perdurou até 1958, quando foi oficializada no Iraque uma república. A presença de uma minoria curda no país culminou na ocorrência de vários conflitos ao longo do século XX. Ademais, a crescente rivalidade com países vizinhos resultou em conflitos bélicos.

O Iraque entrou em guerra contra o Irã entre 1980 e 1988, em um conflito sem vencedores conhecido como Guerra Irã-Iraque. Por sua vez, a invasão do Kwait pelo Iraque, em 1991, resultou no conflito chamado de Guerra do Golfo. Já em 2003, os Estados Unidos, com o apoio de forças aliadas, invadiram o Iraque com o pretexto de combater a produção de armamentos químicos e biológicos. As tropas estadunidenses permaneceram no país até 2011.

O Iraque é reconhecido pelos inúmeros conflitos bélicos que ocorreram em seu território.[1]

Nos últimos dez anos, o Iraque tem registrado certa estabilidade política em âmbito externo. Mesmo assim, a atuação de grupos extremistas islâmicos, como o Estado Islâmico, contribuiu ativamente para a contínua instabilidade política em âmbito interno. Além disso, os intensos conflitos registrados ao longo de sua história resultaram em dificuldades econômicas e sociais para a população.

Saiba mais: Conflitos entre Israel e Palestina — conheça as divergências que ocorrem desde a década de 40

Geografia do Iraque

O Iraque está localizado no Oriente Médio, porção do continente asiático marcada pelo clima desértico, tipicamente muito seco. O território iraquiano faz fronteira com:

O país é banhado pelo Mar da Arábia, por meio de uma pequena extensão litorânea, no chamado Golfo Pérsico. Os dois principais rios do Iraque são o Tigre e o Eufrates.

A planície formada pelos rios citados formam uma zona de umidade e ocorrência recorrente de chuvas. A vegetação ao longo dos rios é composta por árvores de pequeno e médio porte. Já as demais porções do Iraque são marcadas pela presença de desertos e montanhas. As tempestades de areia são comuns no Iraque.

Mapa do Iraque

Demografia do Iraque

A população iraquiana é composta por cerca de 40 milhões de habitantes. A maior parte dela é formada por iraquianos, curdos e turcomanos. O país também possui várias minorias entre a sua população, como assírios, yazidis, persas e daguestãos.

O Iraque conta com um grande índice de crescimento urbano, mediante a expansão das cidades. A partir da modernização do país, houve um intenso êxodo rural. A vida no Iraque modernizou-se ao longo dos últimos anos, apesar dos grandes conflitos bélicos vivenciados pela população local.

Atualmente, os iraquianos desfrutam de certa estabilidade política e melhores condições de vida. Mesmo assim, há no país um forte movimento de emigração para o exterior, com destaque para países asiáticos e europeus. A capital iraquiana e maior cidade do país, Bagdá, tem cerca de 8 milhões de habitantes. Além desta, outras cidades iraquianas com mais de 1 milhão de habitantes são: Baçorá, Mossul, Arbil e Kirkuk.

Economia do Iraque

O Iraque é um país subdesenvolvido que sofreu grandes impactos econômicos em razão dos recorrentes conflitos bélicos ocorridos em seu território. O setor primário é o mais importante da economia iraquiana, uma vez que o país é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Portanto, a exploração desse combustível fóssil constitui a base da economia local. Há ainda no setor primário uma forte produção agropecuária nas zonas mais férteis do país, com destaque para a produção de uvas, tâmaras, tomate, trigo e cevada.

Já no setor secundário, além da produção de derivados de petróleo, têm destaque as indústrias químicas, cimenteiras e alimentícias. Por sua vez, o setor terciário é composto principalmente pelo comércio, que é intenso nas áreas urbanas. O principal centro econômico do Iraque é a sua capital, a cidade de Bagdá, localizada no centro do país.

A cidade de Bagdá, principal centro econômico do Iraque, é banhada pelo rio Tigre.[2]

Infraestrutura do Iraque

O Iraque teve grande parte da sua infraestrutura destruída pelos inúmeros conflitos ocorridos no país ao longo das últimas décadas. Atualmente, o Iraque passa por um processo de abertura econômica e modernização dos equipamentos logísticos, embora esse movimento ainda seja tímido diante das grandes demandas em infraestrutura do país.

A maior parte das redes de transporte e comunicação está voltada para o setor logístico, com destaque para a produção de combustíveis fósseis. Mesmo sendo rico em recursos naturais energéticos, o Iraque enfrenta vários blecautes ao longo do dia, principalmente no período noturno.

O abastecimento de água também é deficitário, em razão de estruturas precárias e até mesmo de questões climáticas, uma vez que o país está sendo duramente atingido pela alteração do regime de chuvas provocado pelas mudanças do clima global.

Governo do Iraque

O Iraque é considerado, atualmente, uma república parlamentarista. O governo local é formado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A liderança política do país é representante dos três principais grupos de habitantes iraquianos: os sunitas, os xiitas e os curdos. Sua estrutura eleitoral respeita determinados critérios democráticos e possui muito partidos políticos.

O cenário descrito remete ao novo período dentro do governo iraquiano, após os recorrentes conflitos bélicos, e marca a modernização da política do Iraque. Porém, o país ainda enfrenta alguns desafios, como instabilidades internas, presença de grupos extremistas e fracionamento da população por causa de questões étnicas e religiosas. Mesmo com a abertura econômica e política, o Iraque permanece como uma zona conflituosa e marcada pelo desrespeito aos direitos humanos.

A cidade de Arbil é um dos centros políticos da população curda no Iraque.[3]

Cultura do Iraque

A cultura iraquiana é uma das mais ricas e diversas do Oriente Médio. O país possui grande tradição no meio islâmico, em especial pelas civilizações antigas que habitaram a região e pela presença de grandes poetas e escritores de língua árabe. No Iraque, muitos sítios arqueológicos e inúmeros bens históricos que remetem aos primórdios da humanidade.

O artesanato, especialmente tapetes e peças de barro, e a culinária, com o uso de frutas diversas e cereais, também marcam a cultura iraquiana. Por sua vez, diante da influência ocidental, o Iraque é um dos principais polos futebolísticos da Ásia.

Curiosidades do Iraque

  • O nome do Iraque remete a tradições histórico-culturais do país e significa “terra das raízes profundas”.

  • O Iraque é banhado por dois dos principais rios do Oriente Médio, que possuem grande importância histórica e econômica. São eles o Tigre e o Eufrates.

  • O Iraque possui duas línguas oficiais: o árabe, falado na maior parte do país, e o curdo, que é a primeira língua do Curdistão.

  • Acredita-se que a Torre de Babel e o Jardim do Éden, locais de importância histórica e religiosa, estariam localizados no Iraque.

  • O Iraque tem registrado com frequência, nos últimos verões, temperaturas superiores a 50 °C nas suas principais cidades.

  • O mapa mais antigo do mundo foi encontrado no território iraquiano, mais precisamente na cidade de Ga-Sur, e foi confeccionado com argila.

Créditos de imagem:

[1] Sebastian Castelier / Shutterstock.com

[2] Focus and Blur / Shutterstock.com

[3] Klara Bakalarova / Shutterstock.com 

Publicado por Mateus Campos
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.