Matemática
Pitágoras já dizia séculos atrás que: “Os números governam o mundo.” O significado dessa frase é grandioso e abrangente, haja vista que afirma que a Matemática está presente nas mais diversas situações do nosso cotidiano. Essa ciência volta-se ao estudo, compreensão e sistematização de fenômenos modelados por números, expressões, algoritmos e formas geométricas. O homem, ao longo dos anos, utilizou a Matemática como ferramenta para facilitar a organização e a estruturação de processos, desde o ato banal de contar ovelhas em um campo ao ato de calcular o diâmetro do planeta Terra.
A Matemática é uma ciência sustentada pelas correlações que fazemos. Um exemplo disso é o sistema de numeração decimal, que foi concebido na base 10 porque possuímos 10 dedos nos pés e também nas mãos. A Matemática também determina e comprova a existência ou a não existência de determinado fenômeno ou situação. Podemos citar como exemplo o critério de existência de um triângulo, em que as medidas dos lados dessa forma geométrica não podem acontecer de forma aleatória. Para um triângulo existir, ele precisa obedecer à seguinte condição: um de seus lados sempre deve ser maior que a diferença dos outros dois lados e menor que a soma dos outros dois lados.
Na Matemática, para que um argumento seja verdadeiro, ele deve apresentar um modelo matemático que o oriente. Esse argumento será defendido ou contestado por meio de axiomas (verdades absolutas), teoremas, hipóteses, teses e deduções.
Não existe uma data exata para a origem da Matemática, pois essa ciência foi concebida ao longo de muito anos. Suas descobertas foram motivadas por necessidades da humanidade ao longo da história, como o controle do tempo e o entendimento dos ciclos da lua e da frequência das marés, entre muitos outros fatos que foram vitais para o progresso da sociedade.
Nos dias de hoje, entender a matemática como algo implícito ou explícito em diversos contextos torna o indivíduo capaz de planejar e organizar situações diversas. A Matemática insere-se no grupo das ciências exatas e possui como objetivos:
-
Fazer com o que o indivíduo transforme o mundo à sua volta;
-
Desenvolver a capacidade de solucionar problemas;
-
Estimular o interesse e a curiosidade;
-
Desenvolver as habilidades qualitativas e quantitativas, estabelecendo as devidas relações;
-
Identificar e organizar as situações para emitir uma opinião critica;
-
Estabelecer a comunicação matemática por meio dos instrumentos que essa ciência utiliza.
A Matemática pode apresentar divisões e subdivisões de formas distintas. Uma dessas formas é dividi-la em quatro grandes grupos, que são:
-
Espaço e forma: Estudamos formas e estruturas geométricas aprendendo como calculá-las e dimensioná-las. Os conteúdos relacionados com o espaço e a forma são divididos da seguinte forma:
-
Localização, figuras bidimensionais e tridimensionais;
-
Propriedade dos triângulos;
-
Relações dos quadriláteros;
-
Cálculo da área e do perímetro de figuras geométricas;
-
Identificação e operações com ângulos;
-
Propriedade dos polígonos;
-
Coordenadas cartesianas;
-
Relações métricas do triângulo, do circulo e da circunferência;
-
Relações trigonométricas.
-
-
Grandezas e medidas: Usadas para determinar padrões de medida para os diversos tipos de grandezas, como velocidade, tempo, capacidade, densidade, volume, entre outros. Nesse seguimento, os conteúdos de Matemática abrangem os seguintes aspectos:
-
Cálculo do perímetro de figuras planas;
-
Problemas relacionados com o cálculo de área;
-
Noções de unidades de medida;
-
Transformações de unidades de medida;
-
Relações entre as unidades de medida.
-
-
Número e operações / álgebra e funções: Nesse eixo temático, a Matemática está relacionada com a álgebra e com os números. Podemos destacar os seguintes conteúdos:
-
Contagem;
-
Conjuntos;
-
Números naturais e suas operações;
-
Números inteiros e suas operações;
-
Números racionais e suas operações;
-
Números reais e suas operações;
-
Números complexos e suas operações;
-
Números irracionais;
-
Frações e seus tipos;
-
Números decimais e suas operações;
-
Polinômios;
-
Potenciação;
-
Radicais e suas operações;
-
Porcentagem;
-
Matemática financeira;
-
Grandezas direta e inversamente proporcionais;
-
Progressões numéricas;
-
Expressão numérica;
-
Expressão algébrica;
-
Equações;
-
Inequação;
-
Sistemas;
-
Funções.
-
-
Tratamento da informação: Usamos o tratamento da informação para estabelecer padrões de análise que podem ser comparativos ou não. Esse grupo está relacionado com os conteúdos:
-
Tipos de tabelas;
-
Tipos de gráficos;
-
Confecção de tabelas;
-
Confecção de gráficos;
-
Interpretação de tabelas e de gráficos;
-
Análise dos dados contidos em tabelas e gráficos.
-