Verbo
O verbo é a classe de palavras que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza. Sua conjugação envolve a flexão por pessoa e por número, o tempo, o modo e a voz utilizados.
Leia também: Substantivo — a classe de palavras responsável por nomear as coisas
Resumo sobre verbo
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O verbo indica ação, estado ou fenômeno da natureza.
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Flexiona por pessoa e por número, podendo estar conjugado na 1ª, na 2ª ou na 3ª pessoa do singular ou do plural.
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É conjugado de acordo com tempo, modo e voz.
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O tempo verbal pode ser passado, presente ou futuro, havendo classificações mais específicas de acordo com o modo.
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O modo verbal pode ser o indicativo, o subjuntivo ou o imperativo.
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A voz verbal pode estar na ativa, na passiva ou na reflexiva.
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As formas nominais são o infinitivo, o gerúndio e o particípio.
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Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.
Videoaula sobre verbo
O que é verbo?
Os verbos são a classe de palavras usada para indicar ação, estado ou fenômeno da natureza. Veja:
A menina jogou a bola. (verbo indicando ação)
Minha família está preocupada. (verbo indicando estado)
Anoiteceu muito rápido hoje. (verbo indicando fenômeno da natureza)
Estrutura do verbo
O verbo é formado basicamente por dois elementos: o radical e a terminação, sendo que a terminação é formada pela vogal temática e pelas desinências.
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Radical: parte do verbo que expressa o significado básico dele. Geralmente, é a forma que não se altera ou que se altera pouco nas conjugações.
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Vogal temática: parte do verbo que define o tipo de conjugação que ele sofre, podendo ser 1ª conjugação (verbos terminados em –ar), 2ª conjugação (verbos terminados em –er) ou 3ª conjugação (verbos terminados em –ir). Portanto, as vogais temáticas podem ser a, e ou i.
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Desinência modo-temporal: parte do verbo que apresenta o modo e o tempo nos quais ocorre a conjugação.
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Desinência número-pessoal: parte do verbo que apresenta o número e a pessoa da conjugação.
Veja como cada uma dessas partes forma o verbo a seguir.
tom a r
radical + vogal temática + desinência modo-temporal
tom a re mos
radical + vogal temática + desinência modo-temporal + desinência número-pessoal
tom e i
radical + desinência modo-temporal + desinência número-pessoal
Flexão do verbo
Os verbos flexionam de acordo com pessoa, número, modo, tempo e voz.
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Pessoa: a flexão por pessoa ocorre da seguinte forma:
Pessoa |
Conceito |
1ª |
Quem fala |
2ª |
Para quem se fala |
3ª |
De quem se fala (quando o assunto não é a 1ª nem a 2ª pessoa) |
-
Número: a flexão por número pode ser no singular ou no plural. Quando se trata dos verbos, a flexão por número envolve a forma no singular ou no plural da seguinte forma:
Número |
Pessoa |
Exemplo de conjugação verbal |
singular |
1ª |
(eu) escrevo |
2ª |
(tu) escreves |
|
3ª |
(ele/ela) escreve |
|
plural |
1ª |
(nós) escrevemos |
2ª |
(vós) escreveis |
|
3ª |
(eles/elas) escrevem |
Importante: No Brasil, a 2ª pessoa está caindo em desuso, sendo mais comum o uso dos pronomes de tratamento “você” (singular) e “vocês” (plural), que leva conjugação na 3ª pessoa.
Modos do verbo
O modo verbal indica a maneira como a ação do verbo pode se realizar. Pelo modo verbal, é possível entender como quem enuncia entende a concretização dessa ação.
Modo verbal |
Uso |
Exemplos |
Fatos tidos como concretos, ocorridos ou certos de ocorrer. |
Eu leio este livro. |
|
Eu saí ontem. |
||
Eu farei isso amanhã. |
||
Fatos hipotéticos, havendo dúvidas sobre a possibilidade de ocorrerem. |
Ainda que eu leia este livro... |
|
Se eu saísse ontem... |
||
Quando eu fizer isso amanhã... |
||
Ordens, sugestões, proibições, conselhos etc. |
Leia este livro. |
|
Não saia por enquanto. |
||
Faça dessa forma. |
Tempos do verbo
O verbo é conjugado basicamente em três tempos:
Tempo verbal |
Uso |
Pretérito (passado) |
Ação do verbo ocorreu antes do momento do enunciado. |
Presente |
Ação do verbo ocorre durante o momento do enunciado. |
Futuro |
Ação do verbo ocorrerá após o momento do enunciado. |
Porém, o tempo verbal apresenta mais variações de acordo com o modo em que está conjugado. Observe a seguir:
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Modo indicativo:
Tempo verbal |
Uso |
Exemplo |
Presente |
Ação ocorre no momento do enunciado. |
Eu falo neste momento. |
Pretérito perfeito |
Ação ocorreu em momento pontual anterior ao do enunciado. |
Eu falei muito ontem. |
Pretérito imperfeito |
Ação ocorria em momento anterior ao do enunciado e parou de ocorrer. |
Eu falava muito quando criança. |
Pretérito mais-que-perfeito |
Ação ocorrera em passado distante, é o passado do passado. |
Meu avô falara muito sobre isso na juventude dele, até ter ficado mais maduro. |
Futuro do presente |
Ação ocorrerá em momento posterior ao do enunciado. |
Eu falarei muito no seminário amanhã. |
Futuro do pretérito |
Ação ocorreria em momento posterior ao do enunciado, mas é incerta ou não ocorrerá mais. |
Eu falaria muito no seu lugar. |
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Modo subjuntivo:
Tempo verbal |
Uso |
Exemplo |
Presente |
Suposição de que a ação ocorra. |
Mesmo que eu fale, não haverá resultado. |
Pretérito imperfeito |
Hipótese de a ação ocorrer. |
Se eu falasse, todos ficariam chocados. |
Futuro |
Suposição de quando a ação ocorrer. |
Quando eu falar, vai ser um grande sucesso! |
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Modo imperativo:
Tempo verbal |
Uso |
Exemplo |
Presente |
Ordens, sugestões, proibições, conselhos etc. |
Fale tudo que precisa para não se arrepender depois. |
Vozes do verbo
As vozes do verbo indicam o ponto de vista do sujeito da ação. Veja:
Voz verbal |
Uso |
Exemplo |
Ativa |
O sujeito executa a ação do verbo. |
Eu acordei cedo. |
Passiva |
O sujeito sofre a ação do verbo. |
Eu fui acordado pela minha mãe. |
Reflexiva |
O sujeito executa e sofre a ação do verbo ao mesmo tempo. |
Eu me arrumei para a escola. |
Classificação dos verbos
Os verbos são classificados de acordo com a sua conjugação da seguinte forma:
Classificação |
Conceito |
Exemplos |
Regulares |
Seguem a conjugação padrão, geralmente tendo apenas as terminações alteradas seguindo uma mesma lógica. O radical tende a se manter inalterado. |
voar, beber, abrir |
Irregulares |
Seguem conjugação que foge ao padrão, com mudanças mais frequentes. O radical pode mudar de forma em alguns casos. |
patentear, querer, ouvir |
Anômalos |
Têm uma conjugação completamente irregular, não sendo possível estabelecer uma lógica clara entre as formas conjugadas. |
ser, ir |
Abundantes |
Apresentam mais de uma forma verbal em conjugações específicas. |
aceitar, fazer, pagar |
Defectivos |
Não apresentam algumas formas verbais, não sendo possível conjugá-los em algumas pessoas, tempos e modos. |
adequar, doer, colorir |
Impessoais |
Verbos sem sujeito, conjugados apenas na 3ª pessoa do singular. |
ventar, amanhecer, nevar |
Veja também: Advérbio — a classe de palavras responsável por atribuir características aos verbos
Conjugação do verbo
A seguir, veja a conjugação de alguns verbos regulares.
Modo indicativo |
||
Presente |
||
Acabar |
Bater |
Partir |
Acabo |
Bato |
Parto |
Acabas |
Bates |
Partes |
Acaba |
Bate |
Parte |
Acabamos |
Batemos |
Partimos |
Acabais |
Bateis |
Partis |
Acabam |
Batem |
Partem |
Pretérito perfeito |
||
Acabar |
Bater |
Partir |
Acabei |
Bati |
Parti |
Acabaste |
Bateste |
Partiste |
Acabou |
Bateu |
Partiu |
Acabamos |
Batemos |
Partimos |
Acabastes |
Batestes |
Partistes |
Acabaram |
Bateram |
Partiram |
Pretérito imperfeito |
||
Acabar |
Bater |
Partir |
Acabava |
Batia |
Partia |
Acabavas |
Batias |
Partias |
Acabava |
Batia |
Partia |
Acabávamos |
Batíamos |
Partíamos |
Acabáveis |
Batíeis |
Partíeis |
Acabavam |
Batiam |
Partiam |
Pretérito-mais-que-perfeito |
||
Acabar |
Bater |
Partir |
Acabara |
Batera |
Partira |
Acabaras |
Bateras |
Partiras |
Acabara |
Batera |
Partira |
Acabáramos |
Batêramos |
Partíramos |
Acabáreis |
Batêreis |
Partíreis |
Acabaram |
Bateram |
Partiram |
Futuro do presente |
||
Acabar |
Bater |
Partir |
Acabarei |
Baterei |
Partirei |
Acabarás |
Baterás |
Partirás |
Acabará |
Baterá |
Partirá |
Acabaremos |
Bateremos |
Partiremos |
Acabareis |
Batereis |
Partireis |
Acabarão |
Baterão |
Partirão |
Futuro do pretérito |
||
Acabar |
Bater |
Partir |
Acabaria |
Bateria |
Partiria |
Acabarias |
Baterias |
Partirias |
Acabaria |
Bateria |
Partiria |
Acabaríamos |
Bateríamos |
Partiríamos |
Acabaríeis |
Bateríeis |
Partiríeis |
Acabariam |
Bateriam |
Partiriam |
Modo subjuntivo |
||
Presente |
||
Acabar |
Bater |
Partir |
Acabe |
Bata |
Parta |
Acabes |
Batas |
Partas |
Acabe |
Bata |
Parta |
Acabemos |
Batamos |
Partamos |
Acabeis |
Batais |
Partais |
Acabem |
Batam |
Partam |
Pretérito perfeito |
||
Acabar |
Bater |
Partir |
Acabasse |
Batesse |
Partisse |
Acabasses |
Batesses |
Partisses |
Acabasse |
Batesse |
Partisse |
Acabássemos |
Batêssemos |
Partíssemos |
Acabásseis |
Batêsseis |
Partísseis |
Acabassem |
Batessem |
Partissem |
Futuro |
||
Acabar |
Bater |
Partir |
Acabar |
Bater |
Partir |
Acabares |
Bateres |
Partires |
Acabar |
Bater |
Partir |
Acabarmos |
Batermos |
Partirmos |
Acabardes |
Baterdes |
Partirdes |
Acabarem |
Baterem |
Partirem |
Modo imperativo |
||
Afirmativo |
||
Acabar |
Bater |
Partir |
- |
- |
- |
Acaba tu |
Bate tu |
Parte tu |
Acabe você |
Bata você |
Parta você |
Acabemos nós |
Batamos nós |
Partamos nós |
Acabai vós |
Batei vós |
Parti vós |
Acabem vocês |
Batam vocês |
Partam vocês |
Negativo |
||
Acabar |
Bater |
Partir |
- |
- |
- |
Não acabes tu |
Não batas tu |
Não partas tu |
Não acabe você |
Não bata você |
Não parta você |
Não acabemos nós |
Não batamos nós |
Não partamos nós |
Não acabeis vós |
Não batais vós |
Não partais vós |
Não acabem vocês |
Não batam vocês |
Não partam vocês |
Formas nominais do verbo
As formas nominais são formas em que o verbo não aparece conjugado, sem expressar o modo e o tempo. Essas formas, inclusive, podem assumir função de nome (substantivo) em alguns contextos. São elas:
Forma nominal |
Conceito |
Exemplos |
Infinitivo |
É o verbo em si. Pode ser usado como substantivo. |
amar, saber, partir |
Gerúndio |
É o verbo ocorrendo. Pode ser usado como advérbio ou adjetivo. |
amando, sabendo, partindo |
Particípio |
É o resultado da ação verbal. Pode ser usado como adjetivo. |
amado, sabido, partido |
Locuções verbais
Uma locução verbal diz respeito à combinação de dois ou mais verbos, sendo um verbo auxiliar e um verbo principal. Nesses casos, o verbo principal permanece na forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio), enquanto o verbo auxiliar é conjugado de acordo com o tempo e o modo indicados no contexto. Veja:
verbo auxiliar + verbo principal
Essas tarefas já foram feitas na semana passada.
Meu relatório estará acabado amanhã.
Saiba também: Locução prepositiva — a combinação de palavras que têm função de preposição
Exercícios resolvidos sobre verbo
Questão 1
(Funcab)
Todas as profissões têm sua visão do que é felicidade. Já li um economista defini-la como ganhar 20 000 dólares por ano, nem mais nem menos. Para os monges budistas, felicidade é a busca do desapego. Autores de livros de autoajuda definem felicidade como “estar bem consigo mesmo”, “fazer o que se gosta” ou “ter coragem de sonhar alto”. O conceito de felicidade que uso em meu dia a dia é difícil de explicar num artigo curto. Eu o aprendi nos livros de Edward De Bono, Mihaly Csikszentmihalyi e de outros nessa linha. A ideia é mais ou menos esta: todos nós temos desejos, ambições e desafios que podem ser definidos como o mundo que você quer abraçar. Ser rico, ser famoso, acabar com a miséria do mundo, casar-se com um príncipe encantado, jogar futebol, e assim por diante. Até aí, tudo bem. Imagine seus desejos como um balão inflável e que você está dentro dele. Você sempre poderá ser mais ou menos ambicioso inflando ou desinflando esse balão enorme que será seu mundo possível. É o mundo que você ainda não sabe dominar. Agora imagine um outro balão inflável dentro do seu mundo possível, e portanto bem menor, que representa a sua base. É o mundo que você já domina, que maneja de olhos fechados, graças aos seus conhecimentos, seu QI emocional e sua experiência. Felicidade nessa analogia seria a distância entre esses dois balões – o balão que você pretende dominar e o que você domina. Se a distância entre os dois balões for excessiva, você ficará frustrado, ansioso, mal-humorado e estressado. Se a distância for mínima, você ficará tranquilo, calmo, mas logo entediado e sem espaço para crescer. Ser feliz é achar a distância certa entre o que se tem e o que se quer ter.
O primeiro passo é definir corretamente o tamanho de seu sonho, o tamanho de sua ambição. Essa história de que tudo é possível se você somente almejar alto é pura balela. Todos nós temos limitações e devemos sonhar de acordo com elas. Querer ser presidente da república é um sonho que você pode almejar quando virar governador ou senador, mas não no início da carreira. O segundo passo é saber exatamente seu nível de competências, sem arrogância nem enganos, tão comuns entre os intelectuais. O terceiro é encontrar o ponto de equilíbrio entre esses dois mundos. Saber administrar a distância entre seus desejos e suas competências é o grande segredo da vida. Escolha uma distância nem exagerada demais, nem tacanha demais. Se sua ambição não for acompanhada da devida competência, você se frustrará. Esse é o erro de todos os jovens idealistas que querem mudar o mundo com o que aprenderam no primeiro ano de faculdade. Curiosamente, à medida que a distância entre seus sonhos e suas competências diminui pelo seu próprio sucesso, surge frustração, e não felicidade.
Quantos gerentes depois de promovidos sofrem de famosa “fossa do bem-sucedido”, tão conhecida por administradores de recursos humanos? Quantos executivos bem-sucedidos são infelizes justamente porque “chegaram lá”? Pessoas pouco ambiciosas que procuram um emprego garantido logo ficam entediadas, estacionadas, frustradas e não terão a prometida felicidade. Essa definição explica por que a felicidade é tão efêmera. Ela é um processo, e não um lugar onde finalmente se faz nada. Fazer nada no paraíso não traz felicidade, apesar de ser o sonho de tantos brasileiros. Felicidade é uma desconfortável tensão entre suas ambições e competências. Se você estiver estressado, tente primeiro esvaziar seu balão de ambições para algo mais realista. Delegue, abra mão de algumas atribuições, diga não. Ou então encha mais seu balão de competências estudando, observando e aprendendo com os outros, todos os dias. Os velhos acham que é um fracasso abrir mão do espaço conquistado. Por isso, recusam ceder poder ou atribuições e acabam infelizes. Reduzir suas ambições à medida que você envelhece não é nenhuma derrota pessoal. Felicidade não é um estado alcançável, um nirvana, mas uma distância contínua. É chegar lá, e não estar lá como muitos erroneamente pensam. Seja ambicioso dentro dos limites, estude e observe sempre, amplie seus sonhos quando puder, reduza suas ambições quando as circunstâncias exigirem. Mantenha sempre uma meta a alcançar em todas as etapas da vida e você será muito feliz.
Stephen Kanitz, Revista Veja, 22 de junho de 2005
Indique a opção em que a forma verbal grifada se refere ao infinitivo entre parênteses.
A) Quando ele for à diretoria, peça-lhe que leve os documentos. (ser)
B) “Se sua ambição não for acompanhada da devida competência, você se frustrará.” (ir)
C) “Se a distância entre os dois balões for excessiva, você ficará frustrado, ansioso...” (ir)
D) Quando ele for mais velho, aprenderá a delegar poderes. (ser)
E) Se ele for embora, não conseguiremos outra pessoa tão competente. (ser)
Resolução:
Alternativa D.
A alternativa D indica corretamente o infinitivo do verbo conjugado. Nas alternativas A e E, o infinitivo correto é o verbo “ir”, enquanto nas alternativas B e C o infinitivo correto é o verbo “ser”.
Questão 2
(Fame / Fupac) Em: “Sei de uma moça... Se alguém escrevesse a sua história, diriam como o senhor (...)”, há verbos empregados respectivamente no:
A) presente do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo, futuro do pretérito do indicativo.
B) presente do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, futuro do pretérito do indicativo.
C) presente do indicativo, futuro do pretérito do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo.
D) presente do indicativo, futuro do pretérito do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo.
E) presente do indicativo, futuro do pretérito do subjuntivo, pretérito imperfeito do subjuntivo.
Resolução:
Alternativa A.
Os verbos são “saber” (conjugado no presente do indicativo), “escrever” (conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo) e “dizer” (conjugado no futuro do pretérito).