Whatsapp icon Whatsapp

Espanhol

O espanhol é uma língua de origem latina que surgiu na região da Península Ibérica. A língua espanhola é o idioma oficial de 21 países, entre eles Argentina, Espanha e México.
Livro com a palavra “español” na capa.
O espanhol é o quarto idioma mais falado no mundo.

O espanhol é uma língua latina falada em três continentes, somando cerca de 500 milhões de falantes. É o idioma oficial de 21 países e o quarto mais falado no mundo. Além disso, é a língua estrangeira mais escolhida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É também um dos idiomas oficiais de vários organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e União Europeia (UE).

Por ser um idioma de grande alcance, é muito estudado em todo o mundo e se estabeleceu como língua de comunicação internacional usada em diferentes contextos, como o turismo ou o mundo dos negócios. Neste artigo, você aprenderá um pouco sobre a história de la lengua de Cervantes. ¡Sigue leyendo!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Los falsos cognatos — palavras iguais ou parecidas, em espanhol e português, com significados diferentes

Resumo sobre espanhol

  • Espanhol é uma língua de origem latina.

  • A língua espanhola é falada em três continentes.

  • O espanhol é a língua oficial de 21 países.

  • Existem cerca de 500 milhões de pessoas no mundo que falam espanhol.

  • É uma das línguas oficiais da ONU, do Mercosul e da UE.

  • O espanhol foi escolhido por cerca de 60% dos estudantes do Enem.

Quais são os países que falam espanhol?

O espanhol é falado oficialmente em 21 países:

  • Argentina

  • Bolívia

  • Chile

  • Colômbia

  • Costa Rica

  • Cuba

  • El Salvador

  • Espanha

  • Equador

  • Guatemala

  • Guiné Equatorial

  • Honduras

  • México

  • Nicarágua

  • Panamá

  • Paraguai

  • Peru

  • Porto Rico

  • República Dominicana

  • Uruguai

  • Venezuela

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da língua espanhola

Como visto, o espanhol tem suas raízes no latim, assim como a língua portuguesa, o francês, o italiano, o catalão, o galego e o romeno. No século II a.C. (época pré-romana), a Península Ibérica era ocupada pelos povos iberos, celtas, fenícios, cartagineses, tartésios e gregos, e cada um falava sua própria língua. Em 218 a.C., a região foi conquistada pelos romanos, os quais impuseram o latim como língua.

O latim foi se mesclando com as línguas já existentes, originando outras, como o castellano (castelhano), a língua de Castilla (Castela), um dos reinos da região denominada Hispania pelos romanos. Em 409 a.C., Roma foi invadida pelos visigodos, e, 300 anos depois, os muçulmanos ocuparam a península por quase oito séculos. Dessa forma, os germanos e árabes também influenciaram na formação do espanhol.

Em 1492, os muçulmanos foram expulsos pelos reinos cristãos e o castelhano foi adotado como idioma oficial da Espanha. Nessa época, falava-se o espanhol do Siglo de Oro, também chamado de español áurico, variante usada até o final do século XVII e cujas mudanças gramaticais e fonológicas deram origem à língua espanhola como a conhecemos hoje.

A vinda para as Américas e a diáspora africana também trouxeram contribuições para a constituição dessa língua. O espanhol falado nas Américas tem influência de línguas africanas, como o bantu, o quimbundo e o hauçá; e de línguas indígenas, como náhuatl, quechua, mapuche, quichua e guarani, sendo este último um dos idiomas oficiais do Paraguai.

Veja também: Qual a diferença entre o alfabeto espanhol e o nosso alfabeto?

Espanhol no Enem

Atualmente, o espanhol é uma das opções de língua estrangeira do Enem. A prova faz parte da área de Linguagens e conta com cinco questões de múltipla escolha; nelas, os textos estão em espanhol, mas as questões estão em português. É a língua escolhida por cerca de 60% dos estudantes que fazem essa prova, principalmente por sua proximidade com a língua portuguesa.

No entanto, é muito importante aprender estratégias de leitura e adquirir conhecimento sobre o espanhol para fazer uma boa prova. Sugerimos que você acesse os outros artigos sobre espanhol aqui do portal para aprender um pouco mais.

Videoaula sobre espanhol no Enem

Como aprender a falar espanhol?

Aprender a falar espanhol pode parecer fácil a princípio, principalmente por sua proximidade com a língua portuguesa, como explicamos. No entanto, devemos ter sempre em mente que se trata de outro idioma, com sua própria gramática, sintaxe, vocabulário, culturas e tudo o que se refere a um povo que fala determinada língua.

Portanto, além de procurar uma escola de idiomas ou um aplicativo que te ensine compreensão leitora e auditiva, expressão oral e escrita, aprenda também sobre as culturas dos países que falam espanhol.

Outras dicas importantes para incorporar o espanhol no seu dia a dia:

  • escute músicas;

  • veja filmes ou séries legendados;

  • leia em espanhol — livros, jornais, revistas, redes sociais.

Curiosidades sobre o espanhol

  • A palavra español tem uma origem incerta. Alguns dizem que ela deriva do fenício I-shphanim, que significa “terra de coelhos”, em referência ao coelho-europeu (conejo europeo), animal comum no sul da Península Ibérica.

  • Os cinco países com o maior número de falantes nativos de espanhol do mundo são México, Colômbia, Espanha, Argentina e Peru.

  • Os Estados Unidos têm o maior número de falantes de espanhol fora de um país hispânico.

  • Atualmente, o espanhol é estudado por cerca de 22 milhões de pessoas mundialmente.

  • Segundo o Language Report (Relatório de Línguas/Idiomas, em tradução livre), do aplicativo Duolingo, o espanhol foi a segunda língua mais estudada no mundo (34 países) e a segunda mais estudada no Brasil em 2022.

  • O til sobre a letra ñ se chama virgulilla.

Saiba mais: Como se chamam os dias da semana em espanhol

Exercícios resolvidos sobre espanhol

Questão 1. Enem

Bilingüismo en la Educación Media Continuidad, no continuismo

Aun sin escuela e incluso a pesar de la escuela, paraguayos y paraguayas se están comunicando en guaraní. La comunidad paraguaya ha encontrado en la lengua guaraní una funcionalidad real que asegura su reproducción y continuidad. Esto, sin embargo, no basta. La inclusión de la lengua guaraní en el proceso de educación escolar fue sin duda un avance de la Reforma Educativa.

Gracias precisamente a los programas escolares, aun en contextos urbanos, el bilingüismo ha sido potenciado. Los guaraní hablantes se han acercado con mayor fuerza a la adquisición del castellano, y algunos castellano hablantes perdieron el miedo al guaraní y superaron los prejuicios en contra de él. Dejar fuera de la Educación Media al guaraní sería echar por la borda tanto trabajo realizado, tanta esperanza acumulada.

Cualquier intento de marginación del guaraní en la educación paraguaya merece la más viva y decidida protesta, pero esta postura ética no puede encubrir el continuismo de una forma de enseñanza del guaraní que ya ha causado demasiados estragos contra la lengua, contra la cultura y aun contra la lealtad que las paraguayas y paraguayos sienten por su querida lengua. El guaraní, lengua de comunicación sí y mil veces sí; lengua de imposición, no.

MELIÀ. B. Disponível em: http://www.staff.uni-mainz.de. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).

No último parágrafo do fragmento sobre o bilinguismo no Paraguai, o autor afirma que a língua guarani, nas escolas, deve ser tratada como língua de comunicação e não de imposição. Qual dos argumentos abaixo foi usado pelo autor para defender essa ideia?

a) O guarani continua sendo usado pelos paraguaios, mesmo sem a escola e apesar dela.

b) O ensino médio no Paraguai, sem o guarani, desmereceria todo o trabalho realizado e as esperanças acumuladas.

c) A língua guarani encontrou uma funcionalidade real que assegura sua reprodução e continuidade, mas só isso não basta.

d) A introdução do guarani nas escolas potencializou a difusão da língua, mas é necessário que haja uma postura ética em seu ensino.

e) O bilinguismo na maneira de ensinar o guarani tem causado estragos contra a língua, a cultura e a lealdade dos paraguaios ao guarani.

Solução

Letra D

O texto defende que o guarani deve ser incluído nos currículos escolares, não como imposição, mas por seu potencial comunicativo enquanto língua usada pela população paraguaia.

Questão 2. Enem

Pensar la lengua del siglo XXI

Aceptada la dicotomía entre “español general” académico y “español periférico” americano, la capacidad financiera de la Real Academia, apoyada por la corona y las grandes empresas transnacionales españolas, no promueve la conservación de la unidad, sino la unificación del español, dirigida e impuesta desde España (la Fundación Español Urgente: Fundeu). Unidad y unificación no son lo mismo: la unidad ha existido siempre y com ella la variedad de la lengua, riqueza suprema de nuestras culturas nacionales; la unificación lleva a la pérdida de las diferencias culturales, que nutren al ser humano y son tan importantes como la diversidad biológica de la Tierra.

Culturas nacionales: desde que nacieron los primeros criollos, mestizos y mulatos en el continente hispanoamericano, las diferencias de colonización, las improntas que dejaron en las nacientes sociedades americanas los pueblos aborígenes, la explotación de las riquezas naturales, las redes comerciales coloniales fueron creando culturas propias, diferentes entre sí, aunque con el fondo común de la tradición española. Después de las independencias, cuando se instituyeron nuestras naciones, bajo diferentes influencias, ya francesas, ya inglesas; cuando los inmigrantes italianos, sobre todo, dieron su pauta a Argentina, Uruguay o Venezuela, esas culturas nacionales se consolidaron y con ellas su español, pues la lengua es, ante todo, constituyente. Así, el español actual de España no es sino una más de las lenguas nacionales del mundo hispánico. El español actual es el conjunto de veintidós españoles nacionales, que tienen sus propias características; ninguno vale más que otro. La lengua del siglo XXI es, por eso, una lengua pluricéntrica.

LARA, L.F. Disponível em: www.revistaenie.clarin.com. Acesso em: 25 fev. 2013.

O texto aborda a questão da língua espanhola no século XXI e tem como função apontar que

a) as especificidades culturais rompem com a unidade hispânica.

b) as variedades do espanhol têm igual relevância linguística e cultural.

c) a unidade linguística do espanhol fortalece a identidade cultural hispânica.

d) a consolidação das diferenças da língua prejudica sua projeção mundial.

e) a unificação da língua enriquece a competência linguística dos falantes.

Solução

Letra B

O texto defende que não há uma hierarquia de variedades.

Fontes

AFRICANISMOS, palabras de influencia africana que tiene el español. La revista de Babbel. Disponível em: https://es.babbel.com/es/magazine/africanismos.

DUOLINGO Language Report. Duolingo, 2022. Disponível em: https://blog.duolingo.com/2022-duolingo-language-report/.

HISTORIA completa del idioma español. La profe Mónica, 18 set. 2021. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GjlJsxLYvwk&ab_channel=LAPROFEM%C3%93NICA.

LÍNGUAS mais faladas no mundo: ranking das 15 primeiras. Intercultural, 19 jan. 2021. Disponível em: https://www.intercultural.com.br/linguas-mais-faladas-mundo/.

LOPÉZ, Lorena. Origen del español: cómo surgió este idioma. Berlitz, 04 dez. 2022. Disponível em: https://www.berlitz.com/es-mx/blog/origen-del-espanol.

OS 6 IDIOMAS mais falados do mundo. Santander Universidades, 05 abr. 2022. Disponível em: https://www.becas-santander.com/pt_br/blog/idiomas-mais-falados.html.

VITORES, David Fernández. El español: una lengua viva. Informe 2020. Instituto Cervantes: Madri, 2020. Disponível em: https://cvc.cervantes.es/lengua/espanol_lengua_viva/pdf/espanol_lengua_viva_2020.pdf.  

Publicado por Renata Martins Gornattes
Assista às nossas videoaulas

Artigos de Espanhol

100 palavras mais usadas em espanhol
Clique aqui e conheça as 100 palavras mais usadas em espanhol. Amplie seu vocabulário!
Conjunciones subordinantes
Saiba o que são conjunciones subordinantes em espanhol e veja exemplos dos tipos causales, concesivas, condicionales, consecutivas, finales e temporales.
La apócope
O que você sabe sobre a apócope em espanhol? Venha aprender mais sobre esse fenômeno linguístico que ocorre com muita frequência nesse idioma!
Las comidas
Clique aqui e venha aprender a falar sobre las comidas (as comidas em espanhol), cujo vocabulário pode variar de país para país.
Pretérito imperfecto de indicativo
Clique aqui e entenda o funcionamento e os usos do pretérito imperfecto de indicativo!
Acentuación
Saiba tudo o que você precisa saber sobre a acentuação das palavras em espanhol!
Animais em espanhol (Los animales)
Você conhece os nomes dos animais em espanhol? Acesse aqui uma lista com nomes de animais selvagens, de estimação e domésticos em espanhol.
As cores em espanhol (Los colores)
Acesse o texto e aprenda as cores em espanhol. Conheça expressões idiomáticas que utilizam cores e veja como designar cores e tons de pele em espanhol.
Aumentativo e diminutivo em espanhol
Aprenda como usar os sufixos de aumentativo, diminutivo e depreciativos em espanhol. Também pratique o que aprendeu com exercícios contextualizados.
Condicional compuesto (Futuro do pretérito composto)
Clique aqui e aprenda como reconhecer e usar o condicional compuesto (o futuro do pretérito composto em espanhol)!
Condicional simple
Clique para entender a formação e os usos do “condicional simple” em espanhol, tempo verbal correspondente ao futuro do pretérito em português.
Dias da semana em espanhol (Los días de la semana)
Clique aqui e venha aprender os dias da semana em espanhol (los días de la semana)!
Discursos direto e indireto em espanhol (Estilos directo e indirecto)
Yo dije, tú dijiste, ella dijo que… Es hora de aprender sobre los estilos directo e indirecto (discursos direto e indireto em espanhol)!
Divisão silábica em espanhol
Você sabe como funciona a divisão silábica em espanhol? Clique aqui e venha aprender!
El alfabeto
Vamos aprender um pouco mais sobre o Espanhol? Saiba que, conhecendo o alfabeto (el alfabeto) desse idioma, você terá mais êxito no seu aprendizado!
El presente de subjuntivo
Você conhece el presente de subjuntivo (o presente do subjuntivo em espanhol)? Venha aprender a usar!
El verbo ser en español (presente de indicativo)
Dúvidas na hora de conjugar e usar o verbo ser em espanhol? Agora é a hora de aprender! Venha conhecer as características desse verbo irregular que, assim como o verbo estar, é um dos verbos essenciais para a aprendizagem e para a comunicação na língua espanhola.
Emoções e estados de ânimo em Espanhol
Conhecer o vocabulário dos estados de ânimo e das emoções em espanhol é de grande importância para a comunicação, interação e compreensão dessa língua. Aprenda aqui esse vocabulário e seus usos ampliando seus conhecimentos na língua espanhola.
Falsos cognatos em espanhol (falsos amigos)
Você sabe o que são falsos cognatos? Clique aqui para conhecer uma lista de palavras que são falsos amigos ou “heterosemánticas” em espanhol e português.
Futuro perfecto de indicativo
Aprenda como usar o futuro perfecto de indicativo em espanhol! Confira aqui sua formação, exemplos e exercícios.
Gerúndio em espanhol (El gerundio)
Conheça os usos e as regras de formação do gerúndio em espanhol. Confira ainda exemplos de verbos regulares e irregulares nesse modo verbal.
Heterogenéricos e heterotônicos em espanhol
Saiba o que são os heterogenéricos e heterotônicos em espanhol. Conheça exemplos de palavras heterogenéricas e heterotônicas em espanhol e português.
Horas em espanhol (Las horas)
¿Qué hora es? Clique aqui e aprenda a falar as horas em espanhol (las horas)!
Imperativo en Español
Aprenda a usar o imperativo em Espanhol. Saiba como ocorre sua formação e como acrescentar os pronomes pessoais. Resolva os exercícios propostos.
Infinitivo, gerúndio e particípio em Espanhol
Antes de aprendermos os tempos verbais, os modos e suas conjugações, é importante conhecer também as formas não pessoais do verbo, pois elas estão presentes nos nossos enunciados cotidianos. São elas: o infinitivo, o gerúndio e o particípio. Venha aprofundar seus conhecimentos em Espanhol com o nosso texto!
Las conjunciones
Aprenda tudo sobre as “conjunciones” em língua espanhola e sua classificação. Conheça seus usos e aplicações. Veja também exemplos e resolva exercícios.
Las frutas
Confira os nomes das principais frutas em espanhol e exemplos de frases e expressões com os nomes dessas frutas !
Las profesiones
Veja as principais profissões em espanhol (las profesiones), aprenda as regras de formação desses substantivos, além de conferir exercícios resolvidos.
Los adjetivos
Aprenda como usar os adjetivos em espanhol com exemplos práticos e contextualizados. Resolva os exercícios propostos e confira as respostas.
Los adverbios
Saiba tudo sobre o uso dos advérbios em espanhol. Entenda as diferenças e semelhanças com a língua portuguesa e pratique com exercícios práticos e esclarecedores.
Los artículos determinado, indeterminado y neutro en español
“Los artículos determinado, indeterminado y neutro en español”: Tire todas as suas dúvidas sobre o uso dos artigos em Espanhol!
Los días, meses y estaciones del año
Que dia é hoje? Você saberia dizê-lo em Espanhol? E os meses e as estações do ano? Aprenda tudo sobre los días, meses y estaciones del año!
Los numerales
Confira uma explicação detalhada para não ter mais dúvidas sobre os numerais (los numerales) na língua espanhola!
Los sustantivos en español
Aprenda sobre os substantivos em espanhol (los sustantivos en español), os critérios pelos quais sofrem flexões e os tipos em que se dividem.
Los usos de hacia y hasta
Aprimore seu vocabulário e conheça os usos das palavras “hasta” e “hacia” (los usos de las palabras hacia y hasta) no espanhol.
Los verbos en español
Aprenda as particularidades que envolvem os verbos em espanhol (los verbos en español) e conheça suas conjugações, flexões, modos e tempos.
Marcadores temporales
Aprenda sobre os significados e usos dos marcadores temporais em espanhol (marcadores temporales).
Partes do corpo humano em espanhol
Clique aqui e saiba quais são as partes do corpo humano em espanhol. Aprenda quais são seus principais órgãos e sistemas.
Perífrasis verbales
Aprenda o que são as “perífrasis verbales”, locuções verbais em espanhol. Saiba como elas se estruturam, e conheça as locuções “modales” e “aspectuales”.
Preposiciones
Descubra quais são as preposições em espanhol e as várias relações que elas podem estabelecer entre as palavras numa oração.
Presente do indicativo em espanhol
Venha aprender sobre o presente do indicativo em espanhol e praticar com exercícios contextualizados!
Pretérito imperfeito do subjuntivo em espanhol
Venha aprender sobre os usos e formas do pretérito imperfecto de subjuntivo em espanhol!
Pretérito indefinido (pretérito perfecto simple)
Conhece as funções do pretérito indefinido em espanhol? Não? Venha aprender e praticar!
Pretérito perfeito composto do indicativo em espanhol
Venha estudar sobre o pretérito perfecto compuesto de indicativo (pretérito perfeito composto do indicativo em espanhol), e aprenda como usá-lo corretamente!
Pronombres demostrativos
Saiba tudo sobre os “pronombres demostrativos” em Espanhol. Veja exercícios práticos e esclarecedores sobre o tema.
Pronombres indefinidos
Conheça tudo sobre os pronombres indefinidos em espanhol. Pratique com exercícios que te ajudarão a usá-los de forma adequada.
Pronomes complemento em espanhol
Conheça os pronomes complemento em espanhol, também conhecidos como pronomes átonos. Saiba como são classificados e como usá-los.
Pronomes em espanhol (Los pronombres)
Clique aqui mais e saiba mais sobre os pronomes e suas funções em espanhol!
Pronomes interrogativos e exclamativos em espanhol
Conheça quais são os pronombres interrogativos y exclamativos em espanhol e saiba como usá-los adequadamente. Pratique com exercícios contextualizados.
Pronomes pessoais em espanhol (Pronomes personales)
Clique aqui e saiba quais são os pronomes pessoais em espanhol. Veja exemplos de usos dos pronombres personales sujeto, complemento átonos e tónicos.
Pronomes possessivos em espanhol (Pronombres posesivos)
Entenda o que são e confira exemplos de pronomes possessivos em espanhol (pronombres posesivos). Saiba quando usá-los e confira ainda exercícios.
Pronomes relativos em espanhol (Pronombres relativos)
Você sabe quais são os pronomes relativos em espanhol? Clique aqui e conheça los pronombres relativos, saiba qual é a sua função e como usá-los.
Saludos y despedidas en lengua española
Clique para aprender de uma vez por todas os “saludos y despedidas en lengua española” (saudações e despedidas na língua espanhola).
Signos do zodíaco em espanhol (Los signos zodiacales en español)
Conheça os 12 signos do zodíaco em espanhol e veja suas características. Aprenda a perguntar e responder sobre o signo de uma pessoa em espanhol.
Sinais de pontuação em espanhol (Signos de puntuación)
Clique aqui e melhore sua expressão escrita estudando sobre os sinais de pontuação em espanhol (signos de puntuación)!
Usos de “muy” e “mucho” em Espanhol
É muito comum os brasileiros terem dúvidas na hora de utilizar “muy” e “mucho” em espanhol, já que utilizam só uma palavra com a mesma função, “muito”. “Muy” e “mucho” são utilizados em situações diferentes na oração, o que no início pode parecer difícil de compreender, mas é só ter atenção. Aprenda de uma vez o seu uso!
Usos del verbo gustar
Aprenda a usar o verbo gustar (gostar) e a expressar gostos.
Verbo “estar” em Espanhol
Entenda o uso de um dos verbos elementares no aprendizado da língua espanhola. Aprender o uso correto do verbo estar, em espanhol, torna-se essencial para a comunicação e interação nessa língua. Com ele, podemos falar estados, localização e ações em desenvolvimento ou já acabadas, entre muitas outras coisas.
Verbos de cambio
Saiba tudo sobre o uso de “verbos de cambio” em espanhol. Entenda como usá-los, suas principais características, e pratique com exercícios contextualizados.
Verbos defectivos em espanhol
Venha aprender a reconhecer e usar os verbos defectivos mais comuns em espanhol! Confira também exemplos e exercícios resolvidos sobre o assunto.
Verbos mais usados em espanhol
Você sabe quais são os verbos mais usados em espanhol? Clique no texto e veja uma lista dos verbos em espanhol mais utilizados e seus significados.
Verbos pronominales o reflexivos
Conheça quais são os verbos “pronominales o reflexivos”, e saiba como utilizá-los observando os exemplos. Resolva os exercícios propostos sobre o tema.
Verbos “Tener” e “Haber” em Espanhol
Aprender a diferença entre os verbos “tener” e “haber”, em espanhol, torna-se essencial para a comunicação, pois eles não são usados como sinônimos, o que acontece na língua portuguesa. Para não cometer equívocos, devemos ter bastante atenção na hora de usá-los. Aprenda como utilizá-los de forma correta!
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.